Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelobms

Filtro Passa-Baixa pro SUB Caseiro!?!?!?!?

Recommended Posts

Fala Galera,

Essa é uma solução que proponho para aqueles que como eu num tem e$$e tempo todo livre pra gastar com o som :P ......

Andei pesquizando aqui mesmo no autosom.net e descobri uma tabelinha muito interessante que todos ja devem conhecer de cross-over.......

A questão é: "Onde encontrar esses malditos indutores (bobinas)???" , Onde moro aqui em Brasília não tem ja rodei tudo.....e não achei.....a solução que estou propondo é a seguinte:

Como muitos aqui a curiosidade é inevitável, tanto que um dias desses ai de bobeira resolvi desmontar essas lâmpadas eletrônicas (aquelas que geral compro na época do racionamento, com a mesma rosca que uma comum.)

Enfim, quando desmontei qual foi minha surpresa???.......tem o indutor na plakinha....uhullll :legal: .....

da GE

de 15W 140mA

tem um indutor de 4.8mH

da GE

de 22W 180mA

tem um indutor de 4.5mH

Vamos ao nosso projeto:

Filtro passa-baixa 1a Ordem:

Para cortar no 100Hz precisamos de um Indutor de 6.2mH.....ja para cortar em 125Hz e necessário um de 5.0mH......e assim por diante.....

O Filtro passa baixa de 2a Ordem (mais preciso) :

É necessário além do indutor um Capacitor..........esse filtro que estou querendo fazer até Domingo.

Cortar em 100Hz:

Indutor de 9mH e capacitor de 270uF

Então como eu proponho fazer..........

Já que não tenho disponível um de 9mH.......a solução e "somar" 2 de 4,5mH....

Pegamos então 2 lâmpadas que podem estar queimadas mesmo......da 2 que falei.....tiremos o indutor de cada uma......e após comprar o capacitor....

Seguir o esquemas proposto pela página:

http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

REsumindo: Eu pretendo fazer esse projeto e volto para responder se tudo saiu conforme planejado blz???

Irei testar antes do amplificador esse filtro.........e depois dele.......para ver as diferenças.....

De boas galera??? B)

Abraços......

PS: Obviamente isso é para os módulos que não dispõe da opção de corte de frequencia....valew??? :legal:

Editado por marcelobms

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas jovem, a lâmpada tem 15W e nossos subwoofers tem 300W, desnecessário dizer que vai derreter todo o filamento

Compartilhar este post

Link para o post
mas jovem, a lâmpada tem 15W e nossos subwoofers tem 300W, desnecessário dizer que vai derreter todo o filamento

Mas assim......e se colocar o filtro ANTES do amplificador....para apenas filtrar as frequencias ALTAs antes de elas serem amplificadas.....

Tipo antes da entrada do RCA do módulo??? ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Galera,

Essa é uma solução que proponho para aqueles que como eu num tem e$$e tempo todo livre pra gastar com o som :P ......

Andei pesquizando aqui mesmo no autosom.net e descobri uma tabelinha muito interessante que todos ja devem conhecer de cross-over.......

A questão é: "Onde encontrar esses malditos indutores (bobinas)???" , Onde moro aqui em Brasília não tem ja rodei tudo.....e não achei.....a solução que estou propondo é a seguinte:

Como muitos aqui a curiosidade é inevitável, tanto que um dias desses ai de bobeira resolvi desmontar essas lâmpadas eletrônicas (aquelas que geral compro na época do racionamento, com a mesma rosca que uma comum.)

Enfim, quando desmontei qual foi minha surpresa???.......tem o indutor na plakinha....uhullll :legal: .....

da GE

de 15W 140mA

tem um indutor de 4.8mH

da GE

de 22W 180mA

tem um indutor de 4.5mH

Vamos ao nosso projeto:

Filtro passa-baixa 1a Ordem:

Para cortar no 100Hz precisamos de um Indutor de 6.2mH.....ja para cortar em 125Hz e necessário um de 5.0mH......e assim por diante.....

O Filtro passa baixa de 2a Ordem (mais preciso) :

É necessário além do indutor um Capacitor..........esse filtro que estou querendo fazer até Domingo.

Cortar em 100Hz:

Indutor de 9mH e capacitor de 270uF

Então como eu proponho fazer..........

Já que não tenho disponível um de 9mH.......a solução e "somar" 2 de 4,5mH....

Pegamos então 2 lâmpadas que podem estar queimadas mesmo......da 2 que falei.....tiremos o indutor de cada uma......e após comprar o capacitor....

Seguir o esquemas proposto pela página:

http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

REsumindo: Eu pretendo fazer esse projeto e volto para responder se tudo saiu conforme planejado blz???

Irei testar antes do amplificador esse filtro.........e depois dele.......para ver as diferenças.....

De boas galera??? B)

Abraços......

PS: Obviamente isso é para os módulos que não dispõe da opção de corte de frequencia....valew??? :legal:

Esquece meu filho... olha as grandezas! vc está trabalhando com bobinas de 15W, capazes de suportar poucos mA de corrente... já para o som, como vc tem grandes potências em baixas tensões, vc tem muita corrente a ser drenada. Estas bobinas não darão nem pro cheiro... e mesmo se dessem, os núcleos seriam tão subdimensionados que iriam saturar... ou seja, não espere que a indutância neste caso se mantenha uniforme! Vai despencar drásticamente durante o uso, nos picos de potência.

Então tire esta idéia da cabeça... se vc tiver afim de montar em casa, compra fio 20 esmaltado, calcula quantas centenas de espiras vc precisa pra núcleo de ar, e passa o feriadão todo enrolando a bobina e ganhando calos nos dedos... Outra forma simples, só mandando enrolar.

Compartilhar este post

Link para o post

isso kleber, e pra ter uma idéia, pra ilustrar, um indutor correto para este uso, com núcelo de ar, iria pesar alguns kg.... enquanto esse teu pesa poucos gramas

Compartilhar este post

Link para o post

para fazer um corte em 3,5Khz eu teria uma quantidade menor de calos nos dedos ?

:ol

Editado por Rodrigo Lima E2K

Compartilhar este post

Link para o post
Mas assim......e se colocar o filtro ANTES do amplificador....para apenas filtrar as frequencias ALTAs antes de elas serem amplificadas.....

Tipo antes da entrada do RCA do módulo??? ;)

Bem, se vc botar ANTES do amplificador, os valores mudam! Lembre-se que TODO filtro passivo vai depender da impedância da carga!

Se for pra usar antes, faz um filtro ativo com amplificdor operacional. Muito mais simples e limpo.

Compartilhar este post

Link para o post
para fazer um corte em 3,5Khz eu teria uma quantidade menor de calos nos dedos ?

:ol

Muuuuito menos... a indutância necessária é menor.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

isso que o amigo propos ae não funcionaria mesmo? Como seria intaum um processo para fazer um filtro passa baixa em casa? valeu :P

Compartilhar este post

Link para o post
isso que o amigo propos ae não funcionaria mesmo? Como seria intaum um processo para fazer um filtro passa baixa em casa? valeu :P

O indutor ideal pra som seria utilizar fio esmaltado 20, ou 18, e enrolar em volta de um carretel de plastico com nucleo de 10mm de diametro e altura de uns 50 ou 60mm. Fica muito bom utilizar carretel de 500g vazio de estanho para enrolar fio esmaltado.

Compartilhar este post

Link para o post
O indutor ideal pra som seria utilizar fio esmaltado 20, ou 18, e enrolar em volta de um carretel de plastico com nucleo de 10mm de diametro e altura de uns 50 ou 60mm. Fica muito bom utilizar carretel de 500g vazio de estanho para enrolar fio esmaltado.

Quantas voltas seriam necessárias para fabricar tal indutor???

E qual seria o capacitor para usar em paralelo com o mesmo, ou somente seria o indutor em serie com o falante???

Estou em fase de teste, tenho noção que o Kleber falou que iria fritar se usasse entes do falante por causa da corrente.

E mesmo sabendo fui comprovar.....coloquei o som baixinho.....e fui aumentando....e fritou mesmo...... ;)

Agora o outro teste vai ser antes do amplificador.....filtrando o sinal que sai do RCA do som.....referente ao mesmo canal do SUB......esse eu creio que vai fazer algum diferença sim.

E a corrente no caso vai ser baixa, impedindo assim a "fritura" da bobina da lâmpada.... :P

Sem mais...

Compartilhar este post

Link para o post
Quantas voltas seriam necessárias para fabricar tal indutor???

E qual seria o capacitor para usar em paralelo com o mesmo, ou somente seria o indutor em serie com o falante???

Estou em fase de teste, tenho noção que o Kleber falou que iria fritar se usasse entes do falante por causa da corrente.

E mesmo sabendo fui comprovar.....coloquei o som baixinho.....e fui aumentando....e fritou mesmo...... ;)

Agora o outro teste vai ser antes do amplificador.....filtrando o sinal que sai do RCA do som.....referente ao mesmo canal do SUB......esse eu creio que vai fazer algum diferença sim.

E a corrente no caso vai ser baixa, impedindo assim a "fritura" da bobina da lâmpada.... :P

Sem mais...

O indutor depende de muita coisa... tem um site que ensina todos os cálculos e regras... Só que eu só tenho os links no escritório... se amanhã eu der as caras por lá, eu posto aqui.

Bem, a quantidade de espiras depende da frequência de sintonia, do núcleo usado (ar, ferrite, etc. O melhor é o núcleo de ar, embora a bobina fique muito maior), do diâmetro do fio... existem alguns macetes que permitem o cálculo rápido.

O que vc quer, usar a bobina na entrada RCA não dará certo. Vc tem uma impedância de entrada altíssima (e que varia de amp pra amp, tem amp com 10K, tem amp com 100K ohms...), onde as indutâncias serão muito diferentes... inclusive, a precisão necessária aumentará muito. E se não tomar cuiidado, ainda vai pegar ruído. Mais vale um crossover ativo... ele é ativo exatamente pq é a união de um filtro passivo com um operacional, impedindo que a impedância do amplificador altere no corte, e ainda, aumentando a precisão por empregar realimentação... assim se atingem cortes de 2a, 3a, 4a ordem sem precisar de enormes redes de bobinas e capacitores.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não entendo nada de eletrônica assim, eu soh queria poder fazer um filtrozinho pra melhorar o meu humilde som :(

Compartilhar este post

Link para o post
Esquece meu filho... olha as grandezas! vc está trabalhando com bobinas de 15W, capazes de suportar poucos mA de corrente... já para o som, como vc tem grandes potências em baixas tensões, vc tem muita corrente a ser drenada. Estas bobinas não darão nem pro cheiro... e mesmo se dessem, os núcleos seriam tão subdimensionados que iriam saturar... ou seja, não espere que a indutância neste caso se mantenha uniforme! Vai despencar drásticamente durante o uso, nos picos de potência.

pensei que fosse justamente o contrário...

que as tensões nas saídas dos amplificadores fossem elevadas :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

para cálculo de bobinas, cola na autosom.net, parte de programas, e baixa o calcbob. funciona direitinho e é inteiramente em português (d´além-mar, mas português ainda assim).

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, nao foi vc que fez um filtro ativo DIY a uns tempos atrás?

Compartilhar este post

Link para o post

pensei que fosse justamente o contrário...

que as tensões nas saídas dos amplificadores fossem elevadas :huh:

Numa lâmpada vc tá trabalhando com 200, 400V... neste caso, 15W exigem poucos miliampéres, e por isto, os fios podem ser muito finos. Já pra trabalhar com potências altas a 30V, 40V é complicado... São muitos ampéres em jogo!

Compartilhar este post

Link para o post
kleber, nao foi vc que fez um filtro ativo DIY a uns tempos atrás?

Isso mesmo... acabou q nem usei... o segundo amp nào tava funcionando.

Vou fazer um outro, mas já usando outros cortes... Pra falar a verdade, meu próximo projeto vai ser absolutamente experimental... O Sepa falou que dá pra arriscar... então, vamos arriscar... pezinho push pull vem aí... heheheh.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém ai tem esquema para fazer croosover de 4ª ordem HP,LP ou band-pass?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...