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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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rmattos

Megacapacitor c/ voltímetro

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O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

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O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

Da linha de alimentação toda...

 

[]

 

Sandro

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Desculpe sou burro mesmo, não entendi...

 

É a voltagem da bateria ou a do capacitor ??

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Desculpe sou burro mesmo, não entendi...

 

É a voltagem da bateria ou a do capacitor ??

da linha toda.... ou seja o que estiver passando pelo voltimetro.

 

O capacitor fica na mesma tensão da bateria, não tem como ficar maior ou menor...

 

[]

 

Sandro

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"Da linha de alimentação toda..."

 

DE TUDO!!!!! É A MESMA!

 

Abraços

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O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

 

errr... vamos aos poucos

 

disjuntor tem voltimetro?

 

a tensao eh a mesma em toda a linha. seu carro anda a 100Km/h assim como a porta, a roda, a antena....

 

na pratica, a tensao eh igual em qq ponta de um fio q tenha boa condutividade

 

mas se comecarmos a medir a tensao utlizando 10 casas decimais, aí a coisa já muda.... a tensao mostrada no capacitor seria a tensao na entrada do circuito do voltimetro. Mas nao eh esse nosso universo.

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não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.

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não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.

Exatamente :legal:

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Opa já estou vendo que não sou tão burro assim !!

 

O assunto está tendo criando divergências...

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bom, vamos levantar a discussao entao

a bateria fornece tensao constante qd a musica toca?

tá lá o sub de 15 batendo e a bateria fornecendo uma tensao constante?

 

eu acho q nao....

 

tá certo q tem uma pequena diferenca entre a tensao na bateria e a tensao na entrada do amplificador devido a resistencia do cabo de força

mas isso nao deveria ser muito grande... bom, vamos calcular entao

supondo que a resistencia do cabo, fosse no pior caso, 1 Ohm

V = R.i

Vamp = Vbat - R.i

se a variacao de corrente for de 10 a 80 A, teremos uma variacao de tensao no amp de ...

Vamp = 12 - 1.10 = 2 Volts

Vamp = 12 - 1.80 = - 68 Volts

 

xii... acho q tem algo errado...

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nao precisa pensar muito....o voltimetro para medir um tensao deve ter um contato no positivo e outro no negativo...

no sistema do carro...onde a baterias(s) e o capacitor(s) estao ligados em paralelo...a voltagem medida pelo voltimetro sera a mesma independente da posiçao...

a variaçao do voltimetro do capacitor eh a mesma que tera um voltimetro ligado nos bornes da bateria...isso eh uma caracteristica de uma ligaçao em paralelo...

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meu, no meu carro não é assim, se colocar uma música com algum subgrave a bateria medida nos bornes fica em 12.6V constante e o capacitor caindo pra 11.5...

medição "nos bornes" desconta essa resistência dos cabos, que por menor que seja necessariamente é maior do que a do borne pro medidor.

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um cabo der 13mm2 tem 1,27 Ohms por 1000 metros

utilizando 5 metros, teremos 0,00625 Ohms

 

assim, numa variacao de 20 a 80 A teremos variacoes de tensao de:

Vamp = 12 - 0,00625 x 20 = 11,875 Volts

Vamp = 12 - 0,00625 x 80 = 11,50 Volts

partindo de uma bateria em 12 volts

 

com isso notamos q se o cabo de forca nao for bem dimensionado essa variacao eh maior ainda

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a tensao num fio, eh a mesma ao longo dela

DESDE Q, sua resistencia interna nao tenha valores que alterem significativamente essa afirmacao

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é claro que a tensao irá variar com a diferença de corrente...mas pega qualquer livro de eletronica....ligaçao paralelo, a tensao eh a mesma em todos os pontos...a variaçao sobre os bornes do capacitor eu acredito que seja devido ao fato dele carregar e descarregar constantemente...mas deve ser sempre a mesma....depende do instrumento que tu usa pra medir no capacitor e o que tu usa para medir nabateria

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acabou de chegar um parceiro meudisse exat aqui e perguntei a opniao dele e ele disse exatamente a mesma coisa....a tensao eh a mesma independente do ponto que tu medi

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é claro que a tensao irá variar com a diferença de corrente...mas pega qualquer livro de eletronica....ligaçao paralelo, a tensao eh a mesma em todos os pontos...a variaçao sobre os bornes do capacitor eu acredito que seja devido ao fato dele carregar e descarregar constantemente...mas deve ser sempre a mesma....depende do instrumento que tu usa pra medir no capacitor e o que tu usa para medir nabateria

nos livros de eletronica, esta correto para modelos onde a linha (o fio condutor) nao tem resistencia significativa

 

no nosso caso, temos uma bateria q nao fornecera tensao constante caso o consumo de corrente seja grande, o condutor tem uma resistencia significativa perante a corrente consumida e com isso teremos variacao na bateria e no capacitor no pior caso

 

para correntes baixas e cabos bem dimensionados, a tensao no amplificador e na bateria serao iguais

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se tudo estiver certo nao ira apresentar diferença...agora gastar 300 reais num capacitor e nao ter fios dimensionados pra corrente que tu ira utilizar é muita ignorancia ou eh so pra dizer que tem capacitor...desculpe a palavra isso eh uma coisa que devemos concordar

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O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

 

errr... vamos aos poucos

 

disjuntor tem voltimetro?

 

a tensao eh a mesma em toda a linha. seu carro anda a 100Km/h assim como a porta, a roda, a antena....

 

na pratica, a tensao eh igual em qq ponta de um fio q tenha boa condutividade

 

mas se comecarmos a medir a tensao utlizando 10 casas decimais, aí a coisa já muda.... a tensao mostrada no capacitor seria a tensao na entrada do circuito do voltimetro. Mas nao eh esse nosso universo.

Exato, a tensao nao eh a mesma na linha toda na pratica, so se a linha fosse perfeita, sem resistencia.

 

A resistencia do fio vai gerando uma queda de tensao de acordo com o comprimento, esse eh um dos parametros q utilizamos para calcular bitolas. O outro parametro eh a corrente.

 

Geralmente, a perda aceitavel eh 0,5V, ou seja, 13,8V na bat e 13,3V perto do amp. O capacitor utiliza esse voltimetro para podermos perceber a queda de tensao nas batidas

 

[]s

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a tensao num fio, eh a mesma ao longo dela

DESDE Q, sua resistencia interna nao tenha valores que alterem significativamente essa afirmacao

Claro, quando mais grosso o condutor menor a resistencia

 

Vide R = (p*L/A) -> Ro (resistividade do material, no caso o cobre) * Comprimento / Area

 

Ou seja, se nao estiver calculado corretamente o condutor vai ter queda de tensao sim, gerando aquecimento

 

[]s

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não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.

Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

 

Se bem que alguns voltimetros tem um capacitor pra amortecer isso.

 

[]

 

Sandro

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Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

 

Se bem que alguns voltimetros tem um capacitor pra amortecer isso.

 

[]

 

Sandro

:+1

 

Eh na linha toda, se colocar o voltimetro na bat q nem fizemos no encontro rj a tensao cai nas batidas tb

 

[]s

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Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

 

Se bem que alguns voltimetros tem um capacitor pra amortecer isso.

 

[]

 

Sandro

:+1

 

Eh na linha toda, se colocar o voltimetro na bat q nem fizemos no encontro rj a tensao cai nas batidas tb

 

[]s

teoricamente a tensão medida eh na linha, mas não podemos esquecer que o fio oferece uma resistência a passagem da corrente (pequena mas oferece) o que causa uma pequena diminuição na Tensão no capacitor/amplificador

Editado por BP12"

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