Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Giovane Schiavon

2 Selenium Extreme ou 4 Bomber Upgrade

Recommended Posts

Entao galera,muito obrigado pelas dicas.

testei hoje:

-Caixa do jeito que está (45L 1 duto 4' por 25cm) - grave mais plano

-Caixa com 45L e duto de 40 cm - grave descendo um pouquinho mais, porém perdeu um pouco o rendimento no geral.

-Caixa com 38L e duto de 40 cm - grave rendendo bem menos do que tava

-Caixa com 38L e duto de 25cm - Ganhei um pouco de spl, ficou até bom, porém meio picuda

-Caixa com 38L e duto de 18 cm - Muito picuda

-Caixa com 45L e duto de 18cm - Grave bacana, ganhei spl e o subgrave ficou até legal. (foi a que mais me agradou)

*Todas elas com 1 duto de 4"

 

Mesmo testando todas essas conf. de caixa com um volume antes do clip, tenho a impressão que nao ta rendendo tudo que pode, pedi a opinião de 2 amigos meus que tem som e eles concordam comigo.

 

Acho q tem algo errado com meus subs, suspeito que eles ja foram recondicionados (o antigo dono jura que não, que foram trocadas apenas as cordoalhas).

 

Alguma opinião pessoal?

 

Eh, tem algo errado ae....era pra estar destruindo td :unsure:

 

Mas e com o clip piscando ou aceso, o grave eh bem maior?

 

Pode cogitar defeito no amplificador tbm, pois já tive problema assim.... 

Falo que pode ser problema no modulo pq tive um sd1500 e pus aquela bosta pra tocar os subs....so tinha graça com o clip aceso igual uma lanterna....de resto n valia um ab2000....levei na eletronica, acharam um defeito nele lá.... mas como o grave dele era mto seco, acabei passando pra frente depois disso e pegando um rs1200....o outro dono toca até hj um monte de 6x9 la e todo feliz... [^]

 

E outra, tenho um sd1600evo e crossover boss bx55(ele tem o controle externo de grave, que dá uma boa acordada nos subs)....o clip pisca qdo o volume tá no talo, mas n chega a preocupar....mesmo com horas e horas no talo os powervox nem fica morno direito....rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser alimentação e parte elétrica tbm, algum cabo solto no terminal, aterramento, etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh, tem algo errado ae....era pra estar destruindo td :unsure:

 

Mas e com o clip piscando ou aceso, o grave eh bem maior?

 

Pode cogitar defeito no amplificador tbm, pois já tive problema assim.... 

Falo que pode ser problema no modulo pq tive um sd1500 e pus aquela bosta pra tocar os subs....so tinha graça com o clip aceso igual uma lanterna....de resto n valia um ab2000....levei na eletronica, acharam um defeito nele lá.... mas como o grave dele era mto seco, acabei passando pra frente depois disso e pegando um rs1200....o outro dono toca até hj um monte de 6x9 la e todo feliz... [^]

 

E outra, tenho um sd1600evo e crossover boss bx55(ele tem o controle externo de grave, que dá uma boa acordada nos subs)....o clip pisca qdo o volume tá no talo, mas n chega a preocupar....mesmo com horas e horas no talo os powervox nem fica morno direito....rsrs

A hora que o clip começa a piscar que o grave começa a ficar forte, porem com o volume assim o falante parece que começa a "roncar", tipo um barulho de bobina batendo, mas beeem mais baixo. Acredito que se os subs estivessem com o imã pra dentro da caixa eu nem ia perceber esse barulho. ps: o subsonico esta em +- 40hz.

Os imas dos falantes esquentam bem, porem dentro do normal.

 

O modulo, SD3000evo, foi comprado novo a poucos dias, porem nao descarto a possibilidade de defeito.

Tenho um pioneer 6080ub como player, já fucei toda regulagem e a unica coisa que acontece é o modulo clipar mais "cedo"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser alimentação e parte elétrica tbm, algum cabo solto no terminal, aterramento, etc..

como liguei so pra testar, os cabos do modulo estao ligados direto na bateria auxiliar, e esta está ligada na do cofre.

problema de aterramento nao tem.

uso cabo de 32mm pra cada polo.

Os cabos estao bem presos, tanto no modulo quanto nas baterias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A hora que o clip começa a piscar que o grave começa a ficar forte, porem com o volume assim o falante parece que começa a "roncar", tipo um barulho de bobina batendo, mas beeem mais baixo. Acredito que se os subs estivessem com o imã pra dentro da caixa eu nem ia perceber esse barulho. ps: o subsonico esta em +- 40hz.

Os imas dos falantes esquentam bem, porem dentro do normal.

 

O modulo, SD3000evo, foi comprado novo a poucos dias, porem nao descarto a possibilidade de defeito.

Tenho um pioneer 6080ub como player, já fucei toda regulagem e a unica coisa que acontece é o modulo clipar mais "cedo"

Abre esse subsonico ai amigo, não precisa ter dó não, ta capando os subs com isso hahaha.. Deixa por volta de 20hz, por estar usando headroom, mas a caixa também não é tão grande pra ter problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

M#rda to ficando chateado  :(

Investi uma grana boa (dentro das minhas possibilidades) e o trem nao ta bacana.

 

Mas de qualquer forma vcs estao me ajudando muito. Valeu mesmo!

 

Vou trocar o cabo RCA e ver qual é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abre esse subsonico ai amigo, não precisa ter dó não, ta capando os subs com isso hahaha.. Deixa por volta de 20hz, por estar usando headroom, mas a caixa também não é tão grande pra ter problemas.

Já testei com o subsonico com 20, 30, 35, e 40. Deixei no 40 por medo mesmo kkkk pela questao do sub "roncar" a hora q o modulo ameaça clipar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já testei com o subsonico com 20, 30, 35, e 40. Deixei no 40 por medo mesmo kkkk pela questao do sub "roncar" a hora q o modulo ameaça clipar.

 

 

Sub roncando...sei nao hein....ja vi 2 extreme ligado em agressive spl quase saindo da caixa e nada de roncar...ainda mais que o grave do extreme é bem "porrada", n ouvia nada roncar nem se quisesse... :vts

 

 

solta a peia desses subs ae um pouco ...mas como diz um amigo meu, se feder... pára!! [^]

Editado por rodrigodofusca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já testei com o subsonico com 20, 30, 35, e 40. Deixei no 40 por medo mesmo kkkk pela questao do sub "roncar" a hora q o modulo ameaça clipar.

Ai é questão de sintonia da caixa pra aumentar o controle em frequencias mais baixas, volume e sintonia de caixa vão alem de ganho. OU, seus subs tão com problema, que é uma possibilidade tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai é questão de sintonia da caixa pra aumentar o controle em frequencias mais baixas, volume e sintonia de caixa vão alem de ganho. OU, seus subs tão com problema, que é uma possibilidade tambem.

tb acho que o problema pode ser o sub,talvez foi recondicionado e não foi feito o serviço bem feito,talvez até desgaste mesmo,os meus eu descia a marreta, com um t 2.7 e nem cheirava verniz e a pressão era absurda,esse sub woofer foi campeão na decada passada em vários campeonatos de spl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tb acho que o problema pode ser o sub,talvez foi recondicionado e não foi feito o serviço bem feito,talvez até desgaste mesmo,os meus eu descia a marreta, com um t 2.7 e nem cheirava verniz e a pressão era absurda,esse sub woofer foi campeão na decada passada em vários campeonatos de spl

 

Lembro como se fosse hj de 2 tocando numa agressive spl....pqp....parecia que ia sair da caixa, spl absurdo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é q o sub faz o barulho esquisito quando clipa independente da frequencia, não é só em baixas não.

Vou perder o medo e deixar o clip trabalhar um cadim entao. Sábado o fusca vai tocar numa calourada aqui, vou descer um pouco a lenha neles.

 

Conto pra vcs aqui depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como está o Low-pass do amplificador e do cd-player? Possa ser que os dois filtros low-pass (cd-player + ampli) acionados estão deixando os graves xolos! Eu já fiz esse teste uma vez, de deixar o low-pass do amplificador e o do cd-player atuando juntos e o resultado foi a sensação dos graves estarem "presos" e sem força.

 

Faça dois testes:

 

1º Passo - Low-pass do amplificador ajustado na frequência desejada e low-pass do cd-player em Off.

 

2º Passo - Crossover do amplificador em Full e Low-pass do cd-player ativado na frequência desejada.

 

Depois poste os resultados aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deu uma tremida legal no braço kkkkkk

doido q o player tava no zero, encostei na saida e pá :blink:

Fui arrumar um cabo de vela mal encaixado uma vez com o carro ligado, por pura preguiça, foi o maior choque que já tomei. Acho q é 50kv na saída da vela hauahauah fiquei com o corpo doendo 2 dias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como está o Low-pass do amplificador e do cd-player? Possa ser que os dois filtros low-pass (cd-player + ampli) acionados estão deixando os graves xolos! Eu já fiz esse teste uma vez, de deixar o low-pass do amplificador e o do cd-player atuando juntos e o resultado foi a sensação dos graves estarem "presos" e sem força.

 

Faça dois testes:

 

1º Passo - Low-pass do amplificador ajustado na frequência desejada e low-pass do cd-player em Off.

 

2º Passo - Crossover do amplificador em Full e Low-pass do cd-player ativado na frequência desejada.

 

Depois poste os resultados aqui.

O amplificador ta ligado na saida sub.

Low pass em 100hz no aparelho, e off no modulo.

Vou ligar na saida rca normal e cortar so no modulo pra ver entao.

 

Valeu pelas dicas! posto os resultados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui arrumar um cabo de vela mal encaixado uma vez com o carro ligado, por pura preguiça, foi o maior choque que já tomei. Acho q é 50kv na saída da vela hauahauah fiquei com o corpo doendo 2 dias.

que isso cara kkkkkkk voltagem q sai da bobina é alta demais kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já simulou a caixa com os parâmetros TS? Chutar o tamanho do duto na tentativa e erro é muito difícil de acertar.

 

Outra coisa é o módulo estar clipando e o sub fazendo barulho. Desse jeito vai acabar queimando pois vc está mandando distorção.

Se quiser me passa as dimensões da caixa, espessura do mdf e parâmetros do sub que eu simulo pra vc.

Me diz também a frequência que vc quer melhor desempenho, mas é pouco provável que ele tenha um pico tão amplo como vc citou de 35 a 100hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já simulou a caixa com os parâmetros TS? Chutar o tamanho do duto na tentativa e erro é muito difícil de acertar.

 

Outra coisa é o módulo estar clipando e o sub fazendo barulho. Desse jeito vai acabar queimando pois vc está mandando distorção.

Se quiser me passa as dimensões da caixa, espessura do mdf e parâmetros do sub que eu simulo pra vc.

Me diz também a frequência que vc quer melhor desempenho, mas é pouco provável que ele tenha um pico tão amplo como vc citou de 35 a 100hz.

Nao simulei a caixa, pq eu nao sei mexer nesses programas.

Se voce puder fazer isso por mim agradeço muito!!

 

Dando um pico por volta dos 45hz ta otimo

 

Fs.........................................Hz 31

Re..........................................W 3,5

Qms.......................................... 5,20

Qes.......................................... 0,47

Qts........................................... 0,43

Vas..........................................I 51

Ref Eff......................................%2 0,46

Sd.........................................m 0,0520

3 Vd........................................cm 374,4

Xmax......................................mm 7,2

bl.........................................T.m 15,2

 

Diâmetro nominal.......................mm (in) 305 (12)

Impedância nominal.......................... W 2+2

Potência 1 Máxima ..............................W 1300

 RMS  (NBR 10.303) .....................W 650

Sensibilidade (1W@1m). . . . . . . . . . . . . . . . . . dB SPL 89

Resposta de freqüência @ -10 dB . . . . . . . . . . . . . . Hz 30 a 3000

Volume ocupado pelo falante....................l 3,2

Peso do ímã.................................g 2,640

Diâmetro da bobina.........................mm 100

Peso líquido ................................ g 9300

 

 

Caixa: 

Largura: 89 cm

altura: 41,5 cm

base maior: 40 cm

base menor: 32,5 cm

MDF 18mm

 

Ta com duto de 4", mas se for melhor eu tapo e coloco 2 dutos de 3"

Se voce puder simular pra mim eu te agradeço demais cara!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

 

Volume da caixa é de 103,38 litros

 bH98i56.png

 

 

 

Se o sub ainda tiver os parâmetros originais que vc passou...

 

Driver            : Selenium Extreme 12 - 650
Project by        : apalareti
Project for       : you
--
Number of drivers : 2
Box type          : Vented
Box size          : 103,4 l
Tuning frequency  : 36,00 Hz
Vent              : 2 vent(s) 
                    0,285 m length for each
                    0,102 m round
                                                            
                                                            
             Relative                                       
Freq         Gain         SPL                               
[Hz]         [dB]         [dB]                              
20,00        -18,52       104,28                            
25,00        -11,01       111,79                            
30,00        -5,06        117,75                            
35,00        -0,77        122,03                            
40,00        1,46         124,26                            
45,00        2,08         124,88                            
50,00        2,02         124,83                            
55,00        1,78         124,59                            
60,00        1,53         124,34                            
65,00        1,31         124,12                            
70,00        1,13         123,93                            
75,00        0,98         123,78                            
80,00        0,86         123,66                            
85,00        0,76         123,56                            
90,00        0,67         123,47                            
95,00        0,60         123,40                            
100,00       0,54         123,34      
 
Gain
 rGnUrkR.png      
 
 
SPL
 FRyXNbu.png
Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...