Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Badymiguel

[AJUDA] CAIXA TRIO BRAVOX RAVE 12" [FONTE ATX]

Recommended Posts

Boa Tarde galera, possuia um som no carro mas quando vendi fiquei com tudo parado. Troquei meu FB800 em um Bravox rave e entao reolvi montar meu projeto para uma caixa de som pros roles.

--Resumindo estou utilizando um Banda 1200rms, o bravox rave 12 5.1kw numa caixa dutada e 2 6x9 numa caixa para eles dutada.

--Tudo sendo alimentado por 4 fontes ATX melhoradas dando 13,8V e um Mega Cap de 3F.

--Nao quero gastar dinheiro mais com som exceto por capacitores e indutores entao a ideia é OQUE FAZER DE MELHOR.

--O Rave esta em um Canal do Banda e os 6x9 em outrou com capacitor de 47uF seja tudo em stereo.

--> Nao gostei dos 6x9 apenas pois o som ficou meio abafado, senti a falta de um Mega tweeter. Ou entao trocar por cornetas e mega tweeters porem nao sei quantos acho que apenas um de cada sustenta..

--> O RAVE esta tocando aberto, farei um filtro passivo logo menos.

** Minha Ideia** Fazer o filtro passivo para o RAVE cortar em 120HZ, tirar os 6x9 e substituir por uma D200 e um ST200 e ajustar melhor os capacitores para seus devidos cortes.

**Minha Duvida** Devo trocar os 6x9 pela corneta e tweeter e reduzir peso da caixa e tamanho e conseguiria ate aproveitar melhor a energia das fontes pela alta sensibilidade dos mesmos ?! O corte do RAVE deve ficar em quanto com os 6x9 e/ou cornetas ? O RAVE veio em uma caixa que achei meio grande para ele e esta assoprando um pouco e tocando muito baixo, nao estou sentindo aquela forca de pancadao que eu ouço nos trios... IDEIAS IDEIAS QUERO IDEIAS vlw flw galera !6ctbujA.jpgkXjdfEV.jpgr8xcmDm.jpg

Editado por Badymiguel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei o que pretende a nível de rendimento desse sistema.

Se tirar 6x9" e colocar Driver e Stw, vai ficar falntando médio, que mesmo que o 6x9" faça mal, mas faz. O pior é ficar sem. 

Creio que poderemos projetar algo mais definitivo e se algum dia quizer um sistema com maior rendimento e não precisará ficar desfazendo do que já tem, exceto nessa fase inicial. 

A meu ver, esse Falcon e os 2 6x9", devem ser mandados para frente. Se for acrescentar Stw, vai ficar excesso de agudo e por consequencia, perda de qualidade.

Com esse Banda, já vai dar para fazer alguma coisa.

Pode manter o Rave e acrescentar 01 ou 01 par de médios de 8". Pode ser um modelo de cerca de 200 a 300w.  Se for apenas 1 e pensa em aumentar o sistema, compre de 8 ohms, mas se não pensa em alterar, pode comprar até um de 400 a 500w, dede que seja, 4 ohms.

Para complementar a faixa de frequencia, eu compraria apenas um Driver Ti, que dipensa Stw. Fica compacto, leve e completo.

Se aprovada a ideia, poderemos discutir os modelos e a quesão de divisão de frequencias

Uma observação e por isso precisei Editar. Esse attanjo de fontes, não atende bem à demanda de corrente de um amplificador de 1200w. Qual a amperagem que consegue?

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Se tirar 6x9" e colocar Driver e Stw, vai ficar falntando médio, que mesmo que o 6x9" faça mal, mas faz. O pior é ficar sem. 

Creio que poderemos projetar algo mais definitivo e se algum dia quizer um sistema com maior rendimento e não precisará ficar desfazendo do que já tem, exceto nessa fase inicial. 

A meu ver, esse Falcon e os 2 6x9", devem ser mandados para frente. Se for acrescentar Stw, vai ficar excesso de agudo e por consequencia, perda de qualidade.

Pode manter o Rave e acrescentar 01 ou 01 par de médios de 8". Pode ser um modelo de cerca de 200 a 300w.  Se for apenas 1 e pensa em aumentar o sistema, compre de 8 ohms, mas se não pensa em alterar, pode comprar até um de 400 a 500w, dede que seja, 4 ohms.

Para complementar a faixa de frequencia, eu compraria apenas um Driver Ti, que dipensa Stw. Fica compacto, leve e completo.

Se aprovada a ideia, poderemos discutir os modelos e a quesão de divisão de frequencias

Uma observação e por isso precisei Editar. Esse attanjo de fontes, não atende bem à demanda de corrente de um amplificador de 1200w. Qual a amperagem que consegue?

Perfeito, em relacao ao driver acredito que o TI sera uma boa opcao tambem pela comodidade e atender aos dois quesitos. Resumindo a ideia seria passar os 6x9 e o falcon e obter o medio grave e o TI. 

Em relacao a alimentacao, por em quanto foi um teste, pretendo dobrar a quantidade de fontes visto que consegui cada uma por 10 reais. Nao fiz a medicao ainda mas deve estar dando em torno de 25A com 13,8V. Esta rendendo pouco, o clip acende logo cedo. Dobrando o numero de fontes acredito que ja fique confortavel.

Agora por que nao colocar o woofer em fullrange e evitar o medio grave para nao ocupar tanto espaco e ser mais pratico de levar  ?

Editado por Badymiguel

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ideia de coração que você vai se assustar com o resultado!

Coloca um amp desses no lugar do seu:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-815542745-amplificador-potencia-800-w-machine-wvox-a3500-_JM

Tu vai tomar um puta susto com a diferença! hahahaha

E pra subgrave bloom tb recomedaria esses ao lugar de automotivos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Serviria para o sistema como um todo. São 2 canais totalmente independentes e não iria se preocupar com fonte. Só teria que ter uma mesinha de Som e um divisor simplificado.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

E pra subgrave bloom tb recomedaria esses ao lugar de automotivos ?

Bicho, qdo eu tive a boate, ligamos minhas 4 T18 num SD8000 todo bem alimentado! Baterias, fontes, etc.. era o reboque de um amigo!

E tocou BEEEM menos que um canal do Etelj 3000!

Sempre recomendo a todos: Experimentem um amp profissa qdo puderem! É outra pegada, outro nível!

Faço mta festinha com um Z500 que antigamente precisava de 5k2 + 3k + sd250 pra fazer o mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma pesquisada em AMP's Profissa pra ver precos, seria uma boa ideia tambem para evitar peso etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu fosse aqui de perto, eu te empresava o Z500 pra você ver. 250wrms por canal de um profissa não fica mto atrás dessa sua amplificação de hoje!

E o que te passei vai tocar BEEEM mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse rave é de 15 não? Modelo 5.1kw é de 15"

Com os 6x9 mesmo pra som mais simples, pra ouvir aberto já compensa adicionar um ST, pq falta um pouco de agudo

Eu uso 2 fontes atx de 400w para alimentar uma sd400 em casa, pra alimentar uma banda de 1200 dependendo a fonte

pode precisar de até umas 10 fontes dessa

Compensa olha uma potência profissional pra esse porte de som, já diminui a bagunça da ligação e fica mais prático

Compartilhar este post

Link para o post

Pode manter o Rave e acrescentar 01 ou 01 par de médios de 8". Pode ser um modelo de cerca de 200 a 300w. Se for apenas 1 e pensa em aumentar o sistema, compre de 8 ohms, mas se não pensa em alterar, pode comprar até um de 400 a 500w, dede que seja, 4 ohms.

Olá amigo, esse Bravox rave 1100w ema de 12 Pol toca bem grave, ele desce um pouco, quero colocar um, mais fico com medo de ser apenas médio grave, tenho uma caixa com dito régua de 47l sintonizada em 55hz, será que fica bom com esse rave de 12p.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito, em relacao ao driver acredito que o TI sera uma boa opcao tambem pela comodidade e atender aos dois quesitos. Resumindo a ideia seria passar os 6x9 e o falcon e obter o medio grave e o TI.

Em relacao a alimentacao, por em quanto foi um teste, pretendo dobrar a quantidade de fontes visto que consegui cada uma por 10 reais. Nao fiz a medicao ainda mas deve estar dando em torno de 25A com 13,8V. Esta rendendo pouco, o clip acende logo cedo. Dobrando o numero de fontes acredito que ja fique confortavel.

Agora por que nao colocar o woofer em fullrange e evitar o medio grave para nao ocupar tanto espaco e ser mais pratico de levar ?

Olá amigo, esse Bravox rave 1100w ema de 12 Pol toca bem grave, ele desce um pouco, quero colocar um, mais fico com medo de ser apenas médio grave, tenho uma caixa com dito régua de 47l sintonizada em 55hz, será que fica bom com esse rave de 12p.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...