Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rveras

[Fiat Mobi] Ajuda em um projeto simples de SQ.

Recommended Posts

Boa tarde, sou novo nessa parada de forum, então não sei se estou abrindo o tópico no local certo, e do jeito certo, então já peço desculpas por eventuais erros. Valeu pela compreenssão!

Bom, vamos a minha dúvida, espero que consigam me ajudar kkk

Estou montando um projeto de SQ para o meu carro, um Fiat Mobi, já digo de antemão que é um projeto simples, interno, porém focando em um som "bonito", de boa qualidade. Mas sou muito leigo no assunto, primeira vez que estou montando um som descente. Até agora ja possuo os seguintes componentes:

1 Kit 2 Vias Nar Audio 600cs3 (6 Pols. / 120w Rms);

1 MP3 Player Pioneer MVH-X700BR BT

Minha primeira duvida seria, tendo em vista que é um projeto simples focando o SQ.

1. É necessario ligar o kit 2 vias em um amplificador?

2. Se sim, qual amplificador devo comprar para ficar tudo casadim com esse kit? (Lembrando que não quero sobrecarrega-lo, ou seja, quero que tenha uma vida útil boa)

3. Quais os melhores cabos, CxB, devo utilizar no sistema? ( Se possivel a metragem tb, pq provavelmente vou comprar pela Net pq na minha cidade so deve ter as marcas mais básicas)

4. Ouvi falar que o tratamento nas portas ajuda bastante, mas vou ter que comprar pela Net o material para isolar, qual o de melhor CxB? (Na minha cidade nenhuma equipadora trabalha com tratamento nas portas, na verdade, muitos nem sabem o que é, e outros dizem que não precisa: "pois hoje em dias os carros ja vem com a porta pronta pra acustica.")

Lembrando que sou bem leigo no assunto kkk, qualquer sugestão é muito bem vinda, desde já agradeço a ajuda!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Tudo bem Amigo?

Bom acredito que esse não é o local mais adequado para a postagem, mas...

1ª duvida: Sim, para poder extrair um máximo do seu kit 2 vias sim, será necessário amplifica-lo, pois o player não dará conta de mandar potência necessária para seu kit e em volumes mais altos poderá distorcer o som.

2ª duvida: Bom, há vários amplificadores bons, se quer custo beneficio você pode comprar uma SD 400.4 EVO é bem baratinho e sempre falam que são boas com relação ao que custa, mas se quiser mais qualidade você pode investir um pouco mais e pegar um mosconi, helix entre outros.

3ª duvida: Vai precisar de RCA e de cabos para o falantes de Tw, Ha muito tempo comprei RCA Knukonceptz Kristal de 4 canais e 6 metros, paguei um preço bom nele e achei muito bom pelo que me custou achei a qualidade muito boa, falam muito bem dos cabos da marca Leyline, eles são de uma user aqui do forum, ele poderia te ajudar nessa parte. Já os cabos para falantes de TW não sei te dizer quais são bons.

4ª duvida: Creio que muitos carro ainda não tem esse tratamento das portas já de fabrica, creio que somente os veículos mais caros possam ter tal tratamento das portas. Para qualidade tratar as portas são de extrema importância e sim, ajuda muito mesmo, pois faz da porta um caixa acústica para o midbass, encorpando o som e dando mais qualidade.

Também não entendo muito, só tentando ajudar, logo logo aparecente expertes no assunto, e te ajudam de melhor maneira.

E se falei bobagem vão perdoando e podem ficar a vontade para corrigir algo.

Abraços!

Editado por Maria Raimunda

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/10/2019 at 16:26, Rveras disse:

4. Ouvi falar que o tratamento nas portas ajuda bastante, mas vou ter que comprar pela Net o material para isolar, qual o de melhor CxB? (Na minha cidade nenhuma equipadora trabalha com tratamento nas portas, na verdade, muitos nem sabem o que é, e outros dizem que não precisa: "pois hoje em dias os carros ja vem com a porta pronta pra acustica.")

Existe uma opção mais em conta, você pode fazer o tratamento das portas utilizando manta asfáltica adesiva. Você encontra em lojas de material de construção, limpando bem a superfície e aplicando com atenção fica bem razoável.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
On 10/22/2019 at 10:05 AM, Maria Raimunda said:

Bom dia!

Tudo bem Amigo?

Bom acredito que esse não é o local mais adequado para a postagem, mas...

1ª duvida: Sim, para poder extrair um máximo do seu kit 2 vias sim, será necessário amplifica-lo, pois o player não dará conta de mandar potência necessária para seu kit e em volumes mais altos poderá distorcer o som.

2ª duvida: Bom, há vários amplificadores bons, se quer custo beneficio você pode comprar uma SD 400.4 EVO é bem baratinho e sempre falam que são boas com relação ao que custa, mas se quiser mais qualidade você pode investir um pouco mais e pegar um mosconi, helix entre outros.

3ª duvida: Vai precisar de RCA e de cabos para o falantes de Tw, Ha muito tempo comprei RCA Knukonceptz Kristal de 4 canais e 6 metros, paguei um preço bom nele e achei muito bom pelo que me custou achei a qualidade muito boa, falam muito bem dos cabos da marca Leyline, eles são de uma user aqui do forum, ele poderia te ajudar nessa parte. Já os cabos para falantes de TW não sei te dizer quais são bons.

4ª duvida: Creio que muitos carro ainda não tem esse tratamento das portas já de fabrica, creio que somente os veículos mais caros possam ter tal tratamento das portas. Para qualidade tratar as portas são de extrema importância e sim, ajuda muito mesmo, pois faz da porta um caixa acústica para o midbass, encorpando o som e dando mais qualidade.

Também não entendo muito, só tentando ajudar, logo logo aparecente expertes no assunto, e te ajudam de melhor maneira.

E se falei bobagem vão perdoando e podem ficar a vontade para corrigir algo.

Abraços!

Bom dia, primeiramente, agradeço muito pelas dicas e a ajuda. 

Segui o seu conselho e ja comprei o amplificador SD400.4D EVE, inclusive acabou de chegar aqui. Agora to com uma duvida quanto a ligação do mesmo no kit, como possuo esse kit 2 vias que mencionei antes, como deve ser a ligação deles no amp? Pq pedi para um cara de uma equipadora de som aqui da minha cidade para montar esse projeto, porém ele disse que o amplificador era muito potente para esse kit 2 vias, ate me sugeriu um JBL (E como ja tinha pesquisado antes, era um amp bem ruinzinho por sinal), dai ele mencionou que por ser mais potente que o kit, deveria ser ligado em serie, como eu não entendo nada do assunto, so concordei, mas queria a opinião de vcs a respeito, para o caso desse cara ta fazendo cagada kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
On 10/27/2019 at 2:11 AM, emanuelnobrega said:

Existe uma opção mais em conta, você pode fazer o tratamento das portas utilizando manta asfáltica adesiva. Você encontra em lojas de material de construção, limpando bem a superfície e aplicando com atenção fica bem razoável.

Boa sorte!

Pelo o que dei uma olhada na Net, a melhor opção para mim seria essa manta asfaltica mesmo, vou compra-la em alguma casa de construção, pelo o que pesquisei é + ou - uns 55 reais, 6 metros, deve ser o bastante. Tem como me dar uma dica de como deve ser a ligação desse meu kit 2 vias da NAR no amp da SD400.4dEVO?

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, Rveras disse:

Segui o seu conselho e ja comprei o amplificador SD400.4D EVE, inclusive acabou de chegar aqui. Agora to com uma duvida quanto a ligação do mesmo no kit, como possuo esse kit 2 vias que mencionei antes, como deve ser a ligação deles no amp? Pq pedi para um cara de uma equipadora de som aqui da minha cidade para montar esse projeto, porém ele disse que o amplificador era muito potente para esse kit 2 vias, ate me sugeriu um JBL (E como ja tinha pesquisado antes, era um amp bem ruinzinho por sinal), dai ele mencionou que por ser mais potente que o kit, deveria ser ligado em serie, como eu não entendo nada do assunto, so concordei, mas queria a opinião de vcs a respeito, para o caso desse cara ta fazendo cagada kkkkkkkk

Existe 2 forma de você ligar o kit 2 vias.

Pode ligar cada lado em um canal, o amp manda 50w @ 4 ohms não ultrapassando a potência do kit.

Ou pode ligar fazendo bridge, manda 200w @ 4 ohms. Porém nesse caso sugiro deixa o ganho no minimo e não abusar do volume.

Aguarde mais respostas de membros mais experientes.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
58 minutos atrás, Rveras disse:

porém ele disse que o amplificador era muito potente para esse kit 2 vias, ate me sugeriu um JBL (E como ja tinha pesquisado antes, era um amp bem ruinzinho por sinal), dai ele mencionou que por ser mais potente que o kit, deveria ser ligado em serie, como eu não entendo nada do assunto, so concordei, mas queria a opinião de vcs a respeito, para o caso desse cara ta fazendo cagada kkkkkkkk

Ligar em série? Como??? Esse teu estalador é totalmente maluco e te aconselho a não tentar explicar, será perda de tempo. É até mais fácil você mesmo aprender e fazer as ligações necessárias.

Considerando que você não vai utilizar subwoofer e desse modo terá os 4 canais disponíveis para o stereo, existem 3 modos:

A) Um canal para cada componente, desse modo poderá utilizar o recurso de alinhamento de tempo que o player oferece. Para esse caso aconselho fazer o corte do tweeter com o crossover passivo que acompanha o kit, o corte do midbass será feito pelo crossover ativo do próprio player.

B) Utilizar as 2 bridges do próprio módulo tanto para midbass como tweeter. 

C) Utilizar as 2 bridges para os midbass e ligar os tweeters direto no player. Para esse situação é mais indicado fazer o corte dos tweeters pelo player. O alinhamento de tempo também estará disponível. 

Recomendo utilizar a opção A).

Abraço! 

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutes ago, emanuelnobrega said:

Ligar em série? Como??? Esse teu estalador é totalmente maluco e te aconselho a não tentar explicar, será perda de tempo. É até mais fácil você mesmo aprender e fazer as ligações necessárias.

Considerando que você não vai utilizar subwoofer e desse modo terá os 4 canais disponíveis para o stereo, existem 3 modos:

A) Um canal para cada componente, desse modo poderá utilizar o recurso de alinhamento de tempo que o player oferece. Para esse caso aconselho fazer o corte do tweeter com o crossover passivo que acompanha o kit, o corte do midbass será feito pelo crossover ativo do próprio player.

C) Utilizar as 2 bridges para os midbass e ligar os tweeters direto no player. Para esse situação é mais indicado fazer o corte dos tweeters pelo player. O alinhamento de tempo também estará disponível. 

Abraço! 

Pois é, esse cara tem umas ideias meio erradas mesmo, depois que ele me disse que esse sd400.4d evo n era bom, e que era melhor um JBL aleatorio ai, que quando pesquisei a galera so falava mal, eu decidi n confiar muito nele kkkk

Obrigado pela dica, vou na opção "A" então. Nesse caso, eu devo ligar o falante 1 no canal 1 do amp, o tw 1 no canal 2, o falante 2 no canal 3 e o tw 2 no canal 4, correto? Mas se cada canal do amp tem 100w, n estaria excedendo a capacidade de potencia dos componentes do kit em si? Tendo em vista que é 60w cada?

Desculpe se estou falando besteira, só estou perguntando pq quero priorizar a vida útil dos mesmos. (foi carinho kkkk)

Quanto ao cross que vem no kit, eu deixo ele unicamente para cortar o som dos tw certo? Esse corte tem que ser feito antes do tw entrar no amp? Ficando assim, tw 1 - cross 1 - amp canal 2 - player / tw 2 - cross 2 - amp canal 4 - player?

Tava pensando em ligar o tw no -4 do cross, é o sugerivel? (Obs: Não gosto de som muito estridente não, porém quero priorizar a fidelidade do audio)

Compartilhar este post

Link para o post
1 hour ago, Maria Raimunda said:

Existe 2 forma de você ligar o kit 2 vias.

Pode ligar cada lado em um canal, o amp manda 50w @ 4 ohms não ultrapassando a potência do kit.

Ou pode ligar fazendo bridge, manda 200w @ 4 ohms. Porém nesse caso sugiro deixa o ganho no minimo e não abusar do volume.

Aguarde mais respostas de membros mais experientes.

Abraços!

Valeu pela dica, essa "Pode ligar cada lado em um canal, o amp manda 50w @ 4 ohms não ultrapassando a potência do kit." é uma boa opção tb. Queria so entender como funciona esse casamento entre amp e kit, to esperando o "emanuel" responder a minha duvida la, para vê se ele consegue tirar essa duvida, pq tenho maior medo de queimar algum componente, pq se queimar ja era, vai demorar muito pra eu poder comprar outro kkk

Compartilhar este post

Link para o post
35 minutos atrás, Rveras disse:

Obrigado pela dica, vou na opção "A" então. Nesse caso, eu devo ligar o falante 1 no canal 1 do amp, o tw 1 no canal 2, o falante 2 no canal 3 e o tw 2 no canal 4, correto?

Exatamente isso!

Creio que você "adivinhou" casualmente o melhor modo, mas é isso mesmo que você escreveu. A outra forma seria ligar os mids nos canais 1 e 2, entretanto a forma que você citou é mais eficaz para a separação do stereo.

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, Rveras disse:

Mas se cada canal do amp tem 100w, n estaria excedendo a capacidade de potencia dos componentes do kit em si? Tendo em vista que é 60w cada?

Desculpe se estou falando besteira, só estou perguntando pq quero priorizar a vida útil dos mesmos. (foi carinho kkkk)

Na verdade cada canal do módulo fornecerá somente 55 W devido a impedância do falante. Mas se a potência fornecida fosse o dobro da admissível seria até melhor, sempre é interessante trabalhar com sobra de potência, isso se chama headroom.

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, Rveras disse:

Quanto ao cross que vem no kit, eu deixo ele unicamente para cortar o som dos tw certo? Esse corte tem que ser feito antes do tw entrar no amp? Ficando assim, tw 1 - cross 1 - amp canal 2 - player / tw 2 - cross 2 - amp canal 4 - player?

Não, o corte do crossover passivo é feito após o amplificador e antes do TW. Entre o player e o módulo você utilizará um cabo RCA.

48 minutos atrás, Rveras disse:

Tava pensando em ligar o tw no -4 do cross, é o sugerivel? (Obs: Não gosto de som muito estridente não, porém quero priorizar a fidelidade do audio)

Pode ligar, no "0" mesmo, é mais prático fazer o ajuste da intensidade do TW no próprio player.

Compartilhar este post

Link para o post
45 minutos atrás, Rveras disse:

Queria so entender como funciona esse casamento entre amp e kit, to esperando o "emanuel" responder a minha duvida la, para vê se ele consegue tirar essa duvida, pq tenho maior medo de queimar algum componente, pq se queimar ja era, vai demorar muito pra eu poder comprar outro kkk

O módulo depende da impedância do falante para ser excitado. Quanto menor a impedância mais potência é fornecida, entretanto a impedância não pode ser inferior a admissível pelo módulo.

Obs: A ligação de em paralelo de falante mais tweeter em um kit 2 vias tem a mesma impedância de cada componente para uma dada faixa de frequência. 

Abraço! 

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, Rveras disse:

Valeu pela dica, essa "Pode ligar cada lado em um canal, o amp manda 50w @ 4 ohms não ultrapassando a potência do kit." é uma boa opção tb. Queria so entender como funciona esse casamento entre amp e kit, to esperando o "emanuel" responder a minha duvida la, para vê se ele consegue tirar essa duvida, pq tenho maior medo de queimar algum componente, pq se queimar ja era, vai demorar muito pra eu poder comprar outro kkk

Certo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
On 10/28/2019 at 12:02 PM, emanuelnobrega said:

Abraço! 

Boa noite Emanuel, desculpa estar incomodando mais uma vez, mas deu certo, ja montei o projeto, fiz de acordo como tu disse na opção A. Os falantes ligados individualmente no canal esquerdo e direito, os tw ligados individualmente no canal esquerdo e direito, botei o crossover que vem no proprio kit para fazer o corte nos tw, liguei no "0", tudo conforme tu tinha aconselhado.

Porém queria uma ajuda na regulagem do player, tinha como me ajudar? Queria uma regulagem padrão, que priorizasse a fidelidade do audio e qualidade do som, eu sei que essa questão é mais do gosto de cada um, mas se puder me passar algo padrão para SQ eu fico agradecido. A questão é:

Como eu devo configurar o player? Tipo, em questão da EQ, do corte da frequencia que vai pros falantes, do HPF, do LPF, do loud? Usa? Não usa? Quais os valores a serem deixados? E a questão desse alinhamento que tu disse tb, como seria isso? Dai se ja puder passar os valores que eu devo colocar, eu agradeço bastante, so falta isso mesmo pra eu so aproveitar o somzim kkk. E mais uma vez valeu pela ajuda!

(Obs: eu deixei os 2 gain do amp no min, e o som ja ta com uma potencia muito boa, volume no 20 do player ja ta alto pra caramba, geralmente to deixando no 11 e ja ta bom demais pra ouvir internamente!) 

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Rveras disse:

Boa noite Emanuel, desculpa estar incomodando mais uma vez, mas deu certo, ja montei o projeto, fiz de acordo como tu disse na opção A.

Relaxa cara, sempre é uma satisfação colaborar com os amigos do fórum!

Porém queria uma ajuda na regulagem do player, tinha como me ajudar? Queria uma regulagem padrão, que priorizasse a fidelidade do audio e qualidade do som, eu sei que essa questão é mais do gosto de cada um, mas se puder me passar algo padrão para SQ eu fico agradecido.

Em termos de equalização não é possível. Isso vai depender dos teus equipamentos, veículo e principalmente do seu gosto musical. A equalização é como o tempero da comida, fica ao gosto do cozinheiro. Apenas vale ressaltar que se o sistema ficar melhor com uma equalização com desníveis grandes entre as bandas de frequência provavelmente alguma coisa esta errada. Se atente a isso.

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Rveras disse:

A questão é:

Como eu devo configurar o player? Tipo, em questão da EQ, do corte da frequencia que vai pros falantes, do HPF, do LPF

Vou te dar um ponto de partida básico, abaixo a pag. 44 do manual do teu player. LEIA O MANUAL!!

Obs: Antes você deve selecionar o modo REDE no setup do aparelho.

passagem alta (ALTO)         1,25     -6                                     Obs: Você vai utilizar esse valor pois esta utilizando o corossover passivo do kit e não é possível desabilitar essa função.

passagem alta (MÉDIO)        80    -12     ou    125   -6           Obs: Na prática somente essas duas mesmo, talvez também fique bom em 100 Hz.

passagem baixa (MÉDIO)    3,15   -12                                     Obs: Faixa de teste de 2,5 a 5 kHz, qualquer slope de -6 a -18.

Subwoofer                           Como você não vai utilizar o sub, nenhum ajuste fará diferença.

--------------------------------------

passagem alta (ALTO)          HPF dos tw's

passagem alta (MÉDIO)      HPF dos mid's

passagem baixa (MÉDIO)    LPF dos mid's

Subwoofer                          LPF

20191114023617Sem título.jpg

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo

Compartilhar este post

Link para o post

do loud? Usa? Não usa? Quais os valores a serem deixados? E a questão desse alinhamento que tu disse tb, como seria isso? Dai se ja puder passar os valores que eu devo colocar, eu agradeço bastante, so falta isso mesmo pra eu so aproveitar o somzim kkk. E mais uma vez valeu pela ajuda!

O Loudness é melhor ficar desligado, também aconselho fazer isso para os outros recursos. Após colocar os valores acima tente ajustar a equalização do aparelho, após ficar agradável você pode tentar as outras opções de cortes de frequência.

Para o alinhamento de tempo você deve medir a distância entre o seu encosto de cabeça e cada mid ou tw. Esses valores serão colocados no player e servirão como ponto de partida.

4 horas atrás, Rveras disse:

Obs: eu deixei os 2 gain do amp no min, e o som ja ta com uma potencia muito boa, volume no 20 do player ja ta alto pra caramba, geralmente to deixando no 11 e ja ta bom demais pra ouvir internamente!) 

Caso necessite esse ajuste do ganho poderá ser feito em "Nível de alto-falante"

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
On 11/14/2019 at 2:37 AM, emanuelnobrega said:

Vou te dar um ponto de partida básico, abaixo a pag. 44 do manual do teu player. LEIA O MANUAL!!

Obs: Antes você deve selecionar o modo REDE no setup do aparelho.

passagem alta (ALTO)         1,25     -6                                     Obs: Você vai utilizar esse valor pois esta utilizando o corossover passivo do kit e não é possível desabilitar essa função.

passagem alta (MÉDIO)        80    -12     ou    125   -6           Obs: Na prática somente essas duas mesmo, talvez também fique bom em 100 Hz.

passagem baixa (MÉDIO)    3,15   -12                                     Obs: Faixa de teste de 2,5 a 5 kHz, qualquer slope de -6 a -18.

Subwoofer                           Como você não vai utilizar o sub, nenhum ajuste fará diferença.

--------------------------------------

passagem alta (ALTO)          HPF dos tw's

passagem alta (MÉDIO)      HPF dos mid's

passagem baixa (MÉDIO)    LPF dos mid's

Subwoofer                          LPF

20191114023617Sem título.jpg

Boa noite Emanuel,

Sou eu de novo, fiz o que tu disse, ficou muito bom o somzinho, so faltou um sub pro grave mesmo. E é por isso que to aqui de novo, vou comprar 1 Subwoofer Nar Audio 1004-sw-2 (10 Pols. / 250w Rms) (se souber de um melhor nessa faixa tb estou aberto a sugestões) pra colocar na mala e dar aquele gravezinho. Como é interno, um de 250w é mais do que o suficiente, dai surge algumas duvidas que queria que vc me ajudasse, se possivel.

1º - Meu som atualmente esta como vc disse, o kit 2 vias da Nar citado acima, cada falante ligado em um canal de um sd400.2 evo, pra encaixar esse sub no projeto eu teria que: ou comprar um sd800.4 evo, e ligar tudo nele, o que faria que meu s400.2 evo ficasse sem utilização, coisa que n queria que acontecesse, ou então voltar a ligação normal do kit, que no caso seria mid e tw no canal direito e mid e tw no canal esquerdo, mas cairia bastante a pontencia do kit, coisa que n queria tb, tendo em vista que como vc me sugeriu ficou otimo. Estou pensando em comprar um modulo só para esse sub, até mesmo um mono dedicado somente a ele (andei vendo um banda ice x 802 inclusive), com a amp casadinha, tudo certo. Gostaria de saber sua opnião da melhor forma que poderia fazer isso, posso ate mudar o sub pra um de 200w de mesma marca so que modelo diferente, e comprar outro sd400.2 evo, acho que um sub de 200w é mais facil de casar o amp, tendo em vista que geralmente fecha na casa do 100w cada canal, se for stereo faz um bridge e ta tudo certo. (Ahh so lembrando que n quero abusar muito da energia da propria bateria do carro, tendo em vista que quero so utilizar ela mesmo, mas tb é so pra ouvir andando mesmo, nada de som parado com mala de carro aberta)

2º - Ja vou perguntar isso pra tu ir me adiantando, pq assim que tu puder me responder, eu ja vou comprar o sub e o modulo pra da o upgrade. Tendo em vista o sub que vc vai me indicar ai, ou talvez nesse da Nar mesmo de 250w, n sei, queria que tu ja me indicasse como seria a caixa dele, a litragem e se seria dutada ou selada? Pelo o que vi pela net, para um som interno, voltado pra qualidade, a selada parece ser uma escolha melhor, mas tb n faço ideia, posso estar falando mer** kkkkk

3º - Depois de tudo instalado direitinho, como vai ficar aquelas mudanças nos cortes? Pq o sub vai entrar, o player vai fazer o corte dele tb? O Mid vai ter que ser cortado mais alto? Como ficaria? (e quanto a questão da posição da ultima pergunta que fiz ai em cima, os falantes esquerdos ficam a mais ou menos 1 metro de mim, e os direitos a uns 2 e uns quebrado, por ai. Mas nem sequer achei a opção de colocar isso no player, vi apenas a questão de ser frontal, traseiro, n sei o que mais la, que inclusive deixei no padrão, nem selecionei nada n)

Por enquanto é so, valeu! e abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá!

22 horas atrás, Rveras disse:

1º - Meu som atualmente esta como vc disse, o kit 2 vias da Nar citado acima, cada falante ligado em um canal de um sd400.2 evo, pra encaixar esse sub no projeto eu teria que: ou comprar um sd800.4 evo, e ligar tudo nele, o que faria que meu s400.2 evo ficasse sem utilização, coisa que n queria que acontecesse, ou então voltar a ligação normal do kit, que no caso seria mid e tw no canal direito e mid e tw no canal esquerdo, mas cairia bastante a pontencia do kit, coisa que n queria tb, tendo em vista que como vc me sugeriu ficou otimo. Estou pensando em comprar um modulo só para esse sub, até mesmo um mono dedicado somente a ele (andei vendo um banda ice x 802 inclusive), com a amp casadinha, tudo certo. Gostaria de saber sua opnião da melhor forma que poderia fazer isso, posso ate mudar o sub pra um de 200w de mesma marca so que modelo diferente, e comprar outro sd400.2 evo, acho que um sub de 200w é mais facil de casar o amp, tendo em vista que geralmente fecha na casa do 100w cada canal, se for stereo faz um bridge e ta tudo certo. (Ahh so lembrando que n quero abusar muito da energia da propria bateria do carro, tendo em vista que quero so utilizar ela mesmo, mas tb é so pra ouvir andando mesmo, nada de som parado com mala de carro aberta)

Você também tem a opção de ligar os TW's direto no player e formar uma bridge com os dois canais que vão sobrar, assim terá 1 x 200 W em 4 ohms. Não se preocupe com casamento de potência, isso é secundário. É importante que o módulo forneça no mínimo 80 % da potência do subwoofer e melhor ainda se tiver potência sobrando. Caso seja possível o melhor mesmo é comprar um sd400.2.

2º - Ja vou perguntar isso pra tu ir me adiantando, pq assim que tu puder me responder, eu ja vou comprar o sub e o modulo pra da o upgrade. Tendo em vista o sub que vc vai me indicar ai, ou talvez nesse da Nar mesmo de 250w, n sei, queria que tu ja me indicasse como seria a caixa dele, a litragem e se seria dutada ou selada? Pelo o que vi pela net, para um som interno, voltado pra qualidade, a selada parece ser uma escolha melhor, mas tb n faço ideia, posso estar falando mer** kkkkk

Aconselho você comprar um subwoofer de 10" e utilizar uma caixa selada com o volume recomendado pelo fabricante. Quais estilos musicais você escuta? Os subs da NAR são muto bons!

3º - Depois de tudo instalado direitinho, como vai ficar aquelas mudanças nos cortes? Pq o sub vai entrar, o player vai fazer o corte dele tb? O Mid vai ter que ser cortado mais alto? Como ficaria? (e quanto a questão da posição da ultima pergunta que fiz ai em cima, os falantes esquerdos ficam a mais ou menos 1 metro de mim, e os direitos a uns 2 e uns quebrado, por ai. Mas nem sequer achei a opção de colocar isso no player, vi apenas a questão de ser frontal, traseiro, n sei o que mais la, que inclusive deixei no padrão, nem selecionei nada n)

Por enquanto é so, valeu! e abraço!

O HPF dos mids pode ficar no mesmo valor, caso esteja em 80 Hz 12 dB você também deve testar também em 125 6 dB.

Quanto ao alinhamento de tempo é necessário que você leia o manual e consiga encontrar essa opção no aparelho. O TA é um recurso muito interessante!

Qualquer coisa é só chamar!

Abração!!

Compartilhar este post

Link para o post
On 12/11/2019 at 1:38 AM, emanuelnobrega said:

Vamos lá!

Você também tem a opção de ligar os TW's direto no player e formar uma bridge com os dois canais que vão sobrar, assim terá 1 x 200 W em 4 ohms. Não se preocupe com casamento de potência, isso é secundário. É importante que o módulo forneça no mínimo 80 % da potência do subwoofer e melhor ainda se tiver potência sobrando. Caso seja possível o melhor mesmo é comprar um sd400.2.

Aconselho você comprar um subwoofer de 10" e utilizar uma caixa selada com o volume recomendado pelo fabricante. Quais estilos musicais você escuta? Os subs da NAR são muto bons!

O HPF dos mids pode ficar no mesmo valor, caso esteja em 80 Hz 12 dB você também deve testar também em 125 6 dB.

Quanto ao alinhamento de tempo é necessário que você leia o manual e consiga encontrar essa opção no aparelho. O TA é um recurso muito interessante!

Qualquer coisa é só chamar!

Abração!!

Ahh entendo, no caso eu boto o corte do sub em quanto? 63htz -12db?

As opções loundness e d. Bass? Deixo ativada mesmo? Ou n há necessidade? Se for pra deixar ativada tem lá as opções baixo, médio, alto..

Editado por Rveras

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Rveras disse:

Ahh entendo, no caso eu boto o corte do sub em quanto? 63htz -12db?

Você que escolhe a frequência e a atenuação que preferir, ao contrário do HPF do mid, o LPF do subwoofer não tem nenhum condicionante técnico.

18 horas atrás, Rveras disse:

As opções loundness e d. Bass? Deixo ativada mesmo? Ou n há necessidade? Se for pra deixar ativada tem lá as opções baixo, médio, alto..

Melhor deixar tudo desligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...