Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Faster

Dúvida sobre acabamento.

Recommended Posts

Postado em

Fala galera,

estou com uma dúvida sobre acabamento. Quero fazer um detalhe em acrílico no meu som, tipo uma "janela" (prá colocar o bloco de distribuição e os crossovers).

O acrílico nesse caso, vai parafusado por trás da madeira? Tem algum jeito de colocar o acrílico mais ou menos no mesmo alinhamento da madeira prá não ficar um rebaixo muito grande (dependendo da expessura da madeira)?

Olhem essa caixa:

21251897_9709.jpg

Provavelmente está parafusado, mas eu não queria que ficasse esse rebaixo como nas janelas da caixa.

Alguém tem uma foto de um acabamento feito com acrílico, tirada pelo lado de trás do acabamento, onde o acrílico foi fixado?

[]s.

Postado em
Infelizmente não posso te ajudar, mas..

que loco a caixa! Foi você que fez?

Não foi cara. Essa caixa está à venda no Mercado Livre. É da Regency. Também achei bem feita, e gostaria de algumas idéias sobre o acabamento com acrílico. Usei de exemplo, mas realmente está muito bem acabada.

[]s.

Postado em

pra fixar o acrilico, seguinte, antes de fechar a aprte dianteria e meter courvim, meter silicone no acrilico e mte parafuso , mas fure antes pra nao trincar ele se nao ja era ai fecha a cx e foraa ok

Postado em

kra p/ vc colocar o acrílico "sem ressalto" vc deverá usar uma "Tupia" (ou "Topia" - máquina utilizada p/ vc fazer entalhe, o rebaixo), dai vc teria de fazer o rebaixo do tamanho do acrílico e "encaixar" o acrílico.... p/ prendê-lo, use parafusos (4 bastam - um em cada diagonal) e só....

Abçs,

Rapha

Postado em
kra p/ vc colocar o acrílico "sem ressalto" vc deverá usar uma "Tupia" (ou "Topia" - máquina utilizada p/ vc fazer entalhe, o rebaixo), dai vc teria de fazer o rebaixo do tamanho do acrílico e "encaixar" o acrílico.... p/ prendê-lo, use parafusos (4 bastam - um em cada diagonal) e só....

Abçs,

Rapha

Cara, eu imaginei que seria assim mesmo... O soda é achar uma máquina dessa disponível prá fazer o detalhe... Eu queria fazer um negócio mais ou menos assim:

DSC09074.jpg

Valeu cara.

[]s.

Postado em

se vc não achar a "Tupia", vc pode comprar uma chapa da compensado espessura do acrílico e cobrir por cima de onde vc quer (do MDF c/ um corte menor), ai deixa um buraco do tamanho do acrílico..... e então vai parecer q vc fez o "entalhe"....

Abçs,

Rapha

Postado em
Infelizmente não posso te ajudar, mas..

que loco a caixa! Foi você que fez?

Não foi cara. Essa caixa está à venda no Mercado Livre. É da Regency. Também achei bem feita, e gostaria de algumas idéias sobre o acabamento com acrílico. Usei de exemplo, mas realmente está muito bem acabada.

[]s.

Uma coisa que pensei foi (espero que entendam):

Coloca o acrílico por dentro. O acrílico deve ser cerca de 2 cm maior que o buraco em todos os lados.

Faça um furo com furadeira por onde vai passar os parafusos.

Coloca uma porca por dentro para ficar bem apertado.

No meio do processo passe silicone ou EVA para não vazar ar.

Passe o curvim por cima e irá tampar o parafuso.

O único problema é que se for fazer isto, a caixa não pode estar fechada para se apertar com a porca.

Entendeu?

Postado em
se vc não achar a "Tupia", vc pode comprar uma chapa da compensado espessura do acrílico e cobrir por cima de onde vc quer (do MDF c/ um corte menor), ai deixa um buraco do tamanho do acrílico..... e então vai parecer q vc fez o "entalhe"....

Abçs,

Rapha

É Rapha, assim tb dá certo... Vou tentar desenhar um esquema de como eu acho que pode ser feito prá gente ir trocando uma idéia...

Olha que show esse acabamento:

DSC01635.jpg

É um negócio assim que eu quero fazer... Pro bloco e pros cross...

Postado em

Outra coisa, olhem o acabamento que foi usado prá passar os fios... Tipo umas borrachinhas pretas que vão nos furos onde estão os fios... Onde será que eu acho isso prá comprar?

DSC01582.jpg

[]s.

Postado em (editado)

é faster.... eu ia fazer uma coisa assim..... só q depois vc ver como dá trabalho..... eu ainda penso em cobrir meus amps c/ acrílico p/ não "machucarem" os bichinhos..... mas por enquanto estou deixando em "stand by"..... quanto a fazer.... eu tenho a "facilidade" de conseguir a "Tupia" ou o "compensado", pois tenho um conhecido q trabalha c/ entalhe de placas..... mas acho o compensado "mais" fácil de vc conseguir.....

EDIT: Essas imagens são "profundas".... quer dizer, o kra fez um buraco na madeira, pegou esse "pedaço" q cortou e colou no fundo.... cobrindo os espaços ou c/ massa plástica ou com a própria madeira.... ai ele fez um "rebaixo" na placa superior (da espessura do acrílico" e colocou-o..... pense nisso.... dá mó trabalhão.... :legal:

EDIT 2: Essas borrachas (pequenas e um pouco maiores) vc encontra em casa de borracha, mais conhecidas como "Borrachas Passa-Fio" .... são baratinhas.... coisa de uns R$0,10 cada (no máx. isso)

Abçs,

Rapha

Editado por Rapha_4_bass
Postado em

Faster

como isso não precisa suportar pressão pode usar um acrílico fino.

compre o MDF 1,5 ou 2 x mais espesso que o acrilico

Por exemplo se o acrílico for de 5 mm compra MDF de entre 7,5 e 10mm

Corte o acrilico algo em torno de 1 cm maior em toda a volta do buraco que fizer no MDF

Ai faça um rebaixo com formão e lixa no MDF para que o acrilico encaixe sem ressaltos.

No acrilico não dá pra trabalhar sem tupia , mas no MDF dá pra fazer na mão grande , com formão, grosa e lixa, e paciência.. se tiver paciência e habilidade, consegue fazer bem feito.

[]

Sandro

Postado em
Faster

compre o MDF 1,5 ou 2 x mais espesso que o acrilico

Corte o acrilico algo em torno de 1 cm maior em toda a volta do buraco que fizer no MDF

Ai faça um rebaixo com formão e lixa no MDF para que o acrilico encaixe sem ressaltos.

No acrilico não dá pra trabalhar sem tupia , mas no MDF dá pra fazer na mão grande , com formão, grosa e lixa, e paciência.. se tiver paciência e habilidade, consegue fazer bem feito.

[]

Sandro

Sandro,

na madeira eu já vi mesmo que dá prá entalhar de boa. É só ter paciência por que trabalho não falta. Eu tennho um pedaço de acrílico e vou tentar fazer nesse final de semana... Tô sem câmera digital mas vou ver se consigo uma prá tirar as fotos.

Antes de colocar o acrílico, tem que passar o courvin/carpete prá dar o acabamento. E se eu deixar mais ou menos 1 cm sobrando de acrílico em cada borda da madeira, dá prá colocar a "caixa" que ainda vai por trás do acrílico prá suportar os cross e o bloco.

Tem que ser um negócio milimetricamente medido, por que senão não dá muito certo. E eu acho que essa caixa que vai por trás, tem ser no parafuso mesmo.

[]s.

Postado em
Faster

compre o MDF  1,5 ou 2 x mais espesso que o acrilico

Corte o acrilico algo em torno de 1 cm  maior em toda a volta do buraco que fizer no MDF

[]

Sandro

Sandro,

na madeira eu já vi mesmo que dá prá entalhar de boa. É só ter paciência por que trabalho não falta. Eu tennho um pedaço de acrílico e vou tentar fazer nesse final de semana... Tô sem câmera digital mas vou ver se consigo uma prá tirar as fotos.

Antes de colocar o acrílico, tem que passar o courvin/carpete prá dar o acabamento. E se eu deixar mais ou menos 1 cm sobrando de acrílico em cada borda da madeira, dá prá colocar a "caixa" que ainda vai por trás do acrílico prá suportar os cross e o bloco.

Tem que ser um negócio milimetricamente medido, por que senão não dá muito certo. E eu acho que essa caixa que vai por trás, tem ser no parafuso mesmo.

[]s.

Só veja se vai precisar usar essa tampa de acrílico pra vazer manutenção.. nessa caso tem que ser removível se for por crossovers deixe ventilação, au menos na parte de cima, pois eles esquentam.

[]

Sandro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...