Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Novo Bronco Raptor tem 405 cv e supera qualquer Ford no fora-de-estrada

Recommended Posts

Juntando o que tem de melhor em termos de off-road e esportividade, a Ford abriu a semana apresentando o novo Ford Bronco Raptor. Muito além da estética com um quê de Mad Max, o “superjipe” da Ford ainda traz motor exclusivo e mecânica profundamente modificada.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A fabricante não tem dúvidas de que o Bronco Raptor é seu melhor veículo para off-road extremo, e não à toa sua inspiração foi a Ultra4 — competição fora-de-estrada que inclui escalada de paredões e condições de fazer inveja a qualquer rali. 

Motor 3.0 da nova Ranger

2022-Ford-Bronco-Raptor_details_02.jpgMotor 3.0 biturbo será usado na próxima geração da Ranger Raptor e traz intercooler e admissão dimensionados para temperaturas extremasDivulgação/Ford

O novo Bronco é o terceiro Ford Raptor, fazendo companhia às versões extremas da F-150 e da Ranger. Ao contrário das picapes, entretanto, o jipe traz motor 3.0 Ecoboost biturbo — que será usado na nova geração da picape média —, capaz de exceder os 405 cv mas ainda sem dados oficiais de performance.

2022-Ford-Bronco-Raptor_20.jpgNovo eixo traseiro semiflutuante maximiza o contato dos pneus com o soloDivulgação/Ford

O bloco do motor V6 é feito de ferro vermicular, que reduz o peso e aumenta a durabilidade. A transmissão automática de 10 marchas foi feita com a bênção da Ford Performance, que também ajudou na criação do escape do Bronco Raptor.

2022-Ford-Bronco-Raptor_details_04.jpgEm fibra de vidro e poliéster, capô tem entradas de ar para maximizar o arrefecimento do motorDivulgação/Ford

Além de dutos do mesmo comprimento, há sistema de válvulas ativas que permite o motor roncar em quatro timbres e volumes diferentes, conforme os modos de condução Normal, Sport, Quiet (silencioso) e Baja.

2022-Ford-Bronco-Raptor_21.jpgMesmo sem o teto e portas, Bronco Raptor mantém barras nas coluna B e C para preservar rigidez torcionalDivulgação/Ford

Como potência não é tudo no barro, o carro ganhou reforço nas colunas B e C, que aumentaram a rigidez torcional da carroceria em 50%. A mecânica é protegida por escudos de alta resistência, semelhante ao aço especial usado na construção do novo Bronco.

Mais largo do que nunca

2022-Ford-Bronco-Raptor_details_10.jpgSuspensão tem 33 cm de curso — 60% a mais que o Bronco convencionalDivulgação/Ford

Evidentemente mais largos, os novos eixos do Bronco Raptor alargaram sua bitola em 22 cm. Eles são obviamente mais robustos, assim como o novo cardã e a caixa de transferência que, na reduzida, tem relação de 67,7:1.

Continua após a publicidade
2022-Ford-Bronco-Raptor_16-e1643043847312.jpgTodo o exterior é feito de peças resistentes a impactos. Portas são removíveisDivulgação/Ford

O conjunto de suspensão elevou o vão livre do Ford a cerca de 33 cm, utilizando sistema de amortecimento ativo da Fox para se ajustar conforme o terreno centenas de vezes por segundo.

2022-Ford-Bronco-Raptor_details_08.jpgRodas podem utilizar beadlocks para murchar pneus sem que esses destalonemDivulgação/Ford

Os pneus todo-terreno foram feitos sob medida pela BFGoodrich, e as rodas de aro 17 têm suporte a beadlocks, caso seja necessário esvaziar o conjunto para escaladas extremas.

Interior luxuoso ao gosto do freguês

2022-Ford-Bronco-Raptor_-Black-Onyx_01.jpgPainel do Ford Bronco RaptorDivulgação/Ford

Segundo o gerente de design do projeto, o interior Bronco Raptor foi feito com base “no que sabemos que um jipeiro extremo quer em um veículo desse”. Isso inclui, pelo jeito, quadro de instrumentos de 12’’ e volante exclusivo, com comandos específicos para trilhas junto aos botões tradicionais.

2022-Ford-Bronco-Raptor_-Rhapsody-Blue_01.jpgBotões inferiores controlam ajuste de suspensão e funções “trilheiras”Divulgação/Ford

O modelo sai de fábrica com bancos que envolvem bem os ocupantes e trazem cobertura vinílica para limpeza mais fácil — estratégia semelhante à do chão do jipe, que é emborrachada e pode ser lavada sem riscos.

2022-Ford-Bronco-Raptor_-Black-Onyx_03.jpgAcabamento é luxuoso mas preparado para ambientes hostisDivulgação/Ford

Ao contrário de outros modelos, a Ford usou a sua nova central multimídia de 12’’ na horizontal. Ela serve para exibir a visão 360º formada pelas câmeras externas e comandar a música no sistema de som premium da Bang & Olufsen.

2022-Ford-Bronco-Raptor_14.jpgPara-lamas, maçanetas e suporte de estepe são exclusivos da linha RaptorDivulgação/Ford
Compartilhe essa matéria via:

Para controlar a ansiedade de quem já quer um Ford Bronco Raptor, a marca prepara uma fila de espera mista, que dará preferência àqueles que tem pedidos atrasados do modelo normal. Mas a espera não será muito longa: o “melhor off-road” da Azul Oval chegará às lojas no meio do ano, ainda sem preço divulgado.

2022-Ford-Bronco-Raptor_12-e1643043796212.jpgModo Baja altera calibração do motor para reduzir o lag do turbo e maximizar corridas pelo desertoDivulgação/Ford

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro-Rodas-753-janeiro-2022-2.jpgA edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

The post Novo Bronco Raptor tem 405 cv e supera qualquer Ford no fora-de-estrada appeared first on Quatro Rodas.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...