Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
willianfix

1° Trio. Dúvida em Woofer custo benefício

Recommended Posts

Eu vou por aqui o comparativo de preços para montar 2 tipos diferentes de trio e os respectivos preços que consigo aqui em Brasília.

Sistema 1:

Spyder Kaos Bass 12" 350 rms - R$140 cada unidade

Taramps ts800 - R$300

Fonte cftv 50 amp - R$110

D200 - R$50 o par

St200 - 50 o par

Caixa de grave (usada) - R$50

Total: R$840

Sistema 2:

4 10pw3 - R$200

Taramps ts800 - R$300

Fonte cftv 50 amp - R$110

D200 - R$50 o par

St200 - 50 o par

Caixa de grave (terei que mandar fazer) - R$200 

Total: R$910

A diferença de valor entre um e outro é de aproximadamente R$70. Agora pessoal, voces que entendem mais do que eu, qual sistema tocaria melhor? O spyder é de 12" tem mais potencia, porém são somente 2 unidades contra 4 10pw3 (maior área de cone). O 10pw3 tem 98 de spl contra  94 de spl do spyder.

Na opinião de voces, qual sistema seria mais interessante? Queria saber os prós e contras de cada sistema!

Se não for pedir demais, teria que receber uma resposta ainda hj pois o cara está segurando os 10pw3 pra mim só ate a noite!

Eu particularmente queria arriscar no sistema com 4 10pw3. Nunca vi ninguem montar assim, e como não busco um som ultramegamaster potente, apenas animar um churrasquinho de família e uma farrinha de vez em quando, pode ser que fique legal. Um kazinho com 4 de 10" assim eu nunca vi. kkkkk

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe, eu ponderei aqui, (mulher enchendo o saco) e acho q vou fazer uma caixa trio básica, com um bom custo benefício. Acho que vou pegar um Eros 312lc + sd250 + 1 corneta + 1 tweeter. O eros ligado na bridge e a corneta e tweeter em tri mode com capacitor. Vai ficar uma coisa simples, barata e acho q da pra animar um churrasco. Com a passar do tempo, pego outro eros e termino o set. Será que a Sd250 vai tocar razoavelmente esse trio?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 26/05/2017 at 12:00, willianfix disse:

Sabe, eu ponderei aqui, (mulher enchendo o saco) e acho q vou fazer uma caixa trio básica, com um bom custo benefício. Acho que vou pegar um Eros 312lc + sd250 + 1 corneta + 1 tweeter. O eros ligado na bridge e a corneta e tweeter em tri mode com capacitor. Vai ficar uma coisa simples, barata e acho q da pra animar um churrasco. Com a passar do tempo, pego outro eros e termino o set. Será que a Sd250 vai tocar razoavelmente esse trio?

Eros toca bem.... sd250... não consegue por algo maior? tipo sd600 consegue em brick pra menos de 200$ vi sd800.4 pra 250 em brick...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 26/05/2017 at 14:15, erickkatagiri disse:

Eros toca bem.... sd250... não consegue por algo maior? tipo sd600 consegue em brick pra menos de 200$ vi sd800.4 pra 250 em brick...

Consegui aqui agora na olx um bb3600gl por R$200. O cara mora perto de casa e já combinei para pegar hj de noite. Então, uma outra dúvida é com relação a fonte. Eu vou a principio agora fazer uma caixa trio para tocar em casa, não vou deixar instalada no carro. Como não vou usar bateria, será que uma fonte cftv de 30amp segura o bb3600gl ou teria q ser uma de 50amp?

Em relação ao woofer, sendo a principio apenas 1 de 12" sendo tocado na brigde do bb3600gl, o eros 312 seria a melhor opção ou teria algo melhor, que rendesse mais?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 26/05/2017 at 14:28, willianfix disse:

Consegui aqui agora na olx um bb3600gl por R$200. O cara mora perto de casa e já combinei para pegar hj de noite. Então, uma outra dúvida é com relação a fonte. Eu vou a principio agora fazer uma caixa trio para tocar em casa, não vou deixar instalada no carro. Como não vou usar bateria, será que uma fonte cftv de 30amp segura o bb3600gl ou teria q ser uma de 50amp?

Em relação ao woofer, sendo a principio apenas 1 de 12" sendo tocado na brigde do bb3600gl, o eros 312 seria a melhor opção ou teria algo melhor, que rendesse mais?

Os eros 312LC se fizer uma caixa boa ela toca bem! só cuide com a regulagem pois como o bbuster é um módulo que reproduz baixas frequências se for mau regular o hpf vai rasgar o cone logo logo do eros... em uma bridge vai tocar bem... agora em relação a fonte.. acho uma de 50A não segura esse módulo. ele tem 1200wrms.. ele se eu não me engano tem fuseivel 2 x 80A ele vai puxar uns 80~100 amperes..

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 26/05/2017 at 14:44, erickkatagiri disse:

Os eros 312LC se fizer uma caixa boa ela toca bem! só cuide com a regulagem pois como o bbuster é um módulo que reproduz baixas frequências se for mau regular o hpf vai rasgar o cone logo logo do eros... em uma bridge vai tocar bem... agora em relação a fonte.. acho uma de 50A não segura esse módulo. ele tem 1200wrms.. ele se eu não me engano tem fuseivel 2 x 80A ele vai puxar uns 80~100 amperes..

Acredito que o consumo dele não vai ser em pleno vapor pois vou usar um brige e 2 canais em sterio sem forçar. O que eu queria saber é se dá pra ligar o modulo com a fonte sem o uso de bateria.

Com relação a fusível, ele tem apenas 1 de 100amp.

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 26/05/2017 at 16:16, willianfix disse:

Acredito que o consumo dele não vai ser em pleno vapor pois vou usar um brige e 2 canais em sterio sem forçar. O que eu queria saber é se dá pra ligar o modulo com a fonte sem o uso de bateria.

Com relação a fusível, ele tem apenas 1 de 100amp.

Pode ligar, mas estou te falando que uma fonte de 50amperes não vai aguentar.... pois essas fontes chaveadas nem todos vendedores vendem o produto certo alguns declaram 50amperes e ele não entrega 50 amperes, se quiser ligar com uma fonte de 10amperes vai e liga, só que o módulo vai desarmar quando der pico, pois essas fontes só mandam o que declaram, não são iguais as pra som ou baterias que aguentam os picos! entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 26/05/2017 at 17:41, erickkatagiri disse:

Pode ligar, mas estou te falando que uma fonte de 50amperes não vai aguentar.... pois essas fontes chaveadas nem todos vendedores vendem o produto certo alguns declaram 50amperes e ele não entrega 50 amperes, se quiser ligar com uma fonte de 10amperes vai e liga, só que o módulo vai desarmar quando der pico, pois essas fontes só mandam o que declaram, não são iguais as pra som ou baterias que aguentam os picos! entendeu?

Entendi sim,

Acho melhor então comprar 2 sd250.2 que sai pra mim cada um a R$100. O consumo dele é muito baixo, posso até ligar os 2 em uma fonte cftv de 50amp e quem sabe fazer 2 caixas trio. Tem muitas opções, já estou ficando doido. kkkkkk

Estava olhando tambem o protech trio 15" 350 rms. Sai a R$210 + R$20 de frete. Acho que um sd250.2 tocando ele e um sd250.2 tocando as cornetas e tweeters ficara legal, e a fonte não ficaria sobrecarregada. Acredito que daria um som interessante.

Entre o eros 312 e o protech trio de 15, qual vc acha que seria melhor? Já descartei o eros 315 pelo preço, quase R$400 a unidade.

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post

de 15 sempre vai tocar m

Em 26/05/2017 at 17:51, willianfix disse:

Entendi sim,

Acho melhor então comprar 2 sd250.2 que sai pra mim cada um a R$100. O consumo dele é muito baixo, posso até ligar os 2 em uma fonte cftv de 50amp e quem sabe fazer 2 caixas trio. Tem muitas opções, já estou ficando doido. kkkkkk

Estava olhando tambem o protech trio 15" 350 rms. Sai a R$210 + R$20 de frete. Acho que um sd250.2 tocando ele e um sd250.2 tocando as cornetas e tweeters ficara legal, e a fonte não ficaria sobrecarregada. Acredito que daria um som interessante.

Entre o eros 312 e o protech trio de 15, qual vc acha que seria melhor? Já descartei o eros 315 pelo preço, quase R$400 a unidade.

o de 15 sempre vai tocar mais, maior area de deslocamento de ar

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, atualizando.......

Peguei mesmo o bb3600gl e 1 d200 e 1 st200, pretendo pegar mais uma corneta e mais um Tweeter.

Agora estou analisando o woofer e a maior dúvida é em relação ao que tocaria mais no bb3600gl, 2 de 12" ou 1 de 15".

Entre 2 de 12" as opções seriam o spyder kaos de 350rms, o spyder trio de 300rms, o ultravox de 350rms, o khromus de 350rms.

Em relação ao de 15", pensei no protech trio 350rms, eras 315lc, e ou algum outro no valor de até R$350.

Entao galera, me ajudem a definir o woofer agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava vendo uns vídeos no YouTube e vi o Snake esv 650. Eu achei ele muito monstro, tocou até gravão.

Entre ele e o Eros 315lc, qual é melhor? Qual manda o grave mais longe?

Compartilhar este post

Link para o post

2x12 vai tocar mais que 1 x15.... Os snake esv650 tocam muito bem, descem bem! Mas se o teu objetivo é tocar frequencia mais alta mais seco pra escutar forro essas coosas pode ir em 2x12 de boas todas opçes são boas

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito então que a melhor opção custo benefício seriam os Spyder Kaos Bass de 12" 350 rms. Consigo o par novos por R$338. Olhei aqui no manual dele e esses são os parametros:

MODELO: 12KB350
DIAM: 12"
IMPED: 4/8ohms
POT RMS: 350watts
FS:  48hz
QTS: 0.48  
QES: 0.54
QMS: 3.92 
VAS: 84L 
SENS 1W/1M: 95 db's

A caixa sugerida foi:

DIAM. POL:12"
VOL (L): 41
DUTO (cm)DIAMETRO: 2X10cm
DUTO (cm)COMPRIMENTO: 14cm
F3: 70hz

Eu pensei em fazer a caixa com 45 litros brutos, com 2 dutos de 3" sintonizada em 60hz ou 65hz. Eu não tenho como simular aqui pois o pc do serviço não permite fazer a instalação do programa. Alguem que entenda poderia ver pra mim se essa caixa ficaria legal e qual teria que ser o tamanho do duto? Lembrando só mais uma vez que o objetivo é forró, pagode, samba e sertenajo.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando ......

Hj peguei um WPU 1505 de 4 ohms. Vou fazer uma caixa com 90 litros, 2 dutos de 4" sintonizando em 65hz.

A dúvida agora é em relação as regulagens. Meu player é um Kenwood kmm 1012, sem saida sub, apenas 1 par de rca. Pois bem, analizando o player vi que ele tem corte LPF e aparentemente não tem corte HPF. O modulo que vou usar é um bb3600gl. Canal 3 e 4 em bridge para ligar o WPU e canal 1 e 2 ligando 2 cornetas e 2 tweeters.

Vou precisar de um crossover externo ou consigo fazer os cortes pelo modulo? Como deixar a regulagem do módulo?

Compartilhar este post

Link para o post

Da pra fazer pelo amp.. mas dado o custo e vantagens, vale a pena um processador!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/05/2017 at 16:12, blOom disse:

Da pra fazer pelo amp.. mas dado o custo e vantagens, vale a pena um processador!

blOom,

Eu não posso por enquanto fazer um investimento melhor e maior. No máximo posso por um crossover desses vagaba mesmo. kkkkk

Nas circunstancias que eu tenho: bb3600gl, wpu 1505, par de d200 e par de st200, como poderia deixar os cortes do modulo, em relação ao wpu? Meu problema maior é regular o bridge o canal 3 e 4 que vai ficar o wpu.  

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem poderia me ajudar a calcular a caixa? Como vou usar somente 1 unidade, será que ficaria melhor uma caixa menor e um pouco mais picuda? O que seria que ficaria melhor, 75L, 80L, 85L ou 90L?

Achei os paramentros do WPU 1505:

Name: WPU1505-4
Company: Selenium Loudspeaker S.A.
Comment: Professional Series
no. of Drivers = 1
Fs = 38, Hz
Qms = 15,04
Vas = 146, liters
Cms = 0,158 mm/N
Mms = 112,5 g
Rms = 1,766 kg/s
Xmax = 4,3 mm
Xmech = 8,6 mm
P-Dia = 320,6 mm
Sd = 814, sq.cm
P-Vd = 0,346 liters
Qes = 0,4
Re = 3,56 ohms
Le = 0,29 mH
Z = 4, ohms
BL = 15,4 Tm
Pe = 450, watts
Qts = 0,39
no = 1,931 %
1-W SPL = 95,4 dB
2.83-V SPL = 99,08 dB

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/06/2017 at 12:27, willianfix disse:

Alguem poderia me ajudar a calcular a caixa? Como vou usar somente 1 unidade, será que ficaria melhor uma caixa menor e um pouco mais picuda? O que seria que ficaria melhor, 75L, 80L, 85L ou 90L?

Achei os paramentros do WPU 1505:

Name: WPU1505-4

Company: Selenium Loudspeaker S.A.

Comment: Professional Series

no. of Drivers = 1

Fs = 38, Hz

Qms = 15,04

Vas = 146, liters

Cms = 0,158 mm/N

Mms = 112,5 g

Rms = 1,766 kg/s

Xmax = 4,3 mm

Xmech = 8,6 mm

P-Dia = 320,6 mm

Sd = 814, sq.cm

P-Vd = 0,346 liters

Qes = 0,4

Re = 3,56 ohms

Le = 0,29 mH

Z = 4, ohms

BL = 15,4 Tm

Pe = 450, watts

Qts = 0,39

no = 1,931 %

1-W SPL = 95,4 dB

2.83-V SPL = 99,08 dB

se você não sabe fazer corte no player.... deixa em flat e faz o corte no amp.... pode fazer o corte por ele, não vai ser tão bom quanto um um crossover... pegar um crossover vagabundo baratinho.. nem compre pois é dinheiro jogado fora!

pro wpu faz corte de uns 50hz~800hz já que não vai utilizar mg... e corneta pode por de 900hz pra cima

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/06/2017 at 12:44, erickkatagiri disse:

se você não sabe fazer corte no player.... deixa em flat e faz o corte no amp.... pode fazer o corte por ele, não vai ser tão bom quanto um um crossover... pegar um crossover vagabundo baratinho.. nem compre pois é dinheiro jogado fora!

pro wpu faz corte de uns 50hz~800hz já que não vai utilizar mg... e corneta pode por de 900hz pra cima

Beleza,

Vou fazer a caixa e a instalação. Assim que estiver pronto eu vou dando a atualização do projeto!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/05/2017 at 16:25, willianfix disse:

blOom,

Eu não posso por enquanto fazer um investimento melhor e maior. No máximo posso por um crossover desses vagaba mesmo. kkkkk

Nas circunstancias que eu tenho: bb3600gl, wpu 1505, par de d200 e par de st200, como poderia deixar os cortes do modulo, em relação ao wpu? Meu problema maior é regular o bridge o canal 3 e 4 que vai ficar o wpu.

Da pra ligar tudo isso em 2 canais uhasuhsauh

Faz o bridge pra WPU, usa o driver e tw com cross "sem bridge" e já era!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 02/06/2017 at 05:24, blOom disse:

Da pra ligar tudo isso em 2 canais uhasuhsauh

Faz o bridge pra WPU, usa o driver e tw com cross "sem bridge" e já era!

hsauhsauhsauhs

Eu vou bem fazer isso mesmo! A dúvida maior é em relação a como deixar os cortes para o WPU. Coloco a chavinha do modulo em HPF, FULL ou LPF? E depois de selecionar a chavinha, como deixo as regulagens do LOW PASS e do HIGH PASS. 

blOom,

Como vou usar apenas 1 WPU 1505, qual a litragem vc acha que seria melhor? De início pensei em 90L, porém por ser apenas 1 acho que pode ficar meio xoxo o som. Será que uma caixa com 80L sintonizada em 60hz ficaria legal? Eu vi vários videos na youtube dos WPU tocando em caixa de 90L e tocando demais, um grave encorpado e muito bonito, porém em todos os vídeos são pelo menos 2 WPU, não consegui achar algum vídeo com apenas 1 WPU tocando! 

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz, aí só simulando, não sei de cor! mas ~90 litros é um coringa pra woofers de 15"

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a caixa com 90 litros. 2 dutos de 4" por 10cm. Vou dizer, ficou melhor do que eu esperava. Dentro do carro está tocando como se fosse um cara preta, pra fora não deu ainda pra testar muito, mas ficou muito bacana. O problema está sendo a regulagem do módulo. Como falei, usei canal 3 e 4 em bridge para tocar o WPU. Usei o canal 1 para tocar uma conerta e um Tweeter em paralelo, não instalei os outros ainda. Meu player tem apenas um par de rca. Pois bem, no modulo eu não estou conseguindo configurar separadamente. Já fiz de tudo, colando as chavinhas seletoras de todos os jeitos possíveis, porém não está separando o canal da bridge do canal 1 e 2. Quando abaixo ou aumentar o ganho, está aumentando de todos os canais juntos, não esta separando. Tá complicado regular. Poderia dar uma luz nas regulagens?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o amp?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 04/06/2017 at 22:50, blOom disse:

Qual o amp?

Estou usando um bb3600gl.

Consegui aqui fazer com que as regulagens ficassem separas, canal 2 tocando corneta e tweeter usando um crossover setado em HPF no modulo e canal 3 e 4 em bridge tocando o wpu setado em FULL usando os cortes do outro crossover. Fiz o seguinte, abri todas as regulagens do modulo, LPF, HPF, menos bass boot. Abri tudo, dos 2 crossover e fiz o corte pelo player. Estou cortando o LPF em 100hz no player, agudos em 12,5k e médios em 2.5k.

Uma dúvida: meu player só tem 1 par de rca e olhando as saidas vi que na saida vermelha está escrito sub. Bom fiz um teste ligando o vermelho no bridge do canal 3 e 4 e depois o branco e vi que não teve diferença nenhuma, deixei então um cabo Y no cabo branco e liguei ele no canal 3 e 4, a ponta vermelha deixei ligado no canal 2 das cornetas. Assim está ruim? Percebi que pra tocar legal na bridge, precisa colocar o cabo tanto no canal 3 quanto no 4, por isso o uso do Y. Será que se eu colocar uma perna do Y no canal 3 e o rca vermelho no canal 4 e a outra perna do Y pra tocar no canal 2 ficaria errado? Estou meio confuso. kkkkkkk

Outra coisa, sinto que o wpu pode render mais, parece estar dando umas emboladas quando a musica desce a frequencia. Deixei o duto com o comprimento apenas do aeroduto, que tem em torno de 10 cm, sem nenhum cano para alongar. A caixa tem 90 litros brutos com 2 de 4" por 10cm. Pensando em alogar os dutos para 15cm.

blOom,

Tu pode me ajudar com a frequencia dessa caixa? Assim que estiver tudo certinho vou postar fotos e vídeos aqui para a galera. Acho legal mostrar como o projeto saiu graças a ajuda de vcs. Não achei aqui no forum nenhum topico ou post de alguem que fez a caixa para apenas 1 wpu. Eu realmente apostei no escuro e posso garantir que o resultado foi muito melhor do que eu esperava. Grave macio, tocando igual subwoofer para dentro, rendendo um grave gostoso para fora. Sabe o que ele me lembrou? Está parecendo um UPGRADE tocando dentro do carro, muito musical, grave extremamente macio, nada de batida seca, me surpreendi muito positivamente com esse wpu.

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...