Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Serginho Arnoud

Ajuda SQ Básico na Saveiro Cross G7

Recommended Posts

Galera, tenho uma Saveiro Cross G7 2017 que uso pra trabalhar e queria dar uma melhorada no som dela, pois o tweeter queimou e, como é meu carro do dia a dia, já que vou mexer, quero fazer algo mais bacana.

Vou manter o rádio original pra continuar com todas as comodidades (controles no volante, CarPlay com USB no console, estética do painel) e o que eu pretendo comprar até o momento é o seguinte:

- Conversor RCA Eatech 4 canais

- Módulo SounDigital 800.4 EVO 4.0

- Midbass NAR Vivace 65.MB.V nas portas dianteiras com os tweeters e crossovers da marca (um amigo comprou o kit e não usou eles)

- RCA Ophera Signature 1m 

Supostamente o antigo dono teria trocado os falantes originais dianteiros por um kit duas vias, mas não soube dizer qual. Tô pensando em jogar eles pra trás, amplificar tudo e, caso seja um kit muito ruim, compro mais um par de midbass NAR e coloco eles lá. As portas serão tratadas com manta asfáltica. 

Gostaria de opinião sobre os itens que eu escolhi, alguma dica pra economizar no RCA (eu me agradei desse da Ophera pois ouvi dizer que atenua os agudos). Alguma dica sobre cabo paralelo e de alimentação também aceito. Se souberem de algum outro midbass que toque melhor em porta tratada pra eu conseguir ter algum grave mesmo sem sub, também estou aberto. Enfim, nada está comprado, apenas os tw NAR com crossover.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usaria um amp com entrada alta mesmo, tipo o falcon, um 2 canais DF 300.2 EHX ja vai te servir. que ai voce nao precisaria de conversor rca e nem cabo rca

De mid bass voce pode ir no op90, mas nao sei se vende so o mid... ai realmente fica a seu criterio, esse nar ja vai ficar legal entretanto o antigo nar diziam ter um som mais plano nos graves, ou seja, ja q voce nao vai ter sub talvez voce precise de um mid bass mais parrudo, tipo um focal da vida, mas ai o valor ja sobe bastante....

speaker voce compra um tiaflex 2x2.5mm pra mid e 2x1.5mm pra tw
cabo de força vai depender do amp, mas um de 10mm ja vai te servir

porta fusivel + fusivel de uns 40a

aros de madeira para fixacao do mid na porta

painel embaixo do banco para fixacao do amplificador

feltro para aplicar no forro de porta afim de evitar vibracao - faz parte do tratamento acustico.

Talvez um subwoofer slim possa te servir, ja que eles tem profundidade reduzida, ai teria que estudar onde seria feita essa caixa... e nesse caso teria que se comprar um amplificador 3 canais, tipo um DF 900.3 EHX.

to te indicando amps com entrada alta para voce nao ter que comprar conversor rca e usar via entrada alta mesmo -  quanto mais coisa no seu sistema mais risco de ruido e perca, por isso particularmente eu prefiro um som mais basicao.

no mais é isso.

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Serginho Arnoud disse:

Supostamente o antigo dono teria trocado os falantes originais dianteiros por um kit duas vias, mas não soube dizer qual. Tô pensando em jogar eles pra trás, amplificar tudo e, caso seja um kit muito ruim, compro mais um par de midbass NAR e coloco eles lá

isso eh besteira, foca so no kit 2 vias, esquece som atras, se for colocar algo atras que seja o subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Eu usaria um amp com entrada alta mesmo, tipo o falcon, um 2 canais DF 300.2 EHX ja vai te servir. que ai voce nao precisaria de conversor rca e nem cabo rca

De mid bass voce pode ir no op90, mas nao sei se vende so o mid... ai realmente fica a seu criterio, esse nar ja vai ficar legal entretanto o antigo nar diziam ter um som mais plano nos graves, ou seja, ja q voce nao vai ter sub talvez voce precise de um mid bass mais parrudo, tipo um focal da vida, mas ai o valor ja sobe bastante....

speaker voce compra um tiaflex 2x2.5mm pra mid e 2x1.5mm pra tw
cabo de força vai depender do amp, mas um de 10mm ja vai te servir

porta fusivel + fusivel de uns 40a

aros de madeira para fixacao do mid na porta

painel embaixo do banco para fixacao do amplificador

feltro para aplicar no forro de porta afim de evitar vibracao - faz parte do tratamento acustico.

Talvez um subwoofer slim possa te servir, ja que eles tem profundidade reduzida, ai teria que estudar onde seria feita essa caixa... e nesse caso teria que se comprar um amplificador 3 canais, tipo um DF 900.3 EHX.

to te indicando amps com entrada alta para voce nao ter que comprar conversor rca e usar via entrada alta mesmo -  quanto mais coisa no seu sistema mais risco de ruido e perca, por isso particularmente eu prefiro um som mais basicao.

no mais é isso.

Sobre o módulo, de fato eu até prefiro algum com entrada alta, mas não encontrei algum 4 canais, somente várias opções 2 canais. Já tive uma experiência ruim com um Stetsom uma vez que ficou dando ruído. SounDigital Evo 5 só tem a entrada alta no 400.2 também. 

Sobre feltro, sim, será usado também junto da manta! Até pra eliminar alguns ruídos que os 120.000km rodados já trouxeram hehe. 

Subwoofer não quero colocar, pois carrego bastante coisa no carro (sou engenheiro civil e trabalho diretamente no canteiro de obra, então sempre tem ferramenta e material por tudo). Inclusive a ideia de um amplificador 4 canais é justamente pra colocar os traseiros só pras frequências mais baixas e ter um pouco mais de batida, afinal nem banco tem, ela é só pra duas pessoas mesmo. 

3 horas atrás, Fernando Perilo disse:

isso eh besteira, foca so no kit 2 vias, esquece som atras, se for colocar algo atras que seja o subwoofer.

Como eu disse ali em cima, me tira a praticidade do carro de trabalho ter subwoofer, por isso a ideia de colocar os falantes traseiros com corte de frequência pra ajudarem um pouco nas frequências mais baixas, por menor que seja a ajuda. Ela é 2 lugares mesmo, não seria pra ter qualidade aos ocupantes traseiros hehe. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Serginho Arnoud disse:

Sobre o módulo, de fato eu até prefiro algum com entrada alta, mas não encontrei algum 4 canais, somente várias opções 2 canais. Já tive uma experiência ruim com um Stetsom uma vez que ficou dando ruído. SounDigital Evo 5 só tem a entrada alta no 400.2 também. 

Pode ser tambem um 400.2 sd com entrada alta so pra o kit, tambem fica bem legal.

1 hora atrás, Serginho Arnoud disse:

Subwoofer não quero colocar, pois carrego bastante coisa no carro (sou engenheiro civil e trabalho diretamente no canteiro de obra, então sempre tem ferramenta e material por tudo). Inclusive a ideia de um amplificador 4 canais é justamente pra colocar os traseiros só pras frequências mais baixas e ter um pouco mais de batida, afinal nem banco tem, ela é só pra duas pessoas mesmo. 

Se voce fizer um tratamento legal, com pelo menos 3 camadas internas 3 externas 1;2 no forro + feltro voce nao vai sentir necessidade de mais nada, so realmente do subwoofer -  nao adianta colocar nada atras, o correto seria um coaxial entretando voce nao vai ouvir diferenca, so quem estiver no banco de tras.... fora o dinheiro que voce vai ter que gastar no tratamento dessa porta e etc... prefiro 1000x investir num bom kit 2 vias + tratamendo do que em kit + coaxial.

alto falante atras eh bacana pra uma pessoa que tem um sedan da vida e sempre anda com o carro cheio, ai de fato vale a pena, mas quando voce estiver sozinho terá que atenuar os falantes traseiros se nao eles vao invadir muito o "palco" formado pelo kit 2 vias, por isso acho bobagem investir nisso... e esses falantes nao vao reproduzir tao bem um grave/medio grave como um mid de um kit 2 vias, que tem como unica funcao reproduzir esse range entre 80hz-4000hz mais o menos, o coaxial eh um falante que reproduz "todas as frequencias", por isso ele acaba nao sendo muito bom em nada, mas razoavel em tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Pode ser tambem um 400.2 sd com entrada alta so pra o kit, tambem fica bem legal.

Se voce fizer um tratamento legal, com pelo menos 3 camadas internas 3 externas 1;2 no forro + feltro voce nao vai sentir necessidade de mais nada, so realmente do subwoofer -  nao adianta colocar nada atras, o correto seria um coaxial entretando voce nao vai ouvir diferenca, so quem estiver no banco de tras.... fora o dinheiro que voce vai ter que gastar no tratamento dessa porta e etc... prefiro 1000x investir num bom kit 2 vias + tratamendo do que em kit + coaxial.

alto falante atras eh bacana pra uma pessoa que tem um sedan da vida e sempre anda com o carro cheio, ai de fato vale a pena, mas quando voce estiver sozinho terá que atenuar os falantes traseiros se nao eles vao invadir muito o "palco" formado pelo kit 2 vias, por isso acho bobagem investir nisso... e esses falantes nao vao reproduzir tao bem um grave/medio grave como um mid de um kit 2 vias, que tem como unica funcao reproduzir esse range entre 80hz-4000hz mais o menos, o coaxial eh um falante que reproduz "todas as frequencias", por isso ele acaba nao sendo muito bom em nada, mas razoavel em tudo.

Como não tem banco de trás, nem pensei em colocar coaxial, era o mid com corte de alta mesmo. Não tem porta atrás, o “tratamento” ali seria só umas camadas de manta e/ou feltro pros acabamentos não vibrarem, mas vou seguir tua dica e ir no SD 400.2 EVO 5 já com entrada alta. Eu queria muito colocar um UXP Power 10” dos antigos que eu tenho parado em casa até com caixa própria pra Saveiro estendida, mas me atrapalhava demais o bendito na antiga Saveiro, por isso essa eu tô há 2 anos sem nem ter mexido em nada heheh. 

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra manter atualizado, algumas coisas mudaram. Meu amigo que ia me doar os tweeters lembrou que um estava rasgado, mas achou lá dois Taramp’s DS160x2 (com entrada alta) e eu vou usar eles. 

Resumindo, o que ficou no momento é:

- Ophera Phantom OP90 nas portas dianteiras

- Midbass NAR Vivace 65.MB.V na parte traseira da cabine estendida

- 2 Taramp’s DS160x2 pra alimentar os falantes

Assim que chegarem os falantes, vou agendar a instalação e posto aqui o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso um falcon 800.4 dhx com entrada alta.

Não tem crossover lp/hp mas tem crossover para sub.

E custa barato, média de 360 paus.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, instalei tudo, tratei as portas, mas não fiquei contente. Não sei agora se a loja fez algo de errado ou se é característica dos DS160x2, mas achei o som com muita distorção, só tem médio em diante, nos "graves" tá até mais fraco do que era original, enfim, não fiquei muito contente e não sei pra que lado correr.

Outra coisa que acontece é que os módulos desarmam a meio volume já e aí tenho que desligar o rádio e esperar alguns segundos pra ligar de novo e voltar a ter som.

Não sei se coloco um DS440x4 com conversor Eatech (já tive esse e não tive problemas), mas aí já se vão uns bons pilas em conversor e em cabos rca. 

Compartilhar este post

Link para o post

O estala a dor, deve ter feito um trabalho brilhante rsrsrsrs 

Taramps pra som interno de qualidade eh uma bosta.

provavelmente ele nao tratou nada nao, deve ter tapado uns buraca e ta tudo certo.

pega pelo menos um sd400.2 entrada alta ou falcon, taca esse taramps no fogo ou doa ele pra algum amigo com uma caixa com 2 tuita e 2 corneta q ele fica feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...