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Scerelhos

PRA KEM MANJA DE OPALA !!!

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Seguinte.. amigo meu acabo de compra um Opala 4c ano 81 e ta querendo sabe oque ele faz com o motor, ele não tem a menor ideia do que fazer neste motor e eu to correndo atras pra saber oque da pra ser feito.. pra vc que manjam.. quais as dicas pra preparação de um motor desse nivel..considerando que não pode passar de 4k.. Obs:: o motor segundo ele esta novo..

 

quais são as facilidades e os problemas de lidar com um motor desse tipo, que carburador ele pode estar usando pra ter + potencia..

gostaria de vcs entendedores do assunto que me passassem umas dicas de preparação pra esse motor..

 

aki vai uma foto dele...espero respostas... vlw !!!

IMG_0221.jpg

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ah.. galera eu ja recomendei que ele trocasse coisas simples como velas, baterias, juntas, cabos, bomba de oleo e de combustivel, bicos injetores, aproveitando vocês acham que a bomba d'água do radiador e o proprio radiador precsam ser trokados !?

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ah..outra curiosidade é o tipo de carbura, comando esportivo e e talvez até uma preparação no cabeçote !?

 

alguém.. ah..vou postar alguns dados do motor

 

dianteiro

refrigerado a água

curos dos cilindros 101.6 x 76.2mm

2.4cc

tx de compressão 7.5:1

comando de valvulas centrla acionado por engrenagens

valvulas no cabeçote

98cv a 4800rpm

19kgfm a 2600rpm

alimentação por um carburador de corpo duplo e fulxo descendente gasolina

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Cara... Esse motor já tem um pouco de torque naturalmente... Uma prep aspro é legal... Mas de custo/benefício caro. Principalmente para um "peso-pesado" como é o caso do Opala.

 

Turbar um carburado é relativamente barato... Quem sabe com uns 3 contos "bem gastos" vc não consiga turbar ele e ter por volta dos 200cv com quase 1k de pressão...

 

Só esse buras que não está certo... Ele aí é um corpo simples, não um de corpo duplo... ;)

 

Partindo do princípio que, o motor só está feio de aparencia estética, creio que vc/seu amigo não teriam maiores problemas adotando um turbo... Basta fazer uma B-E-L-A R-E-V-I-S-Ã-O para avaliar o estado ineterno do manco e trocar eventuais peças que já estão começando a apresentar um pequeno desgaste. Mas nada substitui um motor NOVO/recém feito, viu? ;)

 

Eu não conheço quais são/eram as configurações originais do 151cu.in. do Opala... Será que dá pra usar, na pior das hipóteses o DFV nele?!?

 

Cadê os "Opaleiros" do forum??? :P

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vle ae loko...tb espero respostas dos opaleiros pois não manjo nada desse tipo de motor.. ah.. e quanto a turbinar.. pode ser um ótimo o resultado.. porém achu que carros antigos estilo opala perdem um pouco do seu chamr quando são turbinados.. com uma aspiração legal ele pode ficar nervoso... alias.. aproveitando..as dicas são visando uma preparação aspirada !!!... + vlw mesmo assim loko !!! + sugestões são muito bem vindas !!

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Tem um cara aqui na minha cidade que tem um opala 81 4.1L 6 cilindros com comando 296, coletor, carburador Holley 750Cfm(!!!) e filtro de ar Edelbrock...

Nem precisa dizer mais nada né! Eu chamo isto de "força bruta", também acho que para este tipo de motor o melhor é o aspirado - pelo charme mesmo!!! O cara investiu muita grana no carro, ele disse que antes de ter o comando ele já dava 220Km/h... agora ele não sabe quanto tá dando de final pois não tem c* pra isso...

E eu ainda tentando chegar a 200Km/h... <_<

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Opaleiro que se preza só fala em L6 hehehehe

 

brincadeira a parte, o L4 do Opala não é lá uma maravilha naum...apesar dos 2,5 litros rende apenas 90 e poucos Cv´s

 

Existia a um bom tempo atrás a única preparação aspro considerada razoável pr este motor, usando um vira especial ele virava um 3,0 litros, mas nem precisao dizer que o curso ele vado deixava ele aspero e piorava o já ruim r/l.

 

 

De toda forma não existem mais estes viras pra vender a um bom tempo, de pistão não tem o que fazer já é o maior...resta cabeçote que dá pra fazer alguma coisa em fluxo, mas não muito em taxa devido a ser de ferro fundido... um bom carburador melhora o desempenho, ams num faz verão naum.

 

A melhor solução é Kit turbo mesmo, usndo um carburador maior, podendo ser um 3E de opala 4,1 - se achar..

 

Com turbo o resultado é satisfatório

 

[]s jr

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eu trocaria o motor pelo GM 250 e dae pensaria em algo pra mexe

 

qq coisa manda mp pro Gamarra q ele eh opalero

Editado por [Rodrigo]

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Primeiro de tudo felicidades pro eu amigo que pego um opala! ;)

Sobre a troca do radiador, só se ele tá vazando ou não tá circulando direito a agua... o melhor é trocar a agua , fazer uma limpenza nele, ver se a serpentina não tá meio entupida e tal.. e colocar aditivo.Bomba d'agua tb acho que não é o caso de trocar.

 

Pra dar uma apimentada nesse 4cc eu primeiro olhava o estado geral dele... se tivesse meia boca desmontava e fazia tudo novo.. pra daí sim mexer e querer + uns cavalos... pq vai que prepara e ele logo logo da os doce <_<:(

Eu passaria ele pra rodar no alcool com uma taxadinha.O bura pelo que andei ele pode usar o webber 446 que é os mesmos que eram utilizados nos SS

 

Ele não pensa em por um 6cc mais para frente?

 

Posta as fotos do manquinho ae pra galera ver :mac1

 

 

Abraços e boa sorte com o carango :legal:

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não tem muito o que fazer nesse motor em termos de aspro...

eu faria o seguinte...

taxa pra rodar no alcool... acho que 13:1 taria legal

carburação... tirar o dfv 228 (é esse?) e espetar um dfv446

comando (não sei a graduação, mas acho que q sobe tem uns legais)

4x1 dimensionado

fazer um trabalhinho no cabeçote

acho que balancear as peças seria legal

alivio do volante do motor

 

acho que com isso ficaria legal ja, mas acho que não passa dos 150cv

 

pra ter algo mais que isso só partindo pro turbo

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Seguinte, mandei um e-mail pro Mick v8( que tem um Opalão SS) e ele respondeu :

 

Depende da utilidade que ele vai dar pro carro, e mesmo assim ainda acho que uma preparação sobrealimentada (com turbo ou blower) seria bem melhor no caso do 4 cil. Aspirar seria a pior coisa a fazer, embora eu prefira um motor aspirado. Mas o caso é que os custos pra se tirar alguma coisa seria alto e a satisfação do cara não ia ser das melhores. Pra tirar alguma coisa aspirando:

- Comando, se for pra rua, algo de 272º a 286º pra não embaralhar muito, se for pra pista mete de 300º pra cima. Pra isso ele teria que fazer um puta trabalho no cabeçote, pra poder aproveitar o comando. Teria que trocar molas e colocar tuchos mecânicos. O carburador teria q ser no mínimo um DFV446, e isso implicaria em fazer uma flange pra adaptá-lo ou trocar de coletor. Também teria que fazer obrigatoriamente um escape dimensionado, e como opção aliviar o volante do motor. O resultado seria legal, mas é muita grana e o consumo seria absurdo...

 

Particularmente, preferiria trocar o motor, colocar um 6 canecos e depois dar uma mexida nele se o cara não ficar satisfeito.

 

Se ele não quer trocar o motor, a opção mais inteligente seria sobrealimentar (turbo ou blower, e sim, tem blower pra 4 cil. e que fica embaixo do capô). Os custos seriam um poquinho maiores que a preparação aspirada, mas com certeza o resultado seria muuuuito melhor. E olha que eu odeio turbo! hehehe

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Não sou nenhum especialista em Opalas, mas vi uma vez em uma revista que existe um kit pra este motor, com novo eixo e bielas, que aumenta drasticamente o curso dos pisões e a tx de compressão, passando a cilindrada pra algo tipo 3.6 (!!! será ???), fazendo com que ele se comporte até melhor q o 6 cilindros em algumas situações.

 

Vi em uma Oficina Mecânica, muito antiga.... tenho todas em casa, o difícil vai ser achar.

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Com certeza eu nao faria nada para apimentar um motor 4cil, pois vc vai gastar uma grana violenta e o carro ainda vai levar bucha par um 6cil original, mas a'i vai uma dica.

 

Troca o carburador, eu particularmente usaria um SOLEX H34 de corpo duplo, ou um DFV446 q equipavam os SS4 (esse bura [e beberrao).

Ignicao eletronica e bobina do Gol MI,

Cabos de vela ACCEl

Poderia tamb'em trocar as bielas do 4cil pelas do 6 cil aumentando a cilindrada.

O virabrequim pode ser trocado pelo do motor vermelho 153, aumentando a cil para 2700cc.

Aumentar a taxa de compressao do motor e passar pa alcool.

Coletor dimensionado 4x1 ou 4x2.

 

Isso e uma receitinha basica, qualquer duvida posta ai :legal:

 

DESCULPEM A FALTA DE ACENTOS E Q ESTOU NA FACULDADE E O TECLADO E DOS ANTIGOS :hug

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Não sou nenhum especialista em Opalas, mas vi uma vez em uma revista que existe um kit pra este motor, com novo eixo e bielas, que aumenta drasticamente o curso dos pisões e a tx de compressão, passando a cilindrada pra algo tipo 3.6 (!!! será ???), fazendo com que ele se comporte até melhor q o 6 cilindros em algumas situações.

 

Vi em uma Oficina Mecânica, muito antiga.... tenho todas em casa, o difícil vai ser achar.

Sim, este Kit existiu (duvido que ainda se ache algum), só que o motor fica uma bosta porque o curso é alto, e o r/l péssimo...o motor vibra muito acima dos 3.000RPM....

 

Éra melhor que o L6 apenas porque pesava menos e por isso conseguia deixar o carro com distribuição de peso melhor

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Não sou nenhum especialista em Opalas, mas vi uma vez em uma revista que existe um kit pra este motor, com novo eixo e bielas, que aumenta drasticamente o curso dos pisões e a tx de compressão, passando a cilindrada pra algo tipo 3.6 (!!! será ???), fazendo com que ele se comporte até melhor q o 6 cilindros em algumas situações.

 

Vi em uma Oficina Mecânica, muito antiga.... tenho todas em casa, o difícil vai ser achar.

O virabrequim especial custa caro nem torno de R$1800 mas eu nunca vi quem o venda e nao conheco ningueun q tenha comprado,

A cil fica em 3.0 com as bielas do 4.1 :vts

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Bom, Vou dar meu relato do exatamente aconteceu comigo em 1990. (Credo como to véio! :blink: ).

 

Comprei um Opala Diplomata 82 na época 4 cilindros.... entao começei a me perguntar o que eu faria... 4 cil fuçado ou 6 cil... Bom, por teimosia minha fui pro 4cil mexido... fiz cabeçote (valvulas, sede, rebaix.etc..), coloquei pistao do alcool "cabeçudo", escape 4x1, comando 298, w uma Weber 40.. gastei uma grana boa na época e adivinhem....BUXA de opala 6cc com 446 e 250S... fiquei com muita raiva...

 

Aí.. tinha um colega que tinha um chevete 79 e queria um motor de Opala 4cc ... hehehehehe..demorô... lá foi meu motor pro cara e peguei um 250S Vermelho...(aquele com 168cv original de fabrica...)... desmontei ele inteiro... abri o bloco e coloquei os pistoes do 4cil (foi pra 4.300..hehehe), fiz balanceamento do conjuto embreagem e vira (c/alivio), tuchos trocados, comando 315 (afe como embralhava)... cabeçote rebaix. valvulas trocadas, balanc. roletado, sede, angulo, polimento... Escap. 6x2 e uma Weber 48...rodando no Alcool (que saudades daquela época.,..baratinho baratinho...)....

 

Bom, nao precisa dizer que o carro ficou além de um trator de tanto torque... muito.... mas muito rápido...e também... beberrao... fazia uns 800metros por litro...

 

e da-lhe cambio e diferencial... foram 2 cambios 2 coroa e pinhao e 1 diferencia inteiro DANA pro saco... Entao acabei colocando um cambio do Dodge e diferencial de Maverick... Nossa como eu era (era???) louco... o meu velocimetro tava mudado de 200km para 220km.. e dava VDO ...no tapetão da Marginal Pinheiros... :pirou:

 

Preço pra essa alegria... nao tem... basta saber o quanto seu amigo quer gastar... mas vai por mim... parte pra troca da mecanica de 4Cil pra a de 6cil.. nao esquecendo de trocar tambem o cambio e diferencial pro de 6cil..., ok?

 

Abraço e "obrigado" por fazer me relembrar da minha época de Opaleiro! :legal:

 

FUI! :mac1

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Opaleiro que se preza só fala em L6 hehehehe

 

brincadeira a parte, o L4 do Opala não é lá uma maravilha naum...apesar dos 2,5 litros rende apenas 90 e poucos Cv´s

 

Existia a um bom tempo atrás a única preparação aspro considerada razoável pr este motor, usando um vira especial ele virava um 3,0 litros, mas nem precisao dizer que o curso ele vado deixava ele aspero e piorava o já ruim r/l.

 

 

De toda forma não existem mais estes viras pra vender a um bom tempo, de pistão não tem o que fazer já é o maior...resta cabeçote que dá pra fazer alguma coisa em fluxo, mas não muito em taxa devido a ser de ferro fundido... um bom carburador melhora o desempenho, ams num faz verão naum.

 

A melhor solução é Kit turbo mesmo, usndo um carburador maior, podendo ser um 3E de opala 4,1 - se achar..

 

Com turbo o resultado é satisfatório

 

[]s jr

E o que fazer num L6 mantendo os tuchos hidráulicos e sem usar o pistão do L4?

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Opaleiro que se preza só fala em L6 hehehehe

 

brincadeira a parte, o L4 do Opala não é lá uma maravilha naum...apesar dos 2,5 litros rende apenas 90 e poucos Cv´s

 

Existia a um bom tempo atrás a única preparação aspro considerada razoável pr este motor, usando um vira especial ele virava um 3,0 litros, mas nem precisao dizer que o curso ele vado deixava ele aspero e piorava o já ruim r/l.

 

 

De toda forma não existem mais estes viras pra vender a um bom tempo, de pistão não tem o que fazer já é o maior...resta cabeçote que dá pra fazer alguma coisa em fluxo, mas não muito em taxa devido a ser de ferro fundido... um bom carburador melhora o desempenho, ams num faz verão naum.

 

A melhor solução é Kit turbo mesmo, usndo um carburador maior, podendo ser um 3E de opala 4,1 - se achar..

 

Com turbo o resultado é satisfatório

 

[]s jr

E o que fazer num L6 mantendo os tuchos hidráulicos e sem usar o pistão do L4?

Puxa cara, nao faz isso...

 

Poe o tucho mecnico e o comando do 250S... se junto colocar o 446.... vai ficar muito bom já... fica fortinho fortinho....

 

Dá pra dar canseira em muita gente aí...

 

Abraço! :legal:

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primero troca esse motor q tah feio... poe um 6 caneco... dai poe um weber 40 ou um brosol 3e... dai vc ve o q fazer

Editado por ber_vianna

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Opaleiro que se preza só fala em L6 hehehehe

 

brincadeira a parte, o L4 do Opala não é lá uma maravilha naum...apesar dos 2,5 litros rende apenas 90 e poucos Cv´s

 

Existia a um bom tempo atrás a única preparação aspro considerada razoável pr este motor, usando um vira especial ele virava um 3,0 litros, mas nem precisao dizer que o curso ele vado deixava ele aspero e piorava o já ruim r/l.

 

 

De toda forma não existem mais estes viras pra vender a um bom tempo, de pistão não tem o que fazer já é o maior...resta cabeçote que dá pra fazer alguma coisa em fluxo, mas não muito em taxa devido a ser de ferro fundido... um bom carburador melhora o desempenho, ams num faz verão naum.

 

A melhor solução é Kit turbo mesmo, usndo um carburador maior, podendo ser um 3E de opala 4,1 - se achar..

 

Com turbo o resultado é satisfatório

 

[]s jr

E o que fazer num L6 mantendo os tuchos hidráulicos e sem usar o pistão do L4?

Puxa cara, nao faz isso...

 

Poe o tucho mecnico e o comando do 250S... se junto colocar o 446.... vai ficar muito bom já... fica fortinho fortinho....

 

Dá pra dar canseira em muita gente aí...

 

Abraço! :legal:

aproveita e da uma taxada e roda no alcool... ja da pra fazer bunito

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Bom, Vou dar meu relato do exatamente aconteceu comigo em 1990. (Credo como to véio! :blink: ).

 

Comprei um Opala Diplomata 82 na época 4 cilindros.... entao começei a me perguntar o que eu faria... 4 cil fuçado ou 6 cil... Bom, por teimosia minha fui pro 4cil mexido... fiz cabeçote (valvulas, sede, rebaix.etc..), coloquei pistao do alcool "cabeçudo", escape 4x1, comando 298, w uma Weber 40.. gastei uma grana boa na época e adivinhem....BUXA de opala 6cc com 446 e 250S... fiquei com muita raiva...

 

Aí.. tinha um colega que tinha um chevete 79 e queria um motor de Opala 4cc ... hehehehehe..demorô... lá foi meu motor pro cara e peguei um 250S Vermelho...(aquele com 168cv original de fabrica...)... desmontei ele inteiro... abri o bloco e coloquei os pistoes do 4cil (foi pra 4.300..hehehe), fiz balanceamento do conjuto embreagem e vira (c/alivio), tuchos trocados, comando 315 (afe como embralhava)... cabeçote rebaix. valvulas trocadas, balanc. roletado, sede, angulo, polimento... Escap. 6x2 e uma Weber 48...rodando no Alcool (que saudades daquela época.,..baratinho baratinho...)....

 

Bom, nao precisa dizer que o carro ficou além de um trator de tanto torque... muito.... mas muito rápido...e também... beberrao... fazia uns 800metros por litro...

 

e da-lhe cambio e diferencial... foram 2 cambios 2 coroa e pinhao e 1 diferencia inteiro DANA pro saco... Entao acabei colocando um cambio do Dodge e diferencial de Maverick... Nossa como eu era (era???) louco... o meu velocimetro tava mudado de 200km para 220km.. e dava VDO ...no tapetão da Marginal Pinheiros... :pirou:

 

Preço pra essa alegria... nao tem... basta saber o quanto seu amigo quer gastar... mas vai por mim... parte pra troca da mecanica de 4Cil pra a de 6cil.. nao esquecendo de trocar tambem o cambio e diferencial pro de 6cil..., ok?

 

Abraço e "obrigado" por fazer me relembrar da minha época de Opaleiro! :legal:

 

FUI! :mac1

:rever1::rever1::rever1:

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