Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Pezinho Isobárico

Recommended Posts

Fala pipôus!

Seguinte, estava eu pensando, e veio uma idéia... pq não usar um peinho em configuração isobárica?

Bem, no meu caso, eu quero q o pezinho desça legal até uns 60Hz ao menos... atualmente tenho um par do Bravox PMB6 (premium II) export... gosto dele, trabalha bem com baixa potência, gosto do timbre, mas ele não desce tanto como eu queria. Bastaria comprar mais dois, ois ele é barato. Tava olhando, ele é bem baixo... caberia mais um ali em baixo dele... a idéia é deixar um bem colado no outro, o segundo com o fundo virado pra baixo, pro chão. O resto do volume necessário eu ganharia extendendo o pezinho ao lado da soleira da porta.

Aos entendidos... o que acham? Eu ligaria os dois em paralelo num RF 4600x, o q daria uns 45W RMS pra cada... pra mim tá bom, se ele descer bem nesta configuração.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

kra, juro q ja tinha pensado nisso, vc não é um louco solitário!

o fogo é q opesinho ia fic amuito alto pra poder colocar um falante em cima de outro, o destoyer de 5 ia descer bpakarai!!!

mas teria de fazer par com um fullrange (ou 3vias) pois nao ia subir muito.

vale lembrar q embora vc possa utilizar 1/2 do volume, tb tera 3db a menos de spl.

Editado por Papillon

Compartilhar este post

Link para o post

o fogo é q opesinho ia fic amuito alto pra poder colocar um falante em cima de outro, o destoyer de 5 ia descer bpakarai!!!

vale lembrar q embora vc possa utilizar 1/2 do volume, tb tera 3db a menos de spl.

minha pergunta fica... e o timbre de um sistema desse ?

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

minha pergunta fica... e o timbre de um sistema desse ?

[]

Sandro

É... os efeitos colaterais são o meu medo... eu tinha pensado nisto apenas pra tocar a faixa entre 60 e 300Hz (ainda concretizo meu plano de cortar o sub em 60Hz!!!!). Será q nesta faixa mais estreita as perdas em timbre aconteceriam?

Compartilhar este post

Link para o post
Faço um coro com o Sandro!

[]s

Ri7

Bem vamos aos supunhetamentos teoricos.

O sistema isobárico serve para simular um falante com 50% do Volume equivalente original de um usando dois... OU seja vamos tratar o conjunto isobárico como um falante só

Bem com isso alem de alterar o Vas estamos alterando o coeficiente de merito total tambem (QTS) .. com isso temos um falante com características diferentes...

O cone passa a ser relativamente menos rigido e o conjunto mecânico mais pesado ( a cms fica mais alta por isso que o Fs cai), logo esperaria algo bastante fanhoso em frequencias mais altas.. mas até aonde ?

Alem disso pela menor rigidez relativa do cone causada pela pressão positiva aplicada em um de seus lados, a qual não era prevista no projeto inicial, devemos ter um indice de distorção maior.

Mas já que tá com dois na mão... não custa tentar fazer um teste numa caixa de mdf experimental.

só que use a configuração de câmara isobárica (bunda com bunda do falante com um pra fora e um pra dentro) e não a cone com cone, pois precisamos de um cone aparecendo o centro por causa das frequências mais altas.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Sem duvida que sim!

Por mais que as vantagens em linearidade do sistema isobarico sejam boas, a perda de timbre é gritante, além da diminuição da eficiência desse tipo de caixa. A menos que vc tentasse montar um sistema com um falante sobreposto ao outro, o q diminiu um pouco a perda no timbre, que ainda existe mas é menor.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
Faço um coro com o Sandro!

[]s

Ri7

Bem vamos aos supunhetamentos teoricos.

O sistema isobárico serve para simular um falante com 50% do Volume equivalente original de um usando dois... OU seja vamos tratar o conjunto isobárico como um falante só

Bem com isso alem de alterar o Vas estamos alterando o coeficiente de merito total tambem (QTS) .. com isso temos um falante com características diferentes...

O cone passa a ser relativamente menos rigido e o conjunto mecânico mais pesado ( a cms fica mais alta por isso que o Fs cai), logo esperaria algo bastante fanhoso em frequencias mais altas.. mas até aonde ?

Alem disso pela menor rigidez relativa do cone causada pela pressão positiva aplicada em um de seus lados, a qual não era prevista no projeto inicial, devemos ter um indice de distorção maior.

Mas já que tá com dois na mão... não custa tentar fazer um teste numa caixa de mdf experimental.

só que use a configuração de câmara isobárica (bunda com bunda do falante com um pra fora e um pra dentro) e não a cone com cone, pois precisamos de um cone aparecendo o centro por causa das frequências mais altas.

[]

Sandro

Putz, se eu tivesse uma tico tico em casa até arriscaria... fazer estes cortes vai ser complicado. E os falantes vão pra porta do pug este fds

Compartilhar este post

Link para o post
Sem duvida que sim!

Por mais que as vantagens em linearidade do sistema isobarico sejam boas, a perda de timbre é gritante, além da diminuição da eficiência desse tipo de caixa. A menos que vc tentasse montar um sistema com um falante sobreposto ao outro, o q diminiu um pouco a perda no timbre, que ainda existe mas é menor.

[]s

Ri7

O Problem de colocarmos sobrepostos é.. o que vai pra dentro da caixa ?

Para ser iso temos que ter um volume muito pequeno de ar entre os dois falantes por causa da compressão fluidica do ar....

Sobre postos só dá pra fazer push pull não isobárica.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...