Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Oryon

Sistema Super Básico - Dúvida de Equipamentos

Recommended Posts

Oryon

Instale vc mesmo. Seu projeto é simples.

Você tem referência auditiva para regular. Se ultrapassar o limite de algum speaker vai perceber na hora.

No mais vamos te ajudando por aqui. Tendo dúvidas vai fotografando e descrevendo por aqui.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

Você me deu coragem para fazer esse serviço. Minha maior preocupação é quanto a instalação do HU... Vou começar a ler o que encontrar na seção DIY, sobre instalação.

Não desmerecendo os profissionais da área, mas esses preços são surreais e afastam clientes criteriosos. Parece que será a mesma novela do tratamento acústico.

Obrigado meu caro, pela ajuda! Vamos ver o que acontece.

Um abraço e até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem apoio vc mesmo fazer a instalação..

Não é nada dificil no Celta...rs! 

Depois q vi a treta q é no meu carro...até desanima as vezes.

Toma coragem aí q irá valorizar ainda mais seu som.

Qqr coisa é só chamar...

Qto a ligação do Tw (não fiz a ligação em Bi amp), acredito q vc pode ligar s/ preocupações.

Ele suporta até 180w max e constante 60w. Seu Amp manda mais né?

Tem q se preocupar se o amp mandar menos.

Regulando direitinho, pode abaixar o ganho dele.

Editado por Power07
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Power,

Obrigado pelo apoio! Estou pensando seriamente em encarar este desafio. Das coisas que mais me preocupam é a instalação do HU e cabos da bateria, pois não tenho familiaridade nenhuma. A única noção que tenho é a descrita no manual. Por sinal, encontro referência a um cabo "remote", trata-se de controle? Assumi que é dispensável, errado?

Segundo o manual do amplificador (Focal Solid4), ele oferece potência nominal em 4 Ohms de 60W por canal. Sendo assim, encaixa-se perfeitamente. Eu provavelmente regularei com a metade do ganho, pois definitivamente não é minha praia escutar música em intensidade elevada - e de quebra evito os intervalos de maior distorção. Talvez fique bom.

Estou aguardando chegar o amplificador e cabos, o amplificado nessa semana e os cabos na próxima. Os cabos eu tinha pensado em fazer um misto, comprando os RCA Ley Line, alimentação Shok e speaker Chord. A conta ficou grande, principalmente por conta dos fretes individuais. Como já gastei além do planejado, optei por uma saída econômica:

Shok Industries - Cabo de Caixa - FW Flat Wire 16AWG, Branco, 10 metros.

Shok Industries - Cabo de Força - Classic 4AWG, Vermelho, 5 metros.

Shok Industries - Cabo de Força - Marine 4AWG, Branco, 1 metro.

​Shok Industries - Porta Fusível - Classic, Transparente, 1 unid. 

Shok Industries - Cabo RCA - Reference Pro, 5 metros.

Segui à risca as recomendações do amplificador para a bitola dos cabos. Como não utilizarei em hipótese alguma a potência máxima, a corrente nos cabos será menor, então tenho uma margem de segurança.

Até mais,

Compartilhar este post

Link para o post

Oryon, pode ficar ainda mais em conta se pegar um kit shok de instalação.

A linha classic já é suficiente, acho que a marine é mais cara.

O porta fusível pode ser genérico, custa uns R$ 15 e não vejo diferença para os de marca.

O remote da hu é o responsável por enviar um sinal que liga o amp. É fundamental, e pode usar um fio simples de 0,5 a 1 mm2.

Quanto a bitola do cabo de força, 4awg vai até uns 1400wrms (+ ou -), 6awg até uns 700, 8awg até uns 400...

Pesquisa no google por wire cable calculator, ou algo assim. Já postei aqui o site mas não lembro agora, vc coloca a potência do amp e ele te dá todos os cálculos certinho.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Oryon, pode ficar ainda mais em conta se pegar um kit shok de instalação.

A linha classic já é suficiente, acho que a marine é mais cara.

O porta fusível pode ser genérico, custa uns R$ 15 e não vejo diferença para os de marca.

O remote da hu é o responsável por enviar um sinal que liga o amp. É fundamental, e pode usar um fio simples de 0,5 a 1 mm2.

Quanto a bitola do cabo de força, 4awg vai até uns 1400wrms (+ ou -), 6awg até uns 700, 8awg até uns 400...

Pesquisa no google por wire cable calculator, ou algo assim. Já postei aqui o site mas não lembro agora, vc coloca a potência do amp e ele te dá todos os cálculos certinho.

Alexandre,

Já tem uma semana que comprei esses cabos. Só comprei 1 metro da Marine, pois o vendedor só tinha o Classic vermelho. O Marine entrou na jogada somente por conta da cor mesmo. Quanto ao porta fusível compartilho a mesma opinião, mas no pacote ele saiu quase nesse preço. Quanto a conexão remote, vou comprar por aqui esse cabo.

A bitola de 4AWG (21mm2) ao meu ver é mais do que necessário. Na realidade o manual da amplificador, recomendava o uso da bitola 3AWG quando o comprimento do cabo fosse 5 metros. Provavelmente não utilizarei esses 5 metros e também não utilizarei a potência máxima do amplificador, então esse 4AWG deve cair bem.

Obrigado pela dica do site, conferi agora no WarmFloor - está de acordo.

16 awg para o alto falante acho meio fino o cabo.

Dike, 

Concordo com você - fico com a impressão de que não é suficiente. Eu estou fazendo fé em não utilizar a potência máxima para ter uma margem de segurança. A corrente será de 4 amperes para uma impedância de 4 Ohms associado a uma potência de 60 Watts. A minha referência para comprar a bitola foi uma tabela da DisCabos:

http://discabos.com.br/downloads/arquivos/tabela-alto-falante.pdf

Para cabos de 4 amperes recomenda-se utilizar bitola de 1,30mm2. Na realidade estou utilizando 1,50mm2. A questão toda é que a escolha foi baseada na potencia nominal do kit, ao considerar os picos meu limite pelo cabo é 100 Watts, acima disso é problema. Daí não posso exagerar nos ganhos, estou pensando em mandar no máximo 30 Watts por canal.

O amplificador integrado de casa, envia no máximo 55 Watts por canal, as caixas são de baixa sensibilidade e quando quero exagerar no volume escuto em -15db, numa escala absoluta seria 60% da amplificação máxima, ou seja 33 Watts. E para garantir maior aproveitamento, fiz uma compra adicional para reforçar a acústica:

Vou aplicar no capô (único ponto sem isolamento acústico) a manta STP Hood Solution. Espero que ajude atenuar mais um pouco. A principal fonte de ruído do motor, atualmente, passa pelo capô e segue pelo pára-brisa. Pense num motor escandaloso! É o do Celta.

Até mais,

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo, melhor ainda, 4awg vai ficar tranquilo. Mas fiquei curioso! O amp recomenda, ou o borne aceita até 3awg? (O que facilita a distribuição quando se tem mais amps.

Quanto ao 16awg, não se limite, suporta potência máxima do kit.

Vale lembrar que ninguém fica tocando senóide no dia-a-dia para exigir 100% da capacidade. Sinal musical tem picos, não é como uma lâmpada!

Dêem uma olhada em um gráfico de um rta analisando uma música, e analisando um pink noise... Na música, enquanto vc tem um pico em algumas frequências, outras estão com um vale, portanto, ainda que se alcance um fico, não acontece em toda a faixa, daí é só imaginar o quão longe do limite se está.

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre,

O amplificador recomenda a bitola a ser utilizada em função do comprimento do cabo e tensão. No caso de distâncias de 5 metros recomendava 3 AWG. Mas os bornes aceitáveis vão até 2AWg.

Eu vi essa análise no YouTube, com base em sua recomendação de um professor - não lembro o nome dele. Vi um muito interessante do mesmo rapaz, sobre o crossover Beedworth, Warwickshire, etc...

Ancioso para o material chegar e instalar.

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre,

O amplificador recomenda a bitola a ser utilizada em função do comprimento do cabo e tensão. No caso de distâncias de 5 metros recomendava 3 AWG. Mas os bornes aceitáveis vão até 2AWg.

Eu vi essa análise no YouTube, com base em sua recomendação de um professor - não lembro o nome dele. Vi um muito interessante do mesmo rapaz, sobre o crossover Beedworth, Warwickshire, etc...

Ancioso para o material chegar e instalar.

Muito estranho para um amp de 240wrms! Será que é tão ineficiente assim pra justificar tamanha bitola?

Oryon, sei que já encerrou isso, mas fiquei intrigado, talvez alguém nos esclareça.

240w/12v=20a. Se a eficiência dele for de 50%, o que acho pouco para um AB, então teríamos um consumo máximo de 40A, o que não justifica 4awg.

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre,

Sem problema meu prezado. Segue abaixo trecho extraído da página 11 do manual, com as recomendações:

Recomendacoes.png

Comprei 5 metros, mas acredito que utilizarei alguma coisa em torno de 4 metros. Justamente por isto comprei o 4AWG. Eu afirmei anteriormente que ele entrega 60W por canal, na realidade são 75W a 4Ohms. Conforme especificações:

FocalSolid4Especificacoes.png

Vamos ver se descobrimos alguma coisa nesse sentido.

Até mais,

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre,

Sem problema meu prezado. Segue abaixo trecho extraído da página 11 do manual, com as recomendações:

Recomendacoes.png

Comprei 5 metros, mas acredito que utilizarei alguma coisa em torno de 4 metros. Justamente por isto comprei o 4AWG. Eu afirmei anteriormente que ele entrega 60W por canal, na realidade são 75W a 4Ohms. Conforme especificações:

FocalSolid4Especificacoes.png

Vamos ver se descobrimos alguma coisa nesse sentido.

Até mais,

4awg é mais que o suficiente pra um amp ab de 400w, sendo 4 ou 5 metros. 4awg ate uns 4 metros é cabo pra 150A

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você tem as medidas desses bafles para me passar?

Se não me engano foi 18mm, as outras depende do falante.

Editado por Dikevigarista

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações senhores,

A família continua crescendo! Hoje chegou, em fim, o amplificador Focal Solid 4.

A impressão estética é muito boa, percebe-se de imediato o esmero com o qual foi fabricado. Posso falar o mesmo do kit Focal Performance 130 - construí uma imagem inferior via website e fui surpreendido fisicamente. A única ressalva à estética fica por conta dos quatro crossovers.

Agora só falta chegar os cabos e a nova manta. Próximos passos:

1. Fotografia dos equipamentos.
  2. Detalhes quanto a instalação  - fotografias e/ou vídeo.
  3. Resenha tratamento acústico - abordagem técnica.
  4. Resenha sistema de som - abordagem subjetiva.
  5. Vídeo de apresentação.
  6. Fotografias do Celta.

Espero concretizar tudo isto.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Desapareci nas últimas semanas. Já estou com todo o material, mas a instalação ainda não saiu. Fiz contato com alguns membros que são de Salvador e com eles consegui referência de um bom instalador. A questão é que os rapazes me convenceram de instalar o subwoofer.

A esposa não gostou nenhum pouco, pois de fato utilizamos bastante o porta malas e qualquer coisa a mais reduzirá a capacidade. Preciso encontrar uma solução discreta, compacta e sonoramente no mesmo nível.

Tenho uma ideia do que poderia fazer... Mas receberei muito bem qualquer opinião, seja layout das caixas, assim como marcas e modelos de subwoofer.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Após uma análise detida em relação ao subwoofer e suas exigências, cheguei a uma conclusão. Comprei um JL 10W1v3-4 (aguardando entrega), ele precisa de uma caixa pequena, requer uma amplificação que posso entregar no modo bridge, esta linha vem recebendo críticas em geral muito positivas e tive a oportunidade de ouvi-lo também, embora precariamente.

Optei por uma caixa selada. Utilizo este layout em casa, sob critérios mais subjetivos, atende bem minhas preferências. Seguindo à risca as recomendações da JL, sobretudo, quanto ao formato, perderia um pouco de espaço entre a parte traseira dos bancos e o próprio subwoofer - isto para uma caixa retangular. Daí resolvi o seguinte:

Calculei o ângulo de inclinação do banco (70,5º) e a partir deste resultado, optei por uma caixa trapezoidal para encaixar-se perfeitamente ao fundo do porta malas. Sem perder de vista os parâmetros volumétricos do fabricante. Cheguei num resultado, satisfatório. De qualquer sorte, compartilho a conclusão.

Como a caixa não foi confeccionada, críticas nesse momento são oportunas. Segue abaixo as medidas, para MDF com 1,9 cm de espessura:

Medidas Externas

32,5 cm: [A] - Altura;
33,0 cm: - Largura;
29,3 cm: [C] - Profundidade Inferior;
17,8 cm: [D] - Profundidade Superior;
Volume Bruto: 25,26 litros;

Medidas Internas

30,6 cm: [A] - Altura;
31,1 cm: - Largura;
27,4 cm: [C] - Profundidade Inferior;
15,9 cm: [D] - Profundidade Superior;
Volume Bruto: 20,60 litros;

Segundo, a JL o subwoofer 10W1v3-4 ocupa internamente 5,04 litros. Logo o volume interno líquido será de 15,57 litros. Faz pouco mais de dois meses que iniciei esta saga. Caí numa condição, creio que natural, dos demais membros: os equipamentos continuam aqui sem a instalação. Espero concretizar tudo neste mês. Agora só falta mais um par de RCA – cansei.

Cordialmente,

Editado por Oryon

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Após uma análise detida em relação ao subwoofer e suas exigências, cheguei a uma conclusão. Comprei um JL 10W1v3-4 (aguardando entrega), ele precisa de uma caixa pequena, requer uma amplificação que posso entregar no modo bridge, esta linha vem recebendo críticas em geral muito positivas e tive a oportunidade de ouvi-lo também, embora precariamente.

Optei por uma caixa selada. Utilizo este layout em casa, sob critérios mais subjetivos, atende bem minhas preferências. Seguindo à risca as recomendações da JL, sobretudo, quanto ao formato, perderia um pouco de espaço entre a parte traseira dos bancos e o próprio subwoofer - isto para uma caixa retangular. Daí resolvi o seguinte:

Calculei o ângulo de inclinação do banco (70,5º) e a partir deste resultado, optei por uma caixa trapezoidal para encaixar-se perfeitamente ao fundo do porta malas. Sem perder de vista os parâmetros volumétricos do fabricante. Cheguei num resultado, satisfatório. De qualquer sorte, compartilho a conclusão.

Como a caixa não foi confeccionada, críticas nesse momento são oportunas. Segue abaixo as medidas, para MDF com 1,9 cm de espessura:

Medidas Externas

32,5 cm: [A] - Altura;

33,0 cm: - Largura;

29,3 cm: [C] - Profundidade Inferior;

17,8 cm: [D] - Profundidade Superior;

Volume Bruto: 25,26 litros;

Medidas Internas

30,6 cm: [A] - Altura;

31,1 cm: - Largura;

27,4 cm: [C] - Profundidade Inferior;

15,9 cm: [D] - Profundidade Superior;

Volume Bruto: 20,60 litros;

Segundo, a JL o subwoofer 10W1v3-4 ocupa internamente 5,04 litros. Logo o volume interno líquido será de 15,57 litros. Faz pouco mais de dois meses que iniciei esta saga. Caí numa condição, creio que natural, dos demais membros: os equipamentos continuam aqui sem a instalação. Espero concretizar tudo neste mês. Agora só falta mais um par de RCA – cansei.

Cordialmente,

Nossa que puta sub top, sempre quis colocar um desse no celta. Onde achou para comprar?

Compartilhar este post

Link para o post

Ahahahahahahahaha. Depois que tiver tudo instalado e ajustado, desliga o sub. Depois me diga se é dispensável.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa que puta sub top, sempre quis colocar um desse no celta. Onde achou para comprar?

Um amigo de Salvador, passou a informação de um vendedor que tinha um último. Entrei em contato e fechei negócio. Ainda não recebi. Espero que ele me dê alegria mesmo. Estou precisando.

Ahahahahahahahaha. Depois que tiver tudo instalado e ajustado, desliga o sub. Depois me diga se é dispensável.

Você teve papel fundamental nesse processo de convencimento. Espero que ele faça um bom trabalho e fique bem integrado. Mas a minha esposa continua insatisfeita com a ideia... E eu a cada dia detesto mais esse Celta.

Fiz um reforço no isolamento acústico com dois amigos, neste sábado, continua a mesma droga!

:banghead  :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Vão se os carros, fica o set.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Apalareti,

Verdade. Definitivamente não posso exigir o nível de ruído de um Rolls Royce, num Chevrolet. Já tenho pensado num futuro carro, pelo visto o que vai rodar é o Alpine HD149BT, todos os carros agora vem com central multimídia.

Estou na dúvida se permaneço no segmento de compactos (pelo baixo custo que geram) ou avanço para o patamar dos médios, afim de desfrutar de melhor conforto e prolongá-lo comigo. 

Valeu meu caro.

Compartilhar este post

Link para o post

Vão se os carros, fica o set.

Um sujeito louco bateu no Celta, nos lançando contra outro carro. Estou aguardando a avaliação do nosso seguro - é provável que seja perda total. Pintura, tratamento termo-acústico, tudo pelo ralo... O prejuízo não foi maior porque os equipamentos de som, não haviam sido instalados.

Agora estou procurando um novo carro. Sujestões? Com foco em segurança, conforto, economia e bom layout para SQ.

Até mais,

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, lamento. Espero que fisicamente estejam bem.

Que tal um Vectra gt?

Nós carros mais antigos, creio que segurança só dos médios pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, lamento. Espero que fisicamente estejam bem.

Que tal um Vectra gt?

Nós carros mais antigos, creio que segurança só dos médios pra cima.

No geral estamos bem... Segundo os médicos não tivemos nenhum problema grave. Gostei da ideia do Vectra GT, vou fazer umas pesquisas de preço incluindo ele. Tenho possibilidade de comprar um carro até R$ 60 mil - novo ou usado. Preferencialmente novo, pois demoro para trocar, a ideia é passar 10 anos.

Obrigado caro Alexandre!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...