Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Roohx3

Impedância - Ajuda em caso específico

Recommended Posts

Postado em

Local que trabalha com fibra e faz bom acabamento não é fácil de encontrar

por isso o valor mais alto

Se pensar em fazer em madeira, tudo sob medida no porta mala, talvez colocasse de um lado um rack com módulo e do outro a voz

e usa-se uma caixa mais estreita no fundo, oq provavelmente mudaria bastante o preço/custo

Bem bolado!

Ai do lado da voz, teria que fazer uma caixa de fibra também, pois os 6x9" são aqueles 6x9 sub da bomber, que pedem caixa selada. Poderia comprar uma ja pronta, pra sub de 10" e dava um jeito de tampar o espaço do sub e fazer os dos 4 6x9", ou então abrir toda a frente dela e fazer de mdf, usando só o fundo em fibra. será que rola de fazer isso numa ja pronta?

Ideia é boa mesmo, compraria uma caixa selada do lado esquerdo pro 6x9", colocava o porta modulo do lado direito e fazia a caixa dos subs estreita.

Mas sera que os 6x9 na caixa selada de fibra ia ficar bom?

Postado em

Tem que ver o volume, se nao ficaria muito grande pro seu subwoofer, mas adaptar é facil, faz um aro de madeira e manda revestir a caixa de novo, ou pinta o aro, etc..

No manual do sub o volume é 30, ela diz ter 36, mas ai entrei em contato com os caras e pedi as dimensões pra fazer um calculo mais exato. Pelo tamanho da foto acho improvavel ter 36 Lts ali!

Pedi que me passassem foto real do produto, dimensões, fiz o questionamento sobre os dois lados... agora esperar!

Vou esperar eles responderem pra ver!

Postado em

Os dois lados tem que ser iguais hein. A verdade é que pra medir o volume dessas caixas com precisão, só enchendo de agua mesmo.

Justamente, ia fazer ela de piscina mesmo! kkkkkkk umas 15 Garrafa de coca cola cheia d'agua!  :vts

Quanto aos lados serem iguais, reparei que o direito tem um desnível, acredito que por onde passa o combustível quando abastece... Teria que fazer o mesmo do outro lado  :banghead .

Mas sabe o que pensei? Fazer o recorte do molde dessa parte que tem o desnível numa lamina de isopor, que no caso seria o fundo, pegar um cano de esgoto e moldar esse desnivel

Feito isso eu só transferiria esse molde pro outro lado, isolava e fazia, assim deixando o fundo da caixa idêntico. Ai era só coincidir as medidas de profundidade e fazer a frente dela reta, de MDF.

Problema é só um, eu não tenho o menor talento em manusear fibra, nem MDF, nem PN!

Acabaram de retornar o contato. Eles têem somente o lado esquerdo também!

Sábado vou atrás de mandar fazer esse diaxo. Caçar um lugar, se brincar vou lá na loja de R$ 2500,00 com uma roupa diferente e faço outro orçamento só das laterais, e mando instalar em outro local.

Aqui em brasilia você entra em contato com uns caras, tem a sensação que você ta fazendo favor em levar trabalho pra eles ganharem dinheiro. Isso me deixa louco!

Postado em

Cara, vou te dar uma sugestão, porque não faz uma caixa só pros dois subs e os 4 6x9? Faz ela com duas partes, a de cima com os 4 6x9 e em baixo os dois subwoofers. Ou ainda faz um tampão pros 4 6x9 e a caixa com o sub no fundo do portamalas com amplificador escondido em algum lugar. Fiz um tampão uma vez pra usar 4 medio 6", com uma camara selada, ficou bem bonito com os 4 direcionados pra trás. Da pra pensar em alguma coisa nesse sentido, talvez simplificar e ter um resultado tão com quanto.

Postado em

Cara, vou te dar uma sugestão, porque não faz uma caixa só pros dois subs e os 4 6x9? Faz ela com duas partes, a de cima com os 4 6x9 e em baixo os dois subwoofers. Ou ainda faz um tampão pros 4 6x9 e a caixa com o sub no fundo do portamalas com amplificador escondido em algum lugar. Fiz um tampão uma vez pra usar 4 medio 6", com uma camara selada, ficou bem bonito com os 4 direcionados pra trás. Da pra pensar em alguma coisa nesse sentido, talvez simplificar e ter um resultado tão com quanto.

A ideia de uma caixa só é muito boa! Tava nas cotadas desde o inicio. conflita só com o espaço, mas é muito boa e até eu mesmo posso fazer com auxilio do meu pai.

A de fazer a voz na caixa lateral litrada para os 4 6x9" (principalmente depois da ideia que vc deu de ligar os dois pares de 6x9 em serie depois em paralelo fechando 4 ohm no bridge), no outro lado fazer o rack do modulo, e a caixa estreita atrás também é boa.

Sabado quando eu tiver tranquilo vou nas lojas fazer os orçamentos, tirar as medidas e tentar colocar em pratica.

Postado em

Atualizando!

Consegui vender os 2 Subs de 8" 500W RMS e comprei um único Bicho Papão de 600W RMS 4ohms e sobrou um troco. Com isso, abandonei as caixas de fibra e vou fazer uma só!

Parâmetros SWBP12-600 4 Código 1.23.060 Potência RMS 600W Z (Ω) 4 Fs (Hz) 33 Qms 5,46 Qes 0,58 Qts 0,52 Vas (L) 72 BL (T.m) 12,2 Sensib (dB/w/m) 89 Re (Ω) 3,3 Xmax (mm) 10 Sd (cm²) 519

Vou ligar os 4 6x9" 150WRMS em um bridge 4OHMS e o Sub no outro bridge no meu amplificador de 1200.4 da stetsom.

CAIXA:
Uma trapezoidal com 3 Câmaras.

- A camara central do SUBWOOFER com ~50 LT dutada, com duto 4" de - 25 CM
- E as duas camaras laterais seladas pra um par de 6x9" cada com ~19 Lts cada.

L x A x PM x pm = 92 x 47 x 30 x 15

Total: ~ 90LTS
Postado em (editado)

Pode até diminuir um pouco a selada se precisar, mas desse jeito parece estar bom. Coloca o duto pouca coisa maior, com uns 30~35cm, ai fica proximo dos 35hz

Se precisar para ganhar volume para o subwoofer, mas se der pra fazer com os 19l para cada, fica muito bom.

Editado por diego.twim
Postado em

Pode até diminuir um pouco a selada se precisar, mas desse jeito parece estar bom. Coloca o duto pouca coisa maior, com uns 30~35cm, ai fica proximo dos 35hz

Se precisar para ganhar volume para o subwoofer, mas se der pra fazer com os 19l para cada, fica muito bom.

O duto oManual fala em 33 CM pra 38hz, desta forma teria que curvar ele dentro da caixa, o que seria tranquilo. Estimei os 25 por conta do tamanho da caixa, mas sem levar em consideração a hipótese de poder curvar ele

Outra duvida que tenho é sobre a distancia do sub da parede da caixa... desse modelo ai to tentando deixar ela o mais "slim possível" e não sei na pratica o que pode ocorrer se ficar muito próximo.

Já sobre os 6x9" os cortes que o amplificador oferece é HPF 800hz. é um corte legal pra usar com os 6x9 na selada com essa litragem ou vou ter que deixar em flat mesmo?

Já em LPF pro sub eu gostei, cortando em 90hz tá bom né?

Tô ansioso pra ver esse sub tocando, procuro procuro e só vejo o antigo, nada do novo  <_<

Os 6x9" ja vi tocando, é muita apelação! acho que ficaria satisfeito só com eles na caixa kkkkkkkkkkk

Postado em

High pass pros 6x9 é muuuuito alto. Tem que cortar um proximo ao outro, por exemplo highpass em 100hz pros 6x9 e lowpass em 100hz pro sub, assim um começa onde o outro termina.

Seu player não tem a opção de fazer os cortes?

Postado em (editado)

High pass pros 6x9 é muuuuito alto. Tem que cortar um proximo ao outro, por exemplo highpass em 100hz pros 6x9 e lowpass em 100hz pro sub, assim um começa onde o outro termina.

Seu player não tem a opção de fazer os cortes?

Player MVH x288FD:

-Potência de saída contínua (RMS) 40 W x 4 a 4 ohms

- Equalizador gráfico de 5 bandas

- 6 equalizações pré-definidas e 1 personalizável

- Advanced Sound Retriever

- Loudness em 3 níveis

- Reforçador de graves

- SLA (ajuste de nível de fonte) em 9 níveis

- Nível Máximo de Saída RCA -2V

- HPF (50, 63, 80, 100, 125, 160, 200) Hz; atenuações de 12dB/oitava ou 24dB/oitava

- LPF (50, 63, 80, 100, 125, 160, 200) Hz; atenuações de 12dB/oitava ou 24dB/oitava

- Ganho LPF (-24 a +6 dB)

Problema que deu defeito no USB, e to enrolando pra consertar. o que to usando hoje não tem. Hurricane HCMA 465.

Outro é que nunca entendi como cortar no player. Corta no player que manda pelo rca direto pro canal?  Resolvido!

Editado por Roohx3
Postado em

Projeto 75% concluído!

Já tocando. Faltando somente os porta módulos pra tirar o amplificador de trás da caixa.

A câmara do subwoofer ficou com aprox. 38 litros (L 38 x A 37 x PM 32 x pme 22) duto de 3" com 20cm sintonia em 37hz

As duas câmaras seladas do par de 6x9" ficou com aprox. 23 lts (L 24 x A 37 x PM 32 x pme 22)

Amanhã posto vídeo dela tocando. Hoje meu velho tá com suspeita de dengue e nem da pra colocar pra tocar.

Postado em (editado)

Ta legal a caixa pela foto

Talvez, vá sentir falta de um st pra quando abrir a mala

pra dentro do carro deve ficar bom e até melhor sem

Pois é. Pra dentro tô usando o corte LPF no player em 100 e HPF a partir de 100. Fica bem bacana, até me surpreendeu.

Quando abro a mala, corto o LPF no amplificador que é em 90hz com bass boost. Realmente a voz deu uma falta, mas usei o equalizador do player e dei um ganho na curva a partir do finalzinho dos médios em (mid 1khz) e no agudos (hi 8khz). Aumentou a qualidade interna e realçou a voz fora. Gostei desse recurso do player (deh-3050ub). Me fez pensar com carinho em consertar ele, usb dele bugou.

Editado por Roohx3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...