Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gbg

numero d cilindros influi na performance?

Recommended Posts

Postado em (editado)

tava pensando aqui

com certeza da uma diferença montar dois motores com a mesma capacidade cubica mas com numero d cilindros diferente

ex

um motor 4.0

varia o q c ele for 4.0 com 6 cilindros, com 8 cilindros, com 10 cilindros, etc.?

aumenta potencia?

o motor gira mais?

e o torque?

ou nenhuma das anteriores? :lol:

Editado por gbg
Postado em
tava pensando aqui

com certeza da uma diferença montar dois motores com a mesma capacidade cubica mas com numero d cilindros diferente

ex

um motor 4.0

varia o q c ele for 4.0 com 6 cilindros, com 8 cilindros, com 10 cilindros, etc.?

aumenta potencia?

o motor gira mais?

e o torque?

ou nenhuma das anteriores? :lol:

O numero de cilindros e a cilindrada (tamanho do motor) estão intimamente ligados, mas por motivos de espaço tbm...

Normalmente (obvio tem fabricante que faz alguma excessão po algum motivo específico):

Motores até 2,5 litros costumam ser 4 cilindros (L4)

...Isso porque para se aumentar a cilindrada vc é obrigado a aumentar o diãmetro (o que força a aumentar o comprimento do motor) ou o curso (o que força a aumentar o deck pois chega uma certa hora em que o r/l fica muito ruim).

Ainda, com um pistão muito largo vc tem menor homogeinidade dentro da câmara tendo alguns pontos mais ricos e outros mais pobres o que vai diminuindo a possibilidade de se usar taxa e pontos maiores, chega uma hora em que não compensa mais crescer o diâmetro

de 2,5 a 4 litros costumam ser 6 cilindros

em linha (L6)

Quando o comprimento do motor não é fator determinante (por exemplo num carro de luxo) qdo chega a tal hora em que o diâmetro muito grande atrapalha vc pode usar pistões menores e mais deles, com a vantagem de que vc terá os ciclos de explosão melhor espalhados pelo ângulo do Vira, isso traz miuto maiis maciez ao motor, aí novmente vc vai crescendo o diâmetro e curso até que fica inviável caber dentro de um automóvel, um aoutra desvantagem é que o vira fica longo e sujeito a torcer mais, chegando a quebrar se o motor tiver torque demais

Em V (V6)

Vc aproveita muito mais o espaço, mas tem o inconveinente de que as harmônicas nas explosões fazem o motor vibrar demais, pedindo eixos de contrabalancelamento coisa que rouba potência, e as vezes acelera o desgaste mesmo usando estes eixos

de 4 a 8 litros costumam ser V8 (V8)

Aí vc tem a linearidade de um L4 com um espaço bem aproveitado, sendo bem liso

de 8 litros pra cima começa a aparecer V10, V12, etc.

Ainda existe os motores Boxer 4 e 6 (H4 e H6), que tem mais vibração que os L4, mas por terem as bielas horizontais conseguem tem uma altura bem menor (diminuindo o Centro de gravidade do motor o que deixa o carro mais estavel), mas são mais largos, mas tem o inconveniente de usar 2 cabeçotes, duas admissões, etc.

O assunto é MUITO extenso, e vc vê que chegou a existir motores em linha com 16 cilindros !!!! (BUgatti se não me engano) mas são coisas voltadas para a exclusividade (e geralmente tempos mais antigos)

[]s jr

Postado em
WOW!!!

16 em linha!!! :blink:

O maior que eu havia visto era de um Hudson Steel Body 1932 com um 8 em linha... :legal:

axo q num era em linha não

c não me engano era em W ou V

:legal:

Postado em
WOW!!!

O maior que eu havia visto era de um Hudson Steel Body 1932 com um 8 em linha...  :legal:

Este em W é outro motor...o que estou falando éra de competição, coisa da década de 30

Postado em

fera... valeu overspeed! :legal:

imagino entao q um motor d 4 cilindros e 3 litros tera menor potencia do q um d 6 cilindros e 3 litros, pois como vc disse o pistao no 4 cilindros sera mto largo e levara a uma taxa menor do q no motor d 6 cilindros, certo?

pelo q sei, somente 3 carros ate hj ja foram comercializados com motores d 16 cilindros: um da auto union, outro da cadillac e outro duma marca q nem lembro o nome

o Bugatti Type 47 tinha 16 cilindros, nao sei c eh esse q vc ta falando

http://www.ultimatecarpage.com/frame.mv?fi...=car.mv&num=526

ele nunca chegou a produçao, era feito somente p/ corridas

Postado em
fera... valeu overspeed! :legal:

imagino entao q um motor d 4 cilindros e 3 litros tera menor potencia do q um d 6 cilindros e 3 litros, pois como vc disse o pistao no 4 cilindros sera mto largo e levara a uma taxa menor do q no motor d 6 cilindros, certo?

pelo q sei, somente 3 carros ate hj ja foram comercializados com motores d 16 cilindros: um da auto union, outro da cadillac e outro duma marca q nem lembro o nome

o Bugatti Type 47 tinha 16 cilindros, nao sei c eh esse q vc ta falando

http://www.ultimatecarpage.com/frame.mv?fi...=car.mv&num=526

ele nunca chegou a produçao, era feito somente p/ corridas

esse ai é em dois bancos, provavelmente seria em v, mas também pode ser Boxer (pouquissimo provavel com essa largura) ou em U (igual em v, mas com dois virabrequins (acho eu...)

Para entender um pouco mais sobre a "maciez" e suavidade dos motores multicilindros, dá uma olhada nesse site ai:

http://www.e31.net/navmisc_e.html

Ah... mas só para causar... em 1923~4 a FIAT estabeleceu o então recorde de velocidade, de 320Km/h de máxima.

Para isso ela usou um motor 4 cilindros naturalmente aspirado... ele rendia 330cv a somente 1800 RPM (magina o torque do bichinho)

Só um detalhe... ele tinha 5.25L... POR CILIDRO

totalizando 21L !!!

Postado em

Não !!!

Essa configuração que expliquei acima não é uma regra e não tem correlação com potência naum !!!! veja que o Marea tinha "apenas" 2 litros e 5 cilindros e a ferrari se não me engano já teve um V8 de uns 2 litros, assim como existiu lá fora o mazda MX3 1.8 V6....a configuração depende de um monte de fatores, o que disse acima são limitações físicas que se relacionam com design e tamanho físico para carros de uso normal!!!!

[]s jr

Postado em

esse mx3 1.8 v6 tem aqui no brasil ! dificil mas tem ! hehehe

e diga-se de passagem ! manco que dói ! hehehe

acho que é o V6 mais fraco do mundo ! hehehe

uma duvida que sempre tive...

um motor L6 e um V6.... o V6 se sobresai somente pelo espaço ? nao tem nada alem disso ? uma melhora de rendimento pela construção do motor e tals ????

Postado em
WOW!!!

O maior que eu havia visto era de um Hudson Steel Body 1932 com um 8 em linha...  :legal:

Não não...

8 cilindros em linha mesmo!!! Contados "nu dedu"!!! Nem eu acreditava naquilo... Segundo o meu vizinho de uma casa que nós tínhamos em Bauru, o cunhado dele ( dono do carro ) disse que o motor tinha 7L!!! Huehuehue... Ainda na época eu tirei um sarrinho.. "Quase um Viper!!!" :rolleyes:

E pra azarar tudo, tinha 1 único carburador... Que o venturi não devia de ser nem 40mm... :blink:

Freios a tambor e varão...

Um capô de uns 1,5m tranquilo e calmo... e talz...

Koyza mayz kui iztraña oge in dia!!!

Mas era um carrão "estiludo".

Postado em
esse mx3 1.8 v6 tem aqui no brasil ! dificil mas tem ! hehehe

e diga-se de passagem ! manco que dói ! hehehe

acho que é o V6 mais fraco do mundo ! hehehe

uma duvida que sempre tive...

um motor L6 e um V6.... o V6 se sobresai somente pelo espaço ? nao tem nada alem disso ? uma melhora de rendimento pela construção do motor e tals ????

Os V6 foram importados direto, portanto não tropicalizados e por isso andavam menos do que deveriam (o AFR não éra adequado a nossa gasosa)

de toda forma é um motor 1,8 litros...num faz milagre né ?

L6 x V6 é soda, um torce o vira mais, o outro vibra mais (e precisa de mais peso pra equilibrar)

particularmente eu gosto de L6

[]s jr

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...