Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
HoverCraft

AFINAÇÃO DE DUTO

Recommended Posts

O POWERONE, 30 de Setembro compro!

Os ROAD chegam dia 31 desse mês. Por enquanto vão tocar no FALCON!

Preciso afinar minha caixa antes deles chegarem... Pq chegam já pra tocar! :ol

Porém queria saber se vendo ou se mudo o projeto e ponho os Revenge também.

Tenho que ver o que precisaria mudar do projeto, creio que só mais uma caixa e a encomenda dos crossovers, tenho que ver se ficaria tb com o Falcon ou só o PowerONE já dava...

SÓ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  HoverCraft disse:

Tenho que ver o que precisaria mudar do projeto, creio que só mais uma caixa e a encomenda dos crossovers, tenho que ver se ficaria tb com o Falcon ou só o PowerONE já dava...

Bom. Já que quer usar o revenge mesmo, farei os cálculos e te mandarei daqui a pouco.

Sobre a caixa você já sabe que terá de fazer + 2 furos de 3 pol para não soprar.

Sobre o tamanho do duto, isso vai depender um pouco de você. Terá de pensar que maneira vai "detonar" menos o wolfer e que freqüências deseja alcançar. Não vi diferenças significativas entre 55 e 50 Hz. 50 Hz vai tocar com um pouco + de qualidade, porém o ground delay fica um pouco maior.

Um crossover ativo de 4 vias acho que fica caro! Dá uma procurada na net ou vê com o Leosound.

Compartilhar este post

Link para o post
  golo disse:
  HoverCraft disse:

Preciso afinar minha caixa antes deles chegarem... Pq chegam já pra tocar!  :ol

SÓ!  :legal:

Bom. Já que quer usar o revenge mesmo, farei os cálculos e te mandarei daqui a pouco.

Sobre a caixa você já sabe que terá de fazer + 2 furos de 3 pol para não soprar.

Sobre o tamanho do duto, isso vai depender um pouco de você. Terá de pensar que maneira vai "detonar" menos o wolfer e que freqüências deseja alcançar. Não vi diferenças significativas entre 55 e 50 Hz. 50 Hz vai tocar com um pouco + de qualidade, porém o ground delay fica um pouco maior.

Um crossover ativo de 4 vias acho que fica caro! Dá uma procurada na net ou vê com o Leosound.

Para começar, já vou falando que não tenho as manhas de fazer caixa para midbass. Um problema que apareceu, é que os dados que você forneceu não foram suficientes para saber os valores de excursão e também sobre se os dutos irão ou não soprar.

Aí vai :

Para os dois road:

Caixa de 106,2 litros (isso você já fez)

Tunning frq de 50 hz, sendo 2 dutos de 3 pol para cada sub, total de 4 dutos para a caixa toda, com 15 cm CADA.

Para dois revenge.

Caixa com 50 litros (NÃO SEI SE IRÁ TER PROBLEMAS DE EXCURSÃO)

Tunning frq de 75 hz, sendo 2 dutos de 3 pol para toda a caixa, com 4 cm cada duto, ou 2 dutos de 4 pol para toda a caixa, com 9,8 cm para cada duto (difícilmente irá soprar. Na dúvida coloque 2 de 4 pol).

post-5-1092845357.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Laranja é do road.

Verde é do revenge.

E aí mais alguma dúvida?

Viu os preços do cross?

Compartilhar este post

Link para o post
  HoverCraft disse:

cara, pq vc n põe o RS 4410 ?

Coloca os revenges pra médio grave :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
  RodrigoCarvalho disse:
  HoverCraft disse:

Preciso afinar minha caixa antes deles chegarem... Pq chegam já pra tocar!  :ol

SÓ!  :legal:

cara, pq vc n põe o RS 4410 ?

Coloca os revenges pra médio grave :)

Abraços

Não pego o 4410 pq ele só dá 2 x 210W rms no BRIDGE @ 4ohms, ai é pouco d+!

Pretendo por o 4510 pq ele faria 2 x 360W rms no Bridge @ 4ohms (ai leva folgado os ROAD), pensei tb que o RS4510 deve dar isso com carro ligado (14,4v)

720W dividido por 14,4v = 50 (fator) :pirou:

50 multiplicado por 12v = 600W rms (carro desligado!)

Levei em conta que tocaria com o carro desligado! Ai poucos módulo davam certo!

Os que cogitei foram:

Banda 4.8 (4ch), RS4410, RS4510, PWR1002, MXR500.4. (msm faixa de preço)

O único que tocaria desligado bem seria o pwr1002, mas entre o Corzus e o Roadstar prefiro o Roadstar... Ví eles abertos aqui no forum e me decidi. :legal:

Quanto ao Revenge vou rever minhas capacidades econômicas pra me decidir!

De qq forma os Revenge terão que esperar, a sequencia! 1º o que falta!

O que vcs acharam dos parâmetros TS do Revenge... bom falante?

Compartilhar este post

Link para o post
  RodrigoCarvalho disse:
assim, vc prefere deixar os falantes trabalhando com 90% da potencia ou estourar eles?

Infelizmente não tem como postar o máximo spl pq não tenho parâmetros suficientes.

COm relação aos revenge, coloquei naquela maneira "tosca" para poder alcançar o spl do road (a 600 rms). Você ou poderia trocar os revenge, ou colocar um amplificador que mandaria uns 200 rms para cada revenge. Assim não teria um pico tão grande e uma resposta mais plana, consequentemente um meio grave com mais qualidade.

Ou então colocar em uma caixa mais plana mesmo. Só tem ficar ciente de que terá uma queda de uns 5 Db acima de 100 Hz.

Entendeu o que eu disse ou ficou complicado?

Se quizer explico melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
  golo disse:
Infelizmente não tem como postar o máximo spl pq não tenho parâmetros suficientes.

COm relação aos revenge, coloquei naquela maneira "tosca" para poder alcançar o spl do road (a 600 rms). Você ou poderia trocar os revenge, ou colocar um amplificador que mandaria uns 200 rms para cada revenge. Assim não teria um pico tão grande e uma resposta mais plana, consequentemente um meio grave com mais qualidade.

Ou então colocar em uma caixa mais plana mesmo. Só tem ficar ciente de que terá uma queda de uns 5 Db acima de 100 Hz.

Deu pra entender... :legal:

Quanto a estourar os falantes.

Alguem mais aqui do fórum utiliza módulo mais potente que os falantes?

Prejudica o rendimento? Prefiri este pq quero um módulo que realmente ponha os Road pra TOCAR :banghead !

Como o RS4510 "promete" 2x360 (14,4v) ai achei melhor arriscar + 20% (12v) ou + 44%(14,4) de potência do que por num que tocasse com defazagem...

Num achei um que cazasse, ai escolhi um mais forte! :pirou:

Quais os perigos de se usar dessa forma?

Quem mais usa assim? :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  HoverCraft disse:
  golo disse:

Deu pra entender... :legal:

Quanto a estourar os falantes.

Alguem mais aqui do fórum utiliza módulo mais potente que os falantes?

Prejudica o rendimento? Prefiri este pq quero um módulo que realmente ponha os Road pra TOCAR :banghead !

Como o RS4510 "promete" 2x360 (14,4v) ai achei melhor arriscar + 20% (12v) ou + 44%(14,4) de potência do que por num que tocasse com defazagem...

Num achei um que cazasse, ai escolhi um mais forte! :pirou:

Quais os perigos de se usar dessa forma?

Quem mais usa assim? :vts

Eu uso. :vts

Perigo? Nenhum. Relamente nenhum se regular bem os ganhos como está site do autosom.net na parte dos artigos.

Rendimento? Melhora e muito, não manda distorção para os falantes.

Porque poucas pessoas fazem isto? É caro. Amplificador ter um preço muito mais salgados do que falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo que procuro com mais potência final... ter melhor qualidade, "forçando menos o amp". Afinal ele toca 360Wrms de limite no Bridge!!! Creio que evitaria desperdícios habituais de quando se usa toda a potência do amplificador (temperatura e distorção).

Quis um amp mais forte pra tocar com folga mesmo... sai na mesma faixa de preço.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a colocar outro módulo de 2x200w pros Revenges... Acho melhor esquecer dos Revenges pra esse projeto...

Queria saber se ele toca bem numa caixa selada? não sei litragem... deve ter uns 35L. Peguei uma com um amigo meu de acerto!! Ela tem o formato da caixa de roda esquerda trazeira, já ví dessas no forum, elas encaixam certinho na lateral aproveitando o ganho de litragem das curvas da caixa de roda... É toda de fibra com a frente reforçada, pra falante de 12", acho que é pra gol... mas gostaria de saber se os Revenge tocam bem nela!

Quanto à leitura... está feita! :legal:

http://autosom.net/artigos.asp?cod=78 artigo sobre GANHO!

Editado por HoverCraft

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem mais usa amplificadores que dêem mais potência do que os falantes toquem?

Poste ai as especificações, quanto tempo usam assim e se ta tocando filez! Preciso dessas informações.

Se alguem não acha legal fazer isso, posta ai o pq. VALEU! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

na boa, eu usaria esse projeto ae de forma diferente...Só q vc teria uma defasagem nos graves abaixo de 80, já q os revenge não suportam tanta potência qt os woofers....

Eu colocaria os revenge pra bater sub, os roads pra bater acima de 80 e o resto da mesma forma q acima citado!!! Com isso, seus roads poderia bater tranquilamente, mas vc não teria AQUELE GRAVE, mas um médio grave muito forte

Compartilhar este post

Link para o post
  TrImILiKa (pp) disse:
na boa, eu usaria esse projeto ae de forma diferente...Só q vc teria uma defasagem nos graves abaixo de 80, já q os revenge não suportam tanta potência qt os woofers....

Eu colocaria os revenge pra bater sub, os roads pra bater acima de 80 e o resto da mesma forma q acima citado!!! Com isso, seus roads poderia bater tranquilamente, mas vc não teria AQUELE GRAVE, mas um médio grave muito forte

2 de 12" com fq de ressonância em 30 para tocar acima de 80 HZ (250 rms cada) ;)

e

2 de 12" com fq de ressonância em 40 para tocar sub grave (125 rms cada)! ;)

Você estaria usando os falantes de forma contrária.

Nem querendo o road toca acima de 80 da mesma forma que o revenge. Ele não foi projetado para isso. É mesma coisa que encher de mid-bass para tocar abaixo de 30Hz. Só se for mid muiiiiito bom para fazer isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Como ficou uma dúvida besta minha to fazendo a repescagem do tópico!

Quem souber responde...

Golo, se tu ver o tópico, dá aquela ajuda!! :legal:

Só copiando do início do tópico:

Eu possui um falante de 8" Bravox que numa caixa com + ou - 40cm de comprimento, 30 de altura e 25cm de largura, com um duto de 2" com 11cm. a frente da caixa era de um comensado de camadas(1cm)... no ponto do duto agente tinha deixado apenas uma camada, retirando três camadas.. ficava 0,25cm naquele ponto ao redor do duto... SEM O DUTO, a caixa soprava horrores... em músicas de grave dava pra sentir a uns 3 metros de distância da caixa.. mas o fone mesmo excursando além do limite não fazia o pocpoc... característico quando tinha duto! sem o duto ficava lá sofrendo paca... parecia que ia sair da suspenção, mas incrível... tocava bem melhor!! se colocasse o duto ai fazia o POC!

Alguem explica ai pq? :rever1:

O compensado da frente da caixa agente deixou com a parte ao redor do duto mais fina do que o resto. A frente tinha 1cm de espessura, retiramos algumas camadas cerca de 3cm ao redor do buraco do duto pra ficar bem fino (0,25cm de espessura), ai ficava assim mesmo, só o buraco lá sem duto! :pirou:

Editado por HoverCraft

Compartilhar este post

Link para o post
  HoverCraft disse:
Alguem ajuda ai!!

Provavelmente o duto que tinha antes estava errado. Era um duto que não casava com o 8" e nem com a potência aplicada.

O pq de tocar melhor não sei te explicar, seriam necessários os parâmetros Ts do falante porém:

.Dutos menores sopram um pouco mais.

.Dutos menores, vão ressonar em uma freqüencia muito mais alto, neste caso você perderia subgrave e ganharia um pico gigantesco em grave, provavelmente fq muito alta tipo 80 hz, 90 Hz.

Você deveria achar que estava tocando melhor, pois saia mais grave, só que a qualidade foi para o S@co.

.Dutos pequenhos tem excursão menor em frequencias altas e maior em frequencias baixas, mas isto é muito relativo, é necessário os parâmetros do sub.

Compartilhar este post

Link para o post
  golo disse:
Provavelmente o duto que tinha antes estava errado. Era um duto que não casava com o 8" e nem com a potência aplicada.

O pq de tocar melhor não sei te explicar, seriam necessários os parâmetros Ts do falante porém:

.Dutos menores sopram um pouco mais.

.Dutos menores, vão ressonar em uma freqüencia muito mais alto, neste caso você perderia subgrave e ganharia um pico gigantesco em grave, provavelmente fq muito alta tipo 80 hz, 90 Hz.

Você deveria achar que estava tocando melhor, pois saia mais grave, só que a qualidade foi para o S@co.

.Dutos pequenhos tem excursão menor em frequencias altas e maior em frequencias baixas, mas isto é muito relativo, é necessário os parâmetros do sub.

Esse é o cara!!!!

Valeu GOLO!!! :legal:

É, não definia nada quando tocava no limite, mas não fazia o POC, POC...

Fazia isso pra que soprasse mesmo! Só pelo sopro não pela qualidade...

VALEU!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...