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ENZO GALO

Sugestão Woofer, Médio e Driver - Trio em carroceria

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Caros amigos, bom dia! Estou remontando meu som, e após pesquisar bastante cheguei a uma configuração, porém gostaria de ter a opinião e sugestões de quem entende.

Alguns anos atrás tive meu som (caixas corneteiras) roubadas e desanimei de som. Vendi algumas coisas e guardei todas a barras. Recentemente decidi remontar.

Tenho de equipamentos os amplificadores:

- 1 Taramps HD 8000

- 2 Banda Expert 1200 

Decidi comprar para tocar no sistema:

- 2 Eros SDS 2.7 18" ou 2 Target Bass 3K 18" (gostaria de ter a opinião de vocês qual seria mais adequado, pensando em rendimento e qualidade). Escolhi estes Woofers pq o projeto da caixa que a própria Eros fornece no site cabe perfeitamente na carroceria do meu carro de forma a fechar a lona e poder viajar.

- 3 Oversound MG 12-400 ou 3 Eros 12" (fiz uma lista de possíveis opções E12 LC BLACK, E-450 TC BLACK, E-412 MG e e-412 HX BLACK) que estão na faixa de potência entre 400 e 450 W RMS. 

Para alimentar cada médio graves de 12" vou usar 2 saídas de 300W em bridge de cada Branda Expert, ou seja, 600 W para alimentar cada Médio Grave. Irá sobrar então duas saídas para os drives.

- 4 ETD 72300 ou 4 DTI 9950 (aceito sugestões, estou buscando grande qualidade aliado pressão sonora e volume quando for preciso). Sei que é uma quantidade grande de drives, mas é esta a intenção mesmo. Para acompanhar o sistema, abaixo o som delas no Cross, quando eu precisar rachar, aumento o ganho delas no Cross.

Os Drives vão ser alimentados por 600 W de duas saídas da Banda que irão sobrar depois de alimentar os 3 médios de 12".

- Fonte de 150 Amperes. Considerei olhando a potência de meus graves. 50 amperes para cada 1000 W de grave.

- Bateria??? 

Editado por ENZO GALO

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Antes de mais nada, qual a intenção do som? Racha? Abaafar outros sons? Tocar o mais alto possível? Ou ter o máximo em qualidade, subgraves? Ou animar festa em família ou até alugar?

Pq cada um desses vai ter uma pegada e proposta diferentes.. e dificilmente (quase impossível) um som de racha vai agradar uma pessoa que gosta de som de qualidade! E vice-versa... prum som de qualidade conseguir fazer racha, teria que ser um puuuuuta caminhão com trocentos graves, médios, altas... 

Enfim, dá um retorno pra gnt analisar com mais calma! 

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O interesse é em ter um som de qualidade extraindo o melhor dos Subgraves e médios de qualidade. Mas em ter também uma "sobra" de drives (agudos), caso eu venha a precisar subir o som. 

O som não é para alugar. É para meu lazer, fazer minhas festas e festas com meus amigos.

Eu não tenho o interesse em tampar ou abafar outras pessoas que estejam curtindo o som delas, mas eu não quero ser abafado caso eu esteja curtindo o meu som (dentro do possível que meu equipamento alcance). Lógico que existem sons que sempre vão te abafar.

Eu sei que os drives que no primeiro instante eu propus estão hiperdimensionados para o resto. Está sobrando muito agudo. Eu escolhi drive ti pois não quero usar tweeter.

Eu acredito que mesmo tendo drives d+, seria simples diminuir o volume deles no crossover adequando o som ao que me agrada balanceando com os graves e médios (cada um no seu devido corte de Hz). Ao instante que eu verifique a necessidade de aumentar o volume do som caso alguém tente me abafar, eu tiro o ganho (volume) dos graves e médios e ajusto o corte deles no cross,  ajusto o corte dos drives e aumento o volume dos drives no cross. Com os mesmos equipamentos já tenho uma configuração de som diferente, que antes era de qualidade onde eu usava a capacidade dos drives bem abaixo do que eles podem fornecer de forma a balancear com o graves e médios que tenho disponíveis. E com as alterações já tenho uma configuração voltada pra racha, onde estou usando a capacidade toda dos drives.  Se eu estiver enganado quanto a esta possibilidade por favor me esclareça.

Eu verifiquei pesquisando hoje, que tem drives fenólicos que tem voz mais encorpada (por darem resposta melhor em Hz menos altos). Pensei que talvez usar dois drives fenólicos (D405 por exemplo) e 2 drives ti seria uma solução para ter um som mais completo. Uma vez que vi muitos relatos de drives ti não darem boas respostas para vozes mais graves por exemplo. Não sei se esta é uma boa solução para promover uma melhora.

Em resumo, eu sei que estou investindo numa quantidade de drives acima do que preciso, e talvez vc considere que estou jogando dinheiro fora. Contudo se eu tenho 2 vezes mais drives do que eu preciso, eu vou usar o volume deles pela metade no cross (por exemplo). Onde terei um som de qualidade, graves, médios e agudos bem dimensionados. E se porventura eu venha a estar numa situação onde eu precise rachar o som (por alguém tentar me abafar ou por ir num evento onde todos estejam rachando som, ou numa competição de som), eu passo a usar a capacidade dos meus drives. Todo som de racha tem muito drive, mas também tem um pouco de grave e médio.

No meu tópico inicial não fiz referência ao crossover. Caso tenha sugestão para a situação apresentada fico grato.

Sobre as cornetas citei dois modelos que ando pesquisando ETD 72300 ou 4 DTI 9950, mas aceito sugestões principalmente pensando no custo x beneficio. Porém pensando na potência de 150W RMS aproximadamente (pois é a potência disponível para cada drive na configuração montada).

Muito obrigado pela atenção.

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4 horas atrás, ENZO GALO disse:

O interesse é em ter um som de qualidade extraindo o melhor dos Subgraves e médios de qualidade. Mas em ter também uma "sobra" de drives (agudos), caso eu venha a precisar subir o som. 

O som não é para alugar. É para meu lazer, fazer minhas festas e festas com meus amigos.

Eu não tenho o interesse em tampar ou abafar outras pessoas que estejam curtindo o som delas, mas eu não quero ser abafado caso eu esteja curtindo o meu som (dentro do possível que meu equipamento alcance). Lógico que existem sons que sempre vão te abafar.

Você tendo ciência disso já é MUITO bom, pois já vi muita gente com som grande queimando metade do som pra "disputar" com outro. 

É complicado. Se não deu, não insiste. É assim mesmo! Anderson Silva nocateou trocentos, mas teve um ou outro que derrubaram ele, acontece. O caminho é esse. Saber que é forte, mas tem limites, SIM!

4 horas atrás, ENZO GALO disse:

Eu sei que os drives que no primeiro instante eu propus estão hiperdimensionados para o resto. Está sobrando muito agudo. Eu escolhi drive ti pois não quero usar tweeter.

Eu acredito que mesmo tendo drives d+, seria simples diminuir o volume deles no crossover adequando o som ao que me agrada balanceando com os graves e médios (cada um no seu devido corte de Hz). Ao instante que eu verifique a necessidade de aumentar o volume do som caso alguém tente me abafar, eu tiro o ganho (volume) dos graves e médios e ajusto o corte deles no cross,  ajusto o corte dos drives e aumento o volume dos drives no cross. Com os mesmos equipamentos já tenho uma configuração de som diferente, que antes era de qualidade onde eu usava a capacidade dos drives bem abaixo do que eles podem fornecer de forma a balancear com o graves e médios que tenho disponíveis. E com as alterações já tenho uma configuração voltada pra racha, onde estou usando a capacidade toda dos drives.  Se eu estiver enganado quanto a esta possibilidade por favor me esclareça.

Os processadores, no geral, tem como salvar "Presets" pra cada ocasião.

No teu caso, serão 2 presets! Um pra tocar "qualidade", onde vai estar 100% alinhadinho, flat.. e outro pra "rendimento", onde vai fazer com que o som toque no máximo sem queimar. Vc usa cada um de acordo com o momento. Qualquer processador moderno tem essas funções, recomendo muito o novo da expert.. 


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2810358038-processador-expert-px2-connect-bluetooth-r-line-modelo-2023-_JM#position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=34c406f1-dfa4-4bfd-80c5-ce5ebbe9d83a

...alias, esqueci de perguntar outra coisa! Vai ser em formado "som profissional", ou paredão?

Pq se for paredão, segue o que tá acima! Se for nos moldes de som profissional, dá pra analisar outro!

 

 

4 horas atrás, ENZO GALO disse:

Eu verifiquei pesquisando hoje, que tem drives fenólicos que tem voz mais encorpada (por darem resposta melhor em Hz menos altos). Pensei que talvez usar dois drives fenólicos (D405 por exemplo) e 2 drives ti seria uma solução para ter um som mais completo. Uma vez que vi muitos relatos de drives ti não darem boas respostas para vozes mais graves por exemplo. Não sei se esta é uma boa solução para promover uma melhora.


Isso é relativo. Se for considerar a 9950ti, ela pega desde 500hz acima! Massss.. eu prefiro woofers que subam bem, pra fazer com que independente do driver, soe bem! Ex.: HPX 2120

 

 

4 horas atrás, ENZO GALO disse:

Em resumo, eu sei que estou investindo numa quantidade de drives acima do que preciso, e talvez vc considere que estou jogando dinheiro fora. Contudo se eu tenho 2 vezes mais drives do que eu preciso, eu vou usar o volume deles pela metade no cross (por exemplo). Onde terei um som de qualidade, graves, médios e agudos bem dimensionados. E se porventura eu venha a estar numa situação onde eu precise rachar o som (por alguém tentar me abafar ou por ir num evento onde todos estejam rachando som, ou numa competição de som), eu passo a usar a capacidade dos meus drives. Todo som de racha tem muito drive, mas também tem um pouco de grave e médio.

No meu tópico inicial não fiz referência ao crossover. Caso tenha sugestão para a situação apresentada fico grato.

Sobre as cornetas citei dois modelos que ando pesquisando ETD 72300 ou 4 DTI 9950, mas aceito sugestões principalmente pensando no custo x beneficio. Porém pensando na potência de 150W RMS aproximadamente (pois é a potência disponível para cada drive na configuração montada).

Muito obrigado pela atenção.

Rapaz, se for entrar na questão de investimento (se é racional ou não), você não vai montar esse som! Pq é um gasto relativamente alto, pra um uso relativamente pouco! Quantas vezes você liga um som desse porte?

Falo pq apesar de acompanhar vocês aqui, meu ramo hoje é 100% som profissional. E eu tenho um sisteminha de 6kw que raríssimamente eu uso! Digo pq... pra festas grandes, ele não é tão grande (ex.: pra 10k pessoas, como festas de cidade).. e pra festa pequena, é raro eu conseguir ligar ele sem baixar polícia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tenho ele "parado" desde 2016... usei 3 ou 4 vezes no ano de lá pra cá! Tenho usado mais os sistemas compactos.. com 15+ti por caixa e um sub no centro! (pra DJ)

E não, eu não recomendo 4x 9950! A galera abusa nos drivers pra poder fazer berreiro. Mas acho isso MUITA bobagem. Na boate que tive entre 2013 e 2016, num dado FDS os drivers queimaram por vacilo meu. E quem deu conta de tocar os agudos da boate foi um par de D220ti... eram 8x18" + 4x12" + 2xD220ti... e rolou de boas! Fez um pouco de falta, mas a galera curtiu suave. Aí você tire por aí!

Vc quer usar 2x18" e 4 drivers que cada um toca por uns 8 D220ti! 

Sinceramente, apenas UM 9950 já acompanharia teu sistema com folga. E eu usaria assim se fosse meu! Faria uma caixa na configuração D'Apolitto, onde o driver fica no centro dos falantes, causando um acoplamento impecável!

Asymmetrical D'Appolito? | diyAudio

E de quebra, faria uma corneteira com umas 4x D405 (ou mais), que só seriam ligadas caso surgisse alguém pra te atrapalhar! Mas, sinceramente, eu não teria essa corneteira! Não coostumo tocar onde vai mais gente incomodar!

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17 horas atrás, blOom disse:

Você tendo ciência disso já é MUITO bom, pois já vi muita gente com som grande queimando metade do som pra "disputar" com outro. 

É complicado. Se não deu, não insiste. É assim mesmo! Anderson Silva nocateou trocentos, mas teve um ou outro que derrubaram ele, acontece. O caminho é esse. Saber que é forte, mas tem limites, SIM!

Sim, eu já queimei som por rachas bestas sem sentido, e tenho consciência que todo equipamento tem seu limite. Não posso querer que ele faça mais do que ele está calibrado e dimensionado para fazer né?! :) 

17 horas atrás, blOom disse:

...alias, esqueci de perguntar outra coisa! Vai ser em formado "som profissional", ou paredão?

É paredão. Porém é um paredão formado por duas caixas. Uma pros graves (Eros SDS 2.7 ou Target Bass 3.0). E uma pros médios e drives. A caixa dos graves indicada pelo fabricante (Eros) cabe perfeitamente na carroceria do meu carro, de forma que a altura da caixa permite que eu feche a capota marítima sem que ninguém perceba que tem um som ali por baixo. Conseguiu me entender? A altura da caixa vai ser exatamente a altura do piso da carroceria para a capota marítima. A foto abaixo é de um som que tinha em 2011 porém esses auto falantes são de 15". Foi meu primeiro som (não tinha médios). Veja que são duas caixas. Se eu retirar a caixa das cornetas e colocar na carroceria, eu fecho a carroceria, fecho a capota marítima e viaja para qualquer lugar sem mostrar que tem um som ali de baixo. O layout das caixas novas já está montado, mas não vou colocar aqui para não carregar d++. Numa caixa vai os dois graves tocada pela HD8000  e na outra os 3 médios de 12" da oversound e 4 cornetas tocada por 2 Banda Expert 1200. Vc tem alguma referência da corneta da Eros E 72300 titânio? Já viu tocar, tem algum comparativo com oversoud 9950 ou D405?

 

20221010122806DSC01207 (2).JPG

17 horas atrás, blOom disse:

Rapaz, se for entrar na questão de investimento (se é racional ou não), você não vai montar esse som! Pq é um gasto relativamente alto, pra um uso relativamente pouco! Quantas vezes você liga um som desse porte?

Eu moro em Medina-MG. Cidade de uns 20.000 habitantes no nordeste de Minas. A intenção e fazer farra nas roças, eu fazia muita farra em minha casa também (minha área em casa é grande), eu fazia festas para mais de 200 pessoas em casa. A polícia pode multar, e até aprender som sim, mas eu tenho um bom conhecimento com os policiais na cidade e não sou aquele cara de ficar criando problemas. Então eu creio que vai dar pra curtir bastante. Aqui na região tem muita vaquejada, e nesses locais pode ligar tranquilo. Então, eu vou investir, mas acredito que vou aproveitar meu investimento. Por isso estou querendo algo muito bom, desde que caiba no espaço de minha carroceria da forma que planejei.

Então até o momento estou bem inclinado em montar:

1 Módulo HD 8000 - Tocando 2 SDS 2.7 18" ou 2 Target Bass 3.0K 18" (Qual vc escolheria pensando em qualidade, rendimento e considerando que terá oportunidades que ficará um bom tempo tocando, pois sei que por quanto mais tempo tocando mais esquenta e perde rendimento, porém é saber se tem diferença substancial entre a duas de potência e rendimento)

Banda Expert 1200 - Tocando 3 Oversound MG 12 -400 + 2 ovesoud 9950 ti + 2 E 72300 ti ou 2 D405 ti (vou descartar e ideia de fenólico), acredito que os médios vão responder bem. Estipulei que cada médio de 400W será alimentado por 600W.

Curva de resposta dos médios para a caixa sugerida deles.

20221010011451image.png

20221010011337image.png

Editado por ENZO GALO

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O pessoal tem instalado muito som aqui assim:

 



Sistema 4 vias som na S10 /médios snake - YouTube

 

Fica abaixo da capota.. e não precisa montar/desmontar. Sò que aí em cima são 2x8" pra 1 grave de 18".. casa certin o tamanho! Creio que dê pra fazer com 12" também, um por lado. Pelo menos eu tentaria assim, pq ficaria com preguiça de montar e desmontar todo fds! o-o-
 

17 horas atrás, ENZO GALO disse:

O layout das caixas novas já está montado, mas não vou colocar aqui para não carregar d++. Numa caixa vai os dois graves tocada pela HD8000  e na outra os 3 médios de 12" da oversound e 4 cornetas tocada por 2 Banda Expert 1200. Vc tem alguma referência da corneta da Eros E 72300 titânio? Já viu tocar, tem algum comparativo com oversoud 9950 ou D405?

 

 

Ah, se for usar 3 médios, fecha certinho também lado-a-lado com os 18". Só vai sobrar driver, especialmente se for de 9950!

Agora, veja um detalhe: D405 é fenólica, pede tweeter. Seria comparável com D408ti! A 9950 equivale a uma D405 + uma D408ti sozinha, pq ela pega do médio mais gordo (ali pelos 800hz) e sobe até o agudo mais fino!

Especificamente a 72300 eu não conheço. Mas creio que seja a sucessora da 7200. Se for isso mesmo, é um bom driver.. mas quando exigido no limite, berra que é a beleza! Não que isso seja bom/ruim.. é mais coisa pra turma do racha mesmo! Eu usava em meu sistema a 3100 snake, que mesmo no limite, toca aveludada e com timbre gostoso! Me agrada BEM mais!

 

17 horas atrás, ENZO GALO disse:

Então até o momento estou bem inclinado em montar:

1 Módulo HD 8000 - Tocando 2 SDS 2.7 18" ou 2 Target Bass 3.0K 18" (Qual vc escolheria pensando em qualidade, rendimento e considerando que terá oportunidades que ficará um bom tempo tocando, pois sei que por quanto mais tempo tocando mais esquenta e perde rendimento, porém é saber se tem diferença substancial entre a duas de potência e rendimento)

Banda Expert 1200 - Tocando 3 Oversound MG 12 -400 + 2 ovesoud 9950 ti + 2 E 72300 ti ou 2 D405 ti (vou descartar e ideia de fenólico), acredito que os médios vão responder bem. Estipulei que cada médio de 400W será alimentado por 600W.

Curva de resposta dos médios para a caixa sugerida deles.

20221010011451image.png

20221010011337image.png

 

Nos graves, eu estaria mais entre Eros SDS 2.7k e Vulcano 3.8k 18". Digo pq as target tem x-max baixíssimo! São falantes feito pra som mais seco.. aquele grave "tuc tuc tuc" com subgrave mais discreto. Já a SDS e Vulcano, são mais subão mesmo! Outro que também dá pra cogitar, é a Tornado.. 2200 18"... ela é puro subwoofer! Não joga tão longe quanto as anteriores, mas pra perto é a que tem melhor subgrave!

Detalhe que 80% do resultado depende da caixa. De nada adianta comprar o melhor falante do mundo e fazer caixa mal feita, mal travada! 

 

Quanto aos médios, eu tentaria ir de HPX.. são fortes, supririam uma eventual necessidade de mais SPL, e ao mesmo tempo, de excelente timbre! Tocam de 80 a 2000hz com folga e relativamente flat! Mas os over não fazem feio! 

E quanto à bateria, que tu comentou no começo, depende do quanto pretende tocar com o carro parado! 

Por exemplo... especificamente em meu caso, eu RARAMENTE tocava com carro parado e sem tomada! Qdo tocava sempre tinha tomada ou deixava o carro ligado. Logo, eu usei pouca bateria mas uma fonte parrudinha! Mas aí tu tem que ter ciência de que... (no meu caso) por ter pouca bateria, com o carro desligado e sem tomada, eu só podia deixar até 50% do volume NO MÁXIMO. Pq se eu deixo no limite, a bateria não durava nem 1h! Já com o carro funcionando, eu podia deixar até 70% do limite +/-! Raramente nos 80%! Pq o alternador não era tão forte assim... sofria um pouco pra segurar o som e a carga da bat. Já com fonte, o som tocava  100% sem dificuldade nenhuma. Mesmo com pouca bat, a fonte supria 100% da demanda! Detalhe que usei um barramento caprichado, ligando a fonte a todos os amps com os cabos recomendados! 

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3 horas atrás, blOom disse:

Fica abaixo da capota.. e não precisa montar/desmontar. Sò que aí em cima são 2x8" pra 1 grave de 18".. casa certin o tamanho! Creio que dê pra fazer com 12" também, um por lado. Pelo menos eu tentaria assim, pq ficaria com preguiça de montar e desmontar todo fds! o-o-

Isso é o de menos, a turma é grande. Sempre vai ter gente para montar e desmontar. Junta dois marmanjos e coloca uma caixa em cima da outra ou tira. Se eu montar o som e gastar, pelo menos montar e desmontar os caras tem que fazer né não?? kkkkkk

 

3 horas atrás, blOom disse:

Ah, se for usar 3 médios, fecha certinho também lado-a-lado com os 18". Só vai sobrar driver, especialmente se for de 9950!

Agora, veja um detalhe: D405 é fenólica, pede tweeter. Seria comparável com D408ti! A 9950 equivale a uma D405 + uma D408ti sozinha, pq ela pega do médio mais gordo (ali pelos 800hz) e sobe até o agudo mais fino!

Especificamente a 72300 eu não conheço. Mas creio que seja a sucessora da 7200. Se for isso mesmo, é um bom driver.. mas quando exigido no limite, berra que é a beleza! Não que isso seja bom/ruim.. é mais coisa pra turma do racha mesmo! Eu usava em meu sistema a 3100 snake, que mesmo no limite, toca aveludada e com timbre gostoso! Me agrada BEM mais!

Eu dei uma olhada aqui e não estou achando ofertas da D408ti. Acredito que ela foi descontinuada. Aparece a D409ti como substituta. Eu olhei aqui a 3100 snake que vc citou. De acordo com a caixa que está projetada caberiam 3 cornetas 3100 snake. Vc acha que os 3 drives 3100 da snake renderiam equiparado com 2 drives D409ti? Já que com o som no limite como vc falou elas tocam com timbre bacana, caso não perca em muito para 2 D409ti vale a pena pensar.

 

3 horas atrás, blOom disse:

Nos graves, eu estaria mais entre Eros SDS 2.7k e Vulcano 3.8k 18". Digo pq as target tem x-max baixíssimo! São falantes feito pra som mais seco.. aquele grave "tuc tuc tuc" com subgrave mais discreto. Já a SDS e Vulcano, são mais subão mesmo! Outro que também dá pra cogitar, é a Tornado.. 2200 18"... ela é puro subwoofer! Não joga tão longe quanto as anteriores, mas pra perto é a que tem melhor subgrave!

Detalhe que 80% do resultado depende da caixa. De nada adianta comprar o melhor falante do mundo e fazer caixa mal feita, mal travada! 

Vou de SDS 2.7 pois a caixa sugerida pelo fabricante encaixa perfeitamente em minha carroceria. Vou cobrar do cara que fizer fidelidade e acabamento perfeito no travamento e tudo mais. A caixa é um instrumento musical que compõe o Woofer. Eu tenho consciência disso.

3 horas atrás, blOom disse:

Quanto aos médios, eu tentaria ir de HPX.. são fortes, supririam uma eventual necessidade de mais SPL, e ao mesmo tempo, de excelente timbre! Tocam de 80 a 2000hz com folga e relativamente flat! Mas os over não fazem feio! 

Eu olhei aqui os HPX2120. Não achei ofertas dele. Parece que foi descontinuado. Mas também eu tenho disponível para tocar o médios 600W por Médio de 12". Não seria o ideal ter sobre de RMS da barra para tocar? Não seria melhor aplicar 600W em um Médio Grave de 400W, do que 600W em um Médio Grave de 600W para poder retirar melhor rendimento do auto falante? Eu vou o Oversoundo mesmo, até pq o modelo da caixa sugerida pelo fabricante se encaixou perfeitamente na minha caixa de médio e drives. Mas fica aí o questionamento do casamento ideal dos RMSs.

 

3 horas atrás, blOom disse:

E quanto à bateria, que tu comentou no começo, depende do quanto pretende tocar com o carro parado! 

Por exemplo... especificamente em meu caso, eu RARAMENTE tocava com carro parado e sem tomada! Qdo tocava sempre tinha tomada ou deixava o carro ligado. Logo, eu usei pouca bateria mas uma fonte parrudinha! Mas aí tu tem que ter ciência de que... (no meu caso) por ter pouca bateria, com o carro desligado e sem tomada, eu só podia deixar até 50% do volume NO MÁXIMO. Pq se eu deixo no limite, a bateria não durava nem 1h! Já com o carro funcionando, eu podia deixar até 70% do limite +/-! Raramente nos 80%! Pq o alternador não era tão forte assim... sofria um pouco pra segurar o som e a carga da bat. Já com fonte, o som tocava  100% sem dificuldade nenhuma. Mesmo com pouca bat, a fonte supria 100% da demanda! Detalhe que usei um barramento caprichado, ligando a fonte a todos os amps com os cabos recomendados! 

Meu carro é uma Frontier. Ela tem um suporte para bateria que fabricamos para meu som anterior (o que roubaram minha caixa de médios de cornetas). Fica debaixo do carro. Quem olha acha que não tem bateria para tocar o som. É muito bem feito, fica escondido e encaixado num espaçozinho que achamos debaixo da carroceria. Tivemos que mudar o cano de descarga do lugar para dar certo. Estou bem inclinado em usar uma bateria da Stroke Power de 300 ou 400 amperes. Mas ainda estou avaliando. Caso tenha alguma sugestão!!....

E fonte vai ser uma de 150 amperes. Ou JFA ou Usina. Mas caso tenha alguma sugestão!!...

Eu tenho consciência da questão da alimentação do som, e concordo plenamente contigo sobre estas questões da forma de usar de acordo com a disponibilidade de energia para alimentar a fonte ou não, etc. Eu já tenho uma extensão de 30 metros para ligar a fonte sempre que puder.

Quando estiver tudo montado vou postar aqui as fotos da bateria montada por baixo do carro, barras atrás do banco traseiro e caixas na carroceria.

E mais uma vez muito obrigado pela ajuda até o momento.

Só mais uma questão. Para eu ligar instrumentos tipo voz, guitarra e teclado, para usar o som para fazer um showzinho com amigos, seria necessário adicionar uma mini mesa de som? Ou não é necessário. Talvez tenha crossover maior e com mais funções que talvez permita isso. Por isso a pergunta.

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2 horas atrás, ENZO GALO disse:

Isso é o de menos, a turma é grande. Sempre vai ter gente para montar e desmontar. Junta dois marmanjos e coloca uma caixa em cima da outra ou tira. Se eu montar o som e gastar, pelo menos montar e desmontar os caras tem que fazer né não?? kkkkkk

Então assim tá suave! Pq muita festa que eu colo, é 90% mulher... daí pedir pras mulher ajudar a descer caixa de som é f*da kkkkkkkk mas no teu caso, é suave! 
 

2 horas atrás, ENZO GALO disse:

Eu dei uma olhada aqui e não estou achando ofertas da D408ti. Acredito que ela foi descontinuada. Aparece a D409ti como substituta. Eu olhei aqui a 3100 snake que vc citou. De acordo com a caixa que está projetada caberiam 3 cornetas 3100 snake. Vc acha que os 3 drives 3100 da snake renderiam equiparado com 2 drives D409ti? Já que com o som no limite como vc falou elas tocam com timbre bacana, caso não perca em muito para 2 D409ti vale a pena pensar.

Rapaz, uma única D3100 ou 409ti já acompanharia todo seu sistema com extrema folga! Se tu quer algo flat mesmo, se vacilar, uma D220ti talvez já acompanhasse tudo! Por isso q digo desde o começo, que um par já tá bom demais.. mas a grana é tua, vai como tu quiser! 
 

2 horas atrás, ENZO GALO disse:

Vou de SDS 2.7 pois a caixa sugerida pelo fabricante encaixa perfeitamente em minha carroceria. Vou cobrar do cara que fizer fidelidade e acabamento perfeito no travamento e tudo mais. A caixa é um instrumento musical que compõe o Woofer. Eu tenho consciência disso.

Tenta fazer uma caixa com sintonia baixa.. perde um pouco no SPL mas ganha mto na qualidade! Se possível, faz a caixa sintonizada na FS do falante! (pede pro instalador pra ver a simulação da resposta... se ele disser que não tem, é pq vai fazer "No olho")

 

 

2 horas atrás, ENZO GALO disse:

Eu olhei aqui os HPX2120. Não achei ofertas dele. Parece que foi descontinuado. Mas também eu tenho disponível para tocar o médios 600W por Médio de 12". Não seria o ideal ter sobre de RMS da barra para tocar? Não seria melhor aplicar 600W em um Médio Grave de 400W, do que 600W em um Médio Grave de 600W para poder retirar melhor rendimento do auto falante? Eu vou o Oversoundo mesmo, até pq o modelo da caixa sugerida pelo fabricante se encaixou perfeitamente na minha caixa de médio e drives. Mas fica aí o questionamento do casamento ideal dos RMSs.


Doideira pq o HPX é o melhor falante 12" já lançado no Brasil em termos de qualidade + SPL! Não vejo pq descontinuarem! Talvez por usar material mto refinado e consequentemente caro (tipo o 18SW1P, que o reparo era todo JBL gringo)

2 horas atrás, ENZO GALO disse:

Meu carro é uma Frontier. Ela tem um suporte para bateria que fabricamos para meu som anterior (o que roubaram minha caixa de médios de cornetas). Fica debaixo do carro. Quem olha acha que não tem bateria para tocar o som. É muito bem feito, fica escondido e encaixado num espaçozinho que achamos debaixo da carroceria. Tivemos que mudar o cano de descarga do lugar para dar certo. Estou bem inclinado em usar uma bateria da Stroke Power de 300 ou 400 amperes. Mas ainda estou avaliando. Caso tenha alguma sugestão!!....

E fonte vai ser uma de 150 amperes. Ou JFA ou Usina. Mas caso tenha alguma sugestão!!...

Eu tenho consciência da questão da alimentação do som, e concordo plenamente contigo sobre estas questões da forma de usar de acordo com a disponibilidade de energia para alimentar a fonte ou não, etc. Eu já tenho uma extensão de 30 metros para ligar a fonte sempre que puder.

Quando estiver tudo montado vou postar aqui as fotos da bateria montada por baixo do carro, barras atrás do banco traseiro e caixas na carroceria.

E mais uma vez muito obrigado pela ajuda até o momento.

Só mais uma questão. Para eu ligar instrumentos tipo voz, guitarra e teclado, para usar o som para fazer um showzinho com amigos, seria necessário adicionar uma mini mesa de som? Ou não é necessário. Talvez tenha crossover maior e com mais funções que talvez permita isso. Por isso a pergunta.

Fonte JFA é mais caprichada pra dar carga lenta nas baterias! Vc pode deixar "dormir" carregando que é de boas! Apesar que as novas usinas prometem fazer isso também, mas ainda não testei dessas novas! 

Quanto a ligar mais coisa no som, usa uma mesa de som mesmo! SNME a Taramps tem uma bem barata e completinha! 

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2819225387-mixer-equalizador-taramps-t0602-6-entradas-2-saidas-4-bandas-_JM#position=10&search_layout=stack&type=item&tracking_id=4815886c-f734-43cf-b3b2-605f7e746965&gid=1&pid=1

Essa já toca até uma bandinha com meia dúzia de instrumentos! 

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57 minutos atrás, blOom disse:

Rapaz, uma única D3100 ou 409ti já acompanharia todo seu sistema com extrema folga! Se tu quer algo flat mesmo, se vacilar, uma D220ti talvez já acompanhasse tudo! Por isso q digo desde o começo, que um par já tá bom demais.. mas a grana é tua, vai como tu quiser! 

Eu entendo perfeitamente sua colocação. O que eu quero evitar e eu sei que vai acontecer é o seguinte:

Você vai lá e monta um som bacana flat bem dimensionado.

2 SDS 2.7 18"

3 Oversound MG 12-400

1 D3100

Aí você está curtindo com umas negas e a galera numa vaquejada ou numa festa. Aí encosta um carro com um som cheio de remendo e sem dimensionamento. Aí o cara vem com 2 cornetas D405 e twiter fazendo gritaria e abafa ou equipara o seu som e atrapalha sua curtição. Fica todo mundo escutando a metade de cada um. Ou mesmo se o meu está mais alto e melhor, mas se não abafa totalmente o dele ele não para de incomodar com o som todo desregulado e cheio de gritaria. Aí nesta hora eu iria ficar me lamentando pq eu não coloquei 2 Oversound 9950 + 3 D3100 ou 2 D409 ti ou 2 ETD-72300. Pq com 2 Oversound 9950 + 3 D3100 ou 2 D409ti ou 2 ETD-72300 eu mexia na regulagem do cross para colocar na configuração de racha e abafaria o som dele por definitivo, ele sossegava e desligava o som e eu voltava a regular o som para a configuração de qualidade e continuava na minha farra sem me aborrecer.

Não sei se consegui te fazer me entender. Todo mundo já passou por isso mexendo com som rsrs.

Mas uma hora vai chegar um cara com uma som muiiito grande. Aí eu vou deixar ele ligar o dele e tirar o meu de campo. Ou vamos ligar junto tocando em série a mesma música.

Então dentro de sua experiência o que tocaria mais? 3 D3100 ou 2 D409 ti (acredito que a D409 ti vai tocar o mesmo que D408ti tocava). Ainda estou pensando na ETD-72300 pois a sensibilidade dela é de 114,29 db. Sensibilidade da Snake 111 db. Sensibilidade da D409 ti 111 db. Mas estou com medo do som da ETD-72300 ser muito agudo. Pelos relatos que venho acompanhando os Drives da Eros quando vc exige deles eles gritam muito agudo, porém é a gritaria que faz ele encobrir os outros rsrs.

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Entendo bem seu lado. Mas em meu caso, eu nunca passei por problemas assim, pq sempre ligo meu som em festa fechada (onde n tem chance disso acontecer), e minha turma sempre fica perto do meu som! Se alguém liga outro do lado, mal escuta! 


E, como indiquei lááá em cima, no começo do tópico... se o som fosse meu, eu montaria ele equilibradinho.. e faria umas 2 corneteiras.. cada uma com 4x D405... se aparecer esse tal rapaz, vc liga as duas corneteiras, bota em cima do carro e vira pro som dele kkkkkkkk

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Em 11/10/2022 at 14:41, blOom disse:

Tenta fazer uma caixa com sintonia baixa.. perde um pouco no SPL mas ganha mto na qualidade! Se possível, faz a caixa sintonizada na FS do falante! (pede pro instalador pra ver a simulação da resposta... se ele disser que não tem, é pq vai fazer "No olho")

Aproveitando o topico do amigo, essa recomendação da sintonia na fs do falante ? Vai conseguir usar ele em potência musical ? Digo porque aquele meu de 18 a fs é em 29hz, não seria muito baixo pra caixa ?

Analisando meu uso e que nem coloquei o modulo do grave, vejo que um grave de 12 que descesse bem era o que eu precisava,mas enfim, agora aguentakkkkk

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Em 11/10/2022 at 16:07, ENZO GALO disse:

evitar e eu sei que vai acontecer é o seguinte:

Você vai lá e monta um som bacana flat bem dimensionado.

2 SDS 2.7 18"

3 Oversound MG 12-400

1 D3100

Aí você está curtindo com umas negas e a galera numa vaquejada ou numa festa. Aí encosta um carro com um som cheio de remendo e sem dimensionamento. Aí o cara vem com 2 cornetas D405 e twiter fazendo gritaria e abafa ou equipara o seu som e atrapalha sua curtição. Fica todo mundo escutando a metade de cada um. Ou mesmo se o meu está mais alto e melhor, mas se não abafa totalmente o dele ele não para de incomodar com o som todo desregulado e cheio de gritaria. Aí nesta hora eu iria ficar me lamentando pq eu não coloquei 2 Oversound 9950 + 3 D3100 ou 2 D409 ti ou 2 ETD-72300. Pq com 2 Oversound 9950 + 3 D3100 ou 2 D409ti ou 2 ETD-72300 eu mexia na regulagem do cross para colocar na configuração de racha e abafaria o som dele por definitivo, ele sossegava e desligava o som e eu voltava a regular o som para a configuração de qualidade e continuava na minha farra sem me aborrecer.

Não sei se consegui te fazer me entender. Todo mundo já passou por isso mexendo com som rsrs.

Acontece com meu vizinho, o som dele tem uma grave forte, mas a voz é sem qualidade, aí quando eu ligo o meu, eu escuto o grave dele e o meu agudo, aí eu simplesmente desligo e deixo a turma dele escutar apenas batida e as vozes deles mesmo.

No seu caso, acho que e bom deixar a turma doer o ouvido um pouco e depois vir um ou outro pedir pra vc deixar seu som ligado.

Uma coisa eu te falo, um grave mais forte desconserta o cara mais que gritaria, o grave vc sente véi.

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6 horas atrás, higinomacedo disse:

Aproveitando o topico do amigo, essa recomendação da sintonia na fs do falante ? Vai conseguir usar ele em potência musical ? Digo porque aquele meu de 18 a fs é em 29hz, não seria muito baixo pra caixa ?

Analisando meu uso e que nem coloquei o modulo do grave, vejo que um grave de 12 que descesse bem era o que eu precisava,mas enfim, agora aguentakkkkk

Ao sintonizar a caixa na FS do falante, o duto acaba funcionando como uma "mola", segurando o cone. 

Mas uma caixa sintonizada em 29hz pra trio é brabo! Eu usaria, pq gosto de subgrave..  mas não agradaria  a enorme maioria! 

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3 horas atrás, blOom disse:

Ao sintonizar a caixa na FS do falante, o duto acaba funcionando como uma "mola", segurando o cone. 

Mas uma caixa sintonizada em 29hz pra trio é brabo! Eu usaria, pq gosto de subgrave..  mas não agradaria  a enorme maioria! 

Fora que iria ficar um enorme duto pra não soprar, acho que vou sintonizar ela em uns 48hz, o de 15 era em 49hz e eu gostava do som.

Lembrei do que vc falou do investimento dos velhos e dos novos.kkkkk

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Demorei muito tempo para vir aqui dar o relato do som. Estive muito ocupado com trabalho. Mas enfim, montei o som como queria. Duas caixas, uma de grade e uma com médios e drives ti. 

Módulo HD 8000 - Tocando 2 SDS 2.7 18"

Banda Expert 1200.2 - Tocando 2 Oversound MG 12 -400 (alimentando cada com 600W)

Banda Elite 1200.4 - com dois canais em bridge Tocando 1 Oversound Mg 12-400 (alimentando com 600W),

                               - tocando  2 ovesound 9950 ti 150W em um canal

                               - tocando 3 SD3100 ti 100W no outro canal.

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Contudo eu venho tendo um problema. Eu nem tenho dado pau no som, e as cornetas da Oversound queimaram uma vez, e um médio também estragou, mas ele não queimou, a bobina estava toda desfiada dentro do cone. Segundo o técnico foi causada por distorção. Comprei os reparos e novamente sem dar muito pau no som, uma das cornetas da oversound queimou, e o mesmo médio que já havia sido reparado também. Detalhe que tanto o médio quanto a corneta estão ligados na mesma barra. A Elite 1200.4. Os médios ligados na Expert 1200.2 não dão problema. Mas eu já reparei visualmente que o médio empurrado pela barra Elite toca mais que os outros dois (excursiona mais).

Não sei se a solução seria introduzir algum capacitor no sistema para proteger os drives da Oversound. Se sim, qual capacitor seria adequado. 

Faço uso de processador da expert 6 canais. Os cortes estão dentro do indicado pelos fabricantes com uma boa margem de segurança. 

A única coisa que posso dizer que talvez eu faça de errado é trocar o presset do processador com o som ligado. Porém muito baixo ou até mudo.

 

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Como estão os cortes do sistema? Creio que 90% de chances do problema estar aí! 

Posta eles aqui, em detalhes! 

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