Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

BRUNIN'S

regular tensão de transformador com regulador automotivo !

Recommended Posts

Postado em

galera estou com um trafo de no-break parado em casa e resolvi fazer um carregador de bateria ! pois bem vamos la ao projeto. 

o secundário do trafo fornece cerca de 20 amperes a 13 volts após a retificação de onda completa até ai tudo bem. o problema é quando vai carregando a bateria a tensão sobre e ultrapassa os 15 volts aquecendo as placas, pois bem pensei em fazer um regulador pra limitar a tensão em aproximadamente 14 volts. sou eletricista automotivo e me veio uma ideia de usar um regulador de voltagem de alternador pra regular a tensão, fiz o teste e a ideia até que funciona mas teria que aprimorar vou sitar o teste que fiz.

regulador GA011

D+  ____ positivo direto 

DF ____ campo exitador ( sinal + responsável por regular a tensão no rotor )

D- _____ negativo

quando a tensão no D+ esta em 14 volts a tensão no DF esta aproximadamente 13.2 volts, e ao chegar a 14.10 volts no D+ a tensão no DF corta a 0 volts e desta forma ele fica chaveando a milhares de vezes por segundo mantendo a tensão estável a 14.10 volts  

entre o D- e DF eu liguei um rele auxiliar como chaveador cortando a saída e mantendo em 14 volts e por incriável que pareça funcionou  :legal: 

1° minha ideia usar um transistor mosfet no lugar do rele pode funcionar ? 

2° qual modelo de mosfet usar ?

3° a fonte possui apenas retificador e não tem filtragem !

algum técnico em eletrônica pra nos dar uma ideia, é claro existem outras formas de fazer isso mas se der certo talvez esta seja a mais barata e mais fácil de fazer   

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...