Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
subdark

Duvida sobre potencia aplicada nos falantes

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

 

Estou com 2 duvidas uma delas e que comprei um kit 2 vias da bomber de 100w os mid e estou com um SD400.4 para mandar o som para eles, minha duvida quanto a isso é que como por enquanto so estou com os kits eu posso colocar cada lado que tem 4ohms para tocar em cada bridge de 200w pq casaria certinho na impedância ? ou isso vai danificar meu kit?

 

 

Ja a segunda duvida é o inverso, pretendo colocar um sub e muita gente recomendou o upgrade por ter um custo beneficio legal, como ele tem 350w e o bridge do modulo so envia 200w isso também vai danificar o falante ou é somente eu nao aumentar muito o volume do player para nao enviar distorção ?

 

 

antes de tudo quero que saibam que sou novato nisso e estou fazendo tudo sozinho para aprender então qualquer correção que queiram fazer fiquem a vontade, todo conhecimento e bem vindo...

atualmente ja tenho o kit e o modulo, ambos estão instalados e o kit esta cada lado em um canal do modulo que por causa da impedância, teoricamente so ira mandar metade da potencia dos falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá subdark, seja bem vindo!

 

Pode contar conosco e não tenha receio de perguntar, qualquer dúvida é necessária para o aprendizado de todos nós.

 

Seu raciocínio está correto, não existe risco de danificar os alto-falantes caso não exceda o ganho dos mids e não envie distorção para o sub.

 

Atentar para o fato que muito provavelmente esse kit não suporte 100 w RMS, outro detalhe, qual player está utilizando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá subdark, seja bem vindo!

 

Pode contar conosco e não tenha receio de perguntar, qualquer dúvida é necessária para o aprendizado de todos nós.

 

Seu raciocínio está correto, não existe risco de danificar os alto-falantes caso não exceda o ganho dos mids e não envie distorção para o sub.

 

Atentar para o fato que muito provavelmente esse kit não suporte 100 w RMS, outro detalhe, qual player está utilizando?

 

 

um pioneer Mvh 108ui, sobre os kits vem marcando neles que são de 100w rms, mas talvez seja so um arredondamento mas daria problema em colocar cada lado no bridge de 200w do sd400 ?

Editado por subdark

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um pioneer Mvh 108ui, sobre os kits vem marcando neles que são de 100w rms, mas talvez seja so um arredondamento mas daria problema em colocar cada lado no bridge de 200w do sd400 ?

 

Esses 100w deve ser o par, sendo cada lado com 50w

Para vc que tem pouca experiência, não recomendaria mandar tanta potência para o kit, pode danificar dependendo como usar

e principalmente estragar o tw

Mantenha cada um em 1 canal como está mesmo

E o sub suporta até "350" e vc vai estar enviando "200"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha visão é melhor mandar mais potência para todos eles, pois a chance de passar distorção para eles e menor...

 

o ideal e usar o dobro da potência do amp nos falantes pois mesmo com ganho mais baixo vc vai estar enviando a potência máxima dos falantes...

 

Com isso vai melhorar a dinâmica...

Mas como vc não tem experiência é recomendável que alguém regule o som pra vc para evitar queima dos tw que é a parte mais sensível do set!

Caso não seja possível leia bastante sobre ajuste de ganho do amplificar para entender que este ajuste não é um botão de volume e sim um “casador” de tensão! O objetivo dele e deixar o amplificador com a mesma tensão da saída RCA do seu CD player!

 

Ex: CD player com saída RCA de 4v vc tem que regular o ganho do amplificador para 4v tbm!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara na verdade ter mais potência em cima dos falantes favorece a tirar o maximo de performance dele porém te que tomar cuidado com o volume, no seu caso pode ligar 1 bridge pra cada kit sem problemas só não esqueça de colocar a chavinha da sd em hpf se deixar em full vai fritar o tweeter... Quando adicionar o sub lige os kit como estão um em cada canal e o sub em bridge...

O sub acho tbm uma boa pedida o upgrade mas os antigos de 250rms, são melhores que os novos, caso não encontre ou queira um sub novo tem os nar de 200rms que são otimos subs tbm...

 

Quanto ao ganho ele serve apenas pra casar a saida do player com a entrada do amp... A entrada do amp geralmente tem 6v e os player tem saidas de voltagemns variadas, se seu player tiver 4v por exemplo vc tera que ajustar a sensibilidade de entrada em 2v pra no final vc ter 6v na entrada do amp, evitando assim ruidos e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No bridge vai mandar 4x mais potência para cada lado do kit

 

Se fosse um kit com maior potência até poderia, mas para esse seu kit a diferença é pouca pelo risco

Isso pq já fez esse teste com o kit Dsk e Esk, e precisa ficar colocando os cabo y

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No bridge vai mandar 4x mais potência para cada lado do kit

 

Se fosse um kit com maior potência até poderia, mas para esse seu kit a diferença é pouca pelo risco

Isso pq já fez esse teste com o kit Dsk e Esk, e precisa ficar colocando os cabo y

 

Pelas especificações diz que cada lado tem 100W, vem marcando atras do mid 100W 4Ohms, no site do fabricante tbm diz isso 100W rms, o kit todo tem 200W, é o kit 2 vias bomber upgrade de 200W, por isso imaginei que daria certo, ele vem um crossover onde vem o fio do modulo e a partir dele tem as saidas do mid e do tweeter.

 

 

Na minha visão é melhor mandar mais potência para todos eles, pois a chance de passar distorção para eles e menor...

 

o ideal e usar o dobro da potência do amp nos falantes pois mesmo com ganho mais baixo vc vai estar enviando a potência máxima dos falantes...

 

Com isso vai melhorar a dinâmica...

Mas como vc não tem experiência é recomendável que alguém regule o som pra vc para evitar queima dos tw que é a parte mais sensível do set!

Caso não seja possível leia bastante sobre ajuste de ganho do amplificar para entender que este ajuste não é um botão de volume e sim um “casador” de tensão! O objetivo dele e deixar o amplificador com a mesma tensão da saída RCA do seu CD player!

 

Ex: CD player com saída RCA de 4v vc tem que regular o ganho do amplificador para 4v tbm!

 

Cara na verdade ter mais potência em cima dos falantes favorece a tirar o maximo de performance dele porém te que tomar cuidado com o volume, no seu caso pode ligar 1 bridge pra cada kit sem problemas só não esqueça de colocar a chavinha da sd em hpf se deixar em full vai fritar o tweeter... Quando adicionar o sub lige os kit como estão um em cada canal e o sub em bridge...

O sub acho tbm uma boa pedida o upgrade mas os antigos de 250rms, são melhores que os novos, caso não encontre ou queira um sub novo tem os nar de 200rms que são otimos subs tbm...

 

Quanto ao ganho ele serve apenas pra casar a saida do player com a entrada do amp... A entrada do amp geralmente tem 6v e os player tem saidas de voltagemns variadas, se seu player tiver 4v por exemplo vc tera que ajustar a sensibilidade de entrada em 2v pra no final vc ter 6v na entrada do amp, evitando assim ruidos e etc...

 

 

vou pesquisar bastante sobre o ganho tbm... obrigado pelas informações

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelas especificações diz que cada lado tem 100W, vem marcando atras do mid 100W 4Ohms, no site do fabricante tbm diz isso 100W rms, o kit todo tem 200W, é o kit 2 vias bomber upgrade de 200W, por isso imaginei que daria certo, ele vem um crossover onde vem o fio do modulo e a partir dele tem as saidas do mid e do tweeter.

 

Isso é o cross que faz os corte para o mid e tw

No entanto na especificação diz que muda o mid, mas não fala que o tw muda e ele é de 60W, não fala impedância, e não tem nem manual no site deles

 

http://www.bomber.com.br/produto.php?id_produto=57&lang=pt-br

 

Curioso esse kit, preço interessante agora que olhei pelo ml

Como ta achando o som dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem 2 modelos um de 100rms e um de 60rms ambos com 90db de sensibilidade resonancia em 75hz e resposta de 50 a 20k no de 100rms e de 50 a 22k no de 60rms, tw de 60w rms metalico. E cross com corte 12db por 8, mas não informa em qual a frequencia de corte, deve ser bem parecido com os selenium do cone prata...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é o cross que faz os corte para o mid e tw

No entanto na especificação diz que muda o mid, mas não fala que o tw muda e ele é de 60W, não fala impedância, e não tem nem manual no site deles

 

http://www.bomber.com.br/produto.php?id_produto=57&lang=pt-br

 

Curioso esse kit, preço interessante agora que olhei pelo ml

Como ta achando o som dele?

 

 

Eu ainda nao coloquei eles para tocar, ja estão no lugar junto com o modulo, estou aguardando a entrega dos cabos blindados que comprei chegar para testar, a vontade ta grande, eu optei por esse kit justamente pelo crossover fazer os cortes e eu so me preocupar em ligar do modulo no cross, como falei ainda sou iniciante e estou aprendendo com essa instalação, mas vi alguns videos e ele parece tocar muuito bem principalmente nos graves e tem o video deles tocando direto do player sem modulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...