Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Oryon

Sistema Super Básico - Dúvida de Equipamentos

Recommended Posts

Não é problema utilizar o crossover, em caso contrário para realizar os cortes a HU deve ser apropriada para isso (fazer 3 way) e como o apalareti explicou poucos players fazem isso. Se for utilizar o recurso de Alinhamento de Tempo (TA) o crossover se torna inútil existindo raras exceções como o kit Bravox cs60d que têm os componentes montados separadamente.

 

Resumindo compre um player que faça 3 way e TA (indico o Pioneer mvh-x588bt, ótimo CxB) e um kit de 2 vias que lhe agrade.

Não entendi como o cross se torna inútil com o uso do TA. Poderia nos explicar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só lembrando, seu carro utiliza falantes de 6".

Celta usa 5".

Kit 6" é uma adaptação nada fácil...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é problema utilizar o crossover, em caso contrário para realizar os cortes a HU deve ser apropriada para isso (fazer 3 way) e como o apalareti explicou poucos players fazem isso. Se for utilizar o recurso de Alinhamento de Tempo (TA) o crossover se torna inútil existindo raras exceções como o kit Bravox cs60d que têm os componentes montados separadamente.

 

Resumindo compre um player que faça 3 way e TA (indico o Pioneer mvh-x588bt, ótimo CxB) e um kit de 2 vias que lhe agrade.

 

Perfeito. 

 

Só lembrando, seu carro utiliza falantes de 6".

 

Meu Celta é 2008/2009, quatro portas. Se pegar 6 polegadas mesmo, as possibilidades ficam mais interessantes.

 

Celta usa 5".

Kit 6" é uma adaptação nada fácil...rs

 

Eu vi o trabalho que deu no seu Celta. Sua porta é diferente da minha... Não encaro aquele trabalho todo, pois muito provavelmente eu mesmo terei que fazer a instalação. Aqui em Salvador a coisa é complicada. Tinha um membro muito recomendado aqui no fórum, mas ele sumiu: sem possibilidade contato via MP e site fora do ar.

 

Fiquei na dúvida, cabe 5 ou 6 polegadas? Sei que o diâmetro da parte mais externa do habitáculo é um pouco maior que 5 polegadas, mas a base do mesmo, não sendo 6 polegadas chega perto. Oh porta infeliz!

 

Até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Celta usa 5".

Kit 6" é uma adaptação nada fácil...rs

 

Desculpas, é verdade. Mas tenho uma firme convicção que a chapa interna da porta é idêntica a do Classic e portanto seja possível montar um AF de 6" com o suporte original. Mas com certeza o forro da porta não vai encaixar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi como o cross se torna inútil com o uso do TA. Poderia nos explicar?

 

Estou falando de um conjunto de crossover passivo, se torna inútil pois não é possível alimentar um crossover com 2 sinais diferentes. Quase todos os kits possuem os dois crossovers montados em apenas um conjunto com 1 entrada e 2 saídas (low e high pass).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou falando de um conjunto de crossover passivo, se torna inútil pois não é possível alimentar um crossover com 2 sinais diferentes. Quase todos os kits possuem os dois crossovers montados em apenas um conjunto com 1 entrada e 2 saídas (low e high pass).

Se eu entendi, vc está considerando inútil por não poder alinhar tempo entre mid e tw certo?

Se é isso, claro que não dá pra alinhar assim, o alinhamento vai acontecer entre canal esquerdo e direito, o que está muiiiito longe de ser inútil, uma vez que a diferença de distância (tw e mid) entre canais é proporcional, sem falar que a importância de alinhamento dos mids é menor que os tw em função das frequências mais baixas serem menos direcionais. Outro ponto relevante é que normalmente os mids não estão direcionados, e se cruzam antes de chegar aos ouvidos, o que é outro fator que diminui a necessidade de alinhamento de tempo dos mids.

 

Resumindo, é muito útil alinhar tempo, principalmente quando se tem tw direcionados aos ouvidos.

 

Até mesmo a pessoa mais leiga no assunto se impressiona e percebe na hora a diferença do alinhamento.

 

Você já teve set com e sem alinhamento em cross passivo?

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi, vc está considerando inútil por não poder alinhar tempo entre mid e tw certo?

Se é isso, claro que não dá pra alinhar assim, o alinhamento vai acontecer entre canal esquerdo e direito, o que está muiiiito longe de ser inútil, uma vez que a diferença de distância (tw e mid) entre canais é proporcional, sem falar que a importância de alinhamento dos mids é menor que os tw em função das frequências mais baixas serem menos direcionais. Outro ponto relevante é que normalmente os mids não estão direcionados, e se cruzam antes de chegar aos ouvidos, o que é outro fator que diminui a necessidade de alinhamento de tempo dos mids.

 

Resumindo, é muito útil alinhar tempo, principalmente quando se tem tw direcionados aos ouvidos.

 

Até mesmo a pessoa mais leiga no assunto se impressiona e percebe na hora a diferença do alinhamento.

 

Você já teve set com e sem alinhamento em cross passivo?

Da uma diferença acertando mesmo com o Cross passivo, mas nunca fica perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

Já li muita coisa aqui no fórum e em blogs sobre essa questão de crossover, compreendo a utilidade, etc... Mas não entendi essas opções de configurações. Decidi por utilizar o amplificador SounDigital 400.4 Evo, como sugeriu inicialmente o Apalareti. E provavelmente comprarei esse Pionner que o Emanuel Nobrega, indicou. Faz 3way, alinhamento de tempo, tem voltagem superior a 2, etc... Só faltar decidir pelo kit 2 vias de 5 polegadas. Estou de olho nos classificados também.

 

Consultei o Alves no tópico do amplificador e ele recomendou utilizar crossover ativo (dependendo do kit), caso o player faça 3way. Suponham que eu compre um kit 2 vias Focal da linha Expert. Então terei maior qualidade se não instalar o crossover que vem com o kit 2 vias e ajustar os cortes de frequência no player? Com isto mantenho a função de ajuste de tempo do player? Pergunto, pois eu mesmo irei me aventurar na instalação. 

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

Já li muita coisa aqui no fórum e em blogs sobre essa questão de crossover, compreendo a utilidade, etc... Mas não entendi essas opções de configurações. Decidi por utilizar o amplificador SounDigital 400.4 Evo, como sugeriu inicialmente o Apalareti. E provavelmente comprarei esse Pionner que o Emanuel Nobrega, indicou. Faz 3way, alinhamento de tempo, tem voltagem superior a 2, etc... Só faltar decidir pelo kit 2 vias de 5 polegadas. Estou de olho nos classificados também.

 

Consultei o Alves no tópico do amplificador e ele recomendou utilizar crossover ativo (dependendo do kit), caso o player faça 3way. Suponham que eu compre um kit 2 vias Focal da linha Expert. Então terei maior qualidade se não instalar o crossover que vem com o kit 2 vias e ajustar os cortes de frequência no player? Com isto mantenho a função de ajuste de tempo do player? Pergunto, pois eu mesmo irei me aventurar na instalação.

 

Obrigado.

Se não me engano a linha expert tem opção de bi-amp no Cross, ou seja, entreda pro mid separada do tw, não ha a necessidade de retirar o Cross, mas pode ser feito pelo ativo tambem.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não me engano a linha expert tem opção de bi-amp no Cross, ou seja, entreda pro mid separada do tw, não ha a necessidade de retirar o Cross, mas pode ser feito pelo ativo tambem.

 

Diego, muito obrigado pelo esclarecimento. Então acredito que fechei o sistema... Quanto aos cabos, quantidade, tipos e marcas serão necessários? Tem um membro que vende uns cabos Lyne, vi que foi adotado em outros sistemas de qualidade também. O que recomendam?

 

Tentei pintar o carro nesta semana, mas a oficina estava muito cheia. Semana que vem o Celta vai tomar um banho de tinta em 10 dias devo recebê-lo de volta. É o tempo que começo a comprar os equipamentos e me preparo para instalar ou encontrarei alguém confiável para fazer isso.

 

Ficarei em dívida com todos vocês por toda a consultoria prestada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alinhamento de tempo é independe do crossover. Um ajusta atraso, o outro ajusta frequências.

Hu com 3way te permite fazer os cortes ativos.

Vc deve optar por ativo ou passivo.

 

No ativo feito pela hu existe naturalmente flexibilidade de mudar o corte, além de ter mais precisão por ser eletrônico, vc ainda pode trocar os slopes

 

No passivo, não há flexibilidade de alteração, e existe alguma diferença no áudio em função dos capacitores, que não são lá tão precisos.

 

Eu optaria por ativo.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

Comprei o Kit Focal PS 130.

 

Agora estou indeciso, quanto aos players: Pionner 80 PRS, Alpine 9887 e Alpine 117.

 

O Pionner é o que trará mais comodidade por conta das várias opções de conectividade, tem DAC 24 Bit Burr Brown, pesa negativamente o corte em alta a partir de 1.250 Hz, com relação a sonoridade fico em dúvida também. Tenho uma imagem negativa do Pionner, mas ele parece ser o melhor negócio.

 

O Alpine 9887 com relação a sonoridade dispensa comentários, mas é pobre em conectividade, apesar da idade parece estar bem conservado e ainda pesa contra ele o preço e condições de negócio. Tenho uma imagem positiva do Alpine, acho esse modelo lindo também, mas não vejo custo benefício.

 

O Alpine 117, diria que é intermediário entre as duas opções.

 

Observação:

 

O 80 PRS e o 9887, estão sendo vendidos exatamente pelo mesmo preço. Já o preço do Alpine 117 situa-se 21% abaixo dos outros. 

 

Considerem também o que casaria melhor com o kit comprado. 

 

Atenciosamente,

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo Kit...gostei mto da pegada dele. Tw pouco estridente mas não incomoda tanto assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo Kit...gostei mto da pegada dele. Tw pouco estridente mas não incomoda tanto assim.

 

Fiquei na dúvida entre Focal e Hertz. O desempate veio do tweeter. Meu pai tinha torres B&W, os tweeters eram metálicos e gostávamos. O da minha casa também é e agrada-me muitíssimo. Como trata-se de carro... Vamos ouvir como serão.

 

[...] Agora estou indeciso, quanto aos players: Pionner 80 PRS, Alpine 9887 e Alpine 117. [...]

 

Infelizmente as negociações não avançaram como o esperado. E também cada head unit deixa a desejar em uma ou outra questão, como sonoridade, conectividade ou possibilidade de ajustes. E com preços que me fizeram olhar para produtos novos.

 

É possível que em dezembro visite Portugal, mas não quero esperar tanto. Então resolvi importar o HU. O que os amigos indicam na parte de HU com limite em U$ 300. Como utilizarei por muitos anos, valerá muito a pena.

 

Todas as opiniões serão muito apreciadas.

 

Cordialmente,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

Estou apanhando um pouco para decidir-me quanto aos cabos. Dúvida sobre marcas/modelos e suas respectivas metragens. Lembrando que os cabos atuais são todos originais. Imagino que seja necessário revisar, é desnecessário? O amplificador ficará abaixo do painel.

 

Cabo de Alimentação - Player e Amplificador: Marcas? Modelos? Metragens?

Cabo Aterramento - Player e Amplificador: Marcas? Modelos? Metragens?

Cabo Speaker - Amp. aos Falantes: Marcas? Modelos? Metragens?

Cabo RCA - Player ao Amp.: Marcas? Modelos? Metragens?

 

Os RCA estou pensando em comprar Ley Line.

Falta muito pouco para eu terminar.

Ajudem aí senhores, abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lay line está bem encaminhado.

Força e speaker: shok, tiaflex, permak.

Metragem é complicado, pois se não der certo sob o painel vai ficar com cabo curto.

Para vc ter uma idéia, por padrão são 5 metros positivo, e 50 cm negativo. Instalando no PM, embaixo do banco uns 4. Sob o painel uns 3.

Speaker uns 6 metros da para os dois.

Massssss tudo depende onde vão passar. Eu sempre uso 5 metros para colocar sob o banco porque gosto de fazer a volta pelo console central. Uso a mesma metragem para ir ao pm.

Não esquece do porta fusível, fusível acho que uns 30 A (consulta o manual do seu amp.

Conduíte corrugado para encapar o cabo no cofre do motor.

2 terminais olhal.

Tire up (enforca gato).

Fita de espuma ou tecido para encapar cabos e não fazer barulho.

 

Se tiver que furar o painel corta fogo vai precisar de um anel passante.

 

Estanho e ferro de solda, ou terminais e alicate de crimpar. Mids.

 

Espátula de silicone para desmontar porta e painel, alicates, e chaves.

 

Acho que só

 

Ahhh uma tico-tico para cortar os bafles, Eva para fazer o anel de vedação, mdf 19 mm, furadeira, parafusos.

Editado por apalareti
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lay line está bem encaminhado.

Força e speaker: shok, tiaflex, permak.

Metragem é complicado, pois se não der certo sob o painel vai ficar com cabo curto.

Para vc ter uma idéia, por padrão são 5 metros positivo, e 50 cm negativo. Instalando no PM, embaixo do banco uns 4. Sob o painel uns 3.

Speaker uns 6 metros da para os dois.

Massssss tudo depende onde vão passar. Eu sempre uso 5 metros para colocar sob o banco porque gosto de fazer a volta pelo console central. Uso a mesma metragem para ir ao pm.

Não esquece do porta fusível, fusível acho que uns 30 A (consulta o manual do seu amp.

Conduíte corrugado para encapar o cabo no cofre do motor.

2 terminais olhal.

Tire up (enforca gato).

Fita de espuma ou tecido para encapar cabos e não fazer barulho.

 

Se tiver que furar o painel corta fogo vai precisar de um anel passante.

 

Estanho e ferro de solda, ou terminais e alicate de crimpar. Mids.

 

Espátula de silicone para desmontar porta e painel, alicates, e chaves.

 

Acho que só

 

Ahhh uma tico-tico para cortar os bafles, Eva para fazer o anel de vedação, mdf 19 mm, furadeira, parafusos.

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai instalar somente kit mesmo? Olha q Upgrade sempre vai acontecer...rs!

Pq não instala no PM?

Fiz isso pra n ter riscos de interferências ali no painel. Não sei como é a tecnologia desse novo SD.

Enfim, ali debaixo do painel:

+ e - traz direto da bateria. Furando a lata pois vai estar do mesmo lado da bateria,1,5m.

Se for passar pela borracha acima da embreagem, uns 2,5m.

Rca 0,5 m da e sobra...fica ali do lado.

Speaker 4m (2 pra cada lado) da e sobra tbm. Isso incluso pro Tw...

Se for no PM, aí é outra história.

Enfim, debaixo do painel economiza trampo, tempo e $.

Toda minha instalação foi crimpada. Nenhuma solda...

Só a porta q vc vai ralar...

Ps: tenho os 4 baffles usados no PS130 aqui comigo. Qqr coisa conversamos...

Editado por Power07
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Quanto ao amplificador, no lugar do SD400.4 EVO penso:

 

DAT PR4160 Class A/B - Novo, ou

Focal Sólido 4 Class A/B - Usado

 

O que os amigos me falam?

Até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai instalar somente kit mesmo? Olha q Upgrade sempre vai acontecer...rs!

Pq não instala no PM?

Fiz isso pra n ter riscos de interferências ali no painel. Não sei como é a tecnologia desse novo SD.

Enfim, ali debaixo do painel:

+ e - traz direto da bateria. Furando a lata pois vai estar do mesmo lado da bateria,1,5m.

Se for passar pela borracha acima da embreagem, uns 2,5m.

Rca 0,5 m da e sobra...fica ali do lado.

Speaker 4m (2 pra cada lado) da e sobra tbm. Isso incluso pro Tw...

Se for no PM, aí é outra história.

Enfim, debaixo do painel economiza trampo, tempo e $.

Toda minha instalação foi crimpada. Nenhuma solda...

Só a porta q vc vai ralar...

Ps: tenho os 4 baffles usados no PS130 aqui comigo. Qqr coisa conversamos...

 

Obrigado meu caro, como você tinha Celta suas medidas são mais precisas. Vou utilizar elas como referência. Manda uma MP com uma proposta nos baffles. Tenho que ver se realmente precisará pois a porta do seu antigo Celta é diferente do meu.

 

Focal é uma marca muito sólida no Hi-Fi. Eu iria nela.

 

Pois é meu caro, acabei de ler alguns comentários negativos desse amplificador e muitos à venda. Aqui na Bahia, costumamos dizer que "quando a esmola é muita o cego desconfia". Fiquei com o pé atrás... Na mesma velocidade que ganho entusiasmo, também o perco.

 

Aparaleti e Power, vocês que estão participando mais ativamente deste projeto - por sinal o kit Focal PS130 chegou hoje. Vocês desaconselham, pegar um amplificador de quatro canais e em cada um deles conectar ao woofer e twitter?

 

Queria saber também se até uns R$ 500 encontrarei amplificador melhor que o SD 400.4 EVO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc fizer a instalação certinho, aterrar e usar rca bom, diminui as chances de chiado/interferência.

Compre Amp 4 canais e acho q da pra ligar tw e Mid em cada canal (bi amplificado). Mas caso coloque um sub, pode aproveitar o mesmo Amp e ligar o Kit (pelo crossover) e a bridge pro Sub.

Pelo projeto q vc quer (tbm pensei em instalar ali qdo tinha o Celta) a instalação vai ser mais pratica.

Arrisque este Amp, pegue um usado.

Se seu celta é o G2 a porta desalinhada é a mesma...rs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc fizer a instalação certinho, aterrar e usar rca bom, diminui as chances de chiado/interferência.

Compre Amp 4 canais e acho q da pra ligar tw e Mid em cada canal (bi amplificado). Mas caso coloque um sub, pode aproveitar o mesmo Amp e ligar o Kit (pelo crossover) e a bridge pro Sub.

Pelo projeto q vc quer (tbm pensei em instalar ali qdo tinha o Celta) a instalação vai ser mais pratica.

Arrisque este Amp, pegue um usado.

Se seu celta é o G2 a porta desalinhada é a mesma...rs!

 

Esses x-over que vem com o Focal PS 130, são muito vagabundos? Ao abrir a caixa, apenas analisando a aparência... Não gostei. Se forem ruins mesmo, a ideia de fazer cortes via HU ganha força. Li num debate aqui de uns 3 anos atrás que funcionários da Focal numa palestra recomendam o uso do x-over por serem bem construídos nos alto-falantes de alto nível, membros da JL presentes concordaram.

 

Como esse Focal PS130 está quase na base desta pirâmide horrenda, a tal SQ... Só confirma que o x-over passivo não deverá ser uma opção. Não encontrei no manual as informações da potência nominal e impedância do twitter para ajustar o sinal adequadamente no amplificador. O chato que vou gastar mais com cabos, os RCA precisarei de dois pares. Já os falantes serão quatro pares.

 

Não gosto de gastar dinheiro com cabos, fiz uns testes aqui em casa para saber se havia diferença mesmo entre cabos ou era puro marketing. Comprei cabos genéricos que custam R$ 0,50/metro e os QED que utilizo, imaginava que teria diferença. Mas não tanta! O QED só é correto, o outro limita tudo de bom feito antes. Reconheço a importância, mas não gosto. Pensei nesses:  

 

RCA - Ley Line Giza

Speaker - Chord Carnival

Alimentação - Shok Industries

 

Outro ponto negativo é que os três cabos encontro com três vendedores distintos, serão três fretes. Quanto aos subwoofers eu não vou utilizar mesmo, para o tipo de música que costumamos ouvir não farão falta. Então o amplificador vai ficar abaixo do porta-luvas... Não quero correr riscos Power, quero ter tranquilidade de não ter queimado dinheiro.

 

Até R$ 500 não há um amplificador novo ou usado que bata no SD 400.4 EVO?

 

Lembrando que já comprei o player, é um Alpine CDE-HD149BT.

 

E o carro está no pintor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada se esse player faz os cortes e liga em Bi Amp. Se fizer, abraça...

Os Xovers do Focal acredito serem bons sim. Afinal, não é linha de entrada esse Performance.

Vc só precisa de um par de rca. Não vai ligar apenas na frente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...