Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Filipemb

Ajuda pequeno P.A

Recommended Posts

Primeiramente boa noite galera, estou montando um pequeno P.A para uso próprio e locações, lembrando

que eu tenho conhecimento com som automotivo, mas pouco com o profissional, decidi a principio o seguinte

set: 2 Selenium Pw5, 2 St selenium + 2 D250 ou 2 D220TI, 1 Amplificador para Pw5, 1 Amplificador para St+driver/ti e

uma mesa de 12 canais. Minha duvida é em relação aos amplificadores, e as respectivas marcas do mesmo, assim

como também a marca da mesa de som, estou aberto a sugestões.

Ps: Seria interessante a colocação de um selenium pw7 de 10 como retorno?

Ps2: Lembro que o bloom falo muito bem dos amplificadores da Etelj.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Foge de fen + tw. Muita bronca pra alimentar e alinhar! Prefira D220ti

2) Use divisor nenis. Supre 90% dos casos... ele na caixa, um canal alimenta 4 caixas dessa sua (amp 2 ohms) ou 2 (amp 4 ohms). NO outro canal, os subs!

Retorno depende MUITO do caso. Toquei em trocentas boates que NÃO tinham retorno. deves focar primeiro o PA!

E os etelj, especialmente linha 2 ohms são excelente pedida! Se for usar algo 4 ohms, busque os machine ou studioR antigos (linha Z)

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw mestre bloom, anotada as dicas, daqui para o final do mês estou comprando os equipamentos e vou atualizando aqui o andamento

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Etelj da linha Nitro. Promete 1600 rms no total.

Acredito q não dê essa potencia toda, mas nunca me deixou na mão. Tem uma qualidade de audio muito boa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz muito raro amplificador profissional de renome não cumprir o que promete, principalmente por conta das características de medição.

Um amplificador profissional geralmente toca pelo menos o dobro de alguns amplificadores automotivos (não vou citar marcas pra não ter polêmicas).

Mas também tem a questão de algumas pessoas não utilizarem os amplificadores automotivos da maneira correta, principalmente no que tange a alimentação dos mesmos.

Compartilhar este post

Link para o post

Digo isso porque já testei varios tipos de amplificadores, essa linha NITRO da etelj é uma linha mais "acessível".

A linha Slim dessa marca é excelente

Essa questão de amplificador profissional tocar mais que automotivo eu nunca entendi pra falar a verdade.

Amplificadores bem alimentados, fator de amortecimento igual, potencia de saída igual, e mesmo assim o profissional rende bem mais. Muito complexo pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Nitro foi o "começo" da etelj... projeto novo, muitos erros e vacilos!

Na linha SLIM que eles contrataram o Homero Sette pra ajudar e tal... aí a marca melhorou absurdamente! Confio BEM mais nos SLim e SLim G2... não compraria um Etelj Nitro! Se fosse pra pegar algo mais em conta, pegaria os linha Z da StudioR! 

Essa questão de amplificador profissional tocar mais que automotivo eu nunca entendi pra falar a verdade.
Amplificadores bem alimentados, fator de amortecimento igual, potencia de saída igual, e mesmo assim o profissional rende bem mais. Muito complexo pra mim.

O resumo da questão é:

Em amps automotivos, MUITAS marcas medem seus watts ignorando distorção! Exemplo: Os primeiros taramps Golden 1600 mal davam 800wrms sem distorcer!

Outras marcas automotivas, mais responsáveis, medem sua potência usando senoidal e num curto período de tempo! Ou seja.. um amp de 1kw tocando um "piiiiiii" (1khz, exemplo) por alguns milissegundos, se bater os 1kw, tá valendo! 

Já um amp profissional responsa, tem sua potência medida com PINK NOISE (20hz a 20khz) e tocando por HORAS dentro duma estufa sem desarmar! 

Em outras palavras.. um automotivo de 5kw toca por um profissional de 1kw aproximadamente!

E, outra: Pega duas caixas, ambas SB850. (2x18"). Uma você alimenta com o melhor amplificador automotivo de 8kw e outra você alimenta com um, por exemplo, um canal do etelj slim 6000 (enviando 3kw). Aí tu deixa tocando FORTE (beirando o clipping) por 10 horas! uhashusauhsauhsahuasuh

O automotivo vai desarmar trocentas vezes ou queimar!  O profissional é feito pra isso!

Outra: TODO sistema automotivo pede revisão a cada 1 ano (pra ter segurança) ou a cada 2 anos (Se foi bem instalado). Som profissional é feito pra tocar 10 anos sem bronca! 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...