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DJLeonDF

Módulo Clipando, mesmo com bateria dimensionada

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Olá

Esse é meu primeiro tópico aqui. Antes de mais nada, pesquisei e não achei caso parecido com o meu.

 

 

Tenho um set SPL básico, um sub Tomahawk Double 1200 rms 12", empurrado por uma Banda Ice 1500, que é alimentada por uma bateria Moura Clean de 100A e a do cofre, que é uma Impact Navy de 90A.

 

CLIPA muito cedo, quando começa o grave ficar sinistro... tem horas que até com o carro ligado abaixa a RPM

 

Já verifiquei

 

Fiação (21mm)

Aterramento

Carga das baterias.

 

O que pode ser ?

 

Quando eu não fico de olho no led e aumento o som, toca fooorte, mas depois começa um cheiro estranho... seguindo essa lógica, resolvendo dava pra tocar forte sem mandar distorção.

 

 

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Clipa cedo, ou clipa na hora certa, e a hora certa é quando você acha que ainda está fraco?

 

 

Quando começa a cliparr ainda ta fraco. ai aumento um pouco, toca forte...

 

Por isso acho que ta vindo cedo esse clip...

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o cheiro estranho eh a bobina do sub fritando neh nao??

era pra toca bem forte, pois vc tem uma potencia bem forte pro sub e mt alimencao...talvez o sub soh renda com bastante potencia entao...vou acompanhar

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Qual impedância sub e amplificador?

 

A caixa interfere bastante no grave, ta bem travada? usado litragem e dutos recomendados no manual?

 

Clip tem a ver com sinal distorcendo, mesmo com muita bateria ocorre o clip

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Fui revisar a instalação, tem uma emenda no fio 21mm positivo, pois ele ficou curto. Mas foi feita com estanho e td mais... Isso pode dar perda ?

O manual da Banda Ice diz que tem que estanhar a ponta do fio que vai conectar no módulo, e lá não esta. Será esse o problema? Pelo que pesquisei,o estanho conduz menos que o cobre... ai to na dúvida.

 

 

Outro detalhe, quando dá os graves, a voltagem cai, até pra 11,7v já vi, e mesmo com o carro ligado.

 

Com o som desligado, medi a tensão nas baterias e está em 12,93v.

 

 

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Qual impedância sub e amplificador?

 

A caixa interfere bastante no grave, ta bem travada? usado litragem e dutos recomendados no manual?

 

 

Clip tem a ver com sinal distorcendo, mesmo com muita bateria ocorre o clip

 

 

O sub é 2+2 ohms, e o modulo 1ohm. Ligado pra casar certinho

 

A caixa foi recém reformada, é de fibra e tem 56 litros, medidos com areia. fiz testes com dutos maiores ou menores e não mudou nada.

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o cheiro estranho eh a bobina do sub fritando neh nao??

era pra toca bem forte, pois vc tem uma potencia bem forte pro sub e mt alimencao...talvez o sub soh renda com bastante potencia entao...vou acompanhar

 

 

Olha, o cheiro é tipo de resina, verniz...

 

Eu tbm acho que era pra tocar mais. Antes eu tocava esse mesmo sub com uma Roadstar 1200 e só 90A de bateria + alternador. a diferença para o atual é que a Banda pra tocar bem mais forte que a Roadstar tem que clipar... resumindo, investi em bateria e modulo e ainda assim estou meio que "decepcionado"

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nossa a voltagem ta caindo dmais com o carro ligado q estranho isso em.

a emenda eh fo**, mas axo q n eh por isso q ta afetando tanto o som. meça na bateria do cofre e dps na auxiliar qnto ta dando com carro ligado e sem ligar o som. ambas tem q marcar a msm coisa ou diferença de (0,1~0,2v no maximo)se nao a emenda ta ferrando. Qnto ao estanho na ponta q vai ao modulo nao precisa nao, ta otimo assim.

caixa em fibra pra um puta sub desses????? axo q caixa ta vibrando entao.....um sub desse porte pede caixa em mdf 20mm no minimo.

Editado por victor henrique

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nossa a voltagem ta caindo dmais com o carro ligado q estranho isso em.

a emenda eh fo**, mas axo q n eh por isso q ta afetando tanto o som. meça na bateria do cofre e dps na auxiliar qnto ta dando com carro ligado e sem ligar o som. ambas tem q marcar a msm coisa ou diferença de (0,1~0,2v no maximo)se nao a emenda ta ferrando. Qnto ao estanho na ponta q vai ao modulo nao precisa nao, ta otimo assim.

caixa em fibra pra um puta sub desses????? axo q caixa ta vibrando entao.....um sub desse porte pede caixa em mdf 20mm no minimo.

 

 

Com o carro ligado marca 13,8v nas duas

 

Com ele desligado marca 12,7v nas duas.

 

A caixa, apesar de ser de fibra, tem partes em MDF 25mm e é bem forte e não vibra, sempre usei ela, e foi reforçada.

 

 

Já reforcei o aterramento, com um meio Big3, puxando outro aterramento, entre o pólo da bateria do cofre e uma parte da lata do carro.

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Que carro é o seu ?

 

De quantos Amperes é o alternador ?

 

É um celta, alternador de 60A

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Acho q o principal é você deixar toda a equalização em flat e talvez abaixar o corte de low pass, veja se melhora. Essa voltagem caindo com essa alimentação, sei não, talvez o alternador não esteja dando conta se você usa o som sempre no talo.

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Acho q o principal é você deixar toda a equalização em flat e talvez abaixar o corte de low pass, veja se melhora. Essa voltagem caindo com essa alimentação, sei não, talvez o alternador não esteja dando conta se você usa o som sempre no talo.

 

Abaixei o lowpass pra 63Hz e continua a mesma coisa. Sobre deixar tudo em flat, fiz mas o som perdeu a pegada e o Clip vem com menos grave ainda. Deixei na equalização que tava.

 

Uso o carro todo o dia para trabalhar, no trajeto que dura 60 minutos, ouço só de uns 5 a 10 minutos no talo, e o restante daria pra pelo menos manter a carga das baterias. No Fds Eu retiro a bateria auxiliar e deixo na carga fora do carro, mas msm assim não muda.

 

Uma coisa que reparei é que a bateria auxiliar está aterrada em um parafuso do cinto de segurança e o som aterrado no outro parafuso. Pode ser isso?

 

Sim, já vi e está bem lixado.

 

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Olha, o cheiro é tipo de resina, verniz...

 

Eu tbm acho que era pra tocar mais. Antes eu tocava esse mesmo sub com uma Roadstar 1200 e só 90A de bateria + alternador. a diferença para o atual é que a Banda pra tocar bem mais forte que a Roadstar tem que clipar... resumindo, investi em bateria e modulo e ainda assim estou meio que "decepcionado"

 

Não duvidando de você, de forma alguma....

 

Mas vamos considerar uns pontos :

 

A diferença de potência entre o RS1200 e Ice1500 é em torno de 25% SEM clipar, o que representaria um ganho inferior a 01 db (lembrando que dobrar a potência te daria na teoria 3 db de ganho ).

 

O RS1200 Não tem led clip, e muito provavelmente poderia estar tocando clipado e mais alto do que o Ice 1500 SEM clipar.

 

O alternador de 60A está subdimensionado pra alimentar o carro e também o som tocando e ainda carregar as baterias.

 

Emenda de cabo com ferro de solda ? Só se for um do tipo machadinho com uns 380~400 watts de potência, do contrário vai rolar solda fria e grande resistência.

 

Reforma da caixa ? Talvez o volume da mesma aumentou, o que reduziu o pico dando a impressão de tocar menos do que antes. Se o volume aumentou, um possível excursionamento maior do cone do sub também esteja ocorrendo.

 

Enfim, existe um monte de variáveis a serem analisadas...

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Não duvidando de você, de forma alguma....

 

Mas vamos considerar uns pontos :

 

A diferença de potência entre o RS1200 e Ice1500 é em torno de 25% SEM clipar, o que representaria um ganho inferior a 01 db (lembrando que dobrar a potência te daria na teoria 3 db de ganho ).

 

O RS1200 Não tem led clip, e muito provavelmente poderia estar tocando clipado e mais alto do que o Ice 1500 SEM clipar.

 

O alternador de 60A está subdimensionado pra alimentar o carro e também o som tocando e ainda carregar as baterias.

 

Emenda de cabo com ferro de solda ? Só se for um do tipo machadinho com uns 380~400 watts de potência, do contrário vai rolar solda fria e grande resistência.

 

Reforma da caixa ? Talvez o volume da mesma aumentou, o que reduziu o pico dando a impressão de tocar menos do que antes. Se o volume aumentou, um possível excursionamento maior do cone do sub também esteja ocorrendo.

 

Enfim, existe um monte de variáveis a serem analisadas...

 

 

Sobre a comparação RS1200 Vs Ice 1500, considerei que a Rs1200 chegou a seu limite apos eu aumentar o volume e começar a só feder o sub, sem aumento de spl, já que ela não tem clip. O limite atual da banda é até começar a feder,

A banda ice se eu aumentar msm em clip, ainda sobe o SPL, passando a impressão que ainda pode mais, e só não vai por esse problema que tem no som.

 

Sobre o alternador, reconheço que é pouco, mas já fiz teste com as baterias depois de horas carregando, mais o carro ligado e dá a mesma coisa. Vou fazer o tal de BIG3 completo, pra ver se melhora.

 

Sobre a emenda, vou providenciar uma emenda para fio 21mm, na net já vi da technoise, deve ser melhor do que a emenda feita.

 

A caixa, por ser mista (MDF e Fibra) foi reforçada a parte de fibra e tbm feito mais um travamento no MDF e o excursionamento do sub continuou o mesmo.

 

 

Vou fazer as devidas modificações pra ver se melhora. Obrigado pelas infos

 

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Coloca um alternador de astra com 120a, acho que é plug and play. Quanto a emenda, sempre evitei usar, mas quando era necessario, usava clip para cabo de aço, via a bitola dos cabos e pegava um que desse certo, prensa bem os cabos e o contato entre eles fica bom. Nunca tive problemas, só isolar bem com fita isolante e cobrir com uma espuma para proteger a fita e evitar curto.

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a explicacao eh q a 1200d tocava com a onda quadrada sem vc saber....a distorçao audivel ou a bobina aquecer ja rola com mais de 10%....entao ela cm ctz rendia mt mais !! ai tbm entra a assinatura do ampli, sabemos q as roadstar tocam bem mais encorpadas....pq fora isso n existe explicacao kkkkkkkkk nao sei pq vc nao coloca uma rs1600d ai......eu tenho uma sem causar discordias em MINHA opiniao nenhum amp pega ela em sua faixa de potencia 1,5 a 2kw de nacional

Editado por victor henrique

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Bom, em teoria era pro banda consumir menos que o roadstar. O que me passa pela cabeça é que talvez seja problema na caixa mesmo, mexeu alguma coisa, duto, ta vazando, seila, mas influencia muito.

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Ta caindo bastante a voltagem com o carro ligado mesmo, pelo seu som não era para cair tanto

 

Em questão investimento com a bateria é por segurança e para pode tocar com carro desligado mais tempo, não iria trazer uma grande diferença no seu som

 

E o módulo também trocou a rs1200 pela a Banda1500, então não mudou muito nem a quantidade de potência fornecida e nem o consumo

pois a rs1200 não é gastadora de bateria como uma roadstar p.one

 

Mas a rs1200 tinha o bass boost e talvez uma pegada mais forte no grave que a banda e não tinha o led clip então vc

limitava pelo que ouvia ou sentia de cheiro no caso hehe

No caso o sinal distorcido da uma sensação de mais grave mesmo, mais do que o sinal limpo, por isso senti mais grave quando o led clip acende

 

 

Sua intenção é mais SPL ou sub grave?

Pq caixa para um sub desse achando meio pequena, considerando outros projeto de sub com 1000rms

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Olá

Esse é meu primeiro tópico aqui. Antes de mais nada, pesquisei e não achei caso parecido com o meu.

 

 

Tenho um set SPL básico, um sub Tomahawk Double 1200 rms 12", empurrado por uma Banda Ice 1500, que é alimentada por uma bateria Moura Clean de 100A e a do cofre, que é uma Impact Navy de 90A.

 

CLIPA muito cedo, quando começa o grave ficar sinistro... tem horas que até com o carro ligado abaixa a RPM

 

Já verifiquei

 

Fiação (21mm)

Aterramento

Carga das baterias.

 

O que pode ser ?

 

Quando eu não fico de olho no led e aumento o som, toca fooorte, mas depois começa um cheiro estranho... seguindo essa lógica, resolvendo dava pra tocar forte sem mandar distorção.

 

 

A Impedância do Falante para a sua Potencia esta ok?

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Ta caindo bastante a voltagem com o carro ligado mesmo, pelo seu som não era para cair tanto

 

Em questão investimento com a bateria é por segurança e para pode tocar com carro desligado mais tempo, não iria trazer uma grande diferença no seu som

 

E o módulo também trocou a rs1200 pela a Banda1500, então não mudou muito nem a quantidade de potência fornecida e nem o consumo

pois a rs1200 não é gastadora de bateria como uma roadstar p.one

 

Mas a rs1200 tinha o bass boost e talvez uma pegada mais forte no grave que a banda e não tinha o led clip então vc

limitava pelo que ouvia ou sentia de cheiro no caso hehe

No caso o sinal distorcido da uma sensação de mais grave mesmo, mais do que o sinal limpo, por isso senti mais grave quando o led clip acende

 

 

Sua intenção é mais SPL ou sub grave?

Pq caixa para um sub desse achando meio pequena, considerando outros projeto de sub com 1000rms

 

 

Esse lance da voltagem caindo eu acredito que é o que mata o som, pois toca forte, mas a distorção come solta...

 

A Roadstar tem um timbre mais bonito, só que a Banda dá mais SPL, as pancadas são mais firmes e vão mais longe e o carro excursiona todo. A rs1200 fazia,mas era beem menos.

 

Sobre a caixa, ela tem 56 litros brutos, e mesmo tocando forte ela não vibra e o sub não excursiona mais que deveria. Segundo o vendedor do sub, de 50 a 60l fica bom. Tomahawk não tem parâmetros... eh fo**. Mas como gosto de SPL o resultado está bom, falta só o bendito led clip acender depois.

 

 

 

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A Impedância do Falante para a sua Potencia esta ok?

 

Sim, 2x2 ohm em paralelo. A banda é 1 ohm.

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troca o amp, joga um de 2~2,5k entao ai vc estupra seu sub com sinal limpo

vc deixou o player do msm jeito configurado qnd usava a 1200d??? ja testou enqnt ta tocando abrir e fechar o subsonico e low pass pra sentir a difereça e escolher o melhor ponto?? uma dica q dou eh tocar com Loud no High, o grave vai ficar mais pesado e talvez sinta a sensaçao q vc quer, o loud vai fazer clipar antes mas o grave vai aumentar e ficar mais pesado entao compensa sacou, faça o teste. corte em 80hz LP e as faixas de do eq na parte dos graves deixe em 0 e bassboost tbm em 0

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Amigo, pode até parecer uma pergunta boba...mas como estão os controles do subsônico e high pass ??? (potenciômetros na lateral próximos ao conector RCA)

 

coiNDjb.png

 

Pra começar um ajuste ( inicial mesmo ) deixar o subsônico todo fechado em sentido anti-horário 30Hz e o potenciômetro do Low pass situado em meio curso na casa dos 400hz.

 

ISSO pelo fato do corte LOW PASS em 80Hz estar sendo realizado na HU (player).

 

Pode parecer e é muito elementar, mas já vi coisas assim passarem batido....

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