Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Thiagão

crossover passa baixa 2ª ordem

Recommended Posts

olá galera, tenho que desenvolver um crossover para meu woofer hinor de 75 w rms de 4 ohms. Pela tabela de corte no artigo da autosom.net em 1500 Hz, eu precisaria de um indutor de 0.6mH e um capacitor de 18uF.

Eu só gostaria de saber como irei enrolar a bubina para dar 0.6mH. Quantas voltas são precisas, o diametro do nucleo e do fio de cobre. Essas medidas, sabem? como calculo? alguem ja tem as medidas? Como fazer? por favor galera, dicas... e qual nucleo seria melhor, ar, ferrite ou outro material....valeussss galeraaaaa

Editado por Thiagão

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pegue um cano de 2 polegadas, corte 2 bolachas de madeira e monte um carreteu.

depois vc pega um bom cobre de boa procedencia e baixo teor de oxigenio e vá enrolando ele, dai vc vai medindo com o multimetro até conseguir o que vc quer.

para isto tem de descascar o cobre, pois o mesmo tem proteção (verniz)

é simples.

Compartilhar este post

Link para o post
olá galera, tenho que desenvolver um crossover para meu woofer hinor de 75 w rms de 4 ohms. Pela tabela de corte no artigo da autosom.net em 1500 Hz, eu precisaria de um indutor de 0.6mH e um capacitor de 18uF.

Eu só gostaria de saber como irei enrolar a bubina para dar 0.6mH. Quantas voltas são precisas, o diametro do nucleo e do fio de cobre. Essas medidas, sabem? como calculo? alguem ja tem as medidas? Como fazer? por favor galera, dicas... e qual nucleo seria melhor, ar, ferrite ou outro material....valeussss galeraaaaa

Não sei como enrola nem como calcula mas já foi falado aqui em algum post que nucleo de ferrite satura devido as caracteristicas dele, pra audio o pessoal aqui usa muito o nucleo de ar. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

valeu ae a galera q ta ajudando

Aonde que eu ponho no multimetro pra medir os 0.6mH?

Eu peguei o cano de 50mm que é duas polegadas mais ou menos e o fio de cobre, dae vo enrolano e vo medindo, como faço pra medir no multimetro, ponho aonde? uma bobina dessa deve dar mais ou menos quantas voltas de fio em volta do cano?

eu gostaria de saber se com esse filtro passa baixa de 2ª ordem teria como filtrar a fim de tirar todos os agudos e as vozes do sub, deixar soh os graves mesmo, valeu galera

Editado por Thiagão

Compartilhar este post

Link para o post
valeu ae a galera q ta ajudando, eu gostaria de saber se com esse filtro passa baixa de 2ª ordem teria como filtrar a fim de tirar todos os agudos e as vozes do sub, deixar soh os graves mesmo, valeu galera

Se ele é um xover LP (low pass) então ele só passar frequencias abaixo do seu corte logo como vc vai usar no sub não vai passar voz desde que o corte seja apropriado para uso em sub. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
valeu ae a galera q ta ajudando

Aonde que eu ponho no multimetro pra medir os 0.6mH?

Eu peguei o cano de 50mm que é duas polegadas mais ou menos e o fio de cobre, dae vo enrolano e vo medindo, como faço pra medir no multimetro, ponho aonde? uma bobina dessa deve dar mais ou menos quantas voltas de fio em volta do cano?

eu gostaria de saber se com esse filtro passa baixa de 2ª ordem teria como filtrar a fim de tirar todos os agudos e as vozes do sub, deixar soh os graves mesmo, valeu galera

Progaminha para saber quantas voltas tem que usar na bobina: CalcBob

Só tem uma coisa, esse fio de cobre que vc pegou é esmaltado, certo?

Os croosover, qualquer que seja (a nivel de ordem. Ex: 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª - 6dB/oitava, 12dB, 18dB ou 24dB) nunca cortam completamente as frequencias para cima ou para baixo a qual foram designadas. Leia atentamente ao artigo aseguir que vc vai entender do que eu estou falando! Artigo

Compartilhar este post

Link para o post

se é esmaltado eu não sei, mais meu pai ja fez varias bobinas com este fio de cobre.

No multimetro, aonde ponho para calcular o valor da bobina? pra mim ir calculando? Preciso de uma bobina de 0.6mH

Este programa ae, eu coloquei indutancia de 0.6mH, 50mm do cano, que será o nucleo, e 1 mm do fio de cobre, pq ele eh fininho, porem mais maleavel, e o programa mandou eu fazer mais de 200 espiras, é isso mesmo? putz

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Se meus cálculos não estiverem errados...

170 espiras de fio 15, num carretel de plástico com 10 centímetros de altura e 1 cm de núcleo. Isto vai ter dar uma bobina parrudinha...

Compartilhar este post

Link para o post
se é esmaltado eu não sei, mais meu pai ja fez varias bobinas com este fio de cobre.

No multimetro, aonde ponho para calcular o valor da bobina? pra mim ir calculando? Preciso de uma bobina de 0.6mH

Este programa ae, eu coloquei indutancia de 0.6mH, 50mm do cano, que será o nucleo, e 1 mm do fio de cobre, pq ele eh fininho, porem mais maleavel, e o programa mandou eu fazer mais de 200 espiras, é isso mesmo? putz

valeu

fio com 1mm de diâmetro é muito fino pra tanta potência.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho um fio de cobre aqui mais parrudinho, 1,5 mais ou menos

peguei o cano com 50mm de diametro, e o programinha ta mandano eu faze mais de 400 voltas pra dar 0.6mH, fala serio, tem alguma coisa errada, num é possivel

Compartilhar este post

Link para o post

em qual lugar do multimetro q eu ponho pra calcular o valor da bobina pra mim ver c vai dar 0.6mH mesmo? valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Vc precisa de um multimetro que meça indutancia para poder medir.

Compartilhar este post

Link para o post

entra na www.solen.ca, clica em inductors, no de BAIXO (Standard Inductors) clica em VALUES & DIMENSIONS, aí vc vê na tabela qual o tamanho do carretel pro tipo de fio que vc vai usar no indutor. na verdade vc só vai precisar dos primeiros dois nºs (o primeiro é a largura da bobina, o segundo o diâmetro interno do enrolamento), aí confere os valores no calcbob pra saber o nº de voltas. recomendo fazer isso pq tem uma faixa de otimização pros núcleos dos indutores (acima ou abaixo da faixa, vc precisa usar mais fio, o que dá mais resistência parasitária) e os da solen já são calculados com base nisso, então são um bom ponto de partida.

e realmente pra medir indutância só com ponte LCR, e a bixa é cara (muito mais do que um multímetro normal). daria pra arriscar uma aproximação pela resistência DC da bobina, mas se ela for construída errado, ainda que vc tenha usado a quantidade correta de fio (que vai dar a Re conforme o que diz o calcbob) a indutância vai ficar abaixo do que vc precisa e desalinhar o xover.

e se é woofer pra trio ou outra aplicação aquém de hi-end eu não me preocuparia com histerese, tem xover de kit da Dynaudio com indutor de núcleo de ferrite... se vc tiver como conseguir o núcleo, usa ele sim, a economia de espaço compensa.

Compartilhar este post

Link para o post
entra na www.solen.ca, clica em inductors, no de BAIXO (Standard Inductors) clica em VALUES & DIMENSIONS, aí vc vê na tabela qual o tamanho do carretel pro tipo de fio que vc vai usar no indutor. na verdade vc só vai precisar dos primeiros dois nºs (o primeiro é a largura da bobina, o segundo o diâmetro interno do enrolamento), aí confere os valores no calcbob pra saber o nº de voltas. recomendo fazer isso pq tem uma faixa de otimização pros núcleos dos indutores (acima ou abaixo da faixa, vc precisa usar mais fio, o que dá mais resistência parasitária) e os da solen já são calculados com base nisso, então são um bom ponto de partida.

e realmente pra medir indutância só com ponte LCR, e a bixa é cara (muito mais do que um multímetro normal). daria pra arriscar uma aproximação pela resistência DC da bobina, mas se ela for construída errado, ainda que vc tenha usado a quantidade correta de fio (que vai dar a Re conforme o que diz o calcbob) a indutância vai ficar abaixo do que vc precisa e desalinhar o xover.

e se é woofer pra trio ou outra aplicação aquém de hi-end eu não me preocuparia com histerese, tem xover de kit da Dynaudio com indutor de núcleo de ferrite... se vc tiver como conseguir o núcleo, usa ele sim, a economia de espaço compensa.

:+1

Mando muito bem..........valew mesmo...... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
eu tenho um fio de cobre aqui mais parrudinho, 1,5 mais ou menos

peguei o cano com 50mm de diametro, e o programinha ta mandano eu faze mais de 400 voltas pra dar 0.6mH, fala serio, tem alguma coisa errada, num é possivel

Dependendo da altura da bobina, h´variação no número de voltas... Acredito mais no que deu o calcbobo no seu caso, 200 voltas, e no que deu o meu cálculo, 170 voltas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...