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Fator de amortecimento

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Vi que o fato de amortecimento é a razão entre a impedância do alto falante e a impedância do módulo:

Qual seria um bom fator de amortecimento?

Quanto maior o numero melhor?

 

Ajuda ae!

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Qual seria um bom fator de amortecimento?

Quanto maior o numero melhor?

 

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e fator de amortecimento em bom em um módulo que vá tocar um sub??

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so para nao a qtd de pessoal que compra por números, amps valvulados (com ou sem trafo de saída) contam com baixíssimos numeros, para o fator de amortecimento, e a sonoridade costuma dar um banho nos nossos amps cheios de zeros.

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so para nao a qtd de pessoal que compra por números, amps valvulados (com ou sem trafo de saída) contam com baixíssimos numeros, para o fator de amortecimento, e a sonoridade costuma dar um banho nos nossos amps cheios de zeros.

então...em tese...quanto maior o numero melhor?

Qual seria um bom numero?

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Vi que  o fato de amortecimento é a razão entre a impedância do alto falante e a impedância do módulo:

Qual seria um bom fator de amortecimento?

Quanto maior o numero melhor?

 

Ajuda ae!

Quanto mais alto, melhor. Quanto mais alto, melhor o amplificador reage às variações de impedância da carga. Mas vale observar que o FA aumenta quando aumentamos a impedância (por exemplo, ligando um falante de 8 ohms) e diminui quando usamos impedâncias menores.

 

Um fator perto de 100 para impedâncias de 4 ohms é interessantíssimo, mas é difícil tb. Pra isto, a saída deveria ter impedância de 0,04 ohms... Acredito que os amplificadores mais comuns devam bater na casa dos 10, e não muito além disto. Só os resistores de equalização de carga costumam ter 0,1 ohms... se contar mais a resistência entre coletor e emissor, vai ficar nesta casa dos 0,4 ohms... Se houver mais de um par de transístores por canal, dá até pra diminuir este valor... mas a maioria dos amps só tem um par de transístores por canal.

 

E nem tente imaginar q os boosters se enquadrem nestes valores... eu arriscaria dizer que o FA de um booster vá ficar entre 1 e 2... por culpa do transformador da saída.

Editado por Kleberlpa

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Qual seria um bom fator de amortecimento?

Quanto maior o numero melhor?

 

Ajuda ae!

e fator de amortecimento em bom em um módulo que vá tocar um sub??

cara sua resposta ta totalmente confusa, não respondeu nada do que eu perguntei

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Vi que  o fato de amortecimento é a razão entre a impedância do alto falante e a impedância do módulo:

Qual seria um bom fator de amortecimento?

Quanto maior o numero melhor?

 

Ajuda ae!

e fator de amortecimento em bom em um módulo que vá tocar um sub??

cara sua resposta ta totalmente confusa, não respondeu nada do que eu perguntei

vai ver eh pq não eh resposta hauehuaheu to reforçando a pergunta pq tb quero saber isso q vc perguntou! :P (mas realmente tinha um errinho ali... )

 

O q quero saber é mais ou menos pra q serve o fator de amortecimento. Pq ouvi falar q eh bom ter um fator de amortecimento alto qnd o módulo em questão vai tocar um subwoofer... eh verdade?

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so para nao a qtd de pessoal que compra por números, amps valvulados (com ou sem trafo de saída) contam com baixíssimos numeros, para o fator de amortecimento, e a sonoridade costuma dar um banho nos nossos amps cheios de zeros.

Dependendo do valvulado, bate nos 5, para cargas de 8 ohms... baixíssimo... mas pode ir além, dependendo do transformador utilizado.

 

O problema é que pra obter este som maravilhoso, vc vai depender das caixas acústicas! Elas tem que ser tão bem projetadas, a ponto da curva de impedância do falante não se tornar muito agressiva. Senão, esquece, vc mata o som, ganha picos e vales na resposta indigestos. Logo, o mérito do ótimo som com baixo FA não se deve só ao amplificador.

 

Mas, como nós trabalhamos num ambiente hostil, que é o carro, onde cada centímetro ganho em espaço faz uma diferença danada, um FA alto é importante.

Editado por Kleberlpa

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