Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
joaopaulo.mello

Crossover na HU - Not so great

Recommended Posts

Pessoal, tenho 2 tópicos rolando e fiquei em dúvida se criaria um novo ou não, mas como o assunto é totalmente outro, ou seja, pós discussões abordadas nos outros tópicos resolvi criar outro específico.

Na instalação do set na minha assinuatura acabei não usando o crossover do kit, foi instalado 2 módulos, um para o kit e outro mono para o sub, o pessoal da loja fez tudo como manda o figurino, configuraram os cortes e o som até que ficou "bom", mas não exatamente satisfatório. Prodigy e Tiesto soam como nunca mas Dire Straits e Rush mucharam, Beatles mais parece um radinho de pilha. Artistas como Sade por exemplo que exploram uma gama maior de frequências nos arranjos algumas músicas rolam bem outras não. Aparentemente só musicas eletrônicas são beneficiadas pelo ajuste que foi feito.

Existe uma receita básica para configurar os cortes no crossover para se partir de uma base mais abrangente e então adicionar toques pessoais?

Editado por joaopaulo.mello

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Te aconselho a pesquisar bastante, tem muita coisa no forum, vai te trazer muito mais aprendizado do que chegar alguem aqui e te entregar tudo mastigado. Ainda mais se voce quer um toque pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria como ponto de partida o corte utilizado pela maioria dos kits que eu vejo no mercado, 3500 hz 12 db/8 aí iria tentando gradativamente abaixando o ponto pra tentar elevar o palco,porém costumam dizer que o Tweeter fica meio estridente, então cada caso deve ser testado e ajustado pra uma transição suave.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria como ponto de partida o corte utilizado pela maioria dos kits que eu vejo no mercado, 3500 hz 12 db/8 aí iria tentando gradativamente abaixando o ponto pra tentar elevar o palco,porém costumam dizer que o Tweeter fica meio estridente, então cada caso deve ser testado e ajustado pra uma transição suave.

Valeu rafa, já é um começo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não ficou claro (nesse tópico, não acompanhei outros) qual a configuração usada

Descreva hardware e ajustes

Compartilhar este post

Link para o post

Não ficou claro (nesse tópico, não acompanhei outros) qual a configuração usada

Descreva hardware e ajustes

Olá Cristiano, o set está configurado da seguinte maneira:

HU Pioneer DEH-X7880BT, não tem no site ainda da pioneer, mas é o mesmo aparelho DEH-X7800BHS nos EUA.

Kit 2 duas Ground Zero GZUC 650SQ 130w cada lado.

Módulo Ground Zero GZTA 4125X (4x90w 4Ω) sem cortes tocando o kit 2 vias, 2 canais stereo para os mids + 2 canais stereo para os tweeters.

Subwoofer Ground Zero GZUW 10SQ 400w ( 2Ω + 2Ω) em Caixa Selada de 20 Litros.

Módulo JBL GTO 7001 (1x425w 4Ω) sem cortes tocando o sub.

Quanto a configuração do crossover na HU, vou colocar aqui como vejo no display:

Tweeters | HPF 4k : -12

Mid | HPF 40: -12

Mid | LPF: 1,25k : -6

SUB 80 : -12

Nâo tenho a menor noção de como combinar os caras aí acima, sempre usei só o som original, qualquer sugestão será bem vinda.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro tenha em mente que o ganho que deverá ser aplicado ao tw deverá ser menor que o ganho aplicado aos mids, já que tw tem sensibilidade maior, isso pode ser ajustado tanto no amp quanto no player, já que ele permite isso

Segundo, NORMALMENTE, esse tipo de corte "descansado" em frequência e slope não é uma boa solução a menos q se conheça a curva de resposta natural de cada falante, ou se tenha um ouvido muito bom pra avaliar isso

Logo, comece copiando frequência e slope do crossover do kit, e a partir daí parta pra ajuste fino

Terceiro, se o instalador não tem ouvido ou ferramenta adequada, nem tu, complica um pouco chegar no melhor resultado que o sistema pode oferecer, um RTA ajudaria, por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Cristiano, o set está configurado da seguinte maneira:

HU Pioneer DEH-X7880BT, não tem no site ainda da pioneer, mas é o mesmo aparelho DEH-X7800BHS nos EUA.

Kit 2 duas Ground Zero GZUC 650SQ 130w cada lado.

Módulo Ground Zero GZTA 4125X (4x90w 4Ω) sem cortes tocando o kit 2 vias, 2 canais stereo para os mids + 2 canais stereo para os tweeters.

Subwoofer Ground Zero GZUW 10SQ 400w ( 2Ω + 2Ω) em Caixa Selada de 20 Litros.

Módulo JBL GTO 7001 (1x425w 4Ω) sem cortes tocando o sub.

Quanto a configuração do crossover na HU, vou colocar aqui como vejo no display:

Tweeters | HPF 4k : -12

Mid | HPF 40: -12

Mid | LPF: 1,25k : -6

SUB 80 : -12

Nâo tenho a menor noção de como combinar os caras aí acima, sempre usei só o som original, qualquer sugestão será bem vinda.

Abs.

Aparentemente existe um buraco muito grande entre o mid e o Tweeter,e como o Cristiano disse essa diferença sendo compensada com slope só seria legal com um conhecimento técnico e talvez um rta pra acertar,tente 3500 12 db pra cada componente,talvez seja por isso que o vocal murchou,e perdeu presença.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja qual a configuração de corte HPF original do cross dos tweeters e repita isso no cross do cd-player.

Para os midbass faz os cortes assim:

HPF: 80

LPF: 3K

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente existe um buraco muito grande entre o mid e o Tweeter,e como o Cristiano disse essa diferença sendo compensada com slope só seria legal com um conhecimento técnico e talvez um rta pra acertar,tente 3500 12 db pra cada componente,talvez seja por isso que o vocal murchou,e perdeu presença.

Rafa o vocal não muchou exatamente, na verdade estava presente até demais (antes do ajustes sugeridos pelo Dudu no quote abaixo), dependendo da música só faltava trincar o parabrisa do carro, soavam ocas. Beatles estava bem ruim, rock no geral bem opaco.

Veja qual a configuração de corte HPF original do cross dos tweeters e repita isso no cross do cd-player.

Para os midbass faz os cortes assim:

HPF: 80

LPF: 3K

Dudu, o corte original do cross no manual:

Trennfrequenz / Cut-off frequency: 2800 Hz ( 12 dB )

Não consegui chegar nesse cara exatamente, tenho duas opções aproximadas:2.5k e 3.15k

Deixei no 3.15k, seria melhor o 2.5k?

Os slopes no crossover para tweeters, mid-hpf,mid-lpf deixei em -12.

Resultado: Melhorou muitoooooo, outra vida...as músicas independente do estilo soam quase com a mesma presença. Parece que instalei outro som no carro :)

Valeu mesmo pelas dicas e vamo que vamo!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar tb 2,5kHz, o que ficar melhor pro teu ouvido

Depois é só fazer o ajuste dos ganhos

E sobe o corte do mid pra pelo menos 50Hz, talvez 63Hz, 40Hz é muito baixo, qto mais baixo o corte doz mids mais "sujos" ficam os médios

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar tb 2,5kHz, o que ficar melhor pro teu ouvido

Depois é só fazer o ajuste dos ganhos

E sobe o corte do mid pra pelo menos 50Hz, talvez 63Hz, 40Hz é muito baixo, qto mais baixo o corte doz mids mais "sujos" ficam os médios

Feito, ficou muito bom e mais ainda depois que ajustei o ganhos, desci um tanto os tweeters e meio tanto o mid,  inacreditável...o som ficou grande, nas músicas com subgrave acho que é capaz de interferir até em marca-passo hehehe.

Muito show o som, agradeço a todos pelas dicas...qualquer pitaco adicional ainda será bem vindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Q bom q acertou!!

Quais os passos de corte desse player?? Tipo...3,5k...2,5k...de quanto em quanto??

To qrendo pegar um desse p fazer ativo tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta faltando as fotos heim!!! 

Foi mal a demora para responder Marcos, o carro não tá comigo faz mais de uma semana, levei para dar um up...trocar tudo que estragou pelo tempo que ficou parado e trocar oque já estava gasto mesmo hehe, assim que chegar tiro as fotos, só tem uma coisa que achei estranho, pode ser normal mas sei lá...um módulo ficou pelo lado de dentro do rack, me pergunto se isso é normal, sei lá...pode esquentar além do que não favorece o visual, acho legal mostrar os módulos.

Q bom q acertou!!

Quais os passos de corte desse player?? Tipo...3,5k...2,5k...de quanto em quanto??

Jeferson, vou pegar o carro na semana que vem e posto aqui ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Q bom q acertou!!

tb tenho esse player e os cortes são :

Tw (modo rede): 1.25k; 1.6k; 2k; 2.5k; 3.15k; 4k; 5k; 6.3k; 8k; 10k; 12.5k slopes de 6, 12, 18 e 24

MIDS; LPF: os mesmos para os tw

HPF: 25; 31.5; 40; 50; 63; 80; 100; 125; 160; 200; 250. slopes de 6, 12, 18 e 24

SUB: 25; 31.5; 40; 50; 63; 80; 100; 125; 160; 200; 250. slopes de 12, 18; 24; 30 e 36

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...