Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Conheça o engenhoso carro de duas rodas que foi um fracasso nos anos 60

Recommended Posts

Postado em
gyrox_1967web1a-e1597882745173.jpgGyro-X foi criado em 1967 como proposta futurista para transporte pessoalLane Motor Museum/Divulgação

O estranho veículo das fotos parece ter saído de algum filme futurista dos anos 60, com suas formas esguias e aparentemente flutuar sobre o asfalto. O Gyro-X foi criado em 1967 com a ideia de ser um carro mais eficiente do que os convencionais modelos de quatro rodas. Mais leve e compacto, poderia usar motores menores e mais econômicos.

Com apenas duas rodas, o Gyro-X é estreito e mais aerodinâmico, capaz de ultrapassar os 200 km/h, mesmo equipado com um motor de cerca de 80 cv. O propulsor era emprestado de um Mini Cooper S da época. Para ficar em pé, o modelo usava um giroscópio de 22 polegadas de diâmetro. A peça ficava girando em alta velocidade para contrabalancear os movimentos da carroceria e evitar que o Gyro tombasse.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Segundo o fabricante, o modelo era capaz de inclinar até 40° para os lados sem perder o equilíbrio. No entanto, quando desligado, o Gyro precisava de duas “rodinhas” laterais, como de bicicletas infantis. Com o giroscópio parado, era impossível manter o modelo em pé.

Continua após a publicidade
gyrox_1967web2a.jpg<span class="hidden">–</span>Lane Motor Museum/Divulgação

A “engenhoca” é fruto das mentes de Alex Tremulis, estilista e entusiasta de carros antigos, e Thomas Summers, especialista em giroscópios.

A ideia era promissora, com futuros modelos previstos para produção pela Gyro Dynamics Corporation. O carro foi mostrado no espaço “The Wonderful World of Wheels”, dentro do Salão de Nova York de 1967.

Só que na prática, o carro era menos fantástico do que o proposto. Acima de 120 km/h o Gyro era instável, de acordo com relatos. Em todo caso, provavelmente a empresa não teve recursos para desenvolver melhor a tecnologia. Também não teve tempo, já que em 1970 a Gyro Dynamics faliu e o carro nunca chegou a ser produzido.

gyrox_1967web3a.jpg<span class="hidden">–</span>Lane Motor Museum/Divulgação

O destino do carro ficou nas mãos da justiça americana, e o veículo seria integrado ao processo de falência da empresa.

Continua após a publicidade

A partir daí, o carro passou por vários anos de transformações feitas pelo próprio Thomas Summers, um dos criadores. Entre aparições e sumiços desde os anos 70 até 1994, o Gyro-X perdeu seu giroscópio, ganhou uma terceira roda e um motor Volkswagen para que conseguisse ser registrado para rodar legalmente nas ruas.

gyrox_1967web5a.jpg<span class="hidden">–</span>Lane Motor Museum/Divulgação

O carro reapareceu em 2009, bastante modificado, ao ser vendido para um colecionador do Texas. Em 2011, foi vendido novamente para o Lane Motor Museum, em Nashville, atual proprietário do carro.

O museu então promoveu uma meticulosa restauração para trazer o Gyro-X às suas características originais. O modelo ganhou de volta o seu giroscópio e chamou atenção no Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, na Itália.

No vídeo abaixo, o próprio museu explica o funcionamento do complexo sistema que mantém o carro equilibrado.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_736_insta-e1597933710989.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...