Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Tchobi

Caixas para dois subs N.A.R 10" num Monza

Recommended Posts

Amigos, estou com dois subs N.A.R de 10". (125Wrms)

Tenho um Monza tubarão e gostaria de saber qual a melhor caixa para este carro.

Tinha um extreme de 12 numa dutada que dava um bom SPL, porém deixava a desejar em qualidade.

Por isso comprei estes SUBS. Vou alimentá-los com um Punch 200a4 em bridge (2x100Wms @ 4ohms). Acredito que conseguirei manter os 90dB do Extreme, porém o carro não vai tremer como antes.

Enfim, alguém poderia me dizer quais as vantagens e desvantagens da bandpass de 4ª e 6ª ordem e também da selada e dutada? Sou eclético e ouço desde Elton John, Celine Dio até Iron Maiden.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema das Band-pass é acertar na sua construção, elas precisam ser MTO bem desenhadas, calculadas e construídas... imagina vc mandar fazer uma dessas e ficar ruim, além de ter gastanto uma grana (vai MDF pra karamba) vc vai tar insatisfeito!

A dutada é a melhor solução, mesmo seu carro sendo sedan... Fale com o Crasher aqui do forum, ele acabou de instalar 2 Nar de 10" num omega dos antigos (porta-mala gigantesco) e parece estar bem satisfeito!

Vlw

Léo

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que feito por bons profissionais vc vai conseguir um resultado muito bom com caixas bandpass. Faz uma de 4a ordem que vai ficar bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que conversei com o suporte da N.A.R, acho que vou optar pela normal selada de 20 Litros mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo que conversei com o suporte da N.A.R, acho que vou optar pela normal selada de 20 Litros mesmo.

Não faça isso...

Selada de 20L pra NAR 10 e ainda por cima em sedã...

Você não vai ouvir e nem sentir as batidas direito...

Faça uma Band Pass de 4º Ordem...

Vá em uma boa instaladora e encomende o projeto de um boa band pass pros seus subs!

Não se arrependerá!

Sugestão que eu conheço: TMD em sampa, jardins...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendo a Advance..... que fica na av. Joao Dias .... otimo servico e preco justo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu vi a foto do Omega do Cracher e pelo que ele disse tá batendo muito.

O que acontece é que eu tenho um cara que me faz caixa, aquela que eu quiser, porém o projeto eu tenho que passar. Ele falou da bandpass, porém as litragens eu precisarei pesquisar.´

É duro correr atrás destas coisas sendo que o próprio Nicolas da N.A.R havia recomendado a normal, mas eu sei que vocês dois entendem muito de som e sabem que sairia caca com isso.

Obrigado a vocês por este aviso. Vou estudar sobre esta bandpass de 4ª ordem.

Alguém que tenha um Monza por acaso saberia já as litragens? A proporção parece que é sempre 1/3 2/3, né?

Compartilhar este post

Link para o post
Não faça isso...

Selada de 20L pra NAR 10 e ainda por cima em sedã...

Você não vai ouvir e nem sentir as batidas direito...

Faça uma Band Pass de 4º Ordem...

Vá em uma boa instaladora e encomende o projeto de um boa band pass pros seus subs!

Não se arrependerá!

Sugestão que eu conheço: TMD em sampa, jardins...

Não é tão fácil assim...

1o) Como vc sabe q ele nem vai sentir as batidas? Só por ser sedan? Essa de sedan ser ruim p/ grave é coisa de SPL Boy!

2o) Como vc vai recomendando uma bandpass sem saber se o sub se comporta bem nesse tipo de caixa(e ñ se comporta)? Outra coisa soda... nego ve sub pequeno + carro sedan e vai logo empurrando bandpass como solução de todos os problemas, sem critério nenhum.

3) Bom, agora eu ia falar da TMD... Mas acho melhor não, ficar comentando de loja ñ vira.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca na lateral da mala, bem próximo do para-choques e o amp no fundo. Se o buraco do tampão estiver livre, melhor ainda...

Editado por Neu

Compartilhar este post

Link para o post
Não é tão fácil assim...

1o) Como vc sabe q ele nem vai sentir as batidas? Só por ser sedan? Essa de sedan ser ruim p/ grave é coisa de SPL Boy!

2o) Como vc vai recomendando uma bandpass sem saber se o sub se comporta bem nesse tipo de caixa(e ñ se comporta)? Outra coisa soda... nego ve sub pequeno + carro sedan e vai logo empurrando bandpass como solução de todos os problemas, sem critério nenhum.

3) Bom, agora eu ia falar da TMD... Mas acho melhor não, ficar comentando de loja ñ vira.

Realmente, o grave nos sedans não sai do carro como nos hatchs. Mas para SQ em carros sedans, uma dutada ou selada já é bastante satisfatório para o grave entrar na cabine, desde que tenha algum buraco no tampão.

Aliás, como o grave está entrando na cabine do seu carro ?

Editado por Neu

Compartilhar este post

Link para o post

me roubaram uma caixa selada de 20l com um bravox premium e dava pancada sim, pelo menos pro que eu queria.

apesar de ser um sedan, nao quero usar todo o porta malas pra som.

agora estou projetando uma 20l selada pro NAR 10". o cara da NAR, o Nicolas me indicou essa tb

Compartilhar este post

Link para o post

Para conseguir a mesma qualidade de som a caixa utilizada em um sedan precisa de menos volume do que uma caixa para um hatch.

Tenho um bom exemplo, por um algum tempo eu utilizei um selenium bass(o primeiro) em uma caixa bass reflex de 30l na mala de um verona, ficava na lateral esquerda do carro, entre a sinaleira e a roda, foi o melhor posicionamento que encontrei no verona, o grave era macio e agradável, muito bom.

Depois de algum tempo vendi a caixa para um amigo que tinha um gol bola, e ficou uma porcaría, grave seco e sem extensão, tipo do grave que dá martelada na nuca.

A conclusão a que cheguei é que mala de carros sedan ajuda muito na reprodução de baixas frequências.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, agora eu vou montar num GOL G5 somente com um destes subs.

Utilizarei a caixa dutada de 56 litros recomendada pelo Autosom.net. Cortarei em 50Hz ou 60Hz. Vamos ver qual corte ficará melhor.

Com ela terei uma resposta de 29 a 61Hz com pico em 40Hz.

Com uma de 32 litros dutada a resposta seria de 38 a 69Hz, com pico em 52Hz. E quero uma caixa que desça bastante.

Utilizarei um bridge de um Whar Audio Flex 432. E um kit de 6" Hi-Vi com tweeter de ribon...

Pensei em montar uma caixa de 80 litros dutada, mas os vendedores lá na Santa Ifigênia em Sp me disseram que seria loucura. Apesar de não me explicarem o porquê disso. Talvez porque o sub tenha apenas 125 Watts rms com litragem elevada acabe se comportando como um Free Air...Sei lá....

Editado por Tchobi

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...