Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
festaa

[SQPL] Ajuda no Box dutado Diamond D610D4

Recommended Posts

Bom dia galera!

não sei se estou postando no tópico correto, porém estou com duvidas referente ao meu novo projeto....

Peguei um subwoofer Diamond, modelo D610D4 , e estou com dificuldades para achar uma caixa para ele....

Vi uns videos no youtube e vi que quase ngm usa a caixa original dele dutada ( 35Lts conforme manual)

Queria ajuda de vcs para calcular Litragem e duto para poder construir a melhor caixa para ele....

estou querendo mais "subgrave" neve.... quanto ao porta malas nao me importo muito com medidas pois tenho bastante espaço.

sei que existem softwares para o calculo porém não manjo nada deles para poder calcular.

os parâmetros dele são esses:

Parameter D610D4

SPL (dB) 84

Re (Q) 6.0

Qms 3.97

Qes 0.56

Qts 0.49

Fs (Hz) 40

Vas (l) 12.3

ems (mmlN) 0.088

Mms (g) 181

Sd (m 0.032

BL (T*M) 24.9

Xmax (mm) 18.3

Pwr (W) 500/1000

O Box do manual diz p usar 35lts e duto de 2,5" x 40,6cm

Se algum puder calcular p mim em uma frenquencia de 30hz o box, ficaria agradecido.

Editado por festaa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

parece ser um sub legal

era melhor ter postado lah no SQ iniciantes

informe a potencia que sera aplicada no sub pro pessoal calcular pq tbm depende disso

Compartilhar este post

Link para o post

parece ser um sub legal

era melhor ter postado lah no SQ iniciantes

informe a potencia que sera aplicada no sub pro pessoal calcular pq tbm depende disso

vou mandar algo em torno de 750rms para esse sub....

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa esse sub tem parametros bem legais ....

Parece meus antigos Cerwin Vega ... Mas diz ai vc vai ouvir oque ? Porque com essa Fb de 30hz o sub vai ficar um pouco limitado apesar dele ter parametros para um ótimo subgrave.

Abraço. :legal:

ouço bastante blackmusic e eletronicos deephouse...

acha muito baixa a Fb?

dei um palpite de Fb... da para subir para até 35Hz....

Editado por festaa

Compartilhar este post

Link para o post

Musicas eletronicas tem pitch bem rapido, não conheco esse estilo "deephouse" mas acho que 35hz ainda é baixo para eletronica salvo alguns estilos, dub-step por exemplo. Agora para black 35hz é ideal, 30hz é pra quem curte um slow. existem poucas musicas "normais" que andam em 30hz ~ 35hz salvo como mencionei se vc curte um slow tipo DJSNT DECAF e afins, fora isso é melhor sintonizar sua caixa em 38hz ~ 40hz e ter os "dois" mundos entende. uma sintonia digamos "mista"

DeepHouse tem graves longos e frequencias baixas,

ex: de musica assim: "Vintage Culture - Voices"

recomendaria fazer o box do manual entao?

Compartilhar este post

Link para o post

Para um subwoofer de 10" o ideal é a Fb da caixa entre 40Hz e 45Hz. Um subwoofer de 10" pode ter Fs lá em baixo, mas não tem muita área de cone para descer tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Então ...

Gostei do estilo da musica bem de boa o som, da pra ouvir com a patroa, porem essa musica ai tem pico em 55hz, box com fb de 30hz vc ia passar raiva :vts

A maioria das músicas com pegada nos subgraves se for analisar, vai ter picos lá na casa dos 50Hz e beirando 45Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Então ...

Gostei do estilo da musica bem de boa o som, da pra ouvir com a patroa, porem essa musica ai tem pico em 55hz, box com fb de 30hz vc ia passar raiva :vts

recomenda a caixa do manual entao?

35lts livres com duto de 2,5" e 40cm?

to achando mto pequeno esse duto... e acho q vai soprar... vou converter para duto regua e fazer um pouquinho maior...75cm² com 45cm de comprimento

Compartilhar este post

Link para o post

Errado !

Área de cone não é parametro "impeditivo" para determinar que o sub não "descer"

e outra analisando Espectro de uma senoide Pico é Pico e nada mais.

http://www.youtube.com/watch?v=d4ocjby7WTo

Podem descer, mas não vai ter aquela pressão sonora de tremer tudo como um sub de 12" ou de 15".

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando

dono do topico nos mantenha informados emm

eu tbm faria a box do manual ja q vc escuta de td um pouco, talvez pra vc satisfazer seu ego em vez de deixar em 30hz a sintonia e matar mt o sub, deixe em vez de 38 num meio termo ~35hz, vai aumentar um pouco soh o duto

Compartilhar este post

Link para o post

Então Man é o seguinte:

Fiz umas simulações rapidas aqui no BassBox com Fb em 38hz e Fb em 30hz, conclusão "teorica", esse sub é extremamente plano mesmo em dutada, se eu baixo a sintonia para 30Hz a mudança na curva de resposta é insignificante, fora que os parametros T&S bateram todos inclusive o volume do sub (isso é bem raro de acontecer) fiquei impressionado. O pouco que pesquisei sobre esse sub é que ele é muito utilizado para sistemas SQ com uma quedinha para o SPL olha o valor de BL desse subzinho de 10", tem sub de de 1k5 por ai que não tem metade de BL isso sem contar esses 18mm de Xmax é um absurdo para um sub de apenas 500Rms de 10".

Enfim eu "EU" no seu lugar faria o box recomendado pelo fabricante e ia ser feliz, um pequeno detalhe que possa ter passado despercido é que são 2 (dois) dutos de 2,5" e não 1 (um), com apenas 1 (um) a velocidade do ar realmente ia ser absurda agora com 2 não passa de 12m/s @ 26hz (pico) bem pouco, já fiz caixas com 35m/s @ 40hz e a turbulencia era aceitavel. Se precisar posto os print´s da simulação ou se quiser se aventurar no BassBox te ajudo com a brincadeira.

Abraço :legal:

Passou despercebido mesmo... isso que eu li diversas vezes esse manual para pegar medidas e parâmetros.... :banghead

me passa os prints por favor... se tiver whats me add la que passo como estou calculando aqui.... (41)98871098

Chegou ontem a chapa de mdf 25mm lá em casa... consegui a um preço muito acessível e eu mesmo vou fazer...

vou rachar com um amigo para fazer o box dele também.. chapa de 2,8 x 2,1 m...

quanto ao duto seria 2x63,5 cm² = 127cm²

O box seria então um com 36lts livre e duto retangular de 25cm x 5cm e comprimento 40cm

as medidas externas pelos meus cálculos ficaram assim:

usando chapa 25mm em tudo

65cmx30cmx33cm

uma duvida, não sei se consegue simular.. o duto com 5cm a mais de comprimento baixaria a sintonia ( totalizando 45cm)?

Compartilhar este post

Link para o post

Perai que subo as imagens.

Vc não que se aventurar no BassBox não ? não é dificil ...

No programa vc pode montar iclusive a caixa já com os cortes e tudo mais ...

https://piratebay.ho..._design_program)

Estou baixando ele.. quando chegar em casa a tarde vou mexer nele... me passa umas dicas de como fazer as simulações?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o programa é bem intuitivo vai fuçando e se vc "travar" manda MP e tiro suas duvidas de boa, é melhor assim pois ai vc altera a caixa a seu gosto :legal:

beleza!

valeu o help.... nao consegui mexer ontem... qndo conseguir e tiver alguma duvida te mando mp

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...