Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Duke

Coletor dimencionado da ADMISSÃO.

Recommended Posts

Postado em

Porque muito pouco se fala em coletores dimencionados de Admissão?Pelo menos eu não leio muito sobre em em revistas especializadas e em matarias de preparação.

A grosso modo falando... o principio deles serião o mesmo dos dimencionados de escape?Quando maior a "facilidade" os gases passam ,melhor é???

Usando um coletor de admissão dimencionado, por estimativa, quantos CV pode ganhar com esse retrabalho?

Quais os tipo que existe?

Abraços!

Postado em

q eu saiba, todos os coletores q se usam em preparações de V8's, tirando os originais, são dimensionados, e neles se leva em consideração a altura da coluna, o tipo de bocal onde vai o carburador, por exemplo, a velocidade do ar q ele deixa passar (eu acho), creio tb q um pouco de poder de misturar ar e comb., nem sempre quanto mais fácil passa a mistura na admissão é melhor, o ar e comb não se misturam direito

pra V8, a divisão básica fica no bocal do carburador:

tipo single plane (pleno):

é pra competição, preparação pesada

2975.jpg

(modelo Victor W-2)

tipo dual plane(duplo):

é pra rua, preparação mais leve ou média

7101.jpg

(modelo Performer RPM 340/360)

edit: imagens pegas do site da Edelbrock

da vem a história de curto(pra mais potência) e longo(pra mais torque) e entra na parte de inércia dos gases q eu não entendo muito bem ainda

Postado em

já tinha ouvido falar...

no exterior eles usam muito,são os intake runners, é parte da aspro "basica" deles...

Lá eles usam pois eles não podem retirar o catalizador (aqui tb não, mas lá a fiscalização é puxada), assim, a maioria dos escapamentos que eles usam é o chamado "cat-back", que só é pra trás do catalizador... assim, muita gente não se ousa alterar os coletores de exaustão, e como querem algum ganho melhor que só filtro (lembrando que apesar de terem alcool em bomba, e ser mais barato, eles não usam o alcool por falta de costume. lá tem metanol em bomba M-85... ai se fosse aqui...)eles tentam usar os coletores de admissão.

o problema é que o ganho é bem menor do que um de escapamento.

Tirando os casos de carros carburados, que a flange do carburador tem que ser adequada a preparação, não é exatamente um bom custo-beneficio o uso de admissão dimensionada... um caso que valeria a pena são carros extremamente aspirados, onde a admissão seria um gargalo...

quer saber como funciona:

http://auto.howstuffworks.com/question517.htm

Postado em
no exterior eles usam muito,são os intake runners, é parte da aspro "basica" deles...

pelo q eu entendi, esses intake runners são os dutos do coletor de admissão ou algum outra parte q é adicionada entre o carburador e o coletor?

Postado em
' date='Nov 30 2004, 03:35 PM'] pelo q eu entendi, esses intake runners são os dutos do coletor de admissão ou algum outra parte q é adicionada entre o carburador e o coletor?

sim, são os dutos do coletor de admissão... eles trocam o coletor de admissão original por esses dimensionados, da mesma forma que os escapamentos dimensionados.

existem duas coisas que se podem estudar nesses dimensionados:

1) coletor dimensionado para inercia do ar:

esses são a maioria dos coletores de fábrica, e o motivo para os carros de arrancadas usarem o coletor mais curto possivel (alguns casos chegam a acoplar o carburador diretamente no cabeçote.)

desse jeito, você projeta um coletor com o diametro e comprimento adequado para que a inércia do ar seja máxima ( lembrando, momento de inécia = massa * velocidade²), ou seja, o ar tenha a máxima velocidade. para o ar ter uma boa velocidade temos devemos trabalhar com diametros pequenos. ai que mora o problema. com o diametro pequeno o ar atinge maiores velocidades, mas com velocidades AINDA MAIORES, o ar começa a ser muito turbilhonado. o ar turbilhonado gera muito atrito com o tubo, assim fica mais dificil para o pistão puxar o ar, e assim gasta muita potencia. por isso, com um coletor dimensionado vc pode decidir aonde vai estar a sua faixa de eficiencia, se será um motor para torque em baixa (coletores finos e compridos) ou um carro de torque em alta (coletores curtos e largos)

alguns carros, como o golf alemão (o primeiro que veio) tem 2 coletores diferentes, assim eles usam os longos em baixa rotação e os curtos em alta rotação.

o outro meio de se dimensionar um coletor de admissão seria

2)coletores dimensionados com as vibrações sonoras:

esses dimensionados são estudados para que as ondas sonoras (aeee vestibular... quem tá prestando tem que saber sobre cordas vibrantes e tubos sonoros... eu doei meus livros de fisica do colegial, e tô com preguiça de procurar nos da facu, mas tem um monte de formulinhas divertidas...) criem uma faixa estacionaria de alta pressão na entrada da valvula, assim o ar entrando com mais "força".

o problema é que como esse método usa as vibrações sonoras, e dependendo da sua rotação você tem uma nota diferente. desse jeito só é possivel ajustar essa entrada para uma ou duas (a faixa harmonica) faixas de rotação, assim o carro não tem um comportamento constante.

em engenharia sempre está-se lidando com o caso do cobertor curto, se vc puxa de um lado, descobre do outro.

existe como vc criar um estudo duplo, ajustando tanto a inércia quanto a ressonancia, esses casos resultam em motores excepcionais, mostando uma preparação que foi dimensionada e estudada desde o principio. como o 6 em linha da BMW M3 antiga, que atingia pouco mais de 100cv/l sem precisar de mais do que um variador de fase.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...