Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rubens.bonomini

[VW GOLF MK4,5] Novo carro, novo projeto

Recommended Posts

Olá senhores,

Me chamo Rubens e sou mais um apaixonado por som. Não sou nenhum audiófilo, e meu projeto não deve seguir uma pegada muito apurada quanto a palco sonoro e tudo mais.

Gosto de ouvir de tudo, tudo mesmo (rock, eletrônico, pagode, hip hop, sertanejo), e pretendo montar um som com boa qualidade e um grave forte.

Minha referência pra SQ é nula (talvez seja por isso que não me atraia hoje). Os poucos sons que ouvi e curti, eram normalmente compostos de DVD Pioneer, Power One, Subwoofer Pioneer 12", kit 2 vias Audiophonic Ks 6.2. Nada muito "sofisticado".

Tive no meu último carro, uma Saveiro G5 Cabine simples, uma HU Pioneer DEH-3950BT, Módulo Power One, Kit 2 Vias Audiophonic Ks 6.2, Subwoofer Pioneer 10" Slim numa caixa selada de uns 14 litros e cabos RCA baratinhos. Era um som que me agradava bastante, tinha um grave legal, e como nunca tinha ouvido um Kit 2 Vias em um módulo e tal, me surpreendeu bastante. Tá aí uma foto da caixa que ficava atrás do banco.

AyKc0W5.jpg

Pra escolher o Kit 2 Vias já li bastante coisa aqui no fórum, inclusive até fabriquei um par de baffles pra fixar os falantes nas portas vendo infos aqui. E continuei lendo, e lendo, e lendo.

Atualmente estou com um Golf, já vendi a maioria do som que tinha antes, e quero montar um som básico, usando somente um subwoofer na mala e os kits 2 vias.

Depois de toooda está introdução, vamos ao que tenho em mente e as dúvidas:

HU: Pioneer AVH-x5880TV (estou negociando no meu antigo aparelho Pioneer DEH-3950BT)

Subwoofer: Penso em um JL 12w0v3-4, mas não sei se vou realmente notar uma diferença tãão grande visto o preço dele. Outras opções seriam também um Audiophonic Club 12", ou até mesmo o velho conhecido por mim Pioneer 304 de 12". Penso em uma caixa dutada pra ele.

Kits 2 Vias: Deixar os originais do Golf, que tocam bem por sinal, ou colocar ao menos na frente por enquanto o Audiophonic Ks 6.2 que já tenho?

Módulos: Tenho lido muito, e visto falar muito bem, inclusive no post do Alves, sobre o SD 400.2EVO (tocariam em 4 canais os falantes) e o SD 1200.1EVO para o Sub.

Cabos: Tenho lido bastante quanto aos Ley Line Old Sarum, mas ainda tenho dúvida se notarei a diferença para os Tehcnoise Series 400

Tratamento acústico: nenhum. Pode não ser o ideal mas as portas do Golf já são blindadas, a qualidade com o som original é boa (aos meus ouvidos).

Não pretendo gastar horrores, tirando o valor da HU, até uns R$ 1500 eu gostaria de investir. Acho que meu maior receio é não me surpreender com os produtos de qualidade melhor do set.

O que acham sábios gurus?

Ahhh, uma última dúvida, o aparelho original exibe no painel do carro infos de música e tal. Existe alguma interface pra fazer isto com um aparelho não original?

Peço perdão pelo tópico extenso, e pelo número grande de dúvidas.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo estou voltando ao SQ iniciante depois de algum tempo parado!
Te digo uma coisa, já usei Pioneer VCCS, 306, 307, 308 e 309, Tomahawk Evolution, Fosgate Punch P3 old school, Fosgate R1 e JL W3V3, e com certeza você vai sentir a diferença, questão de subgrave, de precisão nos graves etc.
Vale a pena a troca!
Como pelo que percebi você quer algo bem em conta, principalmente pelo que ando pesquisando, já que meu conhecimento é limitado a poucos produtos eu indicaria.
- Kit 2 vias audiophonic kc. 6.3 ou Nar CS2 ou  ainda o Hertz DSK, o problema do Hertz, pelo menos no sistema que ouvi foi o tweeter, ele fica muito estridente e é difícil conseguir atenuar.

Outra opção legal é tentar buscar algo usado (vi um anúncio de um morel máximo e um morel tempo nos classificados, são bons kits. Apesar de usado, estando em bom estado vale a pena).
- Amplificador SD400.4 EVO para o Kit 2 vias
- Amplificador SD 1200.1 EVO para o subwoofer
Agora quanto ao Subwoofer o 12w0 é uma boa pedida mas tem muita coisa boa na mesma faixa de preço ou até por menos.
Ex Morel PRIMO, HERTZ, etc.

Acho que seria o caso de dar mais uma pesquisada, até mesmo nos classificados, algo usado da pra pegar um 12w3v3 com o valor de um 12w0 novo.
Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo! vou acompanhar!

Sobre as suas escolhas...

Sub JL é excelente... e vale a pena ter um para conhecer...

Sobre o amp do estereo, eu não iria de SD EVO... pois depois de um certo tempo é cansativo... eu iria em amp classe AB

Sobre o kit... eu buscaria o melhor custo beneficio em um kit com tw domo de seda

Compartilhar este post

Link para o post

Os dois ai de cima já falaram tudo

Mas só reforçando, na troca do sub, vai sentir uma diferença sim

Principalmente se estava acostuma com esse slim pioneer ai, que na saveira que ouvi, não curti muito
ficou melhor com 2 de 8" que com 1 slim

Só que vai sentir diferença em qualidade e não aumentar spl, treme treme

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo estou voltando ao SQ iniciante depois de algum tempo parado!

Te digo uma coisa, já usei Pioneer VCCS, 306, 307, 308 e 309, Tomahawk Evolution, Fosgate Punch P3 old school, Fosgate R1 e JL W3V3, e com certeza você vai sentir a diferença, questão de subgrave, de precisão nos graves etc.

Vale a pena a troca!

Como pelo que percebi você quer algo bem em conta, principalmente pelo que ando pesquisando, já que meu conhecimento é limitado a poucos produtos eu indicaria.

- Kit 2 vias audiophonic kc. 6.3 ou Nar CS2 ou ainda o Hertz DSK, o problema do Hertz, pelo menos no sistema que ouvi foi o tweeter, ele fica muito estridente e é difícil conseguir atenuar.

Outra opção legal é tentar buscar algo usado (vi um anúncio de um morel máximo e um morel tempo nos classificados, são bons kits. Apesar de usado, estando em bom estado vale a pena).

- Amplificador SD400.4 EVO para o Kit 2 vias

- Amplificador SD 1200.1 EVO para o subwoofer

Agora quanto ao Subwoofer o 12w0 é uma boa pedida mas tem muita coisa boa na mesma faixa de preço ou até por menos.

Ex Morel PRIMO, HERTZ, etc.

Acho que seria o caso de dar mais uma pesquisada, até mesmo nos classificados, algo usado da pra pegar um 12w3v3 com o valor de um 12w0 novo.

Espero ter ajudado!

Boa noite! Obrigado pelas dicas! Tenho olhado nos classificados e no OLX, e realmente tem ótimos subs como preço de um 12w0, no OLX inclusive achei um 12w6 por cerca de 800. Acredito ser um sub muito bom. Né?

A princípio o que farei é trocar a HU. Logo mais bem módulos e sub. E mais pra frente novos kits 2 Vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo! vou acompanhar!

Sobre as suas escolhas...

Sub JL é excelente... e vale a pena ter um para conhecer...

Sobre o amp do estereo, eu não iria de SD EVO... pois depois de um certo tempo é cansativo... eu iria em amp classe AB

Sobre o kit... eu buscaria o melhor custo beneficio em um kit com tw domo de seda

Como assim cansativo? Queria optar por um classe D pela economia de bateria. Fiquei traumatizado com um classe A atrás do banco, esquentava muito.

Editado por rubens.bonomini

Compartilhar este post

Link para o post

Os dois ai de cima já falaram tudo

Mas só reforçando, na troca do sub, vai sentir uma diferença sim

Principalmente se estava acostuma com esse slim pioneer ai, que na saveira que ouvi, não curti muito

ficou melhor com 2 de 8" que com 1 slim

Só que vai sentir diferença em qualidade e não aumentar spl, treme treme

É então. Tenho um baita receio quanto à isso de não tocar mais. Curto um spl bom, nada do tipo de desmontar o carro, mas um grave forte. O subzinho Pioneer supre meu gosto quanto a potência. Mas acharia fo** investir o dobro num sub e ele não tocar nada a mais...

Compartilhar este post

Link para o post

É então. Tenho um baita receio quanto à isso de não tocar mais. Curto um spl bom, nada do tipo de desmontar o carro, mas um grave forte. O subzinho Pioneer supre meu gosto quanto a potência. Mas acharia fo** investir o dobro num sub e ele não tocar nada a mais...

O a mais é relativo

Ele vai tocar música a mais, tocar frequência e batidas que nem sabia que existia usando o pioneer

Vai sentir o grave sim, mas não é um grave picudo igual do pioneer, principalmente se tiver usando o pioneer em caixa com litragem pequena

Uma comparação é quando vc ouvi um som de home theater que ouvi um grave diferente

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá. 

Também não sou a favor do SD400.4 para estéreo, já tive e comparando com todos os meus amplificadores AB, estes são melhores. 

Se for fazer bi-amplificação (ligar cada um dos 4 canais nos falantes estéreo - 2 canais para tweeter e 2 canais para os midbass), use este modelo "antigo" da DAT - o 4100 - é bom, eu já tive e tá num preço legal no ML.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680858591-novo-modulo-amplificador-da4100-estereomono-4-canais-120w-_JM

Acho ele bem melhor que o som cansativo do SD...

Dá para ligar o kit 2 vias em 2 canais do módulo também, dai sobram 2 para fazer ponte e usar no sub.

Eu iria num JL ou NAR. Até o NAR 8 pol é bom e barato! Para carro hatch não precisa de muita potência não... Não usaria sub de 12 pol em hatch, usa de 8 ou 10. 

Olha esse JL10W0 em um Golf...

https://www.youtube.com/watch?v=YpY4ztdOaRI

Kit 2 vias eu prefiro os que tem tweeter domo de seda, são menos agressivos. Mas daí é gosto, mas eu já tive tw de titânio, Mylar, alumínio, etc, o que prefiro é o de seda... tem que testar, escutar... Acho que melhor custo benefício é o da Audiophonic. Vi que lançaram da Edifier, se for igual aos residências pode abraçar que são ótimos!

Espero ter ajudado. 

Editado por Floyd_Jr

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá.

Também não sou a favor do SD400.4 para estéreo, já tive e comparando com todos os meus amplificadores AB, estes são melhores.

Se for fazer bi-amplificação (ligar cada um dos 4 canais nos falantes estéreo - 2 canais para tweeter e 2 canais para os midbass), use este modelo "antigo" da DAT - o 4100 - é bom, eu já tive e tá num preço legal no ML.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680858591-novo-modulo-amplificador-da4100-estereomono-4-canais-120w-_JM

Acho ele bem melhor que o som cansativo do SD...

Dá para ligar o kit 2 vias em 2 canais do módulo também, dai sobram 2 para fazer ponte e usar no sub.

Eu iria num JL ou NAR. Até o NAR 8 pol é bom e barato! Para carro hatch não precisa de muita potência não... Não usaria sub de 12 pol em hatch, usa de 8 ou 10.

Olha esse JL10W0 em um Golf...

https://www.youtube.com/watch?v=YpY4ztdOaRI

Kit 2 vias eu prefiro os que tem tweeter domo de seda, são menos agressivos. Mas daí é gosto, mas eu já tive tw de titânio, Mylar, alumínio, etc, o que prefiro é o de seda... tem que testar, escutar... Acho que melhor custo benefício é o da Audiophonic. Vi que lançaram da Edifier, se for igual aos residências pode abraçar que são ótimos!

Espero ter ajudado.

Obrigado pela ajuda Floyd_Jr. Pesquisei um bocado quanto aos módulos DAT, e a diferença entre módulos classe D e AB. Estou pendendo bastante para ir com um DAT.

Uma duvida q tenho é:

- usar um módulo DAT PR5.1

- ou dois módulos: DAT PR4160 e DAT PR500

O valor é muito parecido entre as duas opções. Há diferença entre elas?

PS: HU Pionner AVH 5880TV já está funcionando, a qualidade de som ficou muito superior. Gostei bastante. Achei muito bacana a configuração de delay e tal. Faz uma diferença legal.

Obrigado senhores!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda Floyd_Jr. Pesquisei um bocado quanto aos módulos DAT, e a diferença entre módulos classe D e AB. Estou pendendo bastante para ir com um DAT.

Uma duvida q tenho é:

- usar um módulo DAT PR5.1

- ou dois módulos: DAT PR4160 e DAT PR500

O valor é muito parecido entre as duas opções. Há diferença entre elas?

PS: HU Pionner AVH 5880TV já está funcionando, a qualidade de som ficou muito superior. Gostei bastante. Achei muito bacana a configuração de delay e tal. Faz uma diferença legal.

Obrigado senhores!

Não amigo, a diferença mesmo é só no número de canais, pois são da mesma linha (PR). 

Agora é só optar pela questão do que é mais prático, mais versátil, se um ou dois amplificadores, onde vai colocar, etc.

Vai ficar legal seu projeto

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite senhores,

Estou fechando negócio num JL 12W0v3-4 usadinho em ótimo estado. Acho que dará um bom resultado.

Quanto a módulo estou pensando em usar somente um DAT 4160, com dois canais para os kits frontais, e dois em bridge pro sub. Os kits traseiros vou deixar direto na HU mesmo. Faz sentido fazer isso?

Cabos, estou desistindo dos Ley Line, preço está fugindo do orçamento. Vou na linha mais top da Stetsom. É 1/3 do valor dos Ley Line e também são 100% OFC, conectores banhados a ouro. Acho que vai atender.

Logo mais teremos novidades eu acredito

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite senhores,

Atualizando o tópico. Segue o que entrou no projeto:

kTWgN33.jpg

Subwoofer JL 12W0v3

7kWt4Nk.jpg

Amplificador DAT PR 4160

mAELnrX.jpg

Conectores e terminais Nakamichi para a caixa do sub

bHS9w5k.jpg

RCA Ley Line Nazca para o kit 2 vias

ME8eLjn.jpg

RCA Ley Line Axum para o sub

R31xWtv.jpg

Fiação dos falantes Tiaflex, 12 AWG para sub e 16 AWG para kit 2 vias

J6SajCS.jpg

Kit de instalação 4 AWG Tehcnoise Competition e Porta fusivel Competition também.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom com tudo em mãos era hora de pensar no projeto. A ideia fazer uma caixa trapezoidal, com duto régua correspondendo à mesma área do duto de 3 pol recomendado pela JL para este sub; montar o amplificador na lateral do porta malas; encapar todos os cabos com manta Techflex e fazer as pontas com terminais e termo retrátil.

A ideia inicial:

eD6fISj.jpg

O primeiro projeto da caixa:

2sBNAyU.jpg

Volume exatamente o recomendado (descontando duto, reforço, traseira do sub)

Porém, quando parei pra fazer a caixa, notei que o projeto que havia feito não daria, a caixa ficaria muito para frente. Resolvi inverter a parte inclinada para aproveitar a inclinação do banca traseiro:

1IIBH27.png

Primeiro teste fit da caixa aprovado:

klICv6y.jpg

Detalhe dos reforços internos:

uBynfzI.jpg

Tudo certo para montagem, encapei todos os cabos com Techflex, passei os fios de alimentação, RCA e dos falantes.

Detalhe para as conexões:

rjQrI5w.jpg

xABv2AE.jpg

Primeira montagem:

zAlFAul.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pra finalizar a sessão de posts hahaha Vamos às impressões:

Primeiro, ainda não instalei o kit 2 vias. Está tocando o kit de portas original, direto no aparelho, sem o módulo. A fiação está pronta nas portas para fazer a instalação, só não deu tempo mesmo; Outra coisa, irei encapar a caixa com carpe padrão original, mas não deu tempo ainda também hahaha

Quanto ao sub: gostei muito da qualidade do grave, é firme, definido, começa a tocar com volume bem baixo, não dá um grave chato. Curti bastante.

Quanto aos RCAs: os RCAs são muuito bem construidos, me pareceram ser muito duráveis, não penso que precisarei comprar cabos RCA outra vez na minha vida. Porém, não notei uma diferença em relação à qualidade dos graves utilizando os RCA Axum.

Quanto aos cabos de força: são excelentes, estava achando um exagero cabos tão grossos, mas eles fizeram com que as luzes do carro não piscassem quanto vem o grave. 

Quanto à instalação: achei show de bola o acabamento com Techflex e termo retrátil. Fica muito bom e bonito.

Quanto ao amplificador: qualidade é boa, mas não parece entregar os 300W que promete. Fiz o teste com utilizando um Amplificador Roadstar Power One e o sub tocou muuuuito mais.

Quanto ao som: faltou SPL. O módulo é fraquinho. Apesar de não querer som pra fora, ou pra campeonato, gosto de quando quiser sentir um grave legal, e ficou bem à desejar o SPL com este ampli. Acho que vou trocar ele...

É isso senhores, se puderem dar uma opinião principalmente quando ao módulo eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao módulo pq não adiciona um só para o sub? tipo sd1200.1 no dobro impedância?

Mas o que achou da diferença do grave? é perceptivel mesmo? Notou uma boa diferença em como o grave toca agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao módulo pq não adiciona um só para o sub? tipo sd1200.1 no dobro impedância?

Mas o que achou da diferença do grave? é perceptivel mesmo? Notou uma boa diferença em como o grave toca agora?

Dobro da impedância? Imagino q você quis dizer potência certo?!

Não quero usar mais de um módulo. Não acho q preciso. Os kits traseiros pretendo deixar no aparelho mesmo, está ali só pra acompanhar mesmo. E os dianteiros quero ligar no módulo. Por isso um módulo 4 canais seria bom na minha visão. Mas achei esse DAT com pouca potência.

Quanto ao grave, gostei bastante cara, o grave é bem definido, começa a tocar com o volume baixinho. Porém não acho que valha a pena o preço de um novo em relação aos subs nacionais. Peguei usado e por isso não me arrependo, se tivesse pago o preço de um novo acho q estaria arrependido.

Quero mudar esta caixa também, apesar de ter feito o duto com a mesma área de um duto redondo de 3 polegadas, todos que mostrei o som disseram achar o duto pequeno. Vou fazer outra caixa, com duto de 4 polegadas redondo, com 26 cm de comprimento, sintonizando a caixa em 40hz pra ver como fica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero usar mais de um módulo. Não acho q preciso. Os kits traseiros pretendo deixar no aparelho mesmo, está ali só pra acompanhar mesmo. E os dianteiros quero ligar no módulo. Por isso um módulo 4 canais seria bom na minha visão. Mas achei esse DAT com pouca potência.

Quanto ao grave, gostei bastante cara, o grave é bem definido, começa a tocar com o volume baixinho. Porém não acho que valha a pena o preço de um novo em relação aos subs nacionais. Peguei usado e por isso não me arrependo, se tivesse pago o preço de um novo acho q estaria arrependido.

Quero mudar esta caixa também, apesar de ter feito o duto com a mesma área de um duto redondo de 3 polegadas, todos que mostrei o som disseram achar o duto pequeno. Vou fazer outra caixa, com duto de 4 polegadas redondo, com 26 cm de comprimento, sintonizando a caixa em 40hz pra ver como fica.

ele quis dizer dobro da impedancia mesmo, onde se seu sub teria "tipo" 4 ohms, vc ligaria num amp por exemplo sd 1200 2 ohms, e no dobro da impedancia que sao os 4 ohms receberia "teóricos" 600w... deixa esse dat só pro estereo e coloca outro mono na outra lateral...

Compartilhar este post

Link para o post

Com esse projeto seu também usaria 2 modulos.

Deixa o Dat só pro kit 2 vias da frente, liga 2 canais para os Mid bass e os outros 2 para Tweeter.

E pega um outro mono só para o Subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive um golf é meu sistema era mais voltado para o sq que o SPL. Olha a solução para o porta malas.

Espero que seu sistema tenha ficado 100%. 9b35b5466a586f20f00ebdad032fe518.jpg7940a1fdbd880646471bf1b9877d6d1f.jpga2ee86905e5a7fbdd7af3cc5211e7467.jpg8dd92ca1a81a3e07026b66ca4a6f1523.jpge49e2b500f3cdd9d9da0d7da200d367a.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive um golf é meu sistema era mais voltado para o sq que o SPL. Olha a solução para o porta malas.

Espero que seu sistema tenha ficado 100%. 9b35b5466a586f20f00ebdad032fe518.jpg7940a1fdbd880646471bf1b9877d6d1f.jpga2ee86905e5a7fbdd7af3cc5211e7467.jpg8dd92ca1a81a3e07026b66ca4a6f1523.jpge49e2b500f3cdd9d9da0d7da200d367a.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Um modulo bom pra esse seu sistema com uma qualidade excelente,seria o jl audio hd 600/4 ou o alpine pdx f6,mas daí o orçamento sobe e você usa apenas um modulo,outro detalhe para o hertz se for comprar,é procurar a linha hsk 165 ou o Esk 165.5,os tw,essas duas linhas são excelentes,e a espetacular seria a mpk,mas ai o preço dobra,espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...