Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gustavorl

TESTE DE POTÊNCIA FOSGATE 250.1 500W RMS 13,8V

Recommended Posts

Fiz o teste de potencia de saida que li em um artigo da autosom.

Usei uma resistência de ducha lorenzeti 5400w 127v e um copo de agua.

O teste foi feito em casa mesmo, usei minha bateria do carro uma maxi bass 95ah, um dvd sony residencial, cd bass evolution II tojo faixa 20hz

(na qual fornece 1,8volts rca), cabo rca stinger, capacitor 1 farad.

Resultado:Potencia contínua de 34,2 volts ou seja 467watts rms

(sendo que a resistência tinha 2,5ohms, e o módulo aceita 2ohms, ou seja em 2 ohms sei lá uns 500w ou mais)

Obs:A bateria tinha carga plena e estava com 13volts, quando foi ascionado o módulo com o ganho no mínimo e despejando 4volts de saida ou seja 3 ou 4 w rms a bateria caiu para 12,3v.

Assim que elevei o ganho para a metade estava despejando + ou - 18v de saida ou seja 130 w rms, a tensão da bateria caiu para 11,4v.E a resistencia da lorenzeti começou a fazer barulho: brirrbibiriririr!!!!!!!! e a ficar levemente incandecente.

Eu fiquei com medo que estourase na minha cara e botei de molho em um copo de agua.

Assim que esfriou fui elevando o ganho e observei que ele subia a tensão de saída tranquilamente, sem que subice o ganho e a tensão de saída não(distorção)

Então fui até o talo e resultado 34,2 volts de saída e a tensaõ da bateria caiu para 10,83v.E a coitadinha da resistência ficou por completa incandecente e amornou a agua do copo em segundos.

Minha opinião:se a bateria mantivesse a tensão de 12v ou até 11,5v o módulo daria mais de 500w rms (que são indocados pela fosgate em 13,8v)

E se fosse 14,4 v melhor ainda pois a fosgate diz ter 700wrms eu acho que pode dar um pouquinho mais....

A temperatura do módulo ficou morna, isso eu achei muito bom.

********Moral da história quando faltar luz lá em casa vou ligar o módulo no chuveiro e beleza vai ficar igual a um junquer...risos e risos....*************

Editado por gustavorl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa mandou bem em fazer o teste em casa, todo mundo fala e tem preguiça

 

da próxima vez pode usar 2 resistencias de 4 ohms em parelelo pra fechar 2 ohms, e deixar dentro de um balde... lembre-se que se ela esquentar um pouco sua impedância já aumenta diminuindo a potência na saída! ela tem que ficar o mais estável possível

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

maneiro o teste..... ainda não tive coragem de fazer o teste.... um dia que estiver meio puto da vida farei.... vc tem fotos da resistência ai não????

 

Abçs,

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, vo tomar cuidado pro meu fosgate não queimar meu sub! :o tah mandando 50rms a mais q a nominal hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nossa, vo tomar cuidado pro meu fosgate não queimar meu sub!  :o  tah mandando 50rms a mais q a nominal hehehehe

Parabens! :legal: Pena que não tirou fotos do teste, mais uma vez fica comprovado que fosgate é acima de tudo credibilidade! :legal:

Editado por Pb_las

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloca a resistencia em óleo.. demora mais para eskentar!

 

e ela eskentando a resistência irá aumentar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
coloca a resistencia em óleo.. demora mais para eskentar!

 

e ela eskentando a resistência irá aumentar!

Po, oleo eh perigoso, queima mtt mais q agua. O melhor eh fazer o q o gusk falou mesmo, 2 resistencias em paralelo, assim nao esquenta tanto.

 

Engracado a bateria descer tanto assim, nao era pra acontecer isso. essa bat fornece corrente passar de 500W sem baixar de 10,5V.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal gustavorl,vc poderia fazer um tutorial de como medir a potencia do amp dessa maneira ai para a gente. Seria legal.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh simples. Tem o tutorial pronto nos artigos da autosom

 

EH so pegar 2 resistencias de chuveiro e casar a impedancia com as saidas do amp, e ir aumentando o volume e medindo a tensao nas saidas com um multimetro. Quando a tensao parar de aumentar sabemos que aquela eh a maxima. Ai vc eleva esse valor ao quadrado e divide pela inpedancia final das resistencias.

 

P = V^2 / Z

Potencia - Queremos calcular

V - Tensao medida nas saidas pelo multimetro

Z - Impedancia resultante

 

PS - Tem q usar uma faixa de frequencia constante, senao o multimetro vai variar.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eh simples. Tem o tutorial pronto nos artigos da autosom

 

EH so pegar 2 resistencias de chuveiro e casar a impedancia com as saidas do amp, e ir aumentando o volume e medindo a tensao nas saidas com um multimetro. Quando a tensao parar de aumentar sabemos que aquela eh a maxima. Ai vc eleva esse valor ao quadrado e divide pela inpedancia final das resistencias.

 

P = V^2 / Z

Potencia - Queremos calcular

V - Tensao medida nas saidas pelo multimetro

Z - Impedancia resultante

 

PS - Tem q usar uma faixa de frequencia constante, senao o multimetro vai variar.

 

[]s

Muito cuidado ! A tensão vai subir mesmo depois que o amp começar a distorcer. Essa tensão vai subir até que o sinal de saída fique totalmente quadrado, neste momento, a tensão é 40% maior do que quando começou a distorcer. A maneira mais fácil de medir isso é com um osciloscópio porque você vai saber exatemente o momento em que o amp começa a clippar. Juliano Anflôr. SounDigital.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eh simples. Tem o tutorial pronto nos artigos da autosom

 

EH so pegar 2 resistencias de chuveiro e casar a impedancia com as saidas do amp, e ir aumentando o volume e medindo a tensao nas saidas com um multimetro. Quando a tensao parar de aumentar sabemos que aquela eh a maxima. Ai vc eleva esse valor ao quadrado e divide pela inpedancia final das resistencias.

 

P = V^2 / Z

Potencia - Queremos calcular

V - Tensao medida nas saidas pelo multimetro

Z - Impedancia resultante

 

PS - Tem q usar uma faixa de frequencia constante, senao o multimetro vai variar.

 

[]s

Muito cuidado ! A tensão vai subir mesmo depois que o amp começar a distorcer. Essa tensão vai subir até que o sinal de saída fique totalmente quadrado, neste momento, a tensão é 40% maior do que quando começou a distorcer. A maneira mais fácil de medir isso é com um osciloscópio porque você vai saber exatemente o momento em que o amp começa a clippar. Juliano Anflôr. SounDigital.

Exatamente Julian.

Para saber a potenicia real vc deve fazer o teste sempre motorando ele pelo ocilocopio. Quando faço meus testes, uso um Digital que tenho na empresa.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai. Tenho aqui um Kicker Zr 600 o qual ate tinha vontade de medir. Mas o problema é que queimou a fonte e ai to a zero( tenho q enrolar d novo o toroide). Ate entao usava ele pra tocar 6 IMPP 12 free em caixas individuais d 40 l e me parecia legal. Inclusive a Kicker mandava junto com o ampli um certificado preenchido a mao mesmo na qual constava em bridge 4ohms + de 800 rms. ja no manual era de apenas 600. por isso queria fazer esse teste p ver a real. Mas ai ... ta queimado, axo que por carga de bat baixa. Se algum interessado na causa tiver afim d me dar uma ajuda , to ai... <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dicas:

 

quando estiver começando a incandescer a resistencia já estará com 2x o valor (em ohms) de em temperatura ambiente.

 

Não deixe no formato espiral, desenrole ou estique em pelo menos 100% o tamanho para diminuir a indutância, que é pequena mas pode levar a saída do amp a oscilar em alta frequencia. Esta oscilação pode queimar a saída se nao detectada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz... uma resistencia incandescente (que dobra a impedancia como disse nosso amigo) e ainda por cima de 2,5 ohms...ou seja...bateu essa potencia toda a +- 5 ohms e com a tensao da bateria la em baixo!!!!

 

Nem precisa dizer mais nada ne...

Sera q os fosgate novos tem esse desempenho tb?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, vc usou q multimetro pra fazer essas medicoes?? pelo q vc escreveu, usou uma faixa de 20Hz. Pra dar resultado certo soh com um true rms, nao eh??? ou entao 60Hz testando AC com um multimetro qualquer???

 

estou falando besteira? :huh:

 

Mesmo assim, parabens! adimiro todos q testam os equipos e compartilham aqui com a galera! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns pelo teste!!!

 

uma vez tentei fazer aki com o P8004 mas em pouco mais da metade do ganho a bateria 75Ah tava com 10,4V e o amp desarmou... tava dando mais ou menos 450Wrms

 

mas o importante eh q mais uma vez vemos q fosgate dah mais potência do q promete! credibilidade e naum precisa de uma usina!

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Felipe, não é assim, veja:

 

34,2V em 5 ohms, por exemplo. +-230W

E ai murilo...

achei q fosse mais...pois nao sei fazer essa conversar de V pra RMS, e nosso amigo falou la em cima q eram +- 467 rms.

 

Agora fiquei confuso...sao 230 rms ou 467 rms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem use esta derivação da Lei de Ohm: P = V²/R

 

(tensão na carga)²/Resistência da carga

 

obviamente subindo a temperatura sobe a resistencia, que faz com que a potencia dissipada na carga diminua, mesmo o amplificador mantendo a excursão de tensão constante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...