Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BLauPunKT

Biamplificação "maluca" (ao meu ver)

Recommended Posts

biampli.jpg

Pessoal,

Tenho um Pioneer DEH-4350 com dois pares de RCA, sendo um FRONT e um SUB. No RCA SUB ligarei direto o BANDA ICE. Simples assim.

Já com o FRONT, eu preciso amplificar um kit 2 vias mixed, ou seja, midbasses Arlen Pro Carbon 6" e tweeters Selenium 1tw1. Tenho os divisores tanto de um quanto de outro: o da Arlen corta o midbass com high-pass 120Hz (altíssimo, um nojo!) e o da Selenium corta o tweeter com high-pass 2.5 Khz.

O amplificador será um 4 canais, Audiobank KA-4070.

A minha idéia é usar os tweeters com os divisores deles nos canais FRONT LEFT e FRONT RIGHT do audiobank, e os midbasses ligados diretamente ao amplificador SEM o cross da Arlen, ou seja, eu daria corte HP pelo próprio audiobank (ele tem um controle de corte de 80Hz ~ 250Hz, eu setaria 80Hz como corte). Como é um RCA só, o FRONT, eu usaria um cabo Y em cada ponta.

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E o LP do Carbon?

Aí que tá. Não tenho como fazer esse passa-banda, não tenho um LP. O bigbota deu a idéia de mandar fazer um LP 2.5Khz passivo, daí eu ligava junto neles. Não sei onde mandar fazer em Recife, e não queria gastar com isso. Sera que ficar com o HP somente... vai prestar?

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar faltando o LP pro carbon. Talvez fique legal fazer HP pelo AB e enrolar indutores para fazer LP pros carbon. A ideia do cabo Y é legal. Mas eu acho que BIAMP em sistema de SPL como esse nem vira, vai ficar fraco fraco em medios para poder acompanhar os 2 meninos da mala sendo espancados pelo ICE. EU no seu lugar ja pensaria em Bridge pros carbon junto com os tweeters ehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se eu ligar o carbon direto no ampli com o HP 80Hz, e jogar em paralelo o tweeter com o divisor, quando o mid atingir la pros 2.5 KHz a impedância não vai começar a se alterar, podendo prejudicar?!

Compartilhar este post

Link para o post

E eu lembro de alguem aqui comentando "Putz, coloquei 100w RMS pro procarbon e ele queimou! Nao é soda? Tem que ser 95w mesmo!", SÉCULOS atrás, quando nem amplificador eu tinha ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

Sem LP ñ vira.

Com cross original, menos ainda. Não consigo imaginar um midbass c/ HP em 120hz! Dá até medo!

O esquema seria mandar fazer um LP p/ o Carbon. Não é dificil nesse valor.

Ou melhor, fazer cross novo p/ tudo. Ai corta o TW1 em 3,5khz, que é o corte mais acertado p/ ele.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentar o corte do 1tw1 pra 3.5? O "grande triunfo" (memória de elefante!) do 1tw1 não é a capacidade dele descer até 2.5 com cross original?

Tem ideia de quem faz crossover sob encomenda, sem eu ter que sair de casa e com garantia de funcionamento? (ou seja, algo via internet)

Editado por BLauPunKT

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ver a curva de impedancia do mid. Dependendo da curva nem precisa usar o LP. No shopping do autosom.net tem croosover de 12dB/oitava LP com bons preços. Acho que esse mid de 6" num deve chegar nem nos 1KHz de resposta!

Compartilhar este post

Link para o post
Aumentar o corte do 1tw1 pra 3.5? O "grande trunfo" (memória de elefante!) do 1tw1 não é a capacidade dele descer até 2.5 com cross original?

Tem ideia de quem faz crossover sob encomenda, sem eu ter que sair de casa e com garantia de funcionamento? (ou seja, algo via internet)

Esse trunfo ae é meio furado...

O Mogar andou fuçando bem nos TW1... Se não me engano, corte p/ ele era em 3,5khz mesmo.

P/ fabricar o cross, vc pode tentar a alchemy way.

Esses dias também postaram aqui o link de um cara no ML, que fazia cross por encomenda.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem pensei assim, Hellmind... mas preferi postar aqui, pra turma me dar uma força e me indicar o melhor caminho com base na experiência. PENSAR (achar que) é diferente de TER CERTEZA... eu só penso.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu irmao lucas...

Encomende logo esses cross!

Ja faz um tempao que tu andas atras deles, ou de alguma combinacao de cortes!

Dai manda fazer oq?

HP mid 80Hz

HP tw 2.5K (ou 3.5K) como disseram!

Depois... Quando tiver com o 860mp tu tiras e bota o que quiser!

Quanto eh um cross desse?

Acho que por aqui tambem se tem pra vender...

Compartilhar este post

Link para o post
Meu irmao lucas...

Encomende logo esses cross!

Ja faz um tempao que tu andas atras deles, ou de alguma combinacao de cortes!

Dai manda fazer oq?

HP mid 80Hz

HP tw 2.5K (ou 3.5K) como disseram!

Depois... Quando tiver com o 860mp tu tiras e bota o que quiser!

Quanto eh um cross desse?

Acho que por aqui tambem se tem pra vender...

E o LP do mid? Será que PASCHOAL ou ANGELO fazem, Dedé?

Editado por BLauPunKT

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tambem pensei assim, Hellmind... mas preferi postar aqui, pra turma me dar uma força e me indicar o melhor caminho com base na experiência. PENSAR (achar que) é diferente de TER CERTEZA... eu só penso.

o rapa que eu te disse no mirc??? Usa como LP o proprio cross do pro carbon. Só manda o cross num eletronico pra ele tira a bobina e capacitor do Hipass do cross e deu. Ele tira os componentes e liga com um fio ou barra de cobre fina!!!! Pronto seus problemas se acabaram!!

Compartilhar este post

Link para o post
o rapa que eu te disse no mirc??? Usa como LP o proprio cross do pro carbon. Só manda o cross num eletronico pra ele tira a bobina e capacitor do Hipass do cross e deu. Ele tira os componentes e liga com um fio ou barra de cobre fina!!!! Pronto seus problemas se acabaram!!

Hã?! Só isso? Só "arrancar" e fazer ligacao direta que eu tenho meu corte LP 2.5 KHz pro mid? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Hã?! Só isso? Só "arrancar" e fazer ligacao direta que eu tenho meu corte LP 2.5 KHz pro mid? :blink:

tirando o CAPACITOR e a BOBINA do HIPASS do crossover sim!!! Mas leva la no eletronico que ele vai saber qual capacitor e qual bobina é!!

Estou me baseando no fato que vc me disse que ele atenua a 12db/8º. Mas é isso. E o capacitor e bobina do lowpass permanece ali tranquilo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não pq o corte original nem é esse.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

só inverte a posição. Por exemplo. a 12db /8º temos um capacitor e uma bobina. Num tipo de corte a bobina fica em serie com o falante e o capacitor em paralelo. E no outro o capacitor fica em serie e a bobina em paralelo!!! Qual ligação é qual num me lembro agora mas é isso. ISSO PRA UM CROSS DE 2º ORDEM ou seja 12db/8º

Compartilhar este post

Link para o post
Não pq o corte original nem é esse.

[]

bom to me basendo em dados que essa mala me passou hehe!!! Agora se os cortes num são esses. vo bate no blaupunkt!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

será que tem bobina dentro dakela caixinha preta??? acho que só tem capacitores e olha lá.. muito leve akilo!!

bilau vc falow isso aki né:

"E eu lembro de alguem aqui comentando "Putz, coloquei 100w RMS pro procarbon e ele queimou! Nao é soda? Tem que ser 95w mesmo!", SÉCULOS atrás, quando nem amplificador eu tinha ainda! "

Bemm.. eu apliquei por uma semana e meio (antes de levarem meu player) 150 rms em cada carbon no pezinhu de 2,5 litros by Fraga, com cortes entre 50 ou 60 de hp e lp de 2,5 ou 3,2.. naum lembro direito...

lembro que conseguia quase que acompanhar os dois extreme!!

por acaso o audiobank faz tri-mode.. se fizer o que vc acha de arriscar do mid no bridge e tw com corte de 2,5 ou 3,2 como melhor vc se adaptar! ?

Compartilhar este post

Link para o post

Sem riscos, sem riscos! :P Me ferrei pra comprar tudo que tenho hoje, não tô muito a fim de ARRISCAR :)

Compartilhar este post

Link para o post

pro carbon não tem LP pro mid, só um capacitor, la la la la la... la!

até tem bobina pro tw, mas é com núcleo de ferrite, pra caber dentro da caixinha, la la la la la... la!

crossover pra ele melhor pegar montado, la la la la la... la!

preciso parar com o café

Compartilhar este post

Link para o post

:pirou: la la la la... la!!

ehehehe

Entao turma... deixo ele só no HP mesmo, com os 80Hz do AB? Sem LP.

Faco a biampli? Ou uso o cross original (ERGHT!!!)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...