Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
inibex

Ligação Ativa, dúvidas

Recommended Posts

Boa noite. Conforme postei em outro tópico aqui, fiz a instalação de um SQ no meu carro e estou bastante feliz com o resultado.

Porém, estudei bastante o material aqui do site e me eduquei sobre os princípios básicos de um som automotivo e, olhando o trabalho do instalador, fiquei com algumas dúvidas. Irei falar com ele na terça que vem, mas resolvi tirar algumas dúvidas com os colegas aqui pra poder argumentar se necessário, mas com embasamento.

Pois bem, o som é composto por um kit duas vias, um subwoofer, um amplificador com DSP embutido e um amplificador só para o sub.

Analisando a instalação, vi que ele plugou os dois woofers diretamente no amplificador e o subwoofer no amplicador exclusivo dele, que por sua vez está ligado à saida de sub do amplificador principal.

A questão são os tweeters. Ele ligou os falantes no amplificador e na saída dele ligou o o crossover da Focal. Perguntei porque não foi uma ligação direta e ele me respondeu que é só para garantir que o tweeter não vai queimar se mandar frequencia cortada errada no DSP ou em caso de algum problema catastrófico. OK. O som está ótimo, bem cristalino e o ajuste não tenho do que reclamar. Só fiquei com a dúvida se isso é correto. Pelo que entendi, o crossover vai fazer o corte de frequencia e depois ela vai ser processada de novo no DSP. Faz sentido isso? Perde-se alguma qualidade nesse tipo de ligação? Sei que neste caso a ligação está usando os filtros do crossover, mas quando chega no DSP, ele é "cortado de novo"?

Hoje me sinto confortável em mexer nos cortes dentro do software da Audison sem fazer besteira, será que ganho alguma coisa fazendo a ligação ativa sem o crossover?

Valeu galera.

Editado por inibex

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já vi várias pessoas recomendarem isso aqui no fórum. é uma forma de proteger o tweeter, e até onde sei não degrada o som.

suponhamos que o crossover do seu kit tenha corte passa-alta pro tweeter a 2kHz. se no módulo ou na HU for cortado acima disso, o crossover vai deixar passar tudo. se for cortado abaixo disso (ou o crossover da HU/amp seja desligado por engano), o cross original vai manter o corte a 2kHz.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema eh, se vc tiver mexendo nos cortes e, sem querer, desligar o corte do tweeter, se nao usar o crossover passivo, o tweeter vai pro saco. Nem precisava do cross do kit, um capacitor jah resolve, mas jah que o kit veio com o cross, usa ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...