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Batista10

Dúvida sobre problema mecânico

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Um carro Fiat de motor 1.6 de 16 válvulas enguiça em um local alagado e a correia dentada e a correia do alternador saltam.

​O carro foi rebocado até a oficina .
Quais são as consequências?

Pode haver descontrole dos comandos do motor?​

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Claro que pode haver o descontrole, o que sincroniza o movimento dos pistões com a abertura das valvulas é a correia dentada. Provavelmente atropela as valvulas, mas se der sorte, muita sorte, o estrago não é tão grande. 

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Cara você pode ter 2 problemas:

 

1 - Calço hidráulico - Quando o motor admite água no lugar de ar não consegue comprimir e entorta ou quebra as bielas, resultado retifica da parte de baixo do motor prejuízo grande.

 

2- Atropelamento das válvulas - Quando a correia de sincronismo quebra, pula e etc. Acontece de o pistão bater na válvula e entortar a mesma muito comum se o carro for 16v,resultado retifica da parte de cima do motor prejuízo grande.

 

Agora se aconteceu os 2 no seu caso putz eh muito azar e terá que fazer o motor completo.

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Com um pequeno grande detalhe: Se o motor em questão for 1.6 16v E.torq, não tem correia mas sim corrente de comando. 

Nesse caso o que soltou foram só as correias de acessórios.

Editado por Bosco

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nao existem os 1.6 16v MPI dos fiat G1 e bravas! e se nao me engano tiveram FIRE 1.6 16v

 

tive um palio 1.6 16v MPI 97 que pegou enchente! ha uns 10 anos atras foi uns 4k pra arrumar!

foram 10V tortas e um arrombo em um dos pistões feito pela biela!

 

Acho que todos os 1.6 da fiat é etorq, porque vieram pra substituir os fire1.4.

Editado por Rodrigo_KBLO

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