Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RicardoSQDF

Criterios para projetar cx dutada !

Recommended Posts

Para projetar uma caixa dutada usando o winISD pro exemplo, quais criterios devemos usar para o uso de SQ ? Qual delay toleravel ? O esquema e buscar a mais baixa resposta com o maximo de linearidade ?! Como que isso tudo funciona !?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

segundo o Sandro, um delay toleravel seria de 15ms entre os extremos da faixa util.

ou seja, se vc vai usar ele pra tocar de 50Hz pra baixo, vc pega o minimo e o maximo de delay e calcula a diferenca, nao pode passar de 15ms senao corre o risco de embolar. depois no time alignment vc ajusta o sub pro som chegar no seu ouvido junto do estereo.

Compartilhar este post

Link para o post
segundo o Sandro, um delay toleravel seria de 15ms entre os extremos da faixa util.

ou seja, se vc vai usar ele pra tocar de 50Hz pra baixo, vc pega o minimo e o maximo de delay e calcula a diferenca, nao pode passar de 15ms senao corre o risco de embolar. depois no time alignment vc ajusta o sub pro som chegar no seu ouvido junto do estereo.

Estou fazendo um projeto e o pico maior de delay e depois dos 20hz, sera que tem problema ? O pico é um pouco grande !

Compartilhar este post

Link para o post

Estou fazendo um projeto e o pico maior de delay e depois dos 20hz, sera que tem problema ? O pico é um pouco grande !

se vc jogar o pico para abaixo de 20Hz, isso eh desejavel jah que abaixo disso eh inaudivel, vc soh sente os efeitos da frequencia no ouvido e/ou corpo e isso se o falante estiver respondendo... pico de delay sempre vai ter... n vai ter mto jeito nao...

ah, e se for usar o winisd, use o pro-alpha, nao o beta, no beta o tamanho dos dutos nao confere com a realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito MOgar pq o animal aqui quase jogou a bandpass fora por causa disso hehehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Com 17 em 30Hz, 22 em 25Hz e 26 em 20Hz com certeza vai embolar né?

Poxa ... acho que o resultado de caixa boa para meu sub é "Impossível determinar".

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, não me xinguem, mas tem um ou mais tópicos OTIMOS ali no Hot-Tópics sobre caixas dutadas e etc.

Tem MUITA informação legal lá, vale a pena ler!

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

QUEM TEM O TEL. do SQDF ai o cel. de preferencia me passsa preciso falar com leel urgnte

Compartilhar este post

Link para o post

Mogar, esse time alignment é ajustado no player ?!

E a questão do Transfer Function Fase ?!

Compartilhar este post

Link para o post

Po, eu nao sei como salvar os graficos do winISD junto com os valores. Como que eu faço isso ? E realmente on winISD e o melhor programa para isso ? E Mogar, aonde eu arrumo esse winISD que vc falou ? O meu e o beta.

Outra coisa, no meu projeto de caixa dutada enorme o delay foi la para 50 e poucos ms em 20hz. Eu achei muito entao projetei uma caixa menor ai o delay abaixou para 30ms nessa area. Realmente esse sub e complicado de se projetar uma caixinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Manda as specs dele ai...

o WinISD se quiser.. me da teu email que eu mando ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Manda as specs dele ai...

o WinISD se quiser.. me da teu email que eu mando ;)

Power Handling

Power Handling Capacity (Peak) : 3000W

Power Handling Capacity (RMS) : 1000W

Thiel Small Parameters

Coil Height (Hvc) : 48.1mm

Cone Area (Sd) : 529sq. cm

D.C.Coil Resistance (Re) : 3.6ohm + 3.6ohm

Electrical Q (Qes) : 0.69

Equivalent Suspension Stiffness (Vas) : 32liters(1.1cu.ft.)

Free Air Resonance (Fs) : 28Hz

Frequency Response : 23Hz - 200Hz

Gap Height (Hag) : 10mm

Impedance (Nominal) : 4ohm + 4ohm

Linear Excursion (X linear) : 19.1mm

Maximum Excursion (X peak) : 22mm

Mechanical Excursion (Peak-to-Peak) : 75mm

Mechanical Q (Qms) : 8.67

Sensitivity : 83dB/W/M

Total Loudspeaker Q (Qts) : 0.64

O meu e-mail e ricardo@redeassessoria.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Que sub mais sinistro.. hehehe!!

Com 50L, Tuning Freq em 14Hz, tu tem um delay beeem baixo..

mas.. o duto é de miseros 2 metros e 68 centímetros..

Hahahha

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, acessei o site da Alpine e achei algumas informações interessante:

• Sealed Box Volume Range: 0.7ft3 - 1.25ft3

• Vented Box Volume Range: 0.75ft3 - 2.0ft3

• Inductance (Le) 1kHz/20kHz: 2.29mH / 1.33mH

Compartilhar este post

Link para o post

ricardo , espera chegoar sub pq no manual tem tudo dele pra faer a cx ok