Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
betojr

Montagem de som em salão

Recommended Posts

Olá bom dia;

Não sei se estou no fórum correto, mas vamos lá;

Estou montando um som em um salão paroquial de 72 metros quadrados (6x12) e gostaria muito do auxílio de vocês para concluir este projeto ;

Atualmente a igreja possui uma potencia LL 5000 (2 canais de 625w em 4 ohms) e uma LL 2600 (2 canais de 325w em 4 ohms), possui também uma mesa de 16 canais e 12 drives fenólicos (não consta a marca)  que não se irei utiliza-los, pois gostaria de usar TI;

Penso em montar 2 woofers de 15" para graves, dois woofers de 12"  para médio graves e dois ou quatro drivers para médio/agudos;

Gosto muito do médio grave do modelo 1.200mb da eros e do 312v também da eros (que saiu de linha) ambos para médio grave;

Me agrada também o grave do sub 800 da oversound e do SDS da eros;

Este espaço é mais utilizado para palestras, quando utilizado para música geralmente é voz e violão, apenas algumas vezes será utilizado por bandas;

Não sei se para o tamanho da sala os alto falantes que citei acima são adequados e até mesma as polegadas que sugeri, pois a experiência que tenho é com som automotivo e quando se trata de ambientes a coisa muda um pouco;

Acredito que terei comprar mais um crossover para fazer os cortes (médio grave e grave) e mais uma potencia;

Gostaria que me indicassem que alto falantes seriam mais indicados , os drivers e demais equipamentos para fechar este projeto;

Não queria algo tão complexo, pois sabem como é igreja, todos põem a mão dai toda hora tem que ir lá regular, gostaria de um projeto simplesmente equilibrado;

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra voz / violão é um erro usar sub. Dá um peso incorreto na voz, enche o saco, e você ainda tem que se virar pra corrigir o "pof" do sopro na hora de pronunciar algumas sílabas.

Eu não usaria em caso algum.

12 metros pode te dar um GRANDE problema com reverberação, e pra quem está no fundo o problema de perda de inteligibilidade é real.

Eu cobriria o espaço com pelo menos 4 fileiras de caixas, distribuindo melhor o som. Não vai depender de delay, mas fica melhor se usar. Caixas com 15" + driver Ti já te resolve bem a vida.

No rack, é bom ter um feedback destroyer da behringer (um canal como destroyer, outro apenas como EQ paramétrico). Compressor pode ser uma boa também, eu pelo menos acho ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom agora me surgiu várias dúvidas, vou ver se consigo resumi-las:

Pelo que entendi seriam 4 de 15" em 4 pedestais espalhados pelo salão;

Neste caso em uma eventual utilização por bandas de pequeno porte, esta configuração suportará?

Caso eu opte em utilizar a LL 2600 para montar um retorno, poderia usar divisores para as TIs ou terei de comprar outra potência?

Compartilhar este post

Link para o post

Avaliação correta para 4 fileiras de caixas, o  problema é encaixar tudo isso na amplificação exixtente, ainda mais porque os amplificadores dele são canais de 4 ohms e não tão potentes assim.

Seria interessante especificar o orçamento disponível e se tentar enquadrar um sistema que dê melhores resultados possível.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...