Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
arkham

Regulagem correta para som de qualidade

Recommended Posts

Muito bom msm , agradecido pelas respostas , bastante esclarecedor , vou atenuar 2 db no EQ 50hz e sentir .ouço mais música trance e techno , as vzs sertanejo .

Qual kit e sub vc usa no seu carro?

Vlw pela ajuda!

Uso kit helix e 62 c ativo com 2 subwoofer NAR 1022 sw2 em dutada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta cortar o sub mais baixo pra ver, li no começo do tópico que sua caixa é selada e está abaixo do exigido no manual, caixa selada tem uma resposta mais plana mas também não descem tanto, quanto menor está a caixa comparada com a do manual? Experimenta cortar o sub em 50hz 24db e perceba de onde ele vem, se possível desligue o sub e escute um pouco para perceber como toma os kits sem ele e depois ligue o sub nonagenário como forma de teste para ter uma percepção melhor de onde ele vem. Como sou novo também nessa parte de ajustes, consegui um ajuste melhor dessa forma.

Obrigado sarkis pela resposta , fiz o q vc disse agora msm , desliguei o sub e deixei o kit trabalhar..usei duas músicas pela USB em flac , Alan Walker force e ana Carolina garganta, percebi q o kit toca muito !! Fiz corte em 50hz e variei os slope , meu! Toca de mais o kit impressionante ...achei q o corte em 50hz ficou melhor q o 63hz , o slope deixei em 24db , qando soltava o sub p tocar , senti uma harmonia , tipo a passagem dos graves do kit com o sub foi mas imperceptível, apenas achismo da minha parte.

O sub tbem fiz testes, entre 50 e 63hz e cortei em 50hz tbem e slope em 12db.

No EQ baixei 2db na faixa de 50hz .

No nível da fonte baixei o sub em 2db , antes tinha deixado em em menos 1db.

Senti q os graves não estão dando sensação de vir de trás "sensaçao" .

Cheguei ao volumr 18 na HU , acredito q o volume vai até uns 40 a 45 nao tenho ctz.

O q mais me impressionou foi o kit duas vias , lindo , sensacional!! Aquela minha impressão de distorcer não confere .

Mais uma pergunta kkk tem alguma possibilidade de queimar o mid ou o tw de eu exagerar um pouquinho a mais no volume? Tenho pavor em pensar em estraga los.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso kit helix e 62 c ativo com 2 subwoofer NAR 1022 sw2 em dutada.

po*** seu som é bem mais pesado q eu o meu kkk, fiz o q vc disse atenuei em 2dbs o EG na faixa de 50hz senti uma melhora ..fiz os cortes q citei a cima para o sarkis , me pareceu bem mais suave agora os graves do sub apesar de ser bem presentes e fortes kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado sarkis pela resposta , fiz o q vc disse agora msm , desliguei o sub e deixei o kit trabalhar..usei duas músicas pela USB em flac , Alan Walker force e ana Carolina garganta, percebi q o kit toca muito !! Fiz corte em 50hz e variei os slope , meu! Toca de mais o kit impressionante ...achei q o corte em 50hz ficou melhor q o 63hz , o slope deixei em 24db , qando soltava o sub p tocar , senti uma harmonia , tipo a passagem dos graves do kit com o sub foi mas imperceptível, apenas achismo da minha parte.

O sub tbem fiz testes, entre 50 e 63hz e cortei em 50hz tbem e slope em 12db.

No EQ baixei 2db na faixa de 50hz .

No nível da fonte baixei o sub em 2db , antes tinha deixado em em menos 1db.

Senti q os graves não estão dando sensação de vir de trás "sensaçao" .

Cheguei ao volumr 18 na HU , acredito q o volume vai até uns 40 a 45 nao tenho ctz.

O q mais me impressionou foi o kit duas vias , lindo , sensacional!! Aquela minha impressão de distorcer não confere .

Mais uma pergunta kkk tem alguma possibilidade de queimar o mid ou o tw de eu exagerar um pouquinho a mais no volume? Tenho pavor em pensar em estraga los.

Sobre o risco de queimar o Tweeter,pelo que vc disse vc está alcançando o limite do sistema antes de 50 % do player.

Particularmente eu não recomendo,é perigoso.

Seu player tem rca 4 volts.

Seria bom vc ver exatamente o modelo do amplificador pra ver a sensibilidade de entrada dele pra ajustar o ganho.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o risco de queimar o Tweeter,pelo que vc disse vc está alcançando o limite do sistema antes de 50 % do player.

Particularmente eu não recomendo,é perigoso.

Seu player tem rca 4 volts.

Seria bom vc ver exatamente o modelo do amplificador pra ver a sensibilidade de entrada dele pra ajustar o ganho.

Obrigado amigo pelo alerta!

Meu amp. É o gzta 4125x 4ch 90rms estéreo , 320 bridge.

O ganho no amp está por volta de 60 a 70℅ , preciso verificar novamente , mas não passa de 70℅.

Como verificaria a sensibilidade do amp ? Tenho a caixa e manual guardados .

https://autoforum.com.br/topic/210464-som-de-qualidade-no-corsa-hatch/page-1

Esse é o link do meu projeto inteiro , tem 6 páginas , descrevendo toda aquisição dos equipamentos , dificuldades e dúvidas ..postei fotos do trabalho e dos equipamentos, tive muita ajuda .

So tenho q agradecer aos membros e ao fórum por tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

O ganho no amp está por volta de 60 a 70℅ , preciso verificar novamente , mas não passa de 70℅.

Esse é o link do meu projeto inteiro , tem 6 páginas , descrevendo toda aquisição dos equipamentos , dificuldades e dúvidas ..postei fotos do trabalho e dos equipamentos, tive muita ajuda .

Pelo que vi no manual dele

Pelo que vi no manual dele a sensibilidade de entrada vai até 9 volts.

Teoricamente o ganho está correto em 60 à 70 %.

É que são 90 watts,por isso que em 50 % já fica alto o volume.

Se achar que o agudo está um pouco agressivo, experimente colocar o ganho do amplificador em 50 % ( nesse caso vc vai diminuir o ganho)e aumente seu volume do player em até 60 % e veja se te agrada o médio e médio grave.

Falo isso por que esse tipo de ajuste melhorou e muito o agudo do meu sistema.

Talvez um alívio no ganho do amplificador traga alguns benefícios.

Compartilhar este post

Link para o post

Se achar que o agudo está um pouco agressivo, experimente colocar o ganho do amplificador em 50 % ( nesse caso vc vai diminuir o ganho)e aumente seu volume do player em até 60 % e veja se te agrada o médio e médio grave.

muito obrigado rafa . acredito q tenha esse regulador de voltagem no amp. nao lembro agora , se tiver essa regulagem, deveria posiciona los em 4 volts? para ficar iqual a HU ? ou nao tem nada a ver kkk

Inicialmente com a troca da HU , senti os tws irritante msm, ai eu atenuei eles no EQ , baixando 2 db nas freguencias altas , melhorou..

mas vou testar essa ideia q me disse , diminuir o ganho no amp e subir em volume da HU , todo teste é valido kk

Aprendendo muito com o topico agradecido. 

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma pesquisada pelo Google acho que entendi a relação volts do amp e da hu.

Meu amp tem regulagem de 9v a 0,2.

Eles estavam regulados próximo ao máximo q seria 0,2 volts , uns 3/4 , abaixei ambos para os 9 volts , aumentei todo o volume da hu e ainda não chegaram ao máximo de potência , " volume da hu máximo 40" , usando 2/3 seria 26 dr volume.

Coloquei o volts do amp no meio termo entre 9 e 0,2 volts , cheguei o volume a 26 na hu e achei q ficou bem alto.

Fiz correndo esse teste , mas tarde dou uma maior precisão no volts do amp.

A uma receita pronta para saber quantos volts por no amp? Sabendo q a hu tem saída de 4 volts.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o topico, estou tentando regular o meu som também! Tenho um Fosgate 400.4 (old school). Alguém sabe a sensibilidade de entrada dele? No manual não consta =/

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o topico, estou tentando regular o meu som também! Tenho um Fosgate 400.4 (old school). Alguém sabe a sensibilidade de entrada dele? No manual não consta =/

Achei aqui! Varia de 150mV - 3V. Mas está pre-setado de fábrica 500mV. E agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma pesquisada pelo Google acho que entendi a relação volts do amp e da hu.

Meu amp tem regulagem de 9v a 0,2.

Eles estavam regulados próximo ao máximo q seria 0,2 volts , uns 3/4 , abaixei ambos para os 9 volts , aumentei todo o volume da hu e ainda não chegaram ao máximo de potência , " volume da hu máximo 40" , usando 2/3 seria 26 dr volume.

Coloquei o volts do amp no meio termo entre 9 e 0,2 volts , cheguei o volume a 26 na hu e achei q ficou bem alto.

Fiz correndo esse teste , mas tarde dou uma maior precisão no volts do amp.

A uma receita pronta para saber quantos volts por no amp? Sabendo q a hu tem saída de 4 volts.

Se ele vai de 9 a 0.2 pelo meu pouco entendimento quando o ganho do amp estiver na metade ele sinalizará que a voltagem do rca é de 4,5 V. Creio que deva ficar entre 50-60%, mas vai depender do bom senso e avaliar se no volume habitual em que você escuta está sem distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei aqui! Varia de 150mV - 3V. Mas está pre-setado de fábrica 500mV. E agora?

Se vai de 150mV a 3V você varia isso no potenciometro do amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai de 150mV a 3V você varia isso no potenciometro do amp.

Isso eu entendi. Mas o que eu não entendi foi o "pre-setado" de fábrica. Será que o ganho mínimo já está em 500mV ou é os 150mV, não sei se me entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eu entendi. Mas o que eu não entendi foi o "pre-setado" de fábrica. Será que o ganho mínimo já está em 500mV ou é os 150mV, não sei se me entendeu?

Então quer dizer que ele já vem de fábrica com o potenciometro na marca de 500mV mas você regula de acordo com a voltagem da saída Rca do seu aparelho.

Compartilhar este post

Link para o post

Duplicou

Editado por Sarkis

Compartilhar este post

Link para o post

Triplicou

Editado por Sarkis

Compartilhar este post

Link para o post

Então quer dizer que ele já vem de fábrica com o potenciometro na marca de 500mV mas você regula de acordo com a voltagem da saída Rca do seu aparelho.

Voltagem da saída RCA do meu player é 4V. Mas eu preciso de um multímetro pra fazer as medições. Eu estou numa dificuldade tremenda pra regular o som que fique ótimo aos meus ouvidos. Pra você ter ideia, toda semana eu estou mudando a regulagem do som pra ver qual eu me adapto mais, porém, ta osso viu!  :banghead  :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Voltagem da saída RCA do meu player é 4V. Mas eu preciso de um multímetro pra fazer as medições. Eu estou numa dificuldade tremenda pra regular o som que fique ótimo aos meus ouvidos. Pra você ter ideia, toda semana eu estou mudando a regulagem do som pra ver qual eu me adapto mais, porém, ta osso viu! :banghead:unsure:

Se o seu amp só vai até 3V e sua HU tem 4V, o ganho deve ficar acima do mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o seu amp só vai até 3V e sua HU tem 4V, o ganho deve ficar acima do mínimo.

O ganho está a 1/4, será que é o correto?! Porque os agudos são bem estridentes, mesmo mudando no crossover pra -6db. Ai eu tenho que diminuir a atenuação em -2db ou -4db no EQ.

Compartilhar este post

Link para o post

O ganho está a 1/4, será que é o correto?! Porque os agudos são bem estridentes, mesmo mudando no crossover pra -6db. Ai eu tenho que diminuir a atenuação em -2db ou -4db no EQ.

Se seu Player é 4 volts e o amplificador é até 3 vc deve deixar o ganho no mínimo.

Msm assim não poderá passar de 75 % do player pois nesse volume ele estará atingido a potência maxima do amplificador.

O ideal é aumentar o volume do player no máximo até a metade pra evitar um sinal distorcido.

Compartilhar este post

Link para o post

Se seu Player é 4 volts e o amplificador é até 3 vc deve deixar o ganho no mínimo.

Msm assim não poderá passar de 75 % do player pois nesse volume ele estará atingido a potência maxima do amplificador.

O ideal é aumentar o volume do player no máximo até a metade pra evitar um sinal distorcido.

Eu uso o volume até 20-22, sendo que o máximo do player é 40! Mas o problema que as regulagens não estão boas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso o volume até 20-22, sendo que o máximo do player é 40! Mas o problema que as regulagens não estão boas.

Perfeito.

Porém o ganho deve estar no mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seu kit amplificador e player? pra ver se existe alguma possibilidade de resolver esse problema do Tweeter estridente.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seu kit amplificador e player? pra ver se existe alguma possibilidade de resolver esse problema do Tweeter estridente.

Fosgate 400.4 (old school) e o player AVH-X5880TV.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...