Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Marcelo Bocalini

[AJUDA] Setup para o dia a dia

Recommended Posts

Postado em

Eai galera, sou inexperiente em questão de som automotivo e estou pensando em qual por no meu HB20 2015, pensei em colocar um subwoofer 15" e um kit duas vias. Gostaria da ajuda de vocês pra ver se o setup que estou pensando ficará bom para uso pessoal:

1 Subwoofer Bravox Endurence 15" 900W RMS 2 Ohms Bobina Dupla

1 Módulo Taramps HD1200 Mono (somente pro sub)

1 Kit duas vias Bravox Kevlar 140W RMS 4 ohms

1 Módulo Taramps TS 400x4 EF Class D 400W 4 Canais 2 Ohms (pro kit duas vias)

Se eu não trocar player tem problema??

Precisa de um crossover??

Seria bom trocar as caixas de trás por uma coaxial da bravox??

Se tiverem mais sugestões pra me ajudar, agradeceria.

Valeu!!

Postado em

Tarrrrde

Perguntas:

Da a entender que você quer montar um set voltado para o SQ, certo ?

Se a resposta for sim, a segunda pergunta é: Qual o seu $limite$ para investir no som ? ( contando tudo, falantes, modulos, cabos, caixa, mao de obra, etc.. )

Kit 2 vias: Pesquisa bem antes de fechar a compra.

Sub: Cara, bem acertado, com a caixa bem construída, um sub de 10' ta ótimo para o dia a dia.. você economiza um bom espaço, dependendo modelo, em relação ao ao sub de 15'

Ampli´s: Da uma lida no forum.. pelos feedback ( eu não ouvi, honestamente, mas que ouviu e testou, diz que é um excelente c x b ), os ampli da linha evo da SD vão cair muito bem no seu set.

Postado em

Então, eu gostaria de gastar uns 2k ~ 2,5k e sim seria voltado pro SQ. O sub eu queria um de 12" ou 15", porém não sei se um de 15" ficaria muito desproporcional em relação grave/medio/agudo, a minha maior dúvida é os ampli msm!

Postado em

Marcelo, para SQ seria melhor vc repensar esses equipos.

Sub de 15 não é aconselhável. O peso do conjunto não dará velocidade para uma reprodução mais fiel. Esses subs são mais para SPL e subgrave.

Sugiro sub de 12 em dutada se for ouvir hip hop, black ou estilos com muito bass. Se for rock, MPB, e etc.. Sugiro sub de 10. Se quiser muito SPL pense em dois subs.

Módulo eu tb não ouvi ainda, mas estão falando muito bem da sound digital linha evo.

O kit 2 vias, e principalmente o tw é a parte mais importante do sistema. Dá uma olhada nos kits da fosgate punch, estão queimando estoque e são muito bons. Tem ainda os audiophonics que falam muito bem, os nar, mbquartz, dls, focal, morel, groundzero, e etc...

Pode começar com o player original, e no futuro um processador ou uma hu com mais recurso.

Não esqueça de tratar as portas e investir em bons cabos, caso contrário não adianta ter bons equipos.

Um bom instalador fará muita diferença.

Postado em (editado)

Eu gosto de subwoofer grande, mas não do e2k hahaha O P1 de 15" da fosgate tem um som bacana e desce bem, entre alguns outros.  Trocaria os amplificadores tambem, taramps tem um som muito estranho pra um sq.

EDIT: Não estou dizendo que o P1 de 15" é voltado pra sq, mas como gosto de subgrave, é um subwoofer de 15" que não é tão pesado e se sai bem.

Editado por diego.twim
Postado em

eu tive o kit bravox de kevlar e não recomendo para sq,o tweeter é muito estridente e o médio é bem sem graça,hoje uso helix e 62 c incomparável ao bravox,o pessoal fez boas recomendações do kit audiophonic linha club lançada esse ano,tem agudo suave e médio bem aberto e definido,amplificador se quer sq cai fora de taramps ,tb tive e o som é bem metálico e artificial,sd 400.4 evo é a coqueluche do momento e ta saindo 270,00 se quiser corre que ta difícil de achar,e pro grave uma 800 ou 1200 evo como o pessoal acima disse,sub tb tive de 15 e realmente eles são lentos os de 12 se saem melhor

Postado em

Nunca ouvi o bravox Endurence, mas a opinião da maioria é que os Questos tocam mais bonito, da uma pesquisada. Outra opção um pouco mais barato, e muito bem avaliado é o bomber upgrade. Na minha opinião 15" é um exagero. De 10" no máximo de 12" ja está ótimo para som interno.

A respeito do kit 2 vias, de uma pesquisada, existem vários modelos melhores, o NAR cs3 kevlar é um exemplo, um kit muito balanceado, eu uso e recomendo fortemente. Procura também por morel, focal, audiophonic, hertz... Tem vários muito bons.

Quarto ao módulo, taramps não é nada bem visto no mundo SQ. Como o amigo citou acima, a lina nova EVO da SD, está muito boa, o sd400.4 evo esta sendo muito elogiado, eu ja ouvi e achei no mesmo nível do DAT 4160 que é classe AB. Usaria um SD 400.4 evo pro kit, e outro também da linha EVO pro sub, a depender da potencia do Sub escolhido.

Postado em

fo** que só o cs3 ta saindo uns 700 pau, que seria 1/3 do orçamento.

Pois é, deu uma inflacionada. Mas acho que ainda da pra montar esse set com os 2~2.5k que ele tem pra gastar...
Postado em (editado)

mas imagina o seguinte 600 kit audiophonic,  300,00 sd 400.4 devo, 450,00 sd 800 evo ,2sub questo de 10 300 watts 350,00 cada ,2 pares de rca audiphonic 150,00 ,cabo e fiação mais uns 100,00 caixa sub 200,00 se ele msm fizer vai 100,00 paus total 2500 e ele vai ter um som de primeira

Editado por rafavieira
Postado em (editado)

Então galera, o meu uso seria mais para música eletrônica e de vez em quando funk, minha preferência é Bass! Eu não entendo muito do assunto, estou a procura de um som mais para uso pessoal e que gire em torno de 2k~2,5k. Se puderem me indicar um set completo e especificado pra eu ir atrás e comprar... Mais ou menos igual o rafavieira fez... Estou em dúvida, também, entre SQ ou SPL, se puderem me mandar dois sets, um de cada, nessa faixa de valor... Valeu galera :)

Editado por Marcelo Bocalini
Postado em (editado)

Player prefere usar o original? Eu não gosto muito, mas tenho visto que a maioria prefere não trocar o player do carro (devido a toda conectividade),

EDIT:
Segue minha sugestão, se o negocio é bass, usa um par de sub de 12".

SD1200evo 470,00
Par de Bomber Upgrade 450,00 / Par de Questo (300w) 700,00

SD400.4evo (bridge pro kit, mas com cuidado) 300,00
Ai tem a questão do player, vai querer um player ou não? Ai sobra mais pra um duas vias melhor. Faz um tratamento acustico, que tras um resultado muito bom, mesmo com kits mais inferiores. Eu prefiro duas vias mediano, manta nas portas e um player melhor, do que gastar tudo só no duas vias.

Cabeamento tem que ser bom, mas não precisa ser o mais caro. Cabo de cobre, residencial, pra alimentação dos amplificadores ja resolve. RCA pode ser os technoise serie 800, audiophonic, etc.. Cabo de alto falante é outro problema, as vezes se investe em algo bom, o instalador leva até o painel para levar até as portas (as vezes por preguiça, as vezes por falta de opção, pois alguns carros não tem como passar para a porta.) Seria legal ver isso antes de comprar.

Ia me esquecendo, parte eletrica do carro. Tem que ver a amperagem do seu alternador e da bateria, bateria é bom fazer um upgrade ou colocar uma auxiliar, não precisa exagerar não. Gosto tambem de fazer o big3, adicionando cabo mais grosso ao aterramento (bateria->chassi e alternador->chassi) e cabo mais grosso ao positivo da bateria (bateria->alternador), cotuma melhorar muito a eletrica do carro, ainda mais em carro mais antigo ou onde o projeto original trabalha no limite.

Editado por diego.twim
Postado em (editado)

Então, o player na verdade eu não pretendo trocar agora por questão financeira, prefiro montar o set completo e depois trocar!

Estava fazendo uma pesquisa de preço, e vi que o kit duas vias da JL está na média de preço que vocês estão me mandando (em torno de 650 reais), vi também que um sub de 12 da JL está por volta de 700 reais... Ficaria bom por um sub de 12 300W rms, 1 kit duas vias da JL de 140W? 

Editado por Marcelo Bocalini
Postado em

Eu não iria de jl por não ser voltado pra spl e ter um custo mais alto. Pelo estilo fe musica eu ficaria com o player original.

Pegaria o kit dua s vias da fosgate punch p1652 que está por R$430 na R2audio (fosgate tem dna spl), sub pegaria um par de fosgate p2 de 12 nos classificados.

Amp iria na sugestão dos sd evo.

Cabeamento shok industries ou então permak pra alimentação e tiaflex para speaker.

Caixa dutada se não se importar em perder a mala. E pau no gato.

Tratamento das portas será fundamental.

Eu recomendaria os sub questo, mas comprei um e esta com defeito e etou tomando canseira, então nao recomendo por enquanto.

P2 ja tive e e superior a bomber, mas o upgrade não faz feio. Se for em dois upgrade de 12 estará de bom tamanho.

Postado em (editado)

Então o de 15 eu não recomendo, a caixa acabaria com a mala fo mesmo jeito e vc não teria velocidade de ataque.

Os p2 que recomendei poderiam ir tambem em selada. Ou então dois de 10.

Vamos pensar assim, cone menor mais sq, mais area de cone spl.

Sub de 15 normalmente (baixo custo) pedem caixas gigantes.

Sub de 12 e 10 pedem caixas menores. Uma dica é procurar subs com baixa VAs e ebp por volta de 60 para poder optar entre selada e dutada. É o caso dos p2.

Questo ql300 é mais pra dutada.

Dutada vc ganha 3dbs (dobro) em relação ao mesmo sub em selada.

Pesquisa os volumes de caixa dos subs que foram citados.

Editado por apalareti
Postado em

Essa questão do ganho de 3db é meia verdade né, isso vai depender muito. Eu gosto de caixa dutada por ter uma resposta com mais subgrave, a selada ja é mais "capada", sinceramente, não é nada que me tire o sono por ser um pouco mais lento, o som fica mais macio, eu prefiro. Mas isso depende do estilo de musica tambem e da construção da caixa. Se fizer uma caixa gigante, fica embolando bastante mesmo.

Postado em

Essa questão do ganho de 3db é meia verdade né, isso vai depender muito. Eu gosto de caixa dutada por ter uma resposta com mais subgrave, a selada ja é mais "capada", sinceramente, não é nada que me tire o sono por ser um pouco mais lento, o som fica mais macio, eu prefiro. Mas isso depende do estilo de musica tambem e da construção da caixa. Se fizer uma caixa gigante, fica embolando bastante mesmo.

Porque meia verdade? Nos cálculos e na pratica é o que obtive de resultado. Existe outra maneira de uma selada chegar lá com resposta plana?
Postado em

Valeu pelas dicas, acho que consegui chegar a uma conclusão (dentro dos 2,5k disponiveis) hahaha

Vejam se ficou bom:

Subwoofer Jl Audio 12w0v3-4 - 300w 4ohm

Módulo Amplificador SounDigital SD1600.1D Evolution 1600W RMS 2 Ohms

Kit Componente 2 Vias 6,5´ Nar 650 Cs3

Modulo Soundigital Sd400.4d Sd400 Sd400.4 Evo 4 Canais 100w

Caixa Som Dutada Para 1 Subwoofer Ou Woofer 12 Mdf 45 Litros

Cabo Hd Rca Audiophonic Serie Club 5 Mts Dupla Blindagem

Se não ficou muito bom, me deem dicas do que melhorar...

Postado em

Marcelo, vc vai gastar a toa com esse sd1600. Chuto que deva dar uns 800wrms em 4 ohms. O sub e excelente, de grande qualidade, mas se seguir a linha do meu jl10w3v3 vc vai conseguir aplicar uns 400 a 450 rms no máximo e com cuidado para evitar distorções, cado contrário pode queimar o sub. Veja bem se a impedancia casa, e opte por um amp que forneça até 500wrms.

O kit está otimo, mas o que falei da potencia e impedância fará bem ao seu bolso.

Não sei quanto esse modelo pede, mas vá firme na orientação da jl.

Não terá grande spl, mas com certeza será um sq.

Postado em

Então no caso pegaria um sd800.4d evo?? Não seria melhor pegar um sd600.1D?? O subwoofer por ser bobina simples é diferente do bobina dupla (em questão de qualidade)? Realmente sairá bem mais em conta um sd800 do que o sd1600 haha, sobrará dinheiro pra depois trocar o player!

Não terá difernça de qualidade. Bobina dupla acaba servindo em mais projetos pela versatilidade de ligações.

Sim, o 800.4 evo 4ohms parece ser a pedida. Dei uma olhada no manual e achei confuso, pois fala de versão 2 e 4 ohms mas a especificaçao da bridge não é clara, embora normalmente é na maior impedancia aceita pelo modulo.

Vale a pena ligar no suporte para confirmar.

O sd 800.4 evo v4 vai trabalhar com folga evitando cliping e sem forçar o sub.

Postado em

Então está quase que fechado hahaha!

Seria melhor trocar esse SD800.4D evo por um audiophonic 400wrms mono??

Subwoofer Jl Audio 12w0v3-4 - 300w 4ohm

SD800.4D Evo

Kit Componente 2 Vias 6,5´ Nar 650 Cs3

Modulo Soundigital Sd400.4d Sd400 Sd400.4 Evo 4 Canais 100w

Caixa Som Dutada Para 1 Subwoofer Ou Woofer 12 Mdf 45 Litros

Cabo Hd Rca Audiophonic Serie Club 5 Mts Dupla Blindagem

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...