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[4r]Volkswagen Up! sai de linha em definitivo no Brasil e a culpa é do Polo

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Volkswagen-Up-Xtreme-2021-3-e1617836833976.jpgApenas o Volkswagen Up Xtreme havia sobrado na linha 2021Divulgação/Volkswagen

Quem tenta acessar a página do Volkswagen Up! no site da fabricante encontra o famoso “erro 404”. O hatch compacto já não pode ser encontrado por lá e logo só será visto na parte de seminovos das concessionárias.

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A Volkswagen confirmou o fim de produção do Up! na fábrica de Taubaté (SP) ao site Autos Segredos. Nas palavras da fabricante, a decisão foi tomada para seguir a estratégia de renovação de produtos da Volks.

Essa estratégia também coloca na berlinda outros modelos mais antigos como o Gol, cuja atual geração foi lançada em 2008, o sedã Voyage (2009) e especialmente o Fox, que não muda de geração desde 2002.

Volkswagen-Up-Xtreme-2021-2-e1608819976984.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

“O Up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir”, afirmou a Volkswagen do Brasil em nota.

VW-Up-2021-2.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

A despeito da importância do carro e do seu posicionamento como carro de entrada, o Volkswagen Up! não conseguiu conquistar o brasileiro. Pelo menos não em sua versão aspirada. O Up! TSI, porém, conquistou sua popularidade pelo bom desempenho combinado ao baixo consumo, e teve papel importante para introduzir os motores turbo com injeção direta entre os compactos Volkswagen.

Mesmo assim, a decisão da Volkswagen surpreendente. Diante da obrigatoriedade de cinto de três pontos e encosto de cabeça para os três ocupantes do banco traseiro, que entrou em vigor há um ano, a fabricante passou o ano de 2020 inteiro vendendo unidades do compacto produzidas entre 2019 e o início de 2020.

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VW-Up-2021-1.jpgAviso sobre o uso do assento do meio beira o bizarro e certamente será lembrado por anosDivulgação/Volkswagen

Só no lançamento do Up! 2021, em dezembro de 2020, a Volkswagen apresentou uma solução: homologou o compacto novamente como um carro de quatro lugares só para não ter que criar um novo encosto traseiro e o terceiro cinto de três pontos. O enorme aviso no banco surpreendeu pelo mau gosto. Além disso, passava a ser vendido apenas na versão Xtreme com motor 1.0 TSI de 105 cv.

Culpado é o Polo Track

VW-POLO-TRACK_F-1-e1616456801906.jpgProjeção do Polo Track, o novo VW mais barato do BrasilOverboost BR/Reprodução

Agora o trabalho da Volkswagen na fábrica de Taubaté (que também produz Gol, Voyage) será adaptar a linha para receber a plataforma MQB. A intenção é produzir ali o Polo Track, uma versão aventureira leve do hatch que tende a se tornar o carro de entrada da VW no Brasil.

A verdade, entretanto, é que o Track focará na economia e terá preço inicial ao redor do que é praticado pelo Fox 1.6 Connect (R$ 58.190), Up! Xtreme 170 Tsi (R$ 61.290) e pelo lendário Gol 1.0 (R$ 57.030).

VW-POLO-TRACK_T-e1616456824389.jpg<span class="hidden">–</span>Overboost BR/Reprodução

Os motores 1.0 MPI de 84 cv e o 1.6 MSI de 118 cv (com câmbio manual e automático) ficariam restritos a ele, enquanto o motor 1.0 TSI de 128 cv seria exclusivo das versões Comfortline e Highline, e o 1.4 TSI de 150 cv seguirá com o GTS. Essas três versões serão reestilizadas antes do fim do ano para a linha 2022.

NOVO-POLO_2021_F_amarelo.jpgDianteira terá novo para-choque e faróis redesenhadosRenato Aspromonte/Quatro Rodas

A estratégia será, justamente, enviar o ferramental do Polo mais antigo para Taubaté e produzir o novo em São Bernardo do Campo (SP).

NOVO-POLO_2021_T_amarelo.jpgTraseira recebe lanternas que invadem a tampa do porta-malasRenato Aspromonte/Quatro Rodas

Além do visual inspirado na nova geração do Golf, os Polo mais caros estrearão a central multimídia VW Play de 10 polegadas, que já está no Nivus e no T-Cross, e assistentes de condução avançados, como o piloto automático adaptativo (ACC) e a frenagem autônoma de emergência.

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capa 743

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