Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gbg

numero d cilindros influi na performance?

Recommended Posts

tava pensando aqui

 

com certeza da uma diferença montar dois motores com a mesma capacidade cubica mas com numero d cilindros diferente

 

ex

 

um motor 4.0

 

varia o q c ele for 4.0 com 6 cilindros, com 8 cilindros, com 10 cilindros, etc.?

 

aumenta potencia?

o motor gira mais?

e o torque?

ou nenhuma das anteriores? :lol:

Editado por gbg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tava pensando aqui

 

com certeza da uma diferença montar dois motores com a mesma capacidade cubica mas com numero d cilindros diferente

 

ex

 

um motor 4.0

 

varia o q c ele for 4.0 com 6 cilindros, com 8 cilindros, com 10 cilindros, etc.?

 

aumenta potencia?

o motor gira mais?

e o torque?

ou nenhuma das anteriores? :lol:

O numero de cilindros e a cilindrada (tamanho do motor) estão intimamente ligados, mas por motivos de espaço tbm...

 

Normalmente (obvio tem fabricante que faz alguma excessão po algum motivo específico):

 

Motores até 2,5 litros costumam ser 4 cilindros (L4)

...Isso porque para se aumentar a cilindrada vc é obrigado a aumentar o diãmetro (o que força a aumentar o comprimento do motor) ou o curso (o que força a aumentar o deck pois chega uma certa hora em que o r/l fica muito ruim).

 

Ainda, com um pistão muito largo vc tem menor homogeinidade dentro da câmara tendo alguns pontos mais ricos e outros mais pobres o que vai diminuindo a possibilidade de se usar taxa e pontos maiores, chega uma hora em que não compensa mais crescer o diâmetro

 

de 2,5 a 4 litros costumam ser 6 cilindros

 

em linha (L6)

Quando o comprimento do motor não é fator determinante (por exemplo num carro de luxo) qdo chega a tal hora em que o diâmetro muito grande atrapalha vc pode usar pistões menores e mais deles, com a vantagem de que vc terá os ciclos de explosão melhor espalhados pelo ângulo do Vira, isso traz miuto maiis maciez ao motor, aí novmente vc vai crescendo o diâmetro e curso até que fica inviável caber dentro de um automóvel, um aoutra desvantagem é que o vira fica longo e sujeito a torcer mais, chegando a quebrar se o motor tiver torque demais

 

Em V (V6)

Vc aproveita muito mais o espaço, mas tem o inconveinente de que as harmônicas nas explosões fazem o motor vibrar demais, pedindo eixos de contrabalancelamento coisa que rouba potência, e as vezes acelera o desgaste mesmo usando estes eixos

 

de 4 a 8 litros costumam ser V8 (V8)

Aí vc tem a linearidade de um L4 com um espaço bem aproveitado, sendo bem liso

 

de 8 litros pra cima começa a aparecer V10, V12, etc.

 

 

Ainda existe os motores Boxer 4 e 6 (H4 e H6), que tem mais vibração que os L4, mas por terem as bielas horizontais conseguem tem uma altura bem menor (diminuindo o Centro de gravidade do motor o que deixa o carro mais estavel), mas são mais largos, mas tem o inconveniente de usar 2 cabeçotes, duas admissões, etc.

 

 

O assunto é MUITO extenso, e vc vê que chegou a existir motores em linha com 16 cilindros !!!! (BUgatti se não me engano) mas são coisas voltadas para a exclusividade (e geralmente tempos mais antigos)

 

[]s jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

WOW!!!

 

16 em linha!!! :blink:

 

O maior que eu havia visto era de um Hudson Steel Body 1932 com um 8 em linha... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
WOW!!!

 

16 em linha!!! :blink:

 

O maior que eu havia visto era de um Hudson Steel Body 1932 com um 8 em linha... :legal:

axo q num era em linha não

 

c não me engano era em W ou V

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
WOW!!!

 

16 em linha!!! :blink:

 

O maior que eu havia visto era de um Hudson Steel Body 1932 com um 8 em linha...  :legal:

axo q num era em linha não

 

c não me engano era em W ou V

 

:legal:

Este em W é outro motor...o que estou falando éra de competição, coisa da década de 30

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fera... valeu overspeed! :legal:

 

imagino entao q um motor d 4 cilindros e 3 litros tera menor potencia do q um d 6 cilindros e 3 litros, pois como vc disse o pistao no 4 cilindros sera mto largo e levara a uma taxa menor do q no motor d 6 cilindros, certo?

 

pelo q sei, somente 3 carros ate hj ja foram comercializados com motores d 16 cilindros: um da auto union, outro da cadillac e outro duma marca q nem lembro o nome

 

o Bugatti Type 47 tinha 16 cilindros, nao sei c eh esse q vc ta falando

http://www.ultimatecarpage.com/frame.mv?fi...=car.mv&num=526

 

ele nunca chegou a produçao, era feito somente p/ corridas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fera... valeu overspeed! :legal:

 

imagino entao q um motor d 4 cilindros e 3 litros tera menor potencia do q um d 6 cilindros e 3 litros, pois como vc disse o pistao no 4 cilindros sera mto largo e levara a uma taxa menor do q no motor d 6 cilindros, certo?

 

pelo q sei, somente 3 carros ate hj ja foram comercializados com motores d 16 cilindros: um da auto union, outro da cadillac e outro duma marca q nem lembro o nome

 

o Bugatti Type 47 tinha 16 cilindros, nao sei c eh esse q vc ta falando

http://www.ultimatecarpage.com/frame.mv?fi...=car.mv&num=526

 

ele nunca chegou a produçao, era feito somente p/ corridas

esse ai é em dois bancos, provavelmente seria em v, mas também pode ser Boxer (pouquissimo provavel com essa largura) ou em U (igual em v, mas com dois virabrequins (acho eu...)

 

Para entender um pouco mais sobre a "maciez" e suavidade dos motores multicilindros, dá uma olhada nesse site ai:

 

http://www.e31.net/navmisc_e.html

 

 

Ah... mas só para causar... em 1923~4 a FIAT estabeleceu o então recorde de velocidade, de 320Km/h de máxima.

 

Para isso ela usou um motor 4 cilindros naturalmente aspirado... ele rendia 330cv a somente 1800 RPM (magina o torque do bichinho)

 

Só um detalhe... ele tinha 5.25L... POR CILIDRO

 

totalizando 21L !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
imagino entao q um motor d 4 cilindros e 3 litros tera menor potencia do q um d 6 cilindros e 3 litros, pois como vc disse o pistao no 4 cilindros sera mto largo e levara a uma taxa menor do q no motor d 6 cilindros, certo?

Não !!!

 

Essa configuração que expliquei acima não é uma regra e não tem correlação com potência naum !!!! veja que o Marea tinha "apenas" 2 litros e 5 cilindros e a ferrari se não me engano já teve um V8 de uns 2 litros, assim como existiu lá fora o mazda MX3 1.8 V6....a configuração depende de um monte de fatores, o que disse acima são limitações físicas que se relacionam com design e tamanho físico para carros de uso normal!!!!

 

[]s jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse mx3 1.8 v6 tem aqui no brasil ! dificil mas tem ! hehehe

 

e diga-se de passagem ! manco que dói ! hehehe

 

acho que é o V6 mais fraco do mundo ! hehehe

 

 

uma duvida que sempre tive...

 

um motor L6 e um V6.... o V6 se sobresai somente pelo espaço ? nao tem nada alem disso ? uma melhora de rendimento pela construção do motor e tals ????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
WOW!!!

 

16 em linha!!! :blink:

 

O maior que eu havia visto era de um Hudson Steel Body 1932 com um 8 em linha...  :legal:

axo q num era em linha não

 

c não me engano era em W ou V

 

:legal:

Não não...

 

8 cilindros em linha mesmo!!! Contados "nu dedu"!!! Nem eu acreditava naquilo... Segundo o meu vizinho de uma casa que nós tínhamos em Bauru, o cunhado dele ( dono do carro ) disse que o motor tinha 7L!!! Huehuehue... Ainda na época eu tirei um sarrinho.. "Quase um Viper!!!" :rolleyes:

 

E pra azarar tudo, tinha 1 único carburador... Que o venturi não devia de ser nem 40mm... :blink:

 

Freios a tambor e varão...

 

Um capô de uns 1,5m tranquilo e calmo... e talz...

 

Koyza mayz kui iztraña oge in dia!!!

 

Mas era um carrão "estiludo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
esse mx3 1.8 v6 tem aqui no brasil ! dificil mas tem ! hehehe

 

e diga-se de passagem ! manco que dói ! hehehe

 

acho que é o V6 mais fraco do mundo ! hehehe

 

 

uma duvida que sempre tive...

 

um motor L6 e um V6.... o V6 se sobresai somente pelo espaço ? nao tem nada alem disso ? uma melhora de rendimento pela construção do motor e tals ????

Os V6 foram importados direto, portanto não tropicalizados e por isso andavam menos do que deveriam (o AFR não éra adequado a nossa gasosa)

 

de toda forma é um motor 1,8 litros...num faz milagre né ?

 

 

L6 x V6 é soda, um torce o vira mais, o outro vibra mais (e precisa de mais peso pra equilibrar)

 

particularmente eu gosto de L6

 

[]s jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...