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Abreu

Vamos falar um pouco sobre a Keybass?

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Ontem voltando pra casa, eu coloquei desliguei o som e coloquei só o sub tocando. Comecei a ouvir Blues Brothers. O corte tá alto (mais de 80Hz).

 

Conclusão: Conseguia perceber todas as notas do contra-baixo... o Bumbo não embolava, vou prestar atenção no ataque hoje.

 

Acho que isso será resolvido com mais um panther e caixa diferente. Assim vou cortar por volta de 50Hz, e ver o que rola... Vc acostumou com NAR cortado em 31,5Hz... Aí a diferenciação de timbre com esse corte é coisa pra tibetano. :lol:

 

O que consigo diferenciar em timbre abaixo de 40Hz é a intensidade da vibração. Some a isso a minha caixa que estava precariamente sintonizada em não sei quantos Hz...

 

Depois de comprar outro eu vou fazer exaustivos testes, até acertar o bixinho...

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Não to sendo sarcástico, ironico, malandrinho ou qq outra coisa.

O que tá escrito é a pura verdade.

 

Eu realmente achei o sub da forma como foi colocado.

Agora, eu NÃO SEI avaliar sub. Vamos deixar isso bem claro. Eu avalio do jeito que acho que devo. E quem me conhece sabe que os métodos são pouco convencionais. Consequentemente, de validade discutivel.

 

Vc colocou que gostou(e explicou td direitinho) e que tem condições de avaliar de forma correta com base na sua experiencia em estudios e no tempo de estudo que tem.

 

Quem tá melhor na fita?

Você tem duvida? Pq eu ñ tenho.

 

Logo, que prevaleça a melhor opnião(vulgo a mais bem fundamentada).

Isso futuramente vai poupar alguém de abrir um topic no nipe ''mas e ai, afinal das contas como que toca essa parada ae!?''.

 

Não tem nada mais irritante do que ler um topic antigo, grande e que no fim ñ se conclui nada.

tá bom Crasher hahaha tá bom !

Massageia meu égo então hahaha :P

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Crasher, ganho de cabine influi ou colabora para o grave de uma nota só?

 

Troquei de módulo hoje dos Keybass, apliquei mais potência e tal, mas tem algo me irritando! Não tanto quanto no meu upgrade de 12 que tava em uma caixa, reconhecidamente "picuda" (48lts duto de 4X30, aff..) Os keybass estão em caixas de 25 lts duto de 3polX40cm aprox...

 

Nem tinha lido esse desenrolar cabuloso do tópico aqui.... mas tenho que concordar com vc Crasher.... vc tá mau (ixi.. com L ou com U?) acostumado mesmo pq sub cortando a menos de 30 Hz eu só ouvi, muito rapidamente, no seu carro mesmo, bom tb nem ouvi outro carro SQ! Realmente esse seria o ideal, mas atualmente meu som está muito mais pra geral do que pra alta fidelidade e tenho que conviver com sub tocando acima de 50hz por algum tempo ainda.

Poxa Cesinha ... escutando seu carro ontem meu , achei que tá legal ... O que sumiu meeesmo foi o BUUUM BUUUM que tinha com o Pyramid ... Mais está mais controlado o bichinho !

achei legal ...

Mais persebi que ontem vc tava encomodado mesmo era com coisa de 70Hz ou 60Hz ... vc até mexeu em 60Hz , mais não resolveu né ???

Mais assim ... a música que agente tava escutando era com baixo acustico em um show ao vivo ... ele tem aquele som FANHO mesmo ... é estranho ! Mais sussa

Sem dizer que agente passando SUIPIII (assim que sei escrever) , vc persebeu que no seu carro tem uma força grande em 60Hz né ??? Isso ai causa Fadiga auditiva mesmo !

Mais acho que o duto que Crasher disse é valido , e até mesmo um Zobel como disse pra vc !

Mais agente ficaria mais na clariade se fosse possivel um RTA mesmo ... Pq agente tá vendo no escuro isso ae né ???

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Ontem voltando pra casa, eu coloquei desliguei o som e coloquei só o sub tocando. Comecei a ouvir Blues Brothers. O corte tá alto (mais de 80Hz).

 

Conclusão: Conseguia perceber todas as notas do contra-baixo... o Bumbo não embolava, vou prestar atenção no ataque hoje.

 

Acho que isso será resolvido com mais um panther e caixa diferente. Assim vou cortar por volta de 50Hz, e ver o que rola... Vc acostumou com NAR cortado em 31,5Hz... Aí a diferenciação de timbre com esse corte é coisa pra tibetano. :lol:

 

O que consigo diferenciar em timbre abaixo de 40Hz é a intensidade da vibração. Some a isso a minha caixa que estava precariamente sintonizada em não sei quantos Hz...

 

Depois de comprar outro eu vou fazer exaustivos testes, até acertar o bixinho...

Olha hahaha sua caixa é sem comentários né mano hahaha Mais vc é gente boa mesmo assim hahaha :vts

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Olha, não vejo como os keybass sejam subwoofers de uma nota só, o Paulo Ramos fabrica subwoofers audiófilos com o phanter 10pol, subwoofers feitos especificamente para tocar música.

      http://www.akronaudiotec.com.br/UnidadedeGraves.htm

      Abraços

      Márcio

Pode até ser.

 

Mas vale lembrar que o Keybass do Paulo Ramos não é o ''nosso'' Keybass.

A parada é custom made.

 

Quanto a caixa residencial em questão, ouvi alguns relatos negativos a respeito da performance da mesma.

Mas infelizmente nunca tive oportunidade de escutar nenhum produto dele.

 

Já os painéis planares arrancaram suspiros de alguns conhecidos...

Editado por Crasher

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O Renato do HTforum (vc conhece ele provavelmente) fez uma LT com 2 panther de 12". Falou que o troço foi o melhor sub q ele já fez... sub-grave pra derrubar parede, e bem musical...

 

Vai entender... rs

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O Renato do HTforum (vc conhece ele provavelmente) fez uma LT com 2 panther de 12". Falou que o troço foi o melhor sub q ele já fez... sub-grave pra derrubar parede, e bem musical...

 

Vai entender... rs

O ambiente automotivo é totalmente diferente do residencial... sem falar que o Renato fez uma LT. Não dá pra comparar....

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é ... acho que não sou tão surdo assim hahaha

agora tô começando a pensar em colocar 4 de 8 futuramente no meu carro !

quem sabe né ???

se não gostar dos NAR eu troco por 4 desses !

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Amigos,

 

Passando por aqui, me deparei com este post muito legal..parabéns

a todos! Com o intuito de acrescentar, abaixo vou tentar resumir

a minha experiência com esta marca. Observando, que meu ponto de

vista é sempre em uso residencial e nunca automotivo... :)

 

O Keybass Panther ao meu ver, definitivamente é o melhor

subswoofer de 12" nacional, ou no mínimo o de melhor relacão

custo/benefício, a versão antiga possuia o cone e borda importada

aliado a uma bela montagem, que dava ao sub uma aparência e

performance digna dos melhores importados. Os engenheiros são

remanescentes da Novik e não são curiosos, podem ter certeza

disso, são tudo gente do ramo. E muito importante, os dados

T/S divulgados, SÃO VERDADEIROS, coisa rara..vide Bravox e

Bomber, por exemplo. NÃO me refeiro a nova versão, com cone

de polipropileno... :)

 

Abaixo, um pequeno trecho do teste feito por um cara que respeito

muito e que deve ser levado em consideracão:

 

..."Testei-os com um Amplificador de 500WRMS e visualizei no

osciloscópio , 100 Volts na linha em sinal de pico musical(Órgão)

sem qualquer estresse para o Falante. Achei-os excelentes."...

 

Seus concorrente diretos, seriam Bravox Endurance, quase 3x mais

caro, maior FS e um xMax um pouco maior, ou seja, o preço não

justifica... O Bomber, ídem.. os NAR não vejo vantagem alguma...

e mesmo que por opção outra marca nacional seja preferida, o

custo aqui é determinante pois junte 2 deles, por módicos R$

300,00 e aí, a coisa fica muito séria, afinal, ausência de

distorção, admissão de maior potência e etc...e aí, chegamos a

uma situação curiosa, qual importado que vai bater estes 2

associados ? E principalemnte, por quanto ?

 

Para terem uma ideia, o TOR foi colocado lado a lado, com

Endurance de 15" série Roxa, Bomber de 15" e principalemnte, o

ADIRE TEMPEST de 15", não preciso falar que o TOR continua sendo

minha referência... hehehe dos comerciais, nem quero falar.

Precisavam ver o casamento dele com um Crown de 1,2kw RMS (dos

acima, o unico que aceitou/aguentou a parceria).

 

Logicamente, que nem tudo são flores, o uso de 1 apenas pode ser

chato para tirar o melhor aproveitamento do power, tem um VAS

alto o que impossibilita baixos volumes e etc... e aí, cada um

sabe de seus projetos. Mas que o sub é "bão", isso é...

 

Para finalizar, um dia destes, passando por uma promoção maluca

me deparo com os Phoenix de 10" por míseros R$ 55,00 e com

madeira sobrando ainda das LAFs, nasceu isso aqui

http://www.mrweb.com.br/fvm/baf/baf.htm ... quem escuta, não

acredita no que ouve, não o considero um subwoofer e sim um

"módulo de graves" pois a intencão é casar (tarefa cascuda) por

volta de 150hz com os de 4" da Line Array, ainda não testei

outros mas já posso assegurar que estes Phoenix são heróicos

pelo que estão fazendo e pelo que custaram. :)

 

Um forte abraço a todos,

 

Renato

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Achei muito legal esses comentários sobre os equipamentos da KeyBass. Comecei a ler o fórum por gostar de som, e hoje tenho meu projeto definido (ainda em fase de arrumar dinheiro pra comprar tudo). Escolhi um Panther de 8" justamente pelo pouco espaço que a caixa precisa (dutada de 25L) porque uso muito meu porta malas pra viagens.

 

Queria saber algumas comparações, de quem ouviu os equipamentos, como por exemplo:

 

Panther de 8" x NAT de 10"

Mid da Keybass de 6" x Mid do CS60D

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caraca hahaha que show hahaha

agora senti firmeza hahaha

queria ver quem disse que o Phanter é sub de uma nota só hahaha ! (brincadeira)

Mais então , achei legal pácas a parada !

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queria ver quem disse que o Phanter é sub de uma nota só hahaha ! (brincadeira)

Posso tentar soletrar tb...

 

S-U-B D-E U-M-A N-O-T-A S-Ó

 

O pessoal vai trazendo os carros com o Keybass 8" VERSÃO NOVA, e eu vou escutando, mas o parecer é sempre o mesmo.

O sub é rápido, dá um SPL fora do comum para o tamanho dele, mas é one note bass.

 

Quanto ao de 10", 12", versão com borda e cone importado, ai ñ sei de nada.

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queria ver quem disse que o Phanter é sub de uma nota só hahaha ! (brincadeira)

Posso tentar soletrar tb...

 

S-U-B D-E U-M-A N-O-T-A S-Ó

 

O pessoal vai trazendo os carros com o Keybass 8" VERSÃO NOVA, e eu vou escutando, mas o parecer é sempre o mesmo.

O sub é rápido, dá um SPL fora do comum para o tamanho dele, mas é one note bass.

 

Quanto ao de 10", 12", versão com borda e cone importado, ai ñ sei de nada.

Pelo menos, pelo seu relato, dá pra tocar muito bem uma música, um sambinha do Tom Jobim...

 

Olha, eu ouvi o Keybass 8"

 

Sim, é impressionante e alguns aspectos, porém default em outros.

 

Não é um sub incomodante, como muitos outros que eu já ouvi.

 

Eu tive o panther de 10" e não chega perto do de 8", mas o timbre de ambos não me agradou, comparativamente com outros subs que já tive.

 

Uma nota só?? não achei.

 

Timbre estranho, pouca fidelidade nesse aspecto (para meus ouvidos), sim

 

"Já me utilizei de toda escala e no final não deu em nada, não sobrou nada..."

 

:legal:

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Amigos,

 

Não arriscaria dizer o mesmo dos novos, com cone de polipropileno...pois simplesmnte não os conheco ou escutei, mas as minhas experiências com os de 12" da série antiga foram muito gratificantes e posso assegurar que passou com louvor mesmo em sistemas bem caros e refinados. Empurrados por simples HA-II, Crown e o fabuloso Cinepro. :), apenas para ter uma ideia.

 

[]'s

 

Renato

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Pelo menos, pelo seu relato, dá pra tocar muito bem uma música, um sambinha do Tom Jobim...

 

Olha, eu ouvi o Keybass 8"

 

Sim, é impressionante e alguns aspectos, porém default em outros.

 

Não é um sub incomodante, como muitos outros que eu já ouvi.

 

Eu tive o panther de 10" e não chega perto do de 8", mas o timbre de ambos não me agradou, comparativamente com outros subs que já tive.

 

Uma nota só?? não achei.

 

Timbre estranho, pouca fidelidade nesse aspecto (para meus ouvidos), sim

 

"Já me utilizei de toda escala e no final não deu em nada, não sobrou nada..."

 

:legal:

Como já foi explicado, One note bass, ou grave de uma nota só, é um termo usado para descrever subs que não são articulados, musicais, de boa resposta a transientes.

É é exatamente isso que o Panther 8" é, ñ musical, grave de uma nota só caracteristico.

 

E quanto mais alto você cortar, mais o tormento(pq sim, me encomoda muito) aumenta. Talvez fazendo um lowpass em 25hz fique bom, mas ai é uma utilização que foge do padrão da maioria das pessoas por aqui.

 

Quanto a performance em ambiente residencial, seja dos novos ou dos velhos Keybass, teria que testar.

Pq certamente ñ iria fazer uma caixa bass-reflex para ele, e provavelmente nem uma LT...

 

Não tenho muito interesse em realizar testes pois ñ vejo outra finalidade numa via de graves/subgraves residencial de 300W, 500W, 1000W, 1200W, que não seja sonorizar o Maracanã.

E também por preferir vias de grave/subgrave com falantes menores, entre 5" e 8", mas preferencialmente de 6".

Editado por Crasher

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Ainda vou fazer muitos testes com os keybass de 8". Incluindo aí LT "carral" e tudo mais... Vamos ver se a parada toca ou não.

 

Pra mim tá agradando!

 

Renato, até hoje pago uma madeira violenta pra TOR. Queria ir até o Rio só pra ouvir essa maravilha!

 

[]

Doug

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Caro Crasher, tudo bem ?

 

Quando falo em altas potências, não me refiro necessariamente em

SPL e sim qualidade, aliás, se navegar 5 minutos em meu humilde

site de experiência vai notar que valorizo necessáriamente

qualidade e foi por este raciocínio que me levou a fazer uma LT,

uma Line Array e tantas outras loucuras, ou seja, busco qualidade

sempre, independente do nível dos componentes.

 

Isso posto, gostaria de lhe falar, que nunca vi graves

verdadeiros com baixa potência, muito menos em uma sala de 30m2

para ouvir música clássica, por exemplo... descolamento, alta

compilância e potência de reserva é um fator decisivo nestas

horas. O uso de multiplos falantes é sabidamente a melhor

escolha, mas com componentes nacionais de 6" acho que é uma

viagem imensa... ou quem sabe aquele Sony branco venerado, que

tem tudo para ser legal... em uma "cabine", mas em uma sala. Sei

não. :(

 

Enfim, hoje brinco com este selado (o gabinete que mais

me fascina para musica) usando dois de 10" e em breve espero

estar fazendo experiência com múltiplos de 8". Quanto ao corte

em no máximo 40/50hz acho interessante apenas para mono, que é

uma experiência legal até o dia em que escuta dois subs criados

com critério em ambiente estéreo, de preferência sendo empurrado

por um power cavalar, com ótimo "fator de amortecimento".

 

De qualquer forma, são estas diferenças que fazem este nosso

hobby ser fascinante, por exemplo, eu não consigo imaginar um som

de qualidade ter um sub do tipo Bass Reflex, não consigo escutar

sequer uma faixa de música. Prefiro ter um selado que não desça

nada a um bass reflex. Por isso fiz a TL.

 

Enfim, respeito o seu ponto de vista, apenas julgo que é

completamente diferente do que "eu" acho... apenas isso.

 

Ps. Apenas por curiosidade, você é o Crash do HTF ?

 

Boas audições e um forte abraço,

 

Renato

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Renato, possui sugestões para uma TOR com falante de 8"?

Se possível, me mande um e-mail. Queria ver o que posso fazer com relação à isto...

doug01n2@yahoo.com.br

 

Um abraço!

 

Douglas

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Em momento algum pensei ser outro o foco de suas experiencias com som.

Conheço seu trabalho e já ''perdi'' um bom tempo em seu site.

Mais uma vez, parabéns pelos brinquedos.

 

Hoje me dedico ao som residencial. Já se foi o tempo dos projetos automotivos.

 

Como vc colocou a sua opnião sobre graves/subgraves em salas, creio ser apropiado que eu coloque as minhas.

 

Alta potência, headroom, dumping factor, salas grandes, ''powers cavalares'', multiplos falantes de 8", 10", 12", caixas de sub...

 

Não desmereço, mas eu vou na direção contrária.

Amps valvulados triodo puro(Single End) e apenas um falante pequeno (meu atual brinquedo é um B&W da série 8 Matrix, de 6") em caixas de altissimo rendimento(frontais mesmo, uma vez que ñ sou muito adepto das ''caixas de sub'').

 

Em testes recentes, o falante de 6" desceu com mais intensidade e controle do que um falante de 8"(era novamente um B&W).

O que falar?

 

Quanto a salas grandes, certamente é mais interessante de se brincar, uma vez que tenha os equipamentos adequados.

Mas sou do clube dos ''reviewers que escutam graves viscerais em salas menores que 20m2''.

 

Com o posicionamento correto, o tratamento correto e a escolha correta de caixa, dá para conseguir subgraves de arrepiar.

Gravis profundis mesmo.

E para não esquecermos, estamos usando amps de baixissima potência e apenas um par de falantes de 6".

 

Quanto a bass-reflex, ñ vejo como uma coisa horrorosa.

Mas pelo menos para mim, é um formato que pode ser facilmente superado, para uso em ambiente residencial.

 

Enfim, o importante é continuar tentando e botando as invenções para tocar!

 

E sim, sou o Crash do HtForum.

 

Abraço!

Editado por Crasher

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vixi , só quero acompanhar essa parada hahaha adoro isso !

São nestes tópicos que realmente aprendemos algo... ainda mais com pontos de vistas diferentes.... Estou coçando para realizar testes e ver o que posso aplicar no meu carro...

 

Por favor não parem... pelo menos não agora!

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