Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bolonha23

Ajuda com projeto de caixa band pass e 2 protech excursion 800

Recommended Posts

Pro meu de 10", ficou com 25+40 litros livres. O caixote ficou 80x33x38. Madeira de 15mm

Cara é quade o espaço que pretendo utlizar no porta malas hehehehe

Disponho de 84x42x42

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara é quade o espaço que pretendo utlizar no porta malas hehehehe

Disponho de 84x42x42

No máximo uma Band pass de 4ª ordem pra um sub de 12" nesse espaço.

Por ser em carro sedã, possivelmente a melhor escolha seria 2x12" em dutada mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

No máximo uma Band pass de 4ª ordem pra um sub de 12" nesse espaço.

Por ser em carro sedã, possivelmente a melhor escolha seria 2x12" em dutada mesmo.

Certo acredoto ser mais facil fazer tbm né?

Compartilhar este post

Link para o post

Certo acredoto ser mais facil fazer tbm né?

Sim e não.

Defina o sub é posso te dar uma orientação quanto a caixa, se tiver os parâmetros do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Os subs serão os audiophonic c1 12 400 rms

Os parametros que encontrei dele são:

R.e.v 3.6 ohms

F.o 29.171hz

S.d 53.000 m

Vas 46.030 l

Cms 91.217

Mmd 179.961 mkg

Mms 195.021 g

Bl 15.237 tm

Qms 2.590

Qes 0.613

Qts 0.490

Le 1.435

No 0.360%

Spl 87.145 db

Xmax 0.75mm

Compartilhar este post

Link para o post

Os subs serão os audiophonic c1 12 400 rms

Os parametros que encontrei dele são:

R.e.v 3.6 ohms

F.o 29.171hz

S.d 53.000 m

Vas 46.030 l

Cms 91.217

Mmd 179.961 mkg

Mms 195.021 g

Bl 15.237 tm

Qms 2.590

Qes 0.613

Qts 0.490

Le 1.435

No 0.360%

Spl 87.145 db

Xmax 0.75mm

um amigo ja teve dois c1 em selada e gostou bastante, carro dele c4 hatch.

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo ja teve dois c1 em selada e gostou bastante, carro dele c4 hatch.

Pensei na band pass com esses subs pois meu carro é sedan mas acho que vou de dutada mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei na band pass com esses subs pois meu carro é sedan mas acho que vou de dutada mesmo...

Vou ligar o PC aqui e fazer umas simulações.

Mas BP6 pra dois de 12" vai ficar algo bem grande. Kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

noticia boa, nem ficou tão enorme...

ZhG6nhH.png

fiz também a simulaçao de uma dutada pros dois subs, com 90 litros.

vale lembrar que esses volumes são internos e livres em cada câmara. tem que se descontar o volume de cada falante, volume que os dutos ocupam.

a curva ficou interessante, se algum outro user tiver alguma sugestão...

aqui os dutos:

SBRfQ7P.png

lógico que essa é uma sugestão de como eu faria.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, mas me tira uma duvida, na verdade 2 kkkk a bandpass é 42 l na camara dianteira e 75l na trazeira pra 1 sub correto? E outra a dutada os dutos não consegui entender o diametro e comprimento dos dutos... Desculpa a ignorância kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, mas me tira uma duvida, na verdade 2 kkkk a bandpass é 42 l na camara dianteira e 75l na trazeira pra 1 sub correto? E outra a dutada os dutos não consegui entender o diametro e comprimento dos dutos... Desculpa a ignorância kkkkk

kkk

não amigo, já fiz o cálculo pros dois subs. esse vai ser o volume total de caixa para os dois falantes.

a vantagem de usar falantes maiores pra subgrave, é o comprimento dos dutos que tende a ser menor pra uma sintonia mais baixa.

a título de comparação, minha BP6 que fiz pro UXP 10", ficou com um duto de 72,5cm de comprimento para a câmara de baixas, que ficou com 40L livres para a mesma sintonia que usei na sua: 28Hz! isso pra um sub de 10" kkkk

segue um comparativo das duas: junto com a dutada em 35Hz

2iJ9zoV.png

nyMib5z.png

o grafico do group delay deixa um pouco preocupado quem não entende muito, mas no ouvido, soa muito bem!

mas atenção, qualquer mudança mínima desse projeto pode deixar o resultado bem ruim. é cobertor curto, depois de pronto o gráfico, parece fácil, mas na prática, simulando vc percebe que qualquer erro pode estragar o projeto inteiro!

edit: são duas câmaras únicas, se é que me entende. um volume na frente dos dois falantes e outro atrás deles.

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post

Link para o post

Que pico no delay em..
pode ficar embolado o grave olhando o delay, não?

No de resposta o gráfico ficou interessante
Vc ta baum no winsd ai já em hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Que pico no delay em..

pode ficar embolado o grave olhando o delay, não?

No de resposta o gráfico ficou interessante

Vc ta baum no winsd ai já em hehe

Sobre embolar eu até que não achei. Dias depois fiz uma dutada com sintonia em 36hz, 41,5l livres pro UXP eu preferi e muito a BP6.

Ficou com uma pegada boa tocando eletrônica. Fiz uns testes usando gerador de sinal e a resposta bateu exatamente como no gráfico. Único chato que de PM aberto não sai nada. Literalmente nada.

Quanto ao programa, pra aprender fiz o caminho inverso, na época dos target 3k montei a caixa no programa e observei o gráfico.

Com alguma noção em observação de padrões vc entende a relação entre volume e sintonia. Aí fica fácil. Kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre embolar eu até que não achei. Dias depois fiz uma dutada com sintonia em 36hz, 41,5l livres pro UXP eu preferi e muito a BP6.

Ficou com uma pegada boa tocando eletrônica. Fiz uns testes usando gerador de sinal e a resposta bateu exatamente como no gráfico. Único chato que de PM aberto não sai nada. Literalmente nada.

Quanto ao programa, pra aprender fiz o caminho inverso, na época dos target 3k montei a caixa no programa e observei o gráfico.

Com alguma noção em observação de padrões vc entende a relação entre volume e sintonia. Aí fica fácil. Kkkk

Na do uxp ta deboa, na roxa que ficou um delay nos 40hz meio alto

Compartilhar este post

Link para o post

Na do uxp ta deboa, na roxa que ficou um delay nos 40hz meio alto

Mais tarde vou tentar fazer algumas alterações pra ver se tem jeito isso.

Compartilhar este post

Link para o post

kkk

não amigo, já fiz o cálculo pros dois subs. esse vai ser o volume total de caixa para os dois falantes.

a vantagem de usar falantes maiores pra subgrave, é o comprimento dos dutos que tende a ser menor pra uma sintonia mais baixa.

a título de comparação, minha BP6 que fiz pro UXP 10", ficou com um duto de 72,5cm de comprimento para a câmara de baixas, que ficou com 40L livres para a mesma sintonia que usei na sua: 28Hz! isso pra um sub de 10" kkkk

segue um comparativo das duas: junto com a dutada em 35Hz

2iJ9zoV.png

nyMib5z.png

o grafico do group delay deixa um pouco preocupado quem não entende muito, mas no ouvido, soa muito bem!

mas atenção, qualquer mudança mínima desse projeto pode deixar o resultado bem ruim. é cobertor curto, depois de pronto o gráfico, parece fácil, mas na prática, simulando vc percebe que qualquer erro pode estragar o projeto inteiro!

edit: são duas câmaras únicas, se é que me entende. um volume na frente dos dois falantes e outro atrás deles.

Agora entendi kkkk

Acredito que teria que aumentar um pouco as dimesões da caixa pra descontar os subs e os dutos será que uns 130lts totais estariam de boa pra chegar nesses parametros que vc simulou...

E será que se eu manter a camara frontal e dividir a trazeira uma de cada lado pra deixar os subs um de frente pro outro com uns 44 lts e dividir a area de duto em 2 pra chegar nos teoricos 130lts tocaria bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora entendi kkkk

Acredito que teria que aumentar um pouco as dimesões da caixa pra descontar os subs e os dutos será que uns 130lts totais estariam de boa pra chegar nesses parametros que vc simulou...

E será que se eu manter a camara frontal e dividir a trazeira uma de cada lado pra deixar os subs um de frente pro outro com uns 44 lts e dividir a area de duto em 2 pra chegar nos teoricos 130lts tocaria bem?

Quanto a soma de volume, imagino que cada sub ocupe na casa dos 4~4.5l. aí já são+9l na câmara de baixas.

Quanto aos dutos, matemática básica. Se for deixar o duto inteiro dentro da caixa, só fazer o cálculo do espaço que ele ocupa em cada câmara, respectivamente.

Sobre fazer 3 câmaras? Acho besteira. Eu faria com apenas duas mesmo.baffle duplo nos falantes e alguns reforços internos bem elaborados.

(O volume dos reforços também devem ser descontados).

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a soma de volume, imagino que cada sub ocupe na casa dos 4~4.5l. aí já são+9l na câmara de baixas.

Quanto aos dutos, matemática básica. Se for deixar o duto inteiro dentro da caixa, só fazer o cálculo do espaço que ele ocupa em cada câmara, respectivamente.

Sobre fazer 3 câmaras? Acho besteira. Eu faria com apenas duas mesmo.baffle duplo nos falantes e alguns reforços internos bem elaborados.

Bom vou simular a caixa aqui pra ver as dimensões, pois apesar do carro ser sedãn não posso ocupar o porta malas todo, tenho uma pequena e por maior que seja o pm fica pequeno em viagens kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vou simular a caixa aqui pra ver as dimensões, pois apesar do carro ser sedãn não posso ocupar o porta malas todo, tenho uma pequena e por maior que seja o pm fica pequeno em viagens kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera blz...

Então acabei mudando um pouco o set de graves, ia por os audiophonic, mas apareceu aqui pra mim ontem um sub dat sd1 12 4d premium class 400rms numa barbada 150 temers e não consegui recusar kkkk e junto vieram 2 problemas o primeiro veio sem manual e não tenho os parametros dele e o segundo é pra arrumar outro kkkk só acho o de 10 pol...

Ate achar outro vou colocar pra tocar esse de 12 mas não faço ideia do tamanho da caixa e duto... Pesquisando aqui no forum encontrei um topico onde o user utilizou uma caixa de 55lts mas não tem maiores informações...

Então venho aqui novamente encher o saco de vcs kkkk.

Será que alguém tem algum projeto de caixa ou até o manual desse sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera blz...

Então acabei mudando um pouco o set de graves, ia por os audiophonic, mas apareceu aqui pra mim ontem um sub dat sd1 12 4d premium class 400rms numa barbada 150 temers e não consegui recusar kkkk e junto vieram 2 problemas o primeiro veio sem manual e não tenho os parametros dele e o segundo é pra arrumar outro kkkk só acho o de 10 pol...

Ate achar outro vou colocar pra tocar esse de 12 mas não faço ideia do tamanho da caixa e duto... Pesquisando aqui no forum encontrei um topico onde o user utilizou uma caixa de 55lts mas não tem maiores informações...

Então venho aqui novamente encher o saco de vcs kkkk.

Será que alguém tem algum projeto de caixa ou até o manual desse sub?

Se encontrar o manual com os parâmetros posso simular algo aqui.

Mas fico com preguiça de pesquisar, então se vira! Kkkk

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se encontrar o manual com os parâmetros posso simular algo aqui.

Mas fico com preguiça de pesquisar, então se vira! Kkkk

Kkk valeu cara to na procura aqui hehehe qualquer coisa grito vc...
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala guilherme blz!!!

Cara to batendo cabeça faz uns dias já kkkk atras das specs do sub e nada... Encontrei aqui mesmo no forum projetos com 50 lts e duto de 4x20cm, um com 55lts sem informação de dutos, e conversando com um cara da DWimports me disse que esse sub trabalha em selada de 29lts e dutada de 44 lts com duto de 6x20cm?

Estava pensando em fazer uma caixa com uns 65 70 lts bruto e duto de 4 com uns 30cm mais ou menos o que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...