Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
arkham

Ajuda upgrade: módulo/coluna tw/ modo rede

Recommended Posts

Em 08/03/2023 at 15:07, arkham disse:

Obrigado amigo.

Vlw Beto. Vou fazer isso q disse por na faixa de 70% no player e diminuir um pouco o ganho do amp.

(pode até subir o ganho do amp ficando atento à luz de clip se tiver, aí baixa até ela apagar)

Os copinhos do tw ajudaram bastante pra fazer as colunas, da uma procurada no ali deve ter outros tamanhos. 

Eu achei bacana e já adianta o trabalho...madeira é melhor de amortecimento do que o plástico...mas para tw ´fica muito bom.

abs.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 27/02/2023 at 22:07, arkham disse:

Colunas no lugar. No geral ficou mais ou menos mas funcional. O tecido ficou com "celulite " devido ao lance da cola q citei no poste anterior. Se eu me enjuriar daqui um tempo eu tiro as colunas lixo novamente e troco o tecido, por enquanto vou deixar assim.

20230227_183914.jpg

20230227_183909.jpg

A propósito para evitar essas celulites do tecido, tem que lixar a coluna e usar se possível soprador...se quiser fazer com courvin fica top tbm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, betodacaravan disse:

 

Fiz isso q me disse  subi pra cerca de 70% o volume do player e diminui o ganho no amp um pelo antes de começar acender a luz do clipe.

6 horas atrás, betodacaravan disse:

A propósito para evitar essas celulites do tecido, tem que lixar a coluna e usar se possível soprador...se quiser fazer com courvin fica top tbm.

Pior q eu lixei a coluna inteira com lixa 80 e a celulite foi desaparecendo até ficar totalmente esticado, no entanto, o tecido em volta do copinho soltou nas curvas acentuadas entre copinho e coluna :(

Ontem Removi o tecido e a cola da coluna ( foi bastante trabalhoso pra remover 100%, da cola) , apliquei mais massa poliester que havia sobrado em volta do copinho pra deixar mais plano e com menos curvas, acho q as curvas acentuadas fizeram desprender quando o tecido se esticou com a secagem da cola, assim ficando mais uniforme. Apliquei novamente cola e colei o tecido novamente e usei tbem o soprador térmico após a colagem. Hoje deixei no pouco sol q saiu aqui no interior de São Paulo até ao meio dia, e coloquei as colunas no lugar. As celulite estão presentes e com o passar dos dias irão sumir e ficar esticada, só espero q não solte novamente pois as curvas diminuíram bastante em relação a primeira vez. Mas só o tempo vai dizer...

 

 

Screenshot_20230315_205431_Gallery.jpg

Screenshot_20230315_205511_Gallery.jpg

Screenshot_20230315_205623_Gallery.jpg

Screenshot_20230315_205543_Gallery.jpg

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem coisa mais chata e maçante do que lixar massa plástica.

Vai dar certo...uma hora ele estica com o calor do sol e some as celulites.

já mediu qtos db´s tem o som interno? Faça uma medição sentado no centro banco traseiro e colocando o medidor (ou programa baixado no cel) no meio do carro...depois meça tipo do freio de mão para o tw direito e do freio de mão para o tw esquerdo e veja se está vindo a mesma intensidade de volume.

Fez o TA? No meio ou do banco do motorista?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, betodacaravan disse:

Não tem coisa mais chata e maçante do que lixar massa plástica.

Vai dar certo...uma hora ele estica com o calor do sol e some as celulites.

Vdd Beto. Hoje o carro ficou na garagem e não tomou sol, acabei de sair dele depois de fazer umas regulagem rsrs . As celulite diminuíram mas presentes, amanhã vou sair com o carro e vai ficar ao sol o dia todo se assim são Pedro permitir..  acredito q entre amanhã e depois vai ser o tempo pra ter ctz q deu certo.

 

4 horas atrás, betodacaravan disse:

mediu qtos db´s tem o som interno? Faça uma medição sentado no centro banco traseiro e colocando o medidor (ou programa baixado no cel) no meio do carro...depois meça tipo do freio de mão para o tw direito e do freio de mão para o tw esquerdo e veja se está vindo a mesma intensidade de volume.

Fez o TA? No meio ou do banco do motorista?

Não medi ainda os dbs, mas farei. Agora pouco usei o decibelimetro do celular e coloquei em fase os pontos de crossover do sub médio e agudo. Toquei o ruído de 100hz cruzamento do sub com mid e fui alternando de invertido a positivo fase do sub pelo player. Depois ruido de 4000hz cruzamento entre tw e mid e inverti a fase do tw e todos casaram com uns 4 dbs de ganhos.

O TA tá desligado pretendo mexer deppis q acertar tudo ou próximo disso no acerto erro rsrs.

Fiz um vídeo dele tocando em volume baixo após mexer na fase com TA desligado sub cortado no 100hz 12° mid partindo em 100hz por 12° e tw partindo de 4000hz em diante. 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei da sonoridade....depois toque algumas faixas instrumentais de Paul Hardcastle e de voz feminina da Diana Krall ou Joss Stone, elas  têm voz mais firme..

Tem umas nuances interessante e efeitos que com t.a e angulação pode-se perceber.

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 19/03/2023 at 13:29, betodacaravan disse:

Eu gostei da sonoridade....depois toque algumas faixas instrumentais de Paul Hardcastle e de voz feminina da Diana Krall ou Joss Stone, elas  têm voz mais firme..

Tem umas nuances interessante e efeitos que com t.a e angulação pode-se perceber.

Abs.

Vlw Beto. Som tá tocando legal. A mudança no som resolveu problemas de mal contato q tinha na saida do áudio. Até o momento tudo fluindo 100%. 

Feedback das colunas, ainda tem algumas " celulite " mas diminuíram uns 60% e continuam bem coladas . 

Vou tocar alguma música q disse e gravar . Abs

Em 19/03/2023 at 15:49, Fernando Perilo disse:

T.a de Pioneer eh sofrível. Deixa em off e regula esse "palco" em nível dos falantes.

 

T.a vai matar todo seu som.

Pois é. Por enquanto tô com ele desligado. Liguei dias atrás quando peguei estrada por uma meia hora. Com TA o palco levanta e fica um pouco mais profundo. Tô sem tempo de ouvir o som. Só fim de semana . Abs

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 19/03/2023 at 15:49, Fernando Perilo disse:

T.a de Pioneer eh sofrível. Deixa em off e regula esse "palco" em nível dos falantes.

 

T.a vai matar todo seu som.

T.a é trabalhoso um ajuste fino e agradável. Meu aparelho não tem ta e consegui trazer o som mais para o meio só regulando o balanço mais para a direita. Foi a única coisa que consegui fazer e melhorou.

Nosso ouvido é acostumado com fader 0 e balance 0.

Editado por betodacaravan
edit

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente trabalho. Bom ver que o forum ainda tem gente animada em postar os trabalhos e progressos.

Acompanhando ate agora achei tudo sensacional. Mas náo tenha medo do T.A. E o T.A. dos Pioneers funcionam bem, mas e preciso saber usar. E quando voce o ajusta corretamente ele fica MUITO bom. Nao despreze esta parte, apenas tenha conciencia de que o aprendizado do ouvido e um processo. Cada dia ele aprende uma coisa, seja identificar uma via com problemas, fora de fase, um acoplamento errado, ou quando o T.A. esta fora ou mal ajustado. 

Esta no caminho certo. Parabens.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 23/03/2023 at 08:13, betodacaravan disse:

T.a é trabalhoso um ajuste fino e agradável. Meu aparelho não tem ta e consegui trazer o som mais para o meio só regulando o balanço mais para a direita. Foi a única coisa que consegui fazer e melhorou.

Nosso ouvido é acostumado com fader 0 e balance 0.

Legal esse lance de mexer o balanço. O q sinto no carro é q o lado direto sempre vem mais forte q o esquerdo, movi o tw da esquerda mais virado pra mim pois o copinho do tw possibilita essa pequena correção, no entanto ele não virá o suficiente pra ficar on axis.

Em 26/03/2023 at 14:24, geovanesantos33 disse:

Excelente trabalho. Bom ver que o forum ainda tem gente animada em postar os trabalhos e progressos.

Acompanhando ate agora achei tudo sensacional. Mas náo tenha medo do T.A. E o T.A. dos Pioneers funcionam bem, mas e preciso saber usar. E quando voce o ajusta corretamente ele fica MUITO bom. Nao despreze esta parte, apenas tenha conciencia de que o aprendizado do ouvido e um processo. Cada dia ele aprende uma coisa, seja identificar uma via com problemas, fora de fase, um acoplamento errado, ou quando o T.A. esta fora ou mal ajustado. 

Esta no caminho certo. Parabens.

Obrigado amigo. Realmente o fórum está abandonado, msm assim nao tem outro melhor. 

Foi aqui onde aprendi o pouco q sei em relação a SQ.

Vc tem player da pioneer ? Se tiver, ajudaria muito sua experiência de acerto. Com o TA atuvo sinto profundidade no som e melhor acerto em relação ao tempo do som aos ouvidos apesar de não estar correto. Venho usando ativo o TA e o palco está mais acertado pros meus ouvidos.

Mais uma vez obrigado. Vou gravar mais algumas músicas q o Beto indicou e postar e tbem ver quantos dbs está dando com ele no máximo. Abraços 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Nova regulagem do modo ativo q parece ter ficado mais agradável.

Obs. Tw está passando pelo crossover do kit.

A caixa do sub eu fechei ela coloquei uma madeira e parafusei pra tampar o furo, virou selada.

Tecido da coluna esticaram e dessa vez ficou bom, não descolou e ficaram boas ,então, problema resolvido.

Vou usar por um tempo dessa forma e depois vou usar o kit em bridg no módulo e passar pelo cross pra ver como fica a sonoridade mas ainda vou usar por um tempo dessa forma.

Quando sobrar um tempo filmo como ficou as colunas a caixa e ver quantos dbs tem o som em volume máximo  abraços 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o tw ta passando pelo cross, nao deveria fazer o corte ativo no player;
a caixa vai quebrar galho, mas mesmo assim ainda nao eh ideal, aglomerado de 15mm numa litragem muito diferente da recomendada.
acho q essas distancias ai do t.a tao meio equivocadas, normalmente o t.a do pioneer a distancia eh sempre pra mais, nos meus testes eu media a distancia ate o ouvido e aumentava uns 50/70cm pra ficar algo aceitavel. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Fernando Perilo disse:

se o tw ta passando pelo cross, nao deveria fazer o corte ativo no player;
a caixa vai quebrar galho, mas mesmo assim ainda nao eh ideal, aglomerado de 15mm numa litragem muito diferente da recomendada.
acho q essas distancias ai do t.a tao meio equivocadas, normalmente o t.a do pioneer a distancia eh sempre pra mais, nos meus testes eu media a distancia ate o ouvido e aumentava uns 50/70cm pra ficar algo aceitavel. 

Infelizmente o player não oferece full pro alto, só no médio.

O TA é complexo. Usei a distancia no feeling... os médio na minha opinião tem uma margem maior e consegue se aproximar, o alto difícil. Tô testando o direcionamento dos tw. Vou testar essa distância maior como disse. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica simples. 

Pegue teu telefone, fone de ouvido e escolha algumas musicas de referencia. Sente no carro e escute a musica com o fone. Depois tire o fone e escute a mesma musica no carro. 

Qual o intuito disso? A audicao no fone de ouvido e a referencia, como deve ser. O Carro é o set que precisa ficar como o que voce escutou no fone. 

Fui claro? 

Geralmente num ajuste de palco, voce pode tentar se localizar assim. 
Esquerda, centro esquerda, centro, centro direita, Direita. 

Entao tente achar algumas musicas onde voce vai conseguir perceber os instrumentos, voz de cantor, nestas posicoes. O que muita gente acha é que o palco dever estar todo embolado no centro do painel, e nao e assim. A definicao de palco, nao é apenas centro. É nos mostrar imagem, ou seja, se o cantor andar no palco da direita pra esquerda, voce percebe este movimento. Se a bateria tocar no centro esquerda, voce conseguir perceber isso. Entao, no final um bom acerto, vai te trazer Foco, clareza, organizacao de palco, harmonia. Fazer este palco acontecer no carro nao e facil, por isso deve se ter a referencia.
As vezes o proprio volante, e o painel de instrumentos atrapalham. 

Vai tentando, escutando. Quando mais voce treinar o ouvido, melhor vai ser.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/04/2023 at 12:31, geovanesantos33 disse:

Pegue teu telefone, fone de ouvido e escolha algumas musicas de referencia. Sente no carro e escute a musica com o fone. Depois tire o fone e escute a mesma musica no carro. 

Qual o intuito disso? A audicao no fone de ouvido e a referencia, como deve ser. O Carro é o set que precisa ficar como o que voce escutou no fone. 

Bom dia amigo. Vou fazer esse teste sim. Obrigado pela ajuda.

 

Em 07/04/2023 at 12:31, geovanesantos33 disse:

Entao tente achar algumas musicas onde voce vai conseguir perceber os instrumentos, voz de cantor, nestas posicoes. O que muita gente acha é que o palco dever estar todo embolado no centro do painel, e nao e assim. A definicao de palco, nao é apenas centro. É nos mostrar imagem, ou seja, se o cantor andar no palco da direita pra esquerda, voce percebe este movimento. Se a bateria tocar no centro esquerda, voce conseguir perceber isso. Entao, no final um bom acerto, vai te trazer Foco, clareza, organizacao de palco, harmonia. Fazer este palco acontecer no carro nao e facil, por isso deve se ter a referencia.
As vezes o proprio volante, e o painel de instrumentos atrapalham. 

Vai tentando, escutando. Quando mais voce treinar o ouvido, melhor vai ser.

Estou testando várias distancias pelo TA, mas é aquilo ... parece q vc encontrou o equilíbrio, no outro dia parece q está desequilibrado rsrs. Tô evitando de ficar mudando com frequência. Abraços 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/04/2023 at 07:41, arkham disse:

Bom dia amigo. Vou fazer esse teste sim. Obrigado pela ajuda.

 

Estou testando várias distancias pelo TA, mas é aquilo ... parece q vc encontrou o equilíbrio, no outro dia parece q está desequilibrado rsrs. Tô evitando de ficar mudando com frequência. Abraços 

Mas e assim mesmo. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal resolvi mudar as ligações do kit 2 vias.

Medi dos dbs em volume máximo no modo rede ativo e gerou 85dbs tocando o ruído rosa com o sub desligado. Desfiz a ligação em modo ativo e liguei o amp groundzero 4ch em bridgh no kit 2 vias.

Resetei a central pioneer pra ligá-lo em modo padrao, configurei o crossover em 80hz 12 pra sub, 100hz 12 lado esquerdo e direito do kit2 vias. Coloquei os ganhos do amp em mínimo e coloquei o ruído rosa pra tocar e aumentei no volume máximo q utilizo no player e fui dando ganho no amp, cheguei em 82dbs. Quando tentei chegar aos msm 85dbs q tinha conseguido no modo rede ativo o som perde o brilho e fica abafado. Isso acontece desde os primórdios desse set, quando se aumenta muito o volume automaticamente o som perde brilho e fica grosso (abafado). Consegui um som limpo e equilibrado com 82dbs de volume máximo.

Amp com cerca de 25% de ganho na ligação bridgh e volume no player de cerca de 65% do máximo. 

Vou sair com o carro logo mais e vou escutar como ficou as músicas de costume pra saber se houve melhora ou não na qualidade.

Fiz a mudança meio as pressas com o tempo q me sobrou em horário de trabalho, com o decorrer dos dias vou ajustar melhor .

Depois faço um vídeo mostrando como ficou .abraços 

 

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Dar meu feedback de como o som ficou.

Os tw estão mais presentes, acredito q faltou um pouco de ganho no modo rede. 

Canal 1 e 2 do amp no kit lado motorista, 3 e 4 lado passageiro. O TA ficou confuso de como usá-lo devido a nova ligação.... de momento está desligado.

No geral deu mais vida no som. Abusei um pouco no volume e agradou bastante. 

Abraços 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. Ti há me esquecido q o cross do kit tem um seletor pra regular em low e high, estava em high e coloquei em low e os agudos ficaram mais encorpados e agradou bem mais, estava sentindo os agudos estridentes e pensei q era por estar acostumado com a regulagem anterior em rede e com a mudança os ouvidos estranharam, no entanto, a regulagem low e high fez uma baita diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 23/04/2023 at 10:21, betodacaravan disse:

Veja se os cabos rca´s estão realmente em estéreo...vermelho com vermelho e branco com branco.

Acredito q esteja certo mas vale a conferência... se estiver invertido qual a diferença acarretaria no som ? Dá pra perceber só de ouvido a mudança?

Usei bastante o som no fim de semana e gostei bastante da sonoridade.... em modo rede ativo precisa ter uma precisão muito grande pra ficar ideal... como não tenho conhecimento experiência fica impossível acerto fino apesar do esforço e vontade. 

Mudei a regulagem do crossover na central. Sub em 63hz e kit 2 vias em 80hz 

O ponto negativo dessa ligação em bridgh com o amplificador groundzero é os 10% de distorção.... isso me deixa descontente. De resto tudo ficou mais vivo e bonito de se ouvir.

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal atualizar novamente o projeto. De uns dias pra cá meu tw hora chiavam hora paravam algo aleatório, com motor ligado chiava e as vzs sem o motor ligado :( quando passava burado tbem chiava e parava...

Quando mexi na ligação eu não aterrei o rca no player então fiz um teste aterrado o rca no módulo, não resolveu... ontem revivi o player e aterrei o rca e tinha parecido q tinha resolvid, quando cheguei em casa o chiado ficou pior e além disso esqueci de conectar o cabo da antena do rádio:/ e o volume parou de funcionar deu várias pane..  hoje removi novamente o rádio e isole tudo bem certinho e não precisei aterrar o rca no rádio e tudo está 100% agora vou testar durante os dias pra ver se tudo está ok. Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando. Tudo resolvido, chiado zero funcionamento 100% do player  dei mais uma regulada no som equilibre melhor entre lado esquerdo e direito dos kit 2 vias e tudo está perfeito. 

Fiz um vídeo de como ficou as colunas.

 

Editado por arkham
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...