Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rafass90

[GM ASTRA 2p] Projeto SQ looow cost

Recommended Posts

Este post do meu projeto é mais um agradecimento as leituras extensivas que fiz aqui e que foram definitivas pra montagem do meu SET.

Meu objetivo é ter um som no qualidade, pra ouvir principalmente rap, samba. Investimento inicial de R$1.000,00 pra tudo. No final posto os valores que gastei.

Comprei o carro sem som nenhum instalado, primeiro carro que comprei que veio sem o player original de fábrica, por isso aproveitei pra montar um som melhor do que os sons OEM.

Player - Pioneer 8780bt

- O player, pra mim era primordial que tivesse bluetooth, encontrei esse pioneer usado, mas pouco usado e de procedência. Tem 3 pares de saída RCA, 4V.

Kit 2 vias - NAR 600cs1

- Através de leitura aqui no fórum, queria o cs3 porém, por motivos de custo tive que diminuir o valor do kit de início. Fiquei entre o Bravox e o nar de valores semelhantes, escolhi o NAR e estou gostando principalmente do tweeter. Dos mid esperava muito mais, mas o desempenho pode estar sendo comprometido pela porta(gigante e sem tratamento). Não tenho nenhum parâmetro pra comparar esse 2 vias com outro. Mas tive 2 focus(ghia 04 e titanium 12), em ambos o grave tinha mais corpo.

Subwoofer - Bomber upgrade 12" 350RMS

- Novamente, por indicação aqui em um sub de entrada e com SQ, resolvi comprar o bomber. Antes de comprar os sub, estava decidido a pegar um NAR de 8" ou 10". Mas o bomber custava 100 reais a menos. Inclinado a pegar o bomber de 10", pensei nos possíveis UPs, e resolvi pegar o sub de 12, também por descer mais e achei que seria mais adequado ao estilo de música que gosto. Não me arrependi e o sub me surpreendeu.

CAIXA: Fiz uma caixa de 60 litros brutos, (quadrada)40x40x40, e duto de 4" 30cm.

Módulo(s)

Stereo - SD 400.4EVO 4Ohms

Mono - Stetsom VS 650.1 2Ohms

Com minha ideia inicial de set, o SD400.4 casaria perfeitamente com tudo, 50RMS pro stereo, e bridge enviando 200RMS pro sub nar. Então comprei o kit, e também o módulo. Depois, decidi trocar de sub(pelo mencionado acima) e ficou faltando potência. Se tivesse pesquisado com mais calma, teria comprado o SD800.4. Mas também imaginei que fosse potência demais pro kit e acabaria queimando os mesmos.

Pra empurrar o mono, depois de muito ver preços, comprei um dos módulos mais baratos pra potência que precisava(350 RMS a 4 OHMS).

Cabos

Taramps T5D e 21mm²

Novamente, tentando diminuir o investimento, comprei 2 pares de RCA da Taramps, os azuis. E cabos de energia de 21mm²

Carro

Bateria = Heliar, 60ah.

Carro = Astra 2003, 2 portas.

Custos do set

Player = 350+-

Kit 2 vias = 220

Subwoofer = 150

SD400 = 190

Stetsom 650 = 250

Cabos Taramps = 80

Cabos energia = 100

Instalação = 160

total: R$1.500,00

Impressões do SET:

O som ficou muito mais alto do que imaginei que ficaria com "apenas" 500RMS de potência sendo entregues aos falantes. Som interno, o sub até que faz algum barulho com o porta malas aberto, mas definitivamente meu projeto não é pra esse fim.

Infelizmente, o set ficou com muito menos definição do que imaginei. O kit duas vias, talvez culpa da porta do carro, ou ambos... enviam muito menos peso do que gostaria.

O tweeter foi o que mais gostei do kit, o som é limpo e gostoso de ouvir. Não é extridente e tem definição razoável, compatível com o que esperava de um kit de 200 reais.

O mid, como disse acima, parece que não está lá. Não sei se é assim mesmo, ou se minha porta precisa de um tratamento. Mas o corte estou fazendo em 125hz no player, menos que isso não traz nenhuma diferença positiva no som. Com volume baixo, nada muda, e com o volume alto, a bateção na porta estraga qualquer música.

Comparando o kit 2 vias com o som do meu antigo focus(2012), diria que os dois valem a mesma coisa.

O player tem regulagens básicas, está configurado sem ganho em nada, apenas com equalização diminuindo as baixas frequências(3-, -2, -1, -1, 0).

O subwoofer, nunca imaginei que fosse bater tanto com 400RMS entregues ao bomber, pelo valor pago e o som que o sub faz, acho que foi o melhor investimento que fiz. As limitações do mesmo, vocês com certeza conhecem muito mais que eu.

O que senti foi, o sub é alto, mas não tem muito peso. Por mais baixa a frequência que ele reproduza, e alto.. há sensação de que falta alguma coisa. É como se o sub gritasse BOOM ao invés de, efetivamente, empurrar ao ar, fazendo BOOM.

---------------------------

Primeiro UP: A JBL está vendendo por 350 reais o S2-1224. Pesquisando os parâmetros do subwoofer, vi que a caixa que tinha poderia ser aproveitada.

Comprei e substitui o meu upgrade.

O 1224 tem o SSL, que pode ser chaveado pra 2 ou 4 ohms, bobina simples. Deixei-o em 2ohms, enviando no máximo 650RMS pra 275RMS do sub.

O ganho em qualidade foi nítido.

A fidelidade do JBL é muito superior ao bomber, e parece que a batida é menos excursionada, mas acredito que seja devido maior controle de cone do JBL.

Mesmo o JBL tendo ~25% menos potência que o Bomber, o peso da batida é maior, dando uma sensação de pancada mais forte dentro do carro.

Uma analogia pra principal diferença que senti. O bomber, parecia que tinha alguém gritando bem alto BOOOOOM, pra cada batida da música, enquanto o JBL faz BOOOM pra apenas quando a música exige. Sinto que ganhei muito mais fidelidade com esse UP. Além de não sentir distorção de formam alguma.

O bomber, com o porta malas aberto "funciona", o JBL parece que é desligado quando se abre a mala. Novamente, não é meu objetivo tocar com o carro aberto mas fiz o teste e a diferença que senti foi essa.

Mais tarde posto fotos de tudo.

Abraços.

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Player:

7uwhKRm.png

Módulos:

i5LUJ4v.png

Falante: Ignorem essas borrachas, era apenas um teste pra ver se diminuia a vibração.

KAnnf5p.png

Sub 1224

m1iECHP.png

Caixa dutada sem nenhum acabamento: Quando sobrar tempo pretendo tratá-la por dentro e cobrir com carpete por fora.

60L, duto de 30. Não lembro o fs.

xxZROaQ.png

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post

Tarde

Bacana seu set, mas faz o tratamento nas porta e faz tratamento nas portas faz muito diferença.

E quando fizer o tratamento nas porta diminui esse corte de 125 para 80hz, e só lembrando também que os falantes leva um certo tempo para maciar depois disso a resposta dele melhora consideravelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Frederico, obrigado.

O tratamento na porta estou ansioso pra fazer. Fds passei na C&C pra ver a manta.

Vou abrir a porta do carro e ver isso com calma, se arrumo coragem pra fazer sozinho ou se pago pra alguém fazer. O soldador é outro item que me deixa inseguro de fazer por conta(não tenho um).

Pelo tamanho da porta Do Astra e pela sobra que tem entre os falantes e ao furo da porta, da pra saber que o 2 vias está tocando em free air.

E por questões de custos, vou primeiro passar um bate pedra na caixa ditada, e cobrir com manta.. também fazer o acabamento. Procurei hoje no fórum o ganho com isso em mas não encontrei nada específico...

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post

E por questões de custos, vou primeiro passar um bate pedra na caixa ditada, e cobrir com manta.. também fazer o acabamento. Procurei hoje no fórum o ganho com isso em mas não encontrei nada específico...

O ganho, ou melhor a mudança com isso será muito pequena. O que realmente modifica o comportamento do falante é o tratamento interno da caixa com espuma fono-absorvente ou mesmo com o chamado "cobertor de mendigo".

Contudo creio que aumente pelo menos um pouco a rigidez da caixa se a mesma for revestida internamente com manta asfáltica.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o set

Mas o que sentiu com o kit nar, é o esperado pra ele mesmo, ele é mais flat e falta um pouco de peso

O kit talvez compense pensar em trocar também, para ter mais pegada na frente
Mas tenta tratar a porta e vê se não melhora o suficiente também, pq deve dar uma melhorada no mid

O mid foi preso com o bafle de madeira? Ajuda parar de bater

Compartilhar este post

Link para o post

O mid não foi preso com o baffle de madeira, estava direto na porta com um vão de ar :( . Inclusive desmontei meu 2 vias pra fazer o tratamento na porta. O som estava me irritando com a falta de definição. Em casa tenho o Astra e a patroa um azera 13 com som infinity e multimedia chinesa. Nunca imaginei que o som fosse ficar tão inferior ao do azera. Por isso tirei e comprei um 2 vias usado, mas só vou instalar depois de tratar a porta.

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post

O ganho, ou melhor a mudança com isso será muito pequena. O que realmente modifica o comportamento do falante é o tratamento interno da caixa com espuma fono-absorvente ou mesmo com o chamado "cobertor de mendigo".

Contudo creio que aumente pelo menos um pouco a rigidez da caixa se a mesma for revestida internamente com manta asfáltica.

Obrigado Emanuel, farei isso.

Com o mono só alegria e com o stereo, só tristeza. Hoje desmontando a porta percebi que meus 2 tweeters estão queimados.

É comum refazer a fiação da porta pro kit duas vias? Onde levei o carro pra fazer, foi apenas ligado no chicote os cabos advindos do módulo e conectado nos fios originais do carro. Que estão ressecados e duros. Vou procurar outro lugar pra refazer essa ligação, e também trazer o módulo stereo pra frente do carro. Não faz sentido o RCA atravessar o carro inteiro pra depois os cabos atravessarem de volta pra cair na porta.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o mono só alegria e com o stereo, só tristeza. Hoje desmontando a porta percebi que meus 2 tweeters estão queimados.

Poxa cara, que pena!

É comum refazer a fiação da porta pro kit duas vias? 

Sim! É o correto, mais potência, mais corrente e portanto cabos mais espessos se fazem necessários.

Que estão ressecados e duros.

Cara, muito cuidado com isso!! Risco grande de incêndio.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...