Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dikevigarista

Cabo Speaker Trançado

Recommended Posts

Pessoal Cabo Speaker Trançado, realmente melhora o som?

Vi um vídeo na internet mostrando a diferença sonora de um cabo paralelo comum para um Cabo Speaker Trançado Audison sonus. Gostaria de opinião do pessoal sobre esse assunto...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719459567-cabo-speaker-trancado-audison-connection-sonus-s214-_JM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para fazer esse teste, no mínimo, teria q usar o mesmo cabo, sendo um par trançado e outro não. Dessa forma o q está sendo testado é "Sonus Vs Flamenguinho" e não "trançado Vs paralelo comum", só isso.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar alguns que tenho em casa e te falo.

Porém 35 reais o metro nem fedendo kkkkk (pensa um kit em bi amp)

16mts de sonus 560 Temer não da p min. (ia de moster, shok ou até tiaflex.)

E para o teste ser imparcial teria que ter invertido a ligação para descartar a diferença que pode existir no stereo da musica.

Editado por cirors

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer esse teste, no mínimo, teria q usar o mesmo cabo, sendo um par trançado e outro não. Dessa forma o q está sendo testado é "Sonus Vs Flamenguinho" e não "trançado Vs paralelo comum", só isso.

Sim Alves,mas o que queria saber mesmo é se um cabo paralelo comum para um cabo trançado, da diferença de áudio, o vídeo foi só um exemplo. Editado por Dikevigarista

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Alves,mas o que queria saber mesmo é se um cabo paralelo comum para um cabo top sendo trançado ou não, da diferença de áudio, o vídeo foi só um exemplo.

Um cabo paralelo comum ou trançado terá diferença para um top trançado ou comum. Não precisa ser trançado para ter essa diferença. :legal:

Porém, como cada cabo dará um tipo de resposta, um cabo pode ficar apenas bom numa via e bem melhor em outra, seja ele comum ou top.

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente não sei pq um cabo top iria ter um ganho de qualidade, a não ser por ser trançado. Já que o cabo é feito de cobre e serve para transmitir energia.

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente não sei pq um cabo top iria ter um ganho de qualidade, a não ser por ser trançado. Já que o cabo é feito de cobre e serve para transmitir energia.

Aí que está o problema, a qualidade e quantidade de cobre.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente o flamenguinho é bem fino, ou muito comprido ou de baixissima qualidade a ponto de influenciar na resistência e capar o áudio dessa maneira. Mesmo ele falando que ambos tem a mesma bitola, não é dificil cabos que entregam um diâmetro muito inferior.

Quanto ao cat6, ja li alguns relatos aqui no fórum, mas nunca usei. Fazem alguma diferença? Parecem ser tão finos, não me passa confiança.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente o flamenguinho é bem fino, ou muito comprido ou de baixissima qualidade a ponto de influenciar na resistência e capar o áudio dessa maneira. Mesmo ele falando que ambos tem a mesma bitola, não é dificil cabos que entregam um diâmetro muito inferior.

Quanto ao cat6, ja li alguns relatos aqui no fórum, mas nunca usei. Fazem alguma diferença? Parecem ser tão finos, não me passa confiança.

Também tenho essa duvida se o cat6 tem alguma diferença no áudio, nunca utilizei e nunca escutei, se melhorar não custa tentar.... Mas são finos mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar alguns que tenho em casa e te falo.

Porém 35 reais o metro nem fedendo kkkkk (pensa um kit em bi amp)

16mts de sonus 560 Temer não da p min. (ia de moster, shok ou até tiaflex.)

E para o teste ser imparcial teria que ter invertido a ligação para descartar a diferença que pode existir no stereo da musica.Já 

Já havia visto esse video a algum tempo,e o usuário havia dito que fez o teste trocando de lado o cabo para não ter diferenças devido a gravação estéreo,e disse que o resultado foi o mesmo,deu uma diferença enorme,eu fiz um teste usando cabo pp com uma ponta trançada de uns 10 cm,sugerido pelo prof dantas e comparei com o flamenguinho,a principio a diferença não foi tanta,mas depois de queimar o cabo por algumas varias horas a diferença ficou bem evidente,principalmente na profundidade da musica,ótima melhora nos médios e nos agudos 

Compartilhar este post

Link para o post

Já havia visto esse video a algum tempo,e o usuário havia dito que fez o teste trocando de lado o cabo para não ter diferenças devido a gravação estéreo,e disse que o resultado foi o mesmo,deu uma diferença enorme,eu fiz um teste usando cabo pp com uma ponta trançada de uns 10 cm,sugerido pelo prof dantas e comparei com o flamenguinho,a principio a diferença não foi tanta,mas depois de queimar o cabo por algumas varias horas a diferença ficou bem evidente,principalmente na profundidade da musica,ótima melhora nos médios e nos agudos 

Mas a questão é, a diferença ta na trança ou na qualidade do flamenguinho? Fez o teste do cabo com a ponta normal e depois trançada? Essas ideias são bem vindas, vou fazer uns testes com cabo no residencial, é mais facil que ficar trocando no carro. Num da coragem não haha

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a questão é, a diferença ta na trança ou na qualidade do flamenguinho? Fez o teste do cabo com a ponta normal e depois trançada? Essas ideias são bem vindas, vou fazer uns testes com cabo no residencial, é mais facil que ficar trocando no carro. Num da coragem não haha

Não fiz com ele liso, mas segundo o prof dantas, é primordial que faça a trança na ponta para que o cabo tenha as características mecânica e elétricas necessárias para a transferência do sinal,não sei te dizer tecnicamente qual a diferença, mas o prof é muito respeitado na área de sonorização residencial Editado por rafavieira

Compartilhar este post

Link para o post

Não fiz com ele liso, mas segundo o prof dantas, é primordial que faça a trança na ponta para que o cabo tenha as características mecânica e elétricas necessárias para a transferência do sinal,não sei te dizer tecnicamente qual a diferença, mas o prof é muito respeitado na área de sonorização residencial

Já apanhei muito de cabeamento utp quando sai das redes coaxiais (computadores), até aprender que se por exemplo, o par tx não estivesse trançado, sofria interferência de outro par, e o sinal tinha que ser retransmitido.

O trançado aumentava o campo magnético, ou algo assim, o fato é que quando se aumentava a distância tudo parava.

Interessante, faz sentido, mas em toda extensão do cabo, como é o caso do utp.

No residencial imagino que seja mais importante estar trançado próximo aos equipamentos do que próximo as caixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Já apanhei muito de cabeamento utp quando sai das redes coaxiais (computadores), até aprender que se por exemplo, o par tx não estivesse trançado, sofria interferência de outro par, e o sinal tinha que ser retransmitido.

O trançado aumentava o campo magnético, ou algo assim, o fato é que quando se aumentava a distância tudo parava.

Interessante, faz sentido, mas em toda extensão do cabo, como é o caso do utp.

No residencial imagino que seja mais importante estar trançado próximo aos equipamentos do que próximo as caixas.

no meu caso e trancei na saída do amp e na entrada do crossover do kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, agr tem essa de cabo trançado "podendo" melhorar o som '-', como diz o ditado: "Quanto mais eu sei, mais dúvidas eu terei"

Ou algo do tipo xD

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao cat6, a vantagem dele seria o fato de ja ser todo trançado? Ou muda algum material na construção do cabo?

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Para reflexão coletiva, incluo algumas observações físicas:

Supondo dois cabos condutores iguais em sua composição, parâmetro de rede, tipos e contornos de grãos, bitola final, comprimento, etc... Com uma única diferença, o cabo 1 é formado por apenas um fio condutor, já o cabo 2 por vários fios. Afirmo que: o cabo 1 para uso em áudio apresentará melhor desempenho em relação ao cabo 2.

O cabo 2 incluirá distorções harmônicas, indesejadas ao objetivo da fidelidade sonora. Os vários fios do cabo 2, terão individualmente um campo magnético perpendicular ao sentido da corrente. Como esses fios são mais frágeis, qualquer descontinuidade ou defeito não paralelo ao campo terá uma interação com as linhas de força dos campos magnéticos alheios, observando-se um extravasamentos nesses pontos.

Pode-se afirmar então que o cabo 1 melhora o som? Inequivocamente, não! Podemos dizer que em relação ao cabo 2 ele cumpre melhor o seu papel em transportar um sinal do ponto A ao ponto B sem alterações. Há diferenças entre cabos? Sim, mas elas são marcadas pela limitações de transmissão e nunca por uma melhora efetiva do sinal.

Respondendo a questão inicial de Dikevigarista, seja qual for a concepção de um cabo ou material utilizado ele não melhorará nada - cabos não tem essa função e se algum se propõe a ter, não deveria. No máximo um bom cabo, classifique-o de hi-end, hi-fi, rai-ai, necessariamente fará o transporte de um sinal sem alterá-lo.

Ceteris paribus, um cabo trançado em relação a um paralelo terá exatamente o mesmo desempenho.

Um abraço.  

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao cat6, a vantagem dele seria o fato de ja ser todo trançado? Ou muda algum material na construção do cabo?

O matérial é de boa qualidade e o fato de ser trançado ajuda.

Excelente cabo custo beneficio para Tweeter.. meio magro para mids.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...