Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ri7

Esclarecimentos Sobre o REVIEW dos amplificadores!

Recommended Posts

Fala pessoal!

Como sempre, o tópico do review acabou sendo controverso e cheio de farpas para tudo o que foi lado, coisa corriqueira em discussões entre humanos, hehehe

Bom por um lado, pois nos leva a descobrir mais e mais sobre nossa paixão que é o Audio, porém ruim de outro por levantar questões e intrigas desnecessárias e originar tópicos como este aqui.

Este tópico tem o intuito de esclarecer alguns pontos básicos que ficaram controversos e finalizar a discussão:

1) Anticlipping do Clean

2) Potência do Clean

Sobre o anticlipping, tive longas e prolongadas conversas com o Franco (dono da Wharf Audio) a fim de esclarecer 100% o funcionamento do sistema, bem como da topologia adotada.

O sistema anti-clipping adotado fora fruto de anos de pesquisa sobre diversas variantes do sistema para que pudesse ser adotado o que gerasse menos perdas ou alterações no áudio. Trata-se de um sistema com 'opto-acoplador' (um potenciometro sensível à luz) interligado com a saída de cada canal, de acionamento progressivo e suave, que diminui a intensidade do sinal ao perceber o achatamento do sinal (distorção). O sistema não utiliza detector de clip embutido, conforme um estudo detalhado que pude fazer em conjunto com o Franco sobre o circuito do amplificador.

O sistema atua de forma suave e praticamente imperceptível nos casos corriqueiros e principalmente, atua de forma correta, apenas qdo existe de fato distorção, protegendo os falantes e não alterando o sinal, apenas atenuando-o. (sem efeitos martelada, gargalhada, entre outros)

Outro ponto por demais controverso esteve relacionado com a potência divulgada ter sido diferente da aferida no teste.

Aqui um problema conceitual viciou o tópico e o teste.

A potência divulgada pela Wharf, de 100wrms, é correta, mensurável e obedeceu as normas IEC 268.3, conforme a tendência atual dos fabricantes de amplificadores.

O teste foi feito com sinal contínuo, um método antigo, para aferir potência continua de saída durante intervalos prolongados de tempo.

Novamente junto com o fabricante, analisei os dados intrínsecos do amplificador, e verifiquei que o número encontrado estava perfeitamente de acordo com as especificações técnicas do sistema DMOS adotado, inclusive acima do número divulgado. A potência útil, musical, conforme a norma, é até superior aos 100w, sendo que qualquer pessoa q tenha escutado o clean nota facilmente como ele toca 'alto' e 'aberto'.

Sendo assim, nenhum dos números apresentados está incorreto, houve apenas uma incongruência nas normas/métodos de análise.

Portanto, as informações que constam no manual do amplificador referentes à potência estão corretas, não ensejando nenhum tipo de reclamação junto à fabrica.

O sinal utilizado no teste (60hz e 1khz) em momento algum ultrapassou 0dB, ou seja, o sistema de anti-clipping nem sequer precisou atuar como alguns disseram. Qdo forcei a atuação do mesmo, consegui números MUITO superiores aos divulgados, o que apenas mostra que existem sobras de potência no Clean.

Por fim, considero finalizada a discussão, com aval do fabricante e estou disponível para o próximo teste caso este venha a ser realizado!

Sem mais,

Abraços

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu atesto o que o Ri7 falou acima. Nesse fds eu troquei o AB4070 pelo Wharf CLean e o resultado me agradou bastante.

Como utilizava os bridges do AB (2x140W RMS @ 4 Ohms) pra empurrar um kit 2 vias, esperava que o som ficasse mais fraco com o Clean (2x100W RMS), o que de fato não ocorreu.

Compartilhar este post

Link para o post

pizza?

derico e pequeno ploegar não se atracaram?

ou é o começo de um romance?

hahahaha

ainda bem q ficou tudo esclarecido... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Qual tópico se referem ?!

Antes que de briga... vou por em destaque pra quem não leu e trancar... vai ficar até sexta ai...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

MINHA OPINIÃO SIMPLES.

o dedinho e o Franco estão de parabens por terem desenvoilvido amplificadores com preços nacionais e que eles estão nadando contra a maré, ou seja ao inves de criticarmos temos que apoia-lo, pois se ambos se encherem e forem fabricar amplificadores xinfrins de R$ 300,00, capaz de ganharem mais dinheiro e nós teremos que usar amplificadores de R$ 4600,00 se quisermos.

Acho que somente um amplicador instalado pode ser dito se presta ou não, eu mesmo se emprestar meu ADS podem ouvirem e e criticarem.

Agora o que eu acho mais legal é que ambos os donos das marcas citadas, ouviram meu ads e não recebi nenhuma critica destrutiva.

Por isso não adianta ligar + e - e ligar fio de falante e ouvir e depois falar achei isso ou aquilo, o que temos é que apoiar o que temos em mão e mais nada.

Mudei minha opinião e sou contar qualquer teste de amplificadores e quem o fizer arque com as consequencias, pois é horrivel ver o nome da Autosom como a chata, nesta historia.

Ronaldo

Forista comum da autosom a muito tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Destaque fechado não é legal.

ou tira ou arque.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Boa Ri7...

Parabéns!

Kkkkk...

O Franco já estava dando a cria lá no MSN... tava ficando loko com o Review antes desse esclarecimento!

Grande abraço pra vc!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes que alguém leia o comentário do Ronie e acredite nele, eu não pedi o fechamento do tópico, o Sandro de livre e espontanea vontade fechou.

E a maior prova de que somos livres é justamente poder postar um review como esse. Assim como eu fiz e refarei sempre que eu tiver oportunidade.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
Antes que alguém leia o comentário do Ronie e acredite nele, eu não pedi o fechamento do tópico, o Sandro de livre e espontanea vontade fechou.

E a maior prova de que somos livres é justamente poder postar um review como esse. Assim como eu fiz e refarei sempre que eu tiver oportunidade.

[]s

Ri7

Opa foi livre e espontânea vontade mesmo... e prudência :unsure:

Espero que não venha coisa....

Trancando o tópico sairia rapidamente da pagina... no destaque não, mas trancado pr aevitar confunsão - mas o pessoal precisava ler.. por isso destaque + trancado...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente. Não há motivo para respostas neste tópico...mas pode deixar aberto Sandro....evitemos mais críticas.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Agora quem chegou metendo o pau lah no outro tópico com conclusões precipitadas, LEIA ISSO COM ATENÇÃO!

PS: Ops, será que to botando lenha na fogueira? se tiver eu edito... :P

Compartilhar este post

Link para o post
Por isso não adianta ligar + e - e ligar fio de falante e ouvir e depois falar achei isso ou aquilo, o que temos é que apoiar o que temos em mão e mais nada.

Mudei minha opinião e sou contar qualquer teste de amplificadores e quem o fizer arque com as consequencias, pois é horrivel ver o nome da Autosom como a chata, nesta historia.

Ronaldo

Forista comum da autosom a muito tempo.[/color]

Bom, Ronie, sou obrigado a discordar de você.

Acho os testes dos amplificadores de extrema importância. Somente testando e avaliando é que eu vou saber se um amp é bom ou não pro que eu quero. Prá quê ficar de olhos fechados, acreditando que determinado amplificador é "tudibom", gastar umas lascas, e depois descobrir que há outras opções com custo/benefício melhor? Da mesma forma, apoio todos os testes de falntes, e o que mais aparecer.

Não é pq alguns não sabem ouvir que todo o grupo precisa ser prejudicado, perdendo informções técnicas importantes (e que nos diferenciam de muitos grupos, e de muitos "estaladores"). Se estes que não sabem ouvir continuam tumultuando, então o problema não é com os testes, é com os USUÁRIOS.

Portanto, eu, assim como muitos, que não tem medo de ofensas à mamãe feitas por quem só quer fazer bagunça, vou continuar postndo aquilo que eu testo, gostando ou não.

PS: Dizer que algo é ruim não é uma crítica destrutiva, desde que acompanhada de motivos bem fundamentados e prossíveis pontos a melhorar. Isto é crítica construtiva. Agora, dizer que algo que seja ruim é bom, só pra não passar como crítica, é a verdadeira "destrutiva", pois tira qualquer possibilidade de melhora, tanto do produto quanto do público, afinal, nós adquirimos experiência ouvindo aquilo que as pessoas tratm como bom e ruim, e aprendendo a diferenciar.

Compartilhar este post

Link para o post
Por isso não adianta ligar + e - e ligar fio de falante e ouvir e depois falar achei isso ou aquilo, o que temos é que apoiar o que  temos em mão e mais nada.

Ronaldo

Forista comum da autosom a muito tempo.[/color]

Bom, Ronie, sou obrigado a discordar de você.

Acho os testes dos amplificadores de extrema importância. Somente testando e avaliando é que eu vou saber se um amp é bom ou não pro que eu quero. Prá quê ficar de olhos fechados, acreditando que determinado amplificador é "tudibom", gastar umas lascas, e depois descobrir que há outras opções com custo/benefício melhor? Da mesma forma, apoio todos os testes de falntes, e o que mais aparecer.

Não é pq alguns não sabem ouvir que todo o grupo precisa ser prejudicado, perdendo informções técnicas importantes (e que nos diferenciam de muitos grupos, e de muitos "estaladores"). Se estes que não sabem ouvir continuam tumultuando, então o problema não é com os testes, é com os USUÁRIOS.

Portanto, eu, assim como muitos, que não tem medo de ofensas à mamãe feitas por quem só quer fazer bagunça, vou continuar postndo aquilo que eu testo, gostando ou não.

PS: Dizer que algo é ruim não é uma crítica destrutiva, desde que acompanhada de motivos bem fundamentados e prossíveis pontos a melhorar. Isto é crítica construtiva. Agora, dizer que algo que seja ruim é bom, só pra não passar como crítica, é a verdadeira "destrutiva", pois tira qualquer possibilidade de melhora, tanto do produto quanto do público, afinal, nós adquirimos experiência ouvindo aquilo que as pessoas tratm como bom e ruim, e aprendendo a diferenciar.

Kleber, concordo com vc...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho que os testes devem ser feitos, sim. Assim como os reviews (que são a opinião de alguém).

Concordo com o ponto de vista do Kleber e apóio a atitude do Ri7 (que aliás me ajudou bastante com a caixa do JL).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Eu também acho que os testes devem ser feitos, sim. Assim como os reviews (que são a opinião de alguém).

Concordo com o ponto de vista do Kleber e apóio a atitude do Ri7 (que aliás me ajudou bastante com a caixa do JL).

Abraços

Review não precisa de resposta.... ou você aceita ou não... basta ter senso critico..

Review é opinião pessoal o interessante é ter como no ivox uma rede de confiança, ai todo mundo vota no review e o resultado da votação define a importancia do usuário e a confiabilidade do mesmo..

O moti tentou aplicar isso no autosom.net, mas parece que o pessoal nem lembra da area de reviews de la...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Review não precisa de resposta.... ou você aceita ou não... basta ter senso critico..

Review é opinião pessoal o interessante é ter como no ivox uma rede de confiança, ai todo mundo vota no review e o resultado da votação define a importancia do usuário e a confiabilidade do mesmo..

O moti tentou aplicar isso no autosom.net, mas parece que o pessoal nem lembra da area de reviews de la...

[]

Sandro

Concordo contigo! A idéia de crédito ou "status" do usuário também é válida. :legal:

Será que um dia chegaremos lá? Tem que ver o lado controverso da coisa também...

Compartilhar este post

Link para o post

Inclusive a título de curiosidade, o que, dentro de minhas possibilidades, podia ser considerado sugestão foram passadas diretamente o Fabricante (Franco).

Do teste se depreendem diversas coisas e dentre elas, sempre é possível melhorar. Assim como o concorrente tbm recebeu sugestões.

Abraços,

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

[]

Sandro

ESSE é o problema. Ou se aceita, ou não. pronto. Quando uma revista faz um review de um HT ou de um cd player, ou até mesmo quando um piloto dirige um carro e conta o que achou, ou se aceita, ou então vai-se atrás de verificar se é verdade ou não. Ou simplesmente se ignora. Mas eu volto a frisar que AQUI se vcoê falar A de algum produto "adotado" por uma das panelas, a cobra fuma! Até vc, Sandro, lembra quando vc falou sobre o seu Alpine... só faltou nego te atacar na rua, sequestrar a Valentina no pet shop (hehehe) ou pior, trocar todos os seus CDs pelas coletâneas do Soweto e do Belo... :hug

O problema aqui é a bandeira que eu sempre levanto: Nego não sabe ouvir. E não é justo que, por causa de alguns, sejamos prejudocados por perder preciosas informações. Acho que uma coisa é discordar de um review, expressando isto no tópico, mas fazendo de forma fundamentada (exatamente o que eu falei sobre críticas construtivas) pra que a discussão (no bom sentido) seja técnica... e não a palhaçada que vem repetidamente ocorrendo aqui, onde sai cada barbaridade que até dói nos olhos ler. Mais uma vez eu digo: O problema não é review... o problema é: alguns usuários.

Puxando de novo pro seu exemplo, porquê que alguns simplesmente entraram já pisando na sua jugular quando você disse que um Alpine tem deficiências???? "Ohhhh... sacrilégio! Alpine não tem defeitos!". Aquele foi um exemplo de extrema infantilidade de alguns, que por não saber ou querer considerar um fato e discutir como gente grande, simplesmente entrou batendo sem nem ver em quem. Num fórum imenso, onde uma pequena parte participa e uma mínima parte insiste em prejudicar, percebe-se que o problema não é tão difícil de resolver. É o lance da laranja podre dentro do saco. Não é pq ela tá podre que vc joga todo o saco no lixo. Você simplesmente descarta a laranja. Não to sugerindo que se exclua ninguém, até porquê muitos dos que "entram solando" ajudam bastante no fórum... Mas que tal considerar como "laranja podre" essas atitudes arrogantes?

Se estamos num fórum de discussão temos que estar com a cabeça aberta pra ouvir tudo o que se diz. No que os pontos de vista discordam, deve-se debater COMO GENTE GRANDE até que se chegue num ponto de vista comum. Não chegou, então cada um fica com a sua tese E PRONTO. Mas tem gente que acha que a sua palavra TEM QUE ser superior à dos outros... aí recomeçam as brigas, e até mesmo enormes caixas de som vão parar em orifícios corrugados de pequeno calibre onde o sol não bate... Eu costumo até achar engraçado, afinal, palhaçada serve pra divertir mesmo... mas tem hora que o saco enche.

Não tô dando nomes a seu ninguém, nem mesmo tô mandando recadinhos pra ninguém especificamente. Eu mesmo, de vez em quando, acabo entrando numa briga, seja aqui, seja em outros fóruns, e assumo que tenho a cabeça quente, mas pelo menos sei admitir quando tô errado e simplesmente calar a minha boca. Pena que definitivamente não dê pra esperar esta atitude de todo mundo.

Sei lá, escrevi esta bíblia simplesmente pra dizer: Querem aceitar, aceitem. Querem discordar, discutam mantendo a linha, pra chegar em algum lugar. Não querem aceitar, não aceitem e pronto. Não precisa derruber o fórum só pq discorda. Acho que a credibilidade se dá por analizar a circunstância em que os testes foram feitos. Se alguém me disser que booster presta porquê fez um carro com um BP tremer o telhado da garagem, eu não aceito como opinião. Mas fico na minha. Agora, se alguém me disser de forma convincente que uma mistura de booster com caixa projetada de forma tal vai render melhor devido a alguma característica do booster, aí sim eu acredito.

PS: Só lembro que este caso do booster não é tão cabeludo. Esta discussão surgiu quando alguns audiófilos ressucitaram amps single ended (que são o cúmulo da primariedade) com THDs altíssimas, defenderam que com boas caixas o resultado poderia surpreender. E bem, vai ver em que ponto a discussão já avançou. Mas só avançou pq ninguém agiu como criança mimada.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo que foi escrito pelo Ri7, foi exatamente a mesma coisa que ouvi do Franco, nas ocasiões em que tive oportunidade de conversar com ele.

Dó deixo uma dica p/ quem tem um Clean: USE O GANHO NO ZERO.

Isso já tinha sido recomendado a mim pelo proprio Franco, mas eu, logicamente, já usava os ganhos ligeiramente alterados e continuei usando...

E antes que pensem ''ah, não é meio extremo usar o ganho zerado não...?'', na hora que vc tiver um Clean em mãos, ligar ele com ganho minimo e ver o que toca, vai perceber na hora que a coisa é meio diferente... Não era p/ ele tocar tanto assim com o ganho no minimo....

Chego até a pensar que o ganho é meramente decorativo, uma vez que o proprio fabricante recomenda não alterar nada e a potência que ele entrega, na posição minima, é algo fora do sério.

Enfim, resolvi finalmente escutar o Franco e zerar mesus ganhos, fazendo qualquer tipo de acerto via Fader.

Resultado, um sistema novo, denovo...

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo comentário-desabafo Kleber. Realmente estamos precisando subir o nível das discussões aqui no fórum.

Tem muito post e pouco conteúdo.

E mais uma vez parabéns Ri7 pela atitude.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Ótimo comentário-desabafo Kleber.

:+1

Foi o que eu quis dizer naquele tópico de discussão quando falei em Diplomacia... O problema não são as opiniões divergentes... Isso só eleva o nível de conhecimento de todos...

Os problemas acontecem quando os usuários tentam mudar a opinião dos outros usuários, impondo as próprias como se fossem incontestáveis...

Deixem claros os pontos de vista diferentes, e deixem os usuários tirar conclusões a partir disso...

As tentativas desesperadas de transformar opiniões em dogmas tornam os tópicos agressivos e pouco úteis... E impedem que gente que pode contribuir com opiniões divergentes se manifestem, uma vez que passam a avaliar que nem vale a pena falar, pois vai terminar em briga mesmo...

Abs

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Como houve nos tópicos em que se falou de full ranges e do mid SONY branco...

Todos erram, claro!

Mas temos que aprender...

Eu aprendi e espero que o fórum todo aprenda e que, com isso, possamos evoluir cada vez mais!

Por que conhecimento nós temos e muito!

Precisamos aprender não só sobre som automotivo mas, também, sobre condutas a serem tomadas quanto ao que diz respeito à compreensão e sensatez na interpretação da resposta do amigo usuário.

Abraços!

Dereg

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...