Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Lucas Santanna

Defeito intermitente de alto falantes parando e voltando ao aumentar o volume

Recommended Posts

Boa noite!

Recentemente instalei eu mesmo no meu carro um Kit 2 Vias Selenium 62V2A (60 Wrms / 4 ohms cada lado) na dianteira, um par te coaxiais Bravox CX60BK (60 W rms / 4 ohms cada lado), um Sub 12" Bomber One em caixa Selada (200 W RMS / 4 ohms) e o módulo utilizado é um Taramps DS440 (4 canais de 110 Wrms e 2 ohms cada). Meu carro é um Polo Classic.

Na instalação utilizei como cabos um par de RCA injetado da Taramps de 5 metros, pros alto falantes internos utilizei cabos tecnoise de 1,5 mm² puro cobre e pro sub na mala utilizei cabos de 2,5 mm². Na alimentação utilizei um cabo de 0,75 mm² pro remoto e um cabo de 6 mm² pra alimentação do módulo com positivo e negativo direto na baterial. Utilizei terminais olhal e furquilha crimpados e reforçados com solda pra dar maior segurança.   

Liguei cada kit 2 vias em paralelo com cada coaxial de seus reespectivos lados pra manter o efeito estéreo e casar os 2 ohms da saída do módulo.. Os liguei nas saídas 1 e 2 do módulo cada, utilizando a saída frontal do rádio, e os mantive chaveados em Full Range. O sub foi ligado em bridge nos canais 3 e 4 e chaveado em LPF.

Pois bem! Meu som funcionou perfeitamente, muito bem equalizado, numa boa altura e excelente qualidade de som por volta de 6 meses. Acontece que esse mês um defeito estranho começou a aparecer. Nunca ouvi falar de nenhum defeito do tipo e por isso resolvi pedir ajuda aqui se alguém ja viu algo do tipo e pode por favor me indicar uma luz de qual seria o problema, já que eu enxergo varias possibilidades possíveis!

O defeito é o seguinte: apesar de ser intermitente (tem hora que não acontece durante toda a viagem utilizando o som, e tem hora que ele acontece direto), normalmente quando eu entro no carro, apenas o som do lado direito funciona. Para funcionar o lado esquerdo (Kit 2 Vias + Coaxial) eu tenho que aumentar o volume até quase o máximo, quando então o tweeter começa a estalar e então o som funciona. Ai então abaixo o volume e ele continua funcionando, Depois de um tempo, se mantiver o volume baixo as vezes ele para novamente de funcionar e eu tenho que aumentar o volume de novo, o tweeter estala e o lado esquerdo volta a funcionar. Já mexi no rádio pra isolar o lado esquerdo quando o defeito aparece e o sub parece bater normalmente, apenas os falantes do interior do carro que param ou ficam tocando absurdamente baixos!! De vez em quando também o tweeter do lado esquerdo começa a xiar e estalar (um barulho como se fosse interferência) do nada... Aí então o lado esquerdo para de funcionar com isso, ou as vezes o tweeter para de xiar e fica normal de novo. Muito estranho esse defeito, principalmente pelo fato de que quando eu aumento o volume ele volta a funcionar. Estou bem confuso com esse defeito.

Não sei se isso pode significar um mal contato em algum cabo de alimentação dos falantes, no cabo RCA, se é algum problema no canal do meu módulo, se é algum defeito em algum falante, crossover do kit 2 vias, o tweeter ou etc! Estou completamente no escuro. Alguém ja viu esse defeito alguma vez antes??? Algum palpite do que seria esse defeito ou de como testar pra descobrir o problema???

 

Obrigado pela ajuda desde já galera!!

Edited by Lucas Santanna
Faltou adicionar mais informações

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já vi esse defeito sim. É mal contato em algum fio. Quando aumenta o som a potência aumenta e faz com que o fio "grude", fazendo a conexão. Quando o volume está muito baixo não dá essa "grudada" e pára de tocar. O difícil é identificar qual fio está com esse mal contato. Pode inclusive ser um pequeno corte em algum cabo que ficou pressionado e acabou se partindo, mas não se rompeu inteiro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...