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[FullPower] De Volta Para o Futuro II: os carros que marcaram 1985

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Texto: Leonardo Figueira

Exatamente agora, 16h29 de 21 de outubro de 2015, Marty Mcfly chega de Delorean direto do ano de 1985. Você pôde ver no post anterior que De Volta para o Futuro 2 antecipou diversas tecnologias, mesmo que muita coisa ainda não é realidade para nós. Mas voltando para o ano de 1985, o Brasil estava saindo do regime militar e Tancredo Neves era eleito presidente, Ayrton Senna consegue sua primeira vitória a bordo da Lotus em Portugal, Emerson Fittipaldi vence as 500 milhas de Indianápolis, nasce Lewis Hamilton… E as ruas eram ainda mais bonitas e estilosas. Separamos nossos carros favoritos de 1985. Lembra de mais algum?

Toyota Corolla AE86

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A combinação de peso baixo, motor 1.6 de 130 cv de potência, 14 kgfm de torque, tração traseira e boa distribuição de peso, fez do AE86 a escolha óbvia para quem queria um carro para se divertir e andar de lado. Ele tinha duas versões, o Sprinter Trueno (com os faróis escamoteáveis) e o Levin (com faróis retangulares convencionais).

Ferrari 250 GTO

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A Ferrari 288 GTO, além de ser linda, tem motor V8 de 2.9 que, com dois turbo e injeção Weber-Marelli, entregava 405 cv e 50 kgfm. Foi o primeiro carro de rua a ultrapassar a barreira dos 300 km/h.

Renault 5 GT Turbo

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O Renault 5 que nós escolhemos não é aquele monstro com para-lamas largos que você está imaginando. O GT Turbo é a versão mais cabeçuda da segunda geração do 5. Um legitimo hot hatch equipado com um quatro-cilindros 1.4 e turbina Garrett T2. Ele entregava só 115 cv, mas seus 830 kg ajudam a acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos e chegar aos 205 km/h de velocidade máxima.

Volkswagen Gol GT

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Foto: João Mantovani

Em 1984, o Gol ganhou sua versão esportiva, que era esportiva de verdade. O GT veio equipado com motor AP-1800 com comando de válvulas do Golf GTI MK1 e carburador de corpo duplo. Essa combinação deu a ele 99 cv e 14,6 kgfm de torque. Números que não surpreendiam, mas eram razoáveis para a época.

Ford Escort XR3

ford_escort_xr3i_2

O Escort só chegou no Brasil em sua terceira geração. Sua versão mais marcante foi a XR3. A primeira veio em 1983 equipada com rodas de liga leve aro 14″, aerofólio traseiro, faróis de milha e de neblina, teto-solar e diversos acessórios. Já seu motor era um CHT 1.6 com 83 cv e 12 kgfm de torque. Mas foi só em 1989 que o Escort começou a ser equipado com motor AP da VW.

Audi Quattro

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Ele ficou conhecido pelo seu histórico nos estágios de rali, foi o primeiro campeão do extinto Grupo B e sua versão civil se tornou um dos Audis mais cobiçados. O Quattro era equipado com a inédita tração integral em conjunto com motor cinco cilindros 2.1 com injeção eletrônica e uma turbina. Com isso ele entregava 305 cv na versão de competição e 160 cv na versão de rua.

Mazda RX7 FC Savanna

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O novo queridinho da Mazda chegou em 1985 com seu famoso motor rotativo Wankel. Era preciso somente 1.3 litros e uma turbina para o esportivo entregar 215 cv.

BMW M5

BMW M5

O primeiro M5 era um sedã com motor de supercarro, o seis em linha 3.5 original do BMW M1 entregava 286 cv e tinha máxima de 246 km/h. Na época, era o sedã mais rápido do mundo.

Porsche 959

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Ele completou 30 anos recentemente e é o carro que mais se parece com o filme, pois ele antecipou diversas tecnologias como controle de tração, suspensão com amortecedores ligados a um sistema hidráulico que gerenciava a altura. A carroceria era bem leve pois foi construída utilizando Kevlar, com portas e capô em alumínio. O motor seis cilindros boxer 2.8 tinha um par de turbinas seqüenciais e 530 cv.

Camaro IROC-Z

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A terceira geração do Camaro veio moderna, com novo design e motor V8 5.0 (305 pol³). Com injeção eletrônica ele desenvolvia 215 cv. Seu nome era em homenagem à famosa corrida: International Race of Champions, disputada nos EUA entre 1974 e 2006.

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