Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
nexusbrz

RCA 4V; Wharf Ganho max 4V = Ganho no max?

Recommended Posts

Ah, só pra deixar o pessoal por dentro, meu player é um Kenwood X859. estou pegando em menos de 2 semanas um kit alpine SPX-177A, e tava pensando no Wharf Clean pra empurrar o kit e o sub (o sub nao eh muita coisa comparado ao resto, mas acho q vai continuar dando conta - é um NAR 12-1 numa selada em MDF de 30L)

Ai fiz essa pergunta porque o Ken X859 tem saidas RCA de 4V, o Wharf tem regulagem de 0.5v a 4v... espero regular tudo corretamente eheh

então já sei que vou deixar o ganho um pingo a mais do que o ganho minimo, tipo em 0.8v, 1v.

No player poderei ir até o volume 35 (max) ou só até certo volume (regulando o ganho assim corretamente)?

obrigado a todos

A recomendação do pessoal mais experiente é que deixe o volume em 3/4 do max e depois deixar o ganho no minimo e ir aumentando até distorcer. Mas como há algumas distorções q o ouvido não consegue captar, te recomendo o artigo que tem no autosom.net q ensina como regular o ganho com uma certa precisão!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso aí Embriagado ;)

Só fiz questão de frisar a possibilidade de existir alguma distorção porque pode ter muitos novatos lendo o tópico e assim evitamos queimas por distorção :D

e eu concordo com o crasher tbm :)

Afinal meu carro tá sempre montado hehe :D

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

humm

tem outro detalhe, raramente vejo um kra usar o player flat, geralmente o kra usa com algumas regulagens pra +, e até loudness, ae vae manda distorçao sim, pq vae tentar criar algo que nao existe no sinal real.

tem tb um topico q o yamane postou, q fala sobre isso e sobre a diferença entre musica e sinal puro, q com musica poderia se aplicar muito mais potencia em falantes , entretanto em musicas com sinal puro (tecno por ex) vc ja nao poderia descontrolar.

discordo totalmente de quem diz q na teoria é algo e na pratica outro, isso é sinal de despreparo ou falta d econhecimento ou informaçoes erradas, é isso q diferencia um amador de um profissional

Compartilhar este post

Link para o post
discordo totalmente de quem diz q na teoria é algo e na pratica outro, isso é sinal de despreparo ou falta d econhecimento ou informaçoes erradas, é isso q diferencia um amador de um profissional

Po, tava bom de aparecer um profissional por aki.

Pq nem os que montaram meu carro souberam me explicar algumas coisas...

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Po Crasher, posta no fórum as dúvidas que tu tens! :D

Quem sabe alguém possa te ajudar?

Edit: Só acrescentando: A Existência de um profissional aqui seria ótima, mas existem vários profissionais no fórum, mesmo porque, a matéria 'audio' engloba um série de especialidades que jamais um único profissional seria capaz de abordar em sua totalidade.

[]s

Ri7

Editado por Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
Po Crasher, posta no fórum as dúvidas que tu tens! :D

Quem sabe alguém possa te ajudar?

[]s

Ri7

Eh na maioria coisa coisa já discutida e que não tem resposta, pelo menos nesse forum.

Se eu pergunto aqui, me apresentam a teoria. Teoria esta que não se aplica na prática ao meu ver(logo, sou amador)...

Se eu pergunto para um profissional, ele dá risada da teoria aqui debatida(amador? quem? alguém tem que ser!)...

Fica meio complicado...

Mas um dia eu acho umas respostas! Nem que seja por conta própria...

[]

Compartilhar este post

Link para o post

É crasher, as coisas são complicadas quando se lida com pessoas.

Se a teoria apresentada aqui não lhe parece real na prática e vc acha que talvez seja por que vc ainda não possui a prática necessária, acho que está indo no caminho certo! :D

Afinal, perguntar é uma das formas mais nobres de se aprender! Outra é por conta própria e batendo cabeçam ehhehe, esta não é sempre tão agradável.

Já qto aos profissionais, se estes que riem de teorias alheias são os mesmos que outrora não foram capazes de sanar suas dúvidas, ou seja, se não deram o merecido valor a um novato interessado em aprender, eu diria que não se trata verdadeiramente de profissionais, e sim trabalhadores.

Um profissional não entrega o jogo para outro, mas ensina quem com boa vontade vem aprender.

Rir de teorias alheias soa muito mais como arrogância ou sindrome do rei na barriga do que qualquer outra coisa, não é? Afinal, uma das formas mais eficientes que existe de aprendizado e ampliação de conhecimentos é justamente a famosa e boa conversa; a discussão sadia. A Era em que vivemos chama-se 'da Comunicação'. Sugestivo não?

Por isso reitero mais uma vez: Compartilhe suas dúvidas conosco! Muitos aqui podem partilhar da mesma questão assim como muitos aqui talvez solucionem-a as vezes mais fácil e rapidamente (e com certeza com mais respeito) do que por aí afora!

Abraço!

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Por isso me considero amador, tenho duvidas simples e prosaicas p/ um profissional.

aqui temos excelentes profissionais e hobbystas amadores, nao vou citar nomes:

Instaladores Profissionais

Projetistas de Amplificador

Técnicos em Auto-falante

Competidores

Juizes de Competiçao (audio e instala;cao)

venho aqui pra aprender, e as vezes compartilhar o pouco conhecimento q adiquiri como hobbista, o dia q achar q sei demais, serei um tolo.

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Por isso me considero amador, tenho duvidas simples e prosaicas p/ um profissional.

aqui temos excelentes profissionais e hobbystas amadores, nao vou citar nomes:

Instaladores Profissionais

Projetistas de Amplificador

Técnicos em Auto-falante

Competidores

Juizes de Competiçao (audio e instala;cao)

venho aqui pra aprender, e as vezes compartilhar o pouco conhecimento q adiquiri como hobbista, o dia q achar q sei demais, serei um tolo.

Pra quem acha que na prática a teoria é outra nunca tentou projetar uma casa sem teoria né papito ? eu e você ganhamos o pão graças a teoria.. assim como mais alguns colegas do forum. se a teoria não funcionasse na pratica eu estava passando fome, ou com vários processos de responsabilidade civil nas costas..

Estamos falando do tráfego de todo o imposto de renda, ou todos os financiamentos imobiliarios do Brasil, que o teorico aqui projetou e está a 3 anos no ar sem cair por problema de transmissão.. JURO QUE NÂO PUS A MÂO EM UM CABO SEQUER... Foi tudo em CAD, 3d STUDIO e planilhas do excel..

A teoria só não funciona se alguma variavel for esquecida ou desconhecida..

Quem tem curso de exatas e trabalha com o que estudou está ai para comprovar...

Queria ver alguem projetar uma sonda pra caminhar em marte na pratica....

Como diria Frederico Nunes (Caro professor de Fotônica de doutourado - Quem faz eng na UFPE deve conhecer):

" A Teoria só não funciona na prática se a teoria estiver errada"

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post
É crasher, as coisas são complicadas quando se lida com pessoas.

Se a teoria apresentada aqui não lhe parece real na prática e vc acha que talvez seja por que vc ainda não possui a prática necessária, acho que está indo no caminho certo! :D

Afinal, perguntar é uma das formas mais nobres de se aprender! Outra é por conta própria e batendo cabeçam ehhehe, esta não é sempre tão agradável.

Já qto aos profissionais, se estes que riem de teorias alheias são os mesmos que outrora não foram capazes de sanar suas dúvidas, ou seja, se não deram o merecido valor a um novato interessado em aprender, eu diria que não se trata verdadeiramente de profissionais, e sim trabalhadores.

Um profissional não entrega o jogo para outro, mas ensina quem com boa vontade vem aprender.

Rir de teorias alheias soa muito mais como arrogância ou sindrome do rei na barriga do que qualquer outra coisa, não é? Afinal, uma das formas mais eficientes que existe de aprendizado e ampliação de conhecimentos é justamente a famosa e boa conversa; a discussão sadia. A Era em que vivemos chama-se 'da Comunicação'. Sugestivo não?

Por isso reitero mais uma vez: Compartilhe suas dúvidas conosco! Muitos aqui podem partilhar da mesma questão assim como muitos aqui talvez solucionem-a as vezes mais fácil e rapidamente (e com certeza com mais respeito) do que por aí afora!

Abraço!

Ri7

Acho que estou no caminho errado...

Não acho que a teoria não se aplica simplesmente por eu ainda não consegui enxergá-la.(já cheguei a pensar isso...). Acho que boa parte dela está errada mesmo. Ou não foi explicada de forma correta, pois de forma correta ela deveria, no minimo, funcionar.

E o que complica ainda mais...

De muita gente aqui, vc ouve a teoria e ... só!

Já se eu for conversar(sim, dá p/ conversar) com os profissionais...

Eles riem de algumas teorias e outras coisas tidas como verdades absolutas aqui no forum? Sim.

Até ai, qualquer idiota pode rir de qualquer coisa.

Mas... eles mostram a coisa na prática, como realmente acontece.

Tem certas coisas que basta apenas ver e ouvir.

Pronto, ''quebrou as pernas'' da teoria.

Não tem o que discutir, pelo menos ao meu ver.

É superar e bola p/ frente.

Não seria nenhum exagero dizer que joguei uns 6 meses de aprendizado de forum no lixo depois de poucas horas de conversa e algumas muitas horas de teste.

Não a parte básica, claro, mas sim a parte mais técnica/teórica.

Logo, se eu disser que eles não conseguiram me explicar, seria mentira no final das contas.

Não conseguiram me explicar partindo do pressuposto que a teoria aqui apresentada é correta.

E nem vão conseguir...

Como explicar coisas baseadas em teorias sem credibilidade ao seu ver?

Admito que é bem complicado... para não dizer impossivel!

[]

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Se esta é sua opinião, que seja respeitada.

Acho que não preciso comentar, pq iria dizer o que já disse no post anterior ;)

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí Sandro :D

Eu na minha área (que não é esta aqui hehe) só vejo teoria basicamente. Teoria esta que em 100%, pra não dizer 101% dos casos quando aplicada torna-se na prática um espelho dos livros.

As teorias 'milagrosas' que não alguém não foi capaz de explicar pro crasher, possivelmente são as teorias básicas, afinal, CONCEITOS jamais mudam, e pior...a FÍSICA é uma só :D

Dizer que meia hora de prática invalida a teoria é no mínimo uma frase de quem desconhece a teoria por trás daquela meia hora, concorda? E se o caso é este é sinal de que quem mostrou a meia hora não explicou tampouco.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
Se esta é sua opinião, que seja respeitada.

Acho que não preciso comentar, pq iria dizer o que já disse no post anterior ;)

[]s

Ri7

Opnião adquirida na prática.

E a unica que eu tenho...

Continuo lendo tudo aki e tentando assimilar o máximo, mas algumas coisas já não com tanto entusiasmo.

Tem muita gente aqui que sabe o que fala, e mesmo com uma ou outra teoria meio atravessada, continuo respeitando.

[]

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente Crasher...

Fora que tem um detalhe importante no que vc disse:

"Tem muita gente aqui que sabe o que fala, e mesmo com uma ou outra teoria meio atravessada, continuo respeitando."

Tem muita gente que sabe o q fala, pois fala sobre conceitos e sobre a física. A pessoa não tem teorias próprias, normalmente é apenas um 'mix' dos 2 acima. Teorias próprias deixemos para os mestrandos e doutorandos da área :D

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
É isso aí Sandro :D

Eu na minha área (que não é esta aqui hehe) só vejo teoria basicamente. Teoria esta que em 100%, pra não dizer 101% dos casos quando aplicada torna-se na prática um espelho dos livros.

As teorias 'milagrosas' que não alguém não foi capaz de explicar pro crasher, possivelmente são as teorias básicas, afinal, CONCEITOS jamais mudam, e pior...a FÍSICA é uma só :D

Dizer que meia hora de prática invalida a teoria é no mínimo uma frase de quem desconhece a teoria por trás daquela meia hora, concorda? E se o caso é este é sinal de que quem mostrou a meia hora não explicou tampouco.

[]s

Ri7

Pra quem não sabe.. teoria sem comprovação prática é hipotese...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Contrario...

O Ideal eh deixar o ganho do Clean no mínimo...

Mais ideal ainda deixar um pouquinho acima do minimo... pra nao ter que chegar no volume final e mandar distorcao pro player...

[]s

PS: faz como o pessoal ja aconselhou... coloque todas as suas perguntas em 1 unico topico...

Exatamente, deixar no minimo

O player vai de 0V ate 4V. A regulagem do ganho eh indicada ao contrario, vai de 4V ate 0,5V, ou seja, se esta mandando 4V o correto eh deixar no minimo. Mas tem amps q precisamos levantar um pouquinho o ganho, pois no minimo nao toca nada

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Já que esta fora do topico....para pensar....he he....audio é uma ciencia exata? Audição é uma "ciencia exata"? Quantos mil fatores estão em volta destas duas "ciencias"? Então será que é tão exato assim.....

Editado por MDIANA

Compartilhar este post

Link para o post
Tem muita gente que sabe o q fala, pois fala sobre conceitos e sobre a física.

Acho lindo ficar falando sobre fisica...

Só que chega uma hora que isso tem que ser aplicado a som automotivo.

Afinal, é isto que estamos fazendo aqui, não?

Ai a pessoa fala ''X, definitivamente X! Y? Não, sem chances. Y ñ pode ocorrer pois bla bla bla(teoria).''

Ai eu vou lá, monto, e... Y!!!

Ouço outro sistema p/ tirar a prova, e... Y tb!!!

E ai?

O que acontece?

[]

Compartilhar este post

Link para o post
E ai?

O que acontece?

[]

aí vc aumenta o ganho um pouquinho e vira X !! heheheheh

Pessoal, olha o título do tópico: "RCA 4V; Wharf Ganho max 4V = Ganho no max?"

e nao: "Será que tudo na teoria funciona na prática?"

se quiserem continuar esse assunto, crie um topico especifico sobre isso, eu prefiro continuar a ler esse topico e aprender mais a regular o ganho!

Compartilhar este post

Link para o post
E ai?

O que acontece?

[]

se quiserem continuar esse assunto, crie um topico especifico sobre isso, eu prefiro continuar a ler esse topico e aprender mais a regular o ganho!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

A duvida inicial já foi respondida faz tempo.

E no meio do topic tem alguns bons links p/ aprender a regular ganho, só checar.

É de lá que vai sair sua info.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Caro nexusbrz.

Quanto a sua dúvida,eu gostaria de esclarecer,que se o seu aparelho tem uma saída de 4 Volts,vc deveria colocar o ganho do seu Clean,no mínimo , apenas,pq senão,ele estará fora do padrão , e irá atrapalhar o ajuste automático do "Anticlipping".

Na realidade,os controles de ganho do "Clean",na maioria dos casos,(CDs Players atuais),devem ficar no mínimo,e somente ajustá-los,se vc estiver usando um CD player antigo,que tem a saída, com nível insuficiente para se atingir o nível ideal.

Em quase a totalidade dos Cd players atuais,mesmo os que tem nível de saída de apenas 1 Volt,o ganho deverá estar no mínimo tambem,pq o anticlipping,(VCA Voltage controlled amplifier) estará ajustando automáticamente o ganho.

O sistema de ganho do Clean e de todos os nossos produtos atuais,diferem da maioria dos aparelhos,pq o ajuste para o anticlipping é diferente dos amplificadores convencionais.

Qualquer dúvida,por favor ,entre em nossa página :www.wharfaudio.com.br

E mande um email para nós,que teremos uma grande satisfação em elucidar toda e qualquer dúvida referente aos nossos produtos.

E tambem ,lembrando que "aumentar o ganho,"NÃO ",aumenta a potência final do amplificador.

Obrigado.

Franco

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Caro nexusbrz.

Quanto a sua dúvida,eu gostaria de esclarecer,que se o seu aparelho tem uma saída de 4 Volts,vc deveria colocar o ganho do seu Clean,no mínimo , apenas,pq senão,ele estará fora do padrão , e irá atrapalhar o ajuste automático do "Anticlipping".

Na realidade,os controles de ganho do "Clean",na maioria dos casos,(CDs Players atuais),devem ficar no mínimo,e somente ajustá-los,se vc estiver usando um CD player antigo,que tem a saída, com nível insuficiente para se atingir o nível ideal.

Em quase a totalidade dos Cd players atuais,mesmo os que tem nível de saída de apenas 1 Volt,o ganho deverá estar no mínimo tambem,pq o anticlipping,(VCA Voltage controlled amplifier) estará ajustando automáticamente o ganho.

O sistema de ganho do Clean e de todos os nossos produtos atuais,diferem da maioria dos aparelhos,pq o ajuste para o anticlipping é diferente dos amplificadores convencionais.

E mande um email para nós,que teremos uma grande satisfação em elucidar toda e qualquer dúvida referente aos nossos produtos.

E tambem ,lembrando que "aumentar o ganho,"NÃO ",aumenta a potência final do amplificador.

Obrigado.

Franco

Franco aproveitando sua presença, queria tirar uma dúvida.

Tenho um clean e quando troquei do DEH9300 para o Alpine CDA9815, perdi muito medio graves, entretanto quando uoço cds com nivel de gravação mais alto no 9815 o medio grave melhora... misterio, achei que se aumentasse um pouco ganho podia trazer essa melhora pros demais CDs, mas com sua explicação.. minha hipotese foi por terra...

Parabens pelos produtos.. Adoro meu clean !! :)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Caro nexusbrz.

O sistema  de ganho do Clean e de todos os nossos produtos atuais,diferem da maioria dos aparelhos,pq o ajuste para o anticlipping é diferente dos amplificadores convencionais.

Obrigado.

Franco

Franco aproveitando sua presença, queria tirar uma dúvida.

Tenho um clean e quando troquei do DEH9300 para o Alpine CDA9815, perdi muito medio graves, entretanto quando uoço cds com nivel de gravação mais alto no 9815 o medio grave melhora... misterio, achei que se aumentasse um pouco ganho podia trazer essa melhora pros demais CDs, mas com sua explicação.. minha hipotese foi por terra...

Parabens pelos produtos.. Adoro meu clean !! :)

[]

Sandro

Caro Sandro;

Obrigado,fico feliz em saber que vc esta gostando do seu Clean... :rolleyes:

Quanto a mudança,no "audio",devido a troca dos seus CD players,provávelmente,não tem nada a ver com o amplificador.

Eu lembro de um exemplo em que o nosso amigo"SUMIDO",trocou o ALPINE 7949 dele ,por um NAKAMICHI CD7,e ficou assustado com a melhora que ele conseguiu obter ,apenas com a troca da unidade principal.

Qualquer dúvida,por favor mande pro meu email particular.

franco@wharfaudio.com.br

Um grande abraço.

Franco

Compartilhar este post

Link para o post
e pior...a FÍSICA é uma só :D

Ai que vc se engana Ri7. Temos a fisica newtoniana, relativistica e fisica quantica.... :vts , onde uma nao explica a outra (por exemplo vc nao consegue modelar fenomenos quanticos pela fisica relativistica). Os pesquisadores do mundo todo estao atras da grande teoria que faria convergir todas as teorias, por enquanto sem sucesso (se nao me engano a ultima tentativa disso foi pela teoria das supercordas, que foi por agua a baixo).

Desculpe estar sendo chato.... mas nao consegui me segurar... heheheheheh

Quanto as teorias de audio, o que acontece eh que especialmente no carro temos MUITAS variaveis que fica complicadissimo leva-las todas em conta como se deve, e por isso acabamos vendo "teorias" dando errado, ou entao "teorias" montadas a partir de pressuposicoes erradas, e que nao apresentam resultado pratico correto.

Tem muita teoria que estah certa. Porem, se levarmos em conta, nos falantes bons geralmente temos variacao de +/- 15% de cada parametro para cada falante, isso jah eh suficiente para que os calculos tenham incertezas muito significativas, o que quase obriga um ajuste fino manual.

Tanto ateh que conversando com o Eduardo de Lima da Audiopax, ele me falou que os falantes das caixas dele sao artesanais, e que a impregnacao dos materiais no cone sao controladas falante a falante, de modo que ele consegue uma variacao de parametros da ordem de +/-2% de caixa pra caixa. Porem o "custo" disso eh que ele soh consegue montar dois pares de caixas por mes.

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...