Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
redbull_ms

Destroyer + 1tw1! Enfim saiu meu kit 2 vias!

Recommended Posts

então galera, finalmente eu decidi sobre o meu kit duas vias, agora estou com dúvida em relação ao tipo de ligação que se adequa melhor a ele.

Eu já tenho o Mid Destroyer de 6" da BOMBER, e semana que vem irei comprar o tweeter 1tw1 da SELENIUM e vou ligar tudo no BANDA 2.4!

Ontem estive fazendo um teste, peguei meus destroyers e liguei cada um deles em cada bridge do 2.4! O som ficou bom pra caramba, ficou bem mais presente e forte, como não comprei os tuitas heheh, tweeters fica meio chocho né! os mids estão em pezinhos selados de 4,7 litros resultando em f3 em 80Hz, até que os bichinhos guentaram os 150WRMS, se bem que eu duvido que o amp manda isso pros falantes, primeiro, o sistema é 12Volts, e Segundo a musica não é sinal senoidal, é bem dinâmica, então creio que será mais fácil eu queimar o mid com 60WRMS e onda quadrada do que com 150WRMS com senoide, estou certo??

agora vamos pra minha duvida

vou ligar tudo no BANDA 2.4!

ESQUEMA 01

ligar o DEstroyer e o 1tw1 cada um em um canal do Banda 2.4 (ligação normal)

tipo

canal 01 - Mid Destroyer Esquerdo

canal 02 - Mid Destroyer Direito

canal 03 - 1tw1 Esquerdo

canal 04 - 1tw1 Direito

coaxiais Pioneer TS-G1010 ligados na saida do player

creio que com essa ligação terei como regular o ganho de cada mid e de cada tw independente, mas acho que os 1tw1 irá cobrir os destroyer, ficando meio apagado o médio grave, já que o destroyer tem sensibilidade de 86,4dB e o tw 88dB/1w/1m!

Esquema 02

ligar o Destroyer em cada bridge do amp

tipo

Bridge 01 (canal 01 e 02) ligo o destroyer direito com corte HP em 80Hz

Bridge 02 (canal 03 e 04) ligo o destroyer esquerdo com corte HP em 80Hz

os tuitas, hehehe ligo (ligação normal)

Canal 01 - tw direito

Canal 03 - tw esquerdo

imagino que os mids estarão recebendo 150WRMS do Bridge do BANDA 2.4 e os tweeters receberam 60WRMS! ai regulo o ganho próximo ao mínimo para não mandar onda quadrada pro mid!

Alguém teria outra sugestão??? qUAL É A melhor opção 01 ou 02??

e seria bom por um low pass pro mid com 12dB/8a em 2,5Khz??

me ajudem galera

quem tiver 1tw1 + destroyer ou e2K ou aquele mid da Selenium da uma força ai, aproveita e fala um pouco sobre o som do 1tw1

Editado por redbull_ms

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizem aqui no fórum que este é o melhor tweeter nacional (tb, com esse preço).

Se vc conseguir um crossover passivo pro tweeter é bem melhor do que conseguir um por mid (não sei se o 1tw1 já vem com o cross).

O esquema da segunda ligação parece ser muito mais vantagem, mas tem que usar crossover para não queimar o amplificador (esse esquema é nada menos conhecido como tri-mode).

Quanto a parte da onda quadrada, em qualquer faixa de potencia é um risco. Para não ter problemas da uma lida no artigo abaixo para saber como regular o amplificador sem dor de cabeça!

http://www.autosom.net/artigos/controleganho.htm

Compartilhar este post

Link para o post

pra ser sincero nao gostei muitooo desse tw

escutei o do leosound e achei que grita muito... nao sei se eh pq faltava atenução!

Compartilhar este post

Link para o post

Concerteza deve ser falta de atenuação..

Compartilhar este post

Link para o post

eu dispensaria o LP pra esse mid, a indutância da bobina dele já causa queda no rendimento a partir de onde o tw1 estiver entrando. e faria trimode (ligação 2) regulando os ganhos pra deixar equilibrado. sobre o Destroyer o gusk4x4 tem bastante experiência e o tw1 o Mogar usou durante bastante tempo, aguardo o input deles no tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

fala super, concordo contigo, não faria LP (a princípio) e usaria em trimode

num kit feito em casa, pense seriamente na necessidade de ter que fazer muitos acertos!!!

por exemplo, o kit hi-end do jeito que eu ligava no carro mandava 120W pros médios, e 30W pra dividir entre os tweeters e um resistor de 2 ohms...

ou seja, os tws tocavam com muita pouca potência mas soava gostoso demais, equilibrado como não consegui fazer até hoje com o bravox kevlar

Então meu voto vai pro tri-mode, sem low pass (a princípio) e com a probabilidade forte de ter que atenuar mais ainda os tws!

vc vai gostar!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

pra usar nas portas..

sera que fica melhor o 1TW1 + destroyer ou um CS60D mesmo !?

Pensei em pegar o CSD e depois comprar o 1TW1.. ficando mid do CSD e tweeter do 1tw1

Compartilhar este post

Link para o post

Red, tbm uso esse kit. Meu pezinho não é tao grande qto o seu, e já gosto muito do rendimento.

Eu estava mandando 65 wrms do meu fosgate para eles e gostava MUITO do resultado.

Não gosto muito de agudos e esse 1tw1 é feito pra quem não gosta mesmo. heheheh.. mesmo com essa potência aplicada nele, não preciso atenuar o tw pois o som já é bem equilibrado.

Vc esqueceu de uma outra possibilidade de ligação, que é a que eu utilizava.

O mid e o tw em paralelo um em cada canal. Assim sobra mais 2 canais para vc poder ligar algum outro auto falante.

Eu uso e recomendo!! :legal:

Editado por Badyk

Compartilhar este post

Link para o post
pra usar nas portas..

sera que fica melhor o 1TW1 + destroyer ou um CS60D mesmo !?

Pensei em pegar o CSD e depois comprar o 1TW1.. ficando mid do CSD e tweeter do 1tw1

No One, o tw do CS-D eh mtt bom mesmo, perde pouca coisa pro 1tw1 ao meu ver. Ja ouvi os 2, o qtw1 eh melhor mesmo, mas pouca coisa, nao vale a troca do tw.

Por sinal, o tw eh a o melhor do kit cs-d, ja q o mid desce bem e toca legal pelo preco, mas eh fanho em medios. Sendo q vc vai gastar o dobro, ja que o 1tw1 eh quase o preco do kit cs-d todo. Eh melhor pegar um kit gringo ou o kevlar (eu nao gosto do neotech, entao pegaria um gringo).

O cross do 1tw1 limita mtt o bicho, vale a pena mexer ali, ou usar o cross NW do 860mp.

O ideal mesmo nacional ao meu ver seria o mid do Nar Kevlar, o tw 1tw1 e o cross do kit bomber.

Um kit bem mistureba, mas q tocaria mtt bem. Porem com a grana pra montar essa loucura da pra pegar um bom kit gringo

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu que jah fiz uns testes com o 1tw1, posso falar alguma coisa....

O crossover original dele, alem de usar bobina com nucleo de ferrite (o que eh ruim pra audio), faz ele descer muito. Com um crossover 12dB/8a e 3kHz de corte e bobina de nucleo de ar o timbre do tweeter melhora, e ele sobe mais (no meu caso, o cross original faz ele cair a partir de 16kHz, com o artesanal, ele subiu ateh 20kHz praticamente plano)

Quanto a sensibilidade, quando testei ele com os destroyers realmente o destroyer ficou um pouco apagado mas nada mto grave. O ideal seria vc usar bi-amp, ou entao usar um resistor no tweeter para atenua-lo (um de 4.7ohms de 10W, se vc for usar tweeter na coluna, deve fazer o servico).

Quanto a fazer low pass ou nao para o destroyer, eu nao descartaria a hipotese. Tah bom que ele jah comeca a cortar onde o 1tw1 entra, soh que jah ouvi falante mudar completamente na presenca de um crossover.

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post

Red

Com o que você tem disponível, faria mais tarde um cross pro 1TW1 com 12 db 8.a em 3KHz passa alta. Por enquanto use o original mesmo..

Use em tri mode mesmo, um canal do 2.4 é pouco pra tocar o destroyer....

Para saber que resistor usar no tweeter, compre um potenciometro de fio de 30 ohms ligue + num polo e - no outro polo e o tweeter no cursor (o do meio) , regule o volume do tweeter. ficou bom meça entre o cursor e o + para saber o valor do resistor em série e entre o cursor e o - pra saber o que tem que por em paralelo.

Melhor não deixar o potenciômetro ligado, pois a capacidade de dissipação dele é baixa, troque por resistores de valor aproximado com dissipação mínima de 10 W.

Como a curva de impedÂncia do destroyer sobe muito em frequencias mais altas, povavelmente o low pass pra ele não seja necessário.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, to achando que vou de CD60D mesmo..

mas isso só quando tiver $$ hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado galera :rever1::rever1:

é galera muito obrigado pelo toque, vou fazer a segunda ligação mesmo

HELLMIND

como assim usar crossover pra não queimar o amplificador? que tipo de crossover vc diz??

valeu ALLANPK pelo comentário

NO ONE

destroyer na porta não rende muito não, fica xoxo pacas, a não ser que vc trabalhe muito bem a porta, o meu quando tava no pezinho de 3litros eu achava ruim

valew gusk4x4, supersonico e jvfonseca

BADYK

acho que esse tweeter foi feito pra mim mesmo, não sou muito fã de agudos, gosto do essencial, bem equilibrado e definido, mas aquele negócio estridente, berrante não é comigo, odeio quando meu primo vem mostrar o som dele pra mim e coloca o treble + 4 +5, fica aquela agudaiada du kct.. pior quando ele usava le son! sua ligação está anotada e valew.

MOGAR

onde encontro esse crossover com bobina de nucleo de ar e 12dB/8a em 3Khz? muda bastante??

e como assim o destroyer ficou apagado? vc quiz dizer que o tw ficou mais forte (mais SPL) que o destroyer? quantos watts voce estava aplicando no destroyer? eu pretendo usar eles na coluna, isso é se eu achar aquela coluna de plástico do XR3 pra por no HOBBY porque no HOBBY a coluna é de ferro mesmo heehehe ai não cabe tweeter lá

SEPACHECO

vou fazer isso que vc disse, por enquanto vou usar o cross do tw original e depois corro atrás desse, mas me diga uma coisa onde acho esse crossover que voce e o mogar diz? e realmente um canal do destroyer é pouco pra tocá-lo, mas no bridge o bichinho toca legal hein! depois vou querer saber melhor sobre esse lance do potenciometro..

Em relação aos kits, um kit que eu gostei pra caramba e compraria com certeza é o NAR KEvlar 6", aliás alguém saberia quanto ta custando um desses??

Mas gostei bastante dos destroyers e quero fazer o possível pra usá-lo ele em kit duas vias, mid + tw, não quero usar mid range, pois fica muito complicado pra acertar frequencia de corte e talz.. mas fo** vai ser pagar R$ 210,00 no 1tw1! Eu tinha visto na Eletro Sates por R$ 155,00 só que era a última peça, ta na vitrine, será que tem problemas??

ou melhor pagar R$ 150,00 no do Erlon??

Editado por redbull_ms

Compartilhar este post

Link para o post
HELLMIND

como assim usar crossover pra não queimar o amplificador? que tipo de crossover vc diz??

O mesmo crossover que o pacheco falou! Para fazer o tri-mode no amplificador vc não pode de maneira alguma fazer o falante que ta no bridge tocar a mesma frequencia que ta no canal. Se não a impedancia abaixa no bridge e queima os dois canais!

Compartilhar este post

Link para o post
onde encontro esse crossover com bobina de nucleo de ar e 12dB/8a em 3Khz? muda bastante??

e como assim o destroyer ficou apagado? vc quiz dizer que o tw ficou mais forte (mais SPL) que o destroyer? quantos watts voce estava aplicando no destroyer? eu pretendo usar eles na coluna, isso é se eu achar aquela coluna de plástico do XR3 pra por no HOBBY porque no HOBBY a coluna é de ferro mesmo heehehe ai não cabe tweeter lá

Nao sei, no meu caso eu peguei uns retalhos de fio esmaltado na oficina do Edson (sumido), montei a bobina (medi com o multimetro dele a indutancia) e peguei um capacitor de valor proximo pra testar. Foi na base do improviso mesmo...

Eu quando testei o destroyer no meu carro liguei ele em paralelo com o tweeter no canal esquerdo do meu amplificador oritron, que dah 40w rms no maximo, soh que na pratica estava usando menos que isso. Faltou spl no destroyer ainda mais que testei ele na porta (a minha porta eh vedada com manta asfaltica) e o tweeter no local original do Corsa. Precisa casar a sensibilidade dos dois.

Compartilhar este post

Link para o post
HELLMIND

O mesmo crossover que o pacheco falou! Para fazer o tri-mode no amplificador vc não pode de maneira alguma fazer o falante que ta no bridge tocar a mesma frequencia que ta no canal. Se não a impedancia abaixa no bridge e queima os dois canais!

mas usando o do tw, não tem problema né?

Compartilhar este post

Link para o post
Red

Com o que você tem disponível, faria mais tarde um cross pro 1TW1 com 12 db 8.a em 3KHz passa alta. Por enquanto use o original mesmo..

Para saber que resistor usar no tweeter, compre um potenciometro de fio de 30 ohms ligue + num polo e - no outro polo e o tweeter no cursor (o do meio) , regule o volume do tweeter. ficou bom meça entre o cursor e o + para saber o valor do resistor em série e entre o cursor e o - pra saber o que tem que por em paralelo.

Melhor não deixar o potenciômetro ligado, pois a capacidade de dissipação dele é baixa, troque por resistores de valor aproximado com dissipação mínima de 10 W.

Como a curva de impedÂncia do destroyer sobe muito em frequencias mais altas, povavelmente o low pass pra ele não seja necessário.

[]

Sandro

O SEPACHECO

cabos Santo Angelo 1,5mm² PSW-XP14 (Oxigem Free) pros tweeters e TIAFLEX 2,5mm pros mids mata a charada??

Compartilhar este post

Link para o post
Red

[]

Sandro

O SEPACHECO

cabos Santo Angelo 1,5mm² PSW-XP14 (Oxigem Free) pros tweeters e TIAFLEX 2,5mm pros mids mata a charada??

Mata.. mas não pode ser PWS12XP pros midbass e PSW14XP pros tweeters ?

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Red

[]

Sandro

O SEPACHECO

[]

Sandro

pode mas onde eu acho o PWS12XP??

na Videosonic não tem mais, vc conhece um outro lugar??

Compartilhar este post

Link para o post
Red

[]

Sandro

O SEPACHECO

[]

Sandro

AQUI!

Compartilhar este post

Link para o post
Red

[]

Sandro

O SEPACHECO

[]

Sandro

AQUI!

valew..

aumentou pakas hein!

Compartilhar este post

Link para o post
muito obrigado galera :rever1:  :rever1:

é galera muito obrigado pelo toque, vou fazer a segunda ligação mesmo

HELLMIND

valeu ALLANPK pelo comentário

NO ONE

destroyer na porta não rende muito não, fica xoxo pacas, a não ser que vc trabalhe muito bem a porta, o meu quando tava no pezinho de 3litros eu achava ruim

valew gusk4x4, supersonico e jvfonseca

BADYK

acho que esse tweeter foi feito pra mim mesmo, não sou muito fã de agudos, gosto do essencial, bem equilibrado e definido, mas aquele negócio estridente, berrante não é comigo, odeio quando meu primo vem mostrar o som dele pra mim e coloca o treble + 4 +5, fica aquela agudaiada du kct.. pior quando ele usava le son! sua ligação está anotada e valew.

MOGAR

SEPACHECO

vou fazer isso que vc disse, por enquanto vou usar o cross do tw original e depois corro atrás desse, mas me diga uma coisa onde acho esse crossover que voce e o mogar diz? e realmente um canal do destroyer é pouco pra tocá-lo, mas no bridge o bichinho toca legal hein! depois vou querer saber melhor sobre esse lance do potenciometro..

Em relação aos kits, um kit que eu gostei pra caramba e compraria com certeza é o NAR KEvlar 6", aliás alguém saberia quanto ta custando um desses??

Mas gostei bastante dos destroyers e quero fazer o possível pra usá-lo ele em kit duas vias, mid + tw, não quero usar mid range, pois fica muito complicado pra acertar frequencia de corte e talz.. mas fo** vai ser pagar R$ 210,00 no 1tw1! Eu tinha visto na Eletro Sates por R$ 155,00 só que era a última peça, ta na vitrine, será que tem problemas??

ou melhor pagar R$ 150,00 no do Erlon??

nossa fui hoje lá comprar o tweeter na ELETRO SATES e o vendedor me falou que o tweeter que tava na vitrine tava com os terminais quebrados e com o nome SELENIUM solto, bem que eu suspeitei em ser o último da vitrine, ainda bem que esse vendedor foi legal comigo e não quis me vender o tw..

o preço de R$ 155,00 era antigo, e só tinha aquele..

agora vou ter que esperar mais um pouco, mas aí quem tiver o tweeter e quiser vender eu compro, pago até R$ 150,00!

Editado por redbull_ms

Compartilhar este post

Link para o post

ae desenterrando o tópico..kkkkkkkkkkkkk

hoje eu estou com a seguinte configuração

PIONEER DEH-5980IB

FOSGATE 4.6X

DESTROYER MBD 6 1/2

TWEETER 1TW1

mas queimou um destroyer, e estou querendo trocar de mid.. ou comprar outro igual

o que me dizem desse nar de kevlar? fica bom junto com o 1tw1 e o 4.6x numa botinha de 5litros??

quero um mid que desça bem igual aos destroyers..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...