Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Fiz um micro line array, ficou mt bom!

Recommended Posts

A SDS foi usada apenas nos testes. No sistema definitivo, são 4 subs de 6" da sony tocando embaixo do balcão ligados no SD600!

A fonte deu conta dos amps que temos em mãos. Pro bar supriu com extrema folga! Acredite: Lá no PUB o som tá tocando com 5 a 10% de sua capacidade total! hahahahah

Mas se fosse pra usar o line no limite, SD600 + fonte 30a não dariam conta! O line fala MUITO, ia precisar de um sub parrudinho bem alimentado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba já estou imaginando o meu futuro rsrs

Estou ficando cansado em carregar tantas caixas pesadas, fora a reclamação da "muié" quando elas estão em casa hehe

E o melhor de tudo é que um sistema parecido com este seu tocaria com apenas um amplificador profissional de  02 canais de 200W por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Diego, vamo lá no Old Monkey essa semana, pra tu ouvir tocando! É bom a gente ir cedo (bar vazio) pra tu ver... do lado da caixa ou no fundo do bar o SPL é o MESMO! husuhsauhasuh

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos sim!!

Melhor horário pra mim é a tarde!!

Diego, vamo lá no Old Monkey essa semana, pra tu ouvir tocando! É bom a gente ir cedo (bar vazio) pra tu ver... do lado da caixa ou no fundo do bar o SPL é o MESMO! husuhsauhasu

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns blOom pelo projeto, inovar é preciso, sempre!
Aproveitando o gancho, fiquei interessado em fazer duas dessas, pra área da piscina. 
Com um desenho parecido com esse:

0000312_beacon_line_array_pa_system.jpeg

Contendo:
1 tweeter de ~ 75w
4 alto falantes de 2,5" de ~ 25w
E um sub upgrade de 10" na base
Um TS600x4 ou TS800x4
Uma fonte cftv 50 amp
Crossover JFA x3
Painel FM/USB/CARD/BLOETOOTH

Será que vai tocar com uma qualidade razoável?

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o projeto, essa última foto lembra o bose L1.

Também gostaria de saber se essa placa USB/bloetooth tem um mínimo de qualidade, ele viabiliza vários tipos de projetos.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns blOom pelo projeto, inovar é preciso, sempre!

Aproveitando o gancho, fiquei interessado em fazer duas dessas, pra área da piscina. 

Com um desenho parecido com esse:

0000312_beacon_line_array_pa_system.jpeg

Contendo:

1 tweeter de ~ 75w

4 alto falantes de 2,5" de ~ 25w

E um sub upgrade de 10" na base

Um TS600x4 ou TS800x4

Uma fonte cftv 50 amp

Crossover JFA x3

Painel FM/USB/CARD/BLOETOOTH

Será que vai tocar com uma qualidade razoável?

Pq apenas 4? Coloca logo 16 deles.. não é pra deixar fixo? 10 pila cada falante, não economiza aí! hahaaha

Compartilhar este post

Link para o post

Pq apenas 4? Coloca logo 16 deles.. não é pra deixar fixo? 10 pila cada falante, não economiza aí! hahaaha

rsrs

Não é economia, a questão é: um único sub de 10" na mesma caixa vai da conta? 

Outra, com essa configuração vai ficar um buraco entre 70 e 120 hz?

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs

Não é economia, a questão é: um único sub de 10" na mesma caixa vai da conta? 

Outra, com essa configuração vai ficar um buraco entre 70 e 120 hz?

A questão não é dar conta, mas a dispersão! Quanto maior a linha, mais longe joga sem diferença no SPL! Eu faria até 32 se coubessem na mala do carro.. mas como o meu é sedan complica! 

32 deles deve jogar nuns 30m sem perdas! 

E por ter mais falantes, você pode aplicar menos potência e cortar mais baixo!

Ex.: Você vai aplicar 100wrms.. pra 4 deles, é 25wrms pra cada! Vão estar no limite!

Os mesmos 100wrms pra 16 deles dá 6,25wrms pra cada, totalmente sussa de tocar! E pra 32, daria 3w pra cada, pode até deixar full! 

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.
E se colocarmos duas linhas de alto falantes em paralelo, com 10 cada, formando 20 af de 2,5"? Mantendo a altura de 1,8m da caixa.
Pelo seus testes, eles suportam 10w em full? Na base, continuaria um sub para atuar entre 40~45 e 80 hz.

E sobre mobilidade: 

Ps.: Nesse projeto dá pra acrescentar uma bateria de 18 amp e até levar pra praia! hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

É algo a se testar! Mas não consigo imaginar um mecanismo de acoplamento legal pra deixar as caixas bem fixas e tal! Talvez neodimium, como o Steve Meade fez na caixa dele! hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

O falante é esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708589105-alto-falante-212-polegadas-25w-rms-p-home-theater-full-_JM

...e o cálculo, é o de acoplamento de line array! Complicado resumir em poucas linhas!

Bloom, dei uma olhada no ml, mas o único falante que tem os parâmetros são os eastech de 4. Só que na simulação ele cai já com 2khz.

Encontrei fora um peerless que sobe bem até 16khz, e na simulação ele desceu até 80hz e subiu até os 16khz.

Vc já encontrou algum falante por aqui que possibilite um line array sem tw como parece ser o caso desse peerless?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Barato, não! =(

Compartilhar este post

Link para o post

Andei lendo sobre line array e dei uma lida em guia de onda (cornetas) e vi umas caixas em formato de corneta. Sera possivel fazer uma mistura dos dois, um line com uma caixa com formato de guia para melhorar o aproveitamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra gerar a 'onda cilíndrica' que aproveita melhor o acoplamento, basta seguir o cálculo de 1/4 do comprimento de onda da maior frequência a ser reproduzida.

Line Array (arranjo em linha) leva vantagem por não precisar de altos SPLs pra "jogar" o som longe.

Caixas cornetadas trabalham aumentando o SPL, mas o decaimento é de uma caixa normal! É como uma dutada com alguns dbs a mais.

Em resumo, tens de optar: Ou arranjo em linha (que o som fica mais 'linear' conforme você afasta, não perde SPL) ou Cornetada (mais SPL/eficiência que uma dutada convencional).

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Li q fica um buraco entre algumas frequências, será q um mid bass resolveria isso? Ou talvez uma corneta pequena somente? Não lembro qual é a frequência

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é relativo!

Se for aplicar pouca potência, dá pra cobrir de 80hz pra cima sim!

Foi que no MEU caso específico, regulei eles pra tocar com alta potência.. ~250wrms pros 8... mas se for aplicar menos potência dá pra cortar mais baixo e não ficaria buraco!

O meu tá cortado em ~150hz

Compartilhar este post

Link para o post

Tava pensando em fazer uma dessas e usar 2 amp residencial mesmo pra amplificar tipo aqueles gradiente 86 q usa transitores 2n3055, queria por 8 por coluna e um sub em um outro amp mais forte talvez de bobina dupla q mesmo q errado alimentaria cada bobina em um canal, ou usar um amp só, deixar o sub em Full e cortar os mids com capacitor mesmo, faria séries e paralelos pra ficar entre 4 e 5 ohms e mandar brasa, com 9 faço séries de 3 e junto em paralelo q fecharia 4 ohms. Tô com um Questo de 12 BD 4 ohms, acho q vou colocar ele pra tocar numa dutada com essas colunas, vai passar fome mas com o tempo pego 2 amplificadores bons profissionais usados mesmo um crossover daí ficará bonito. O problema é saber o que usar pra alimentar isso, queria alguma solução com Bluetooth q daí cada um pareia seu celular e se vira.

Editado por brwlo

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola o projeto, como sabe, queria um soundbar, e vc me deu a idéia de fazer.. Gostei muito, o que fiquei pensando que o projeto nao ficaria tão " slim", devido a fonte, modulo, etc. Mesmo que use um sd250 ou sd400 pra tudo ( que seria mais q o necessário pra mim kkkk), fugiria de longe o espaço q preciso... Mas como nao vou poder o soundbar no momento, por quetoes monetarias kkk, vou pensando ate lá e vendo mais sobre.. Vlw amigo e parabens pelo projeto..

Compartilhar este post

Link para o post

Tava pensando em fazer uma dessas e usar 2 amp residencial mesmo pra amplificar tipo aqueles gradiente 86 q usa transitores 2n3055, queria por 8 por coluna e um sub em um outro amp mais forte talvez de bobina dupla q mesmo q errado alimentaria cada bobina em um canal, ou usar um amp só, deixar o sub em Full e cortar os mids com capacitor mesmo, faria séries e paralelos pra ficar entre 4 e 5 ohms e mandar brasa, com 9 faço séries de 3 e junto em paralelo q fecharia 4 ohms. Tô com um Questo de 12 BD 4 ohms, acho q vou colocar ele pra tocar numa dutada com essas colunas, vai passar fome mas com o tempo pego 2 amplificadores bons profissionais usados mesmo um crossover daí ficará bonito. O problema é saber o que usar pra alimentar isso, queria alguma solução com Bluetooth q daí cada um pareia seu celular e se vira.

--- se for usar o sub bob dupla em um canal pra cada bobina, só regular o ganho dos amps com multímetro, pra ficar o mais similar possível!

--- não use o sub sem corte, é tenso!

--- põe um cross mais caprichadinho pra tudo! Um Px1 da banda usado custa 200 dinheiros! 

--- não sei se um questo acompanharia bem 2 colunas de 8 deles, mas não custa nada tentar! 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695839946-receptor-bluetooth-ate-10-metros-re053-multilaser-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola o projeto, como sabe, queria um soundbar, e vc me deu a idéia de fazer.. Gostei muito, o que fiquei pensando que o projeto nao ficaria tão " slim", devido a fonte, modulo, etc. Mesmo que use um sd250 ou sd400 pra tudo ( que seria mais q o necessário pra mim kkkk), fugiria de longe o espaço q preciso... Mas como nao vou poder o soundbar no momento, por quetoes monetarias kkk, vou pensando ate lá e vendo mais sobre.. Vlw amigo e parabens pelo projeto..

A caixa fiacaria SLIM, quem não ficaria é o SUB! 

Põe o amp e fonte parafusado no sub.... não tem bronca se a caixa for parruda! 

O custo é baixíssimo! Esse meu foi 150 dinheiros da caixa pronta e pintada + R$ 80,00 dos woofers.. sendo q dá pra conseguir mais barato! 

Compartilhar este post

Link para o post

--- se for usar o sub bob dupla em um canal pra cada bobina, só regular o ganho dos amps com multímetro, pra ficar o mais similar possível!

--- não use o sub sem corte, é tenso!

--- põe um cross mais caprichadinho pra tudo! Um Px1 da banda usado custa 200 dinheiros!

--- não sei se um questo acompanharia bem 2 colunas de 8 deles, mas não custa nada tentar!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695839946-receptor-bluetooth-ate-10-metros-re053-multilaser-_JM

Pensei em fazer as torres e colocar uma em cima do sub e fazer uma outra caixa do mesmo tamanho mais ou menos e colocar os amplificadores e as tralhas.

Esse cross banda não vai ferrar com a qualidade do som ou viajei? Pensei em colocar um player automotivo mesmo com saida pra sub e q tenha Bluetooth q daí controlo tudo por ele o que acha? O problema disso é q vou ter que usar 2 amplificadores daí mais peso e mais $$$. Será q aqueles da wattsom ficariam ruins?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, o cross vai MELHORAR os cortes e dar uma nivelada pelo eq! Basta ter paciência!

Ainda acho fixar tudo no sub uma boa pedida, mas, enfim...

É, o player pode ser uma boa pedida!

Wattsom? Péssimo!

Imagine que estamos falando de carro, e o Wattsom é um LADA com motor rajando e queimando óleo!

Se pensa em usar amps pro, procura uma StudioR linha Z (Z300, Z500, Z900...) ou Machine Wvox

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, o cross vai MELHORAR os cortes e dar uma nivelada pelo eq! Basta ter paciência!

Ainda acho fixar tudo no sub uma boa pedida, mas, enfim...

É, o player pode ser uma boa pedida!

Wattsom? Péssimo!

Imagine que estamos falando de carro, e o Wattsom é um LADA com motor rajando e queimando óleo!

Se pensa em usar amps pro, procura uma StudioR linha Z (Z300, Z500, Z900...) ou Machine Wvox

Bem vamos lá.

Se eu usar um player automotivo em teoria eu me livro do crossover mas será q se eu usar o corte do player não vou ficar com um buraco de frequência? Tipo os players em geral cortam sub em 120 hz no máximo mas não sei se os fulls vão descer até lá.

Em teoria preciso de 2 amplificadores, se eu for procurar um desses vai ser F... Só acho fora do Rio e no mínimo 500 pratas.

Lembrei de outra coisa, tenho um crossover clarion aqui q ia pro carro mas acho que não vai mais, talvez coloque ele no rolo, o bom é que ele tem entrada auxiliar e qdo quiser ligar o notebook nem precisaria passar pelo player, iria direto nele.

Não sei se conseguiria colocar tudo preso na caixa do sub, tava pensando em fazer com 60 litros em formato de trapézio (pra não ficar quadrada) e usar uma base de rack mesmo de amplificadores e envolver com madeira ou coisa do tipo pra acomodar as tralhas todas. Não vou ficar zanzando com ela pra cima e pra baixo, no máximo ficar no quintal ou ir pra um vizinho e tals, tô com medo da altura e se tiver q andar com isso no carro já viu kkk

Vou colocar 9 Full em cada fazendo 3 séries e ligando as séries em paralelo daí ficaria 4+4+4=12/3=4 certo? Será que vou precisar de Twitter ou meter um mid bass aí no meio? Se tiver vai ferrar tudo kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vamos lá.

Se eu usar um player automotivo em teoria eu me livro do crossover mas será q se eu usar o corte do player não vou ficar com um buraco de frequência? Tipo os players em geral cortam sub em 120 hz no máximo mas não sei se os fulls vão descer até lá.

Se usar bastante deles, descem sim! Mas os players com crossover (geralmente pioneer e afins) e com BT custam BEEEM mais que um bom processador!

Em teoria preciso de 2 amplificadores, se eu for procurar um desses vai ser F... Só acho fora do Rio e no mínimo 500 pratas.

Não! Todo amp profissa tem 2 canais. Podes usar um pro grave outro pros full!

Lembrei de outra coisa, tenho um crossover clarion aqui q ia pro carro mas acho que não vai mais, talvez coloque ele no rolo, o bom é que ele tem entrada auxiliar e qdo quiser ligar o notebook nem precisaria passar pelo player, iria direto nele.

Não sei se conseguiria colocar tudo preso na caixa do sub, tava pensando em fazer com 60 litros em formato de trapézio (pra não ficar quadrada) e usar uma base de rack mesmo de amplificadores e envolver com madeira ou coisa do tipo pra acomodar as tralhas todas. Não vou ficar zanzando com ela pra cima e pra baixo, no máximo ficar no quintal ou ir pra um vizinho e tals, tô com medo da altura e se tiver q andar com isso no carro já viu kkk

Vou colocar 9 Full em cada fazendo 3 séries e ligando as séries em paralelo daí ficaria 4+4+4=12/3=4 certo? Será que vou precisar de Twitter ou meter um mid bass aí no meio? Se tiver vai ferrar tudo kkk

Posta detalhe do clarion!

Qual a bronca de caixa quadrada? Muitos dos melhores subs de qualidade são quadrados!

Quanto à altura, a que fiz tinha 1,8m e comporta com folga 16 deles. Na verdade, convertendo:

8 deles = 50cm

16 = 1,01m

32 = 2,03m

Até 16 deles dá pra fazer de modo que caiba tranquilo em cada carro! Se for usar 32, faz 2 caixas de 16 deles!

9 em full fazendo 3 series de 3? Que complicação, cara! Usa logo 8 ou 16! hahahaha

Midbass vai precisar se for usar 8 e quiser exigir alto SPL deles.. eles não vão dar conta e você vai ter que cortar alto pra não queimar!

Se for usar bastante ou respeitar o limite da caixa, não precisa de MB!

Já tw, depende do falante que vai usar! Do meu, precisou:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736418766-mini-alto-falante-samsung-30-pol-4-ohms-50-w-rms-01-pecas-_JM

Mas desse não precisa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703380709-kit-4-full-ranger-hts-641-gradiente-25-60-w-rms-4-ohms-_JM

Postei o link apenas pra exemplificar! Tem deles mais baratos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...